Vacinação contra gripe 2013: participe!!!

Por 2 Comentários


Começa hoje, dia 15 de abril, a vacinação contra gripe em todo o Brasil. Você que é gestante, pai ou mãe precisa estar por dentro de todos os detalhes, pois receber a vacina é uma das principais medidas de proteção para você, e principalmente para o filhote! Neste ano, assim como no ano passado, receberão a vacina gratuitamente nos postos de saúde os bebês de seis meses a dois anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, indígenas e profissionais da saúde. E uma novidade: as mulheres que estiverem no período de até 45 dias após o parto e os doentes crônicos também podem se vacinar, o que é um avanço e tanto!

vacinacao

Se você acabou de dar à luz, não deixe de se vacinar. É uma forma maravilhosa de proteger seu bebê, pois as chances de você se contagiar com o vírus da gripe ficarão bem reduzidas e, adicionalmente, seu filhote receberá os anticorpos que você produzir, através do leite materno. E se você já tem seu pequenino em casa, vacine-o (se ele estiver na faixa da campanha ou se  for mais velho e portador de alguma doença crônica, como asma). Uma dica que vale a pena: se seu filho for asmático (ou com outra condição que justifique a vacina), pegue com o pediatra uma declaração de sua condição de paciente crônico – assim você terá como comprovar seu direito a ser imunizado durante a campanha, ok?

A vacinação é feita em duas doses, se você ou seu filho não tiver tomado a vacina contra a gripe no ano passado. Para aqueles que foram vacinados em 2012, é necessária apenas uma dose (até mesmo para as crianças). Ufa, minha filha Catarina só vai levar uma picadinha esse ano! A vacina protege contra três tipos de vírus: o A/H1N1, o A/H3N2 e o influenza B. Como o vírus da vacina é inativado, ela é super segura. A única contra-indicação é para as pessoas que apresentam alergia severa a ovo. Ah, e antes que eu me esqueça: os especialistas garantem que a eficácia da vacina fornecida pela rede pública é a mesma que a da vacina que você paga nas clínicas particulares! Então vá ao posto mais próximo e aproveite: a campanha vai até o dia 26 de abril.

Para quem ficou com dúvida sobre quais as condições que caracterizam um doente crônico, que este ano também poderá receber a vacina, recomendo ler a tabela oficial do Ministério da Saúde, que você encontra aqui.

 

 

 

 




Arquivado em: Saúde Tags:

Comentários (2)

Trackback URL

  1. Daniela disse:

    Ní, qdo dizem que é até dois anos, é até 24 meses ou até 35 meses?
    Ou seja, minha baby que tem 27 meses toma no posto tbm ou já está “velha”?
    =)

    Beijos!!!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Dani, ótima pergunta! Chequei a informação: são dois anos incompletos, ou seja até no máximo 24 meses.
      Então a pequena estaria fora da faixa da campanha, a não ser que apresente um problema crônico que justifique a vacinação.
      Bjs, querida!

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail