Dicas para fazer uma festa bonita e barata!

Por 29 Comentários


Esse é mais um post da série “faça você mesma uma festa bonita para o seu filho sem gastar muito”. Hoje as dicas são para a mesa do bolo, ou seja, o ponto alto da festa! Ali você vai reunir todos os convidados para cantar o parabéns para o filhote, então tem que ser um espaço muito caprichado! Confira como dá para criar um visual lindo sem que isso pese no seu bolso:

1)      Um painel faz toda a diferença.

Repare nas decorações de festa que publicamos aqui no Mil Dicas de Mãe e veja como um fundo bonito valoriza a mesa do bolo. Pode ser simplesmente um tecido que combine com o tema da festa (listrado, para uma festa marinheiro, por exemplo), ou pingentes que formam uma espécie de cortina atrás da mesa. Está sem tempo para providenciar isso? Uma bandeirola com o nome do aniversariante já fica mimoso. Se for fazer uma festa ao ar livre é possível dispensar o painel; use a própria vegetação do local como pano de fundo para suas fotos!

 

2)      Organize os doces.

Atualmente há uma tendência em colocar os doces em bandejas de diferentes alturas, para não deixar a decoração monótona. A organização em bandejas também deixa o visual mais clean, e fica mais fácil evitar o visual poluído. Se você pretende comprar as bandejas (ou pintá-las, se for uma mãe prendada), prefira na cor branca, pois casam com todos os temas e podem ser reaproveitadas no ano seguinte. Quer gastar menos? Uma ideia bem interessante é encapar caixas de diversos tamanhos com um papel colorido na cor do tema e usar como bandejas. Fica bem bonito!

 

Imagem: Maggi Salete

 

3)      Considere a ideia de um bolo cenográfico.

Todo mundo fala que seu bolo é uma delícia, mas você não sabe criar uma decoração de tirar o fôlego dos convidados (já leu nossas ideias de bolos lindos e fáceis de decorar? Vale a espiada!). Bem mais barato do que encomendar um bolo MARAVILHOSO que possa ser saboreado pelos convidados é comprar um bolo cenográfico e fazer um segundo bolo que será cortado e servido. Esse esquema tem mais uma vantagem: o bolo cenográfico suporta muito melhor uma festa ao ar livre ou dias muito quentes (o outro bolo ficará bem guardadinho na geladeira!).

bolo cenografico galinha pintadinha

Imagem: Arte da Ka

 

 

4)      Flores, sim!

Usar flores naturais na decoração pode custar caro. Mas dão um efeito tão bonito! Para diminuir o custo, opte por vasinhos pequenos (a Kalanchoe, por exemplo, é uma flor fácil de ser achada, baratinha e bem delicada), que depois poderão ser distribuídos às convidadas como lembrança da festa.

Vasinhos de Kalanchoe

 

5)      Os personagens: dica que vale a pena!

Bonecos ou personagens do tema da festa são coisas que provavelmente você só usará naquela data e depois virarão grandes elefantes brancos na sua casa (a não ser que você espere que seu filho brinque depois com eles; aí até vale a pena gastar um pouco mais com isso). Se o valor do aluguel custa caro, você já pensou em comprar esses personagens usados?

No primeiro ano de Catarina optei por uma festa da Minnie. Você sabe quanto custam bonecas da Minnie por aí? Barato não é (eu queria várias Minnies na mesa, então não sairia nada barato). O que eu fiz? Comprei as bonecas usadas pela internet e paguei cerca de um terço do valor de uma nova. Também ganhei uma Minnie de uma amiga que viajou para o exterior (se souber de alguém próximo que vai viajar, aproveite e peça os personagens!). E depois da festa, doei as bonecas, que estavam em ótimo estado e certamente fariam a alegria de várias meninas!

Clique para ler mais sobre festas infantis.

 


Arquivado em: Dicas de mãeFestas Tags:

Comentários (29)

Trackback URL

  1. Anna Carolina disse:

    Olá, estou organizando a festa de primeiro aninho do meu bebê que será no salão de festas do meu prédio. O tema será catavento e estou montando eles com folhas de livros e revistas, para além de ser mais econômico é também mais sustentável, afinal, essas festinhas infantis geram muito lixo. Será dia 26, se ficar legal, posso mandar as fotos para você? Acho que vale a pena divulgarmos festas mais sustentáveis.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Anna, tudo bem?
      Adorei a ideia, também acho que fazer uma festa sustentável é tudo de bom. Veja se consegue tirar fotos com alta definição e me manda, se for possível eu tento encaixar em alguma matéria. Um grande beijo!

  2. adorei a ideia só q eu queria uma opção para centro de mesa de convidados

  3. Samanda disse:

    Ótimas dicas para minha festa pratica de dia das maes para minha mami

  4. Rosely Fernandes Batista disse:

    adoreiiii…..

  5. Vou fazer o da minha filha com o tema da gata marrie. Você tem alguma dica p/mim?

  6. Oi, Maristela, tudo bem? Ainda não publicamos nada nesse tema, mas já está anotado para entrar na pauta, ok? Bjs!

  7. Olá, quero fazer a festa da minha filha de 3 com o tema da Minnie, vai ser simples, em casa mesmo, você tem alguma sugestão? Obrigada

  8. Estou pesquisando,pra fazer a festa do meu filho,de 1 aninho voces acha
    m que o tema fundo do mar e' adequada pra idade.vcs tem alguma ideia?

  9. Oi, Joseane, tudo bem?
    Acho o tema fundo do mar perfeito para 1 aninho, fica lindo! Já publicamos uma festa fundo do mar muito gracinha, talvez você possa tirar ideias de lá. Segue o link: http://www.mildicasdemae.com.br/2013/06/festa-fundo-do-mar-linda-linda.html

    Bjs,

    Nívea

  10. isabelle disse:

    bom ok
    minha mae quer fazer uma festa pra mim e meus dois irmaos ,pois nos nascemos juntos eu tenho 10 o outro tem 1 e ela vai nascereu 22 ele 21 ela 9 tudo de março ,pois e
    ela quer dicas pra uma festa bem simples mais bonita!!!!!!!!!!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Isabelle, tudo bem?

      Aqui no blog tem várias dicas para fazer uma festa bonita e barata, é só dar uma olhada nos posts sobre como decorar a mesa, modelos bacanas de bolo de aniversário (em que sua mãe pode se inspirar para fazer em casa), além de todos os posts temáticos.

      Bjs

  11. Vanilce Sales disse:

    Ei estou querendo opções para festa tema abelhinha abaixo custo o que VC me sugere

  12. È só me procurar… kkkkkkkkkkkkk

  13. Pri Rodrigues disse:

    ola boa noite …
    gostaria de sugestões para tema galinha pintadinha de baixo custo para festa minha filha de 1 ano

  14. adriana carvalho disse:

    gostaria de idéias para fazer o aniver da minha filha ela vai fazer 7 anos e adora as monster high gostaria de coisas simples e baratas em arranjos de mesa dos convidados e da mesa principal.

  15. Nayra Miranda disse:

    olá vou fazer o batizado da minha filha , mas nao vou fazer em salao de festa vou fazer no quintal de casa . pode me dá uma dica

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail