A melhor posição para o bebê dormir

Por 11 Comentários


Quando eu estava grávida de minha filha Catarina, comecei a me informar sobre os detalhes dos cuidados diários com o bebê. Uma das orientações que mudou da época de nossas mães para os dias de hoje é o que consideramos a melhor posição para o bebê dormir. Há alguns anos, a maioria das mães colocava seu bebê para dormir de lado ou de bruços. Entretanto, hoje está mais do que provado que a melhor posição para o bebê dormir não é essa, e sim com a barriguinha para cima. Apenas com essa ação foi diminui o risco de seu filho ser acometido pela Síndrome da Morte Súbita, uma das principais causas de morte no primeiro ano de vida do bebê.

Imagem: Flickr - Creative Commons

Imagem: Flickr – Creative Commons

Mesmo que você fique com medo do bebê regurgitar leite enquanto dorme, acredite: colocar o bebê para dormir com a barriguinha para cima é a melhor opção. De bruços, só com o bebê acordado e um adulto supervisionando, por períodos curtos, para estimular a musculatura do bebê (eu acredito, pelo que vivi com minha filha, que deitado de bruços o bebê também libera bastante gases, o que diminui o risco de cólica no pequenino). Se seu bebê tem um refluxo intenso, peça a orientação do seu pediatra e pergunte sua opinião sobre os berços com estrado reclináveis (chamados de anti-refluxo). Eles podem ser bem interessante para seu filho. Alguns pediatras ainda recomendam colocar o bebê para dormir de lado, bem amparado por suportes (para que ele não vire de bruços, que é a posição de maior perigo para a Morte Súbita), se ele é do tipo que regurgita bastante.

Outro detalhe interessante sobre a forma de colocar o bebê para dormir é que apoiar seus pezinhos nos pés do berço ou moisés poderá deixar o bebê muito mais calmo. Catarina ficava desesperada sem apoio nos pezinhos. É fácil entender o porquê: dentro do útero era bem apertadinho, e os bebês sentem necessidade de contato para se sentirem seguros. Pelo mesmo motivo, enrolar o bebê é uma das formas mais eficazes de acalmá-lo.

Por fim vale a pena lembrar: os pediatras recomendam que você não coloque seu bebê para dormir na mesma cama, para evitar risco de sufocamento. Ao invés disso, coloque o berço portátil, carrinho ou moisés no seu quarto, se sua opção for por manter o bebê mais perto nos primeiros meses.

 

 




Arquivado em: Cuidados diáriosSaúdeSono do bebê Tags:

Comentários (11)

Trackback URL

  1. Morena Cavalcante disse:

    adorei a dica pois a minha filha de 4 meses so dorme de lado, agora vou colocar ela para dormir certo obg…………

  2. Camilla Costa disse:

    Minha princesa de 2 meses dormi de ladinho ou de barriguinha pra cima!!!!

  3. minha princesinha só de barriga para cima, ela tem 3 meses!!!

  4. Bruna Grobério disse:

    Ameei a diica , meeu beebê só doorme de laado , agoora vou começaar a colocá-lo pra doormir de barriginha pra ciima *.*

  5. Ainda quando estava no hospital recebi a orientacao de deixar meu bebe de barriga para cima, minha mãe sempre tinha me falado para deixar de ladinho com apoio dos lados, como sempre os medicos sabem mais deixava meu bebe de barriga para cima. com 20 dias meu bebe vomitou e entro vomito dentro do nariz . se naum estivesse por perto provavelmente teria sofocado, apartir desse dia nunca mais deixei ele de barriga para cima, hoje ele esta com 4 meses e meio e só dorme de ladinho com os rolinhos que comprei especialmente para bebe

  6. Liliane disse:

    MInha filha desde os 2 meses só dormia de bruços… eu morria de medo, mas além de ser a única forma dela dormir a noite toda, ela mesmo virava e não havia rolo que desse conta.
    Hoje ela toma a mamadeira, acaba e já vira de bruços pra dormir.

  7. Helena Eckmann disse:

    Ótimo

  8. Náy Rocha disse:

    Que ótimo, pois a minha baby só dorme de barriguinha para cima.

  9. Daniele disse:

    Vou usar esta dica com o meu próximo bebe!!!! Adorei!

  10. Eloise Tachibana disse:

    Procure sobre a sindrome da cabeça chata. 49% dia bebês norte-americanos está com isso e é super perigoso para a saúde do bebê! Tudo por essa orientação de deixar o bebê de barriga para cima! Sou contra!

  11. Amanda bullo disse:

    No hospital me orientaram a deixá-la com a barriguinha para cima e minha mãe me disse que o certo era deixá-la de lado. Segui os conselhos da minha mãe e sempre deixei minha filha de lado com o suporte das almofadinhas de proteção. Um dia ela estava dormindo com o travesseiro anti refluxo e como eu estava supervisionando eu deixei de barriga para cima na posição ensinada no hospital .
    Enquanto eu a admirava ela regurgitou e engasgou , se eu não estivesse ali provavelmente teria sufocado.
    Por esse motivo prefiro manter a velha orientação do bebê de lado.

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail