Saiba mais sobre o cálcio do leite

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Sabia que o cálcio do leite é um dos principais minerais para o desenvolvimento do filhote? Como é o consumo do seu filho? Será que está adequado? Colocar achocolatado ou café no leite piora a oferta de cálcio? Hoje a gente conversa sobre isso aqui no Mil Dicas de Mãe.

cálcio leite

O cálcio é um dos minerais de grande importância para nossa saúde. Fundamental para a formação de dentes e ossos, entre outras funções, o cálcio pode ser obtido pela ingestão de alimentos, dentre os quais se destacam o leite e seus derivados e as verduras de cor verde escura.

Imagine uma criança e o desenvolvimento ósseo enorme pelo qual passa nessa etapa da vida. Por isso, o consumo de cálcio pelo seu filho merece toda a atenção. Em uma conversa com o Dr. Mauro Fisberg (CRM 28119-SP), pediatra e nutrólogo da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), tirei algumas das minhas dúvidas sobre o assunto e gostaria de compartilhar aqui com vocês (não deixem de ver o vídeo no fim do post!).

Consumo recomendado de cálcio durante a vida:

– Na infância, cerca de 800mg por dia (supridos facilmente com as mamadas e derivados de leite);

– Na adolescência e idade adulta: de 1000 a 1300mg por dia (que seriam supridos com 3 porções diárias de leite e derivados ao dia; entretanto, na população brasileira a média de consumo é bem menor).

– Na terceira idade o consumo deve ser ainda maior (cerca de 1500mg/dia), para prevenção de osteoporose.

 

O que é a biodisponibilidade de cálcio?

Biodisponibilidade de um nutriente (de cálcio, no caso) é o percentual desse nutriente contido no alimento ou na dieta que realmente é absorvido pelo organismo.

 

É verdade que, ao misturarmos o leite com café ou achocolatados, diminuímos a biodisponibilidade do cálcio?

A biodisponibilidade do cálcio (portanto, a quantidade que realmente é aproveitada pelo organismo), pode diminuir quando ingerimos juntos diferentes tipos de alimento. Por exemplo, o cálcio e o ferro competem por absorção no organismo, e grande quantidade de um pode interferir na absorção do outro. Entretanto, segundo o Dr. Mauro, associar café ou achocolatados na quantidades usuais ao leite não prejudicam a absorção do cálcio; pelo contrário, podem incentivar o consumo de leite (pela modificação do sabor e melhor aceitação) e aumentar o consumo de cálcio desejado. Então se o pequeno se recusa a beber leite puro, colocar um saborzinho extra está liberado!

 

A seguir, você vê um trecho da nossa conversa, durante um evento na Cozinha Experimental da Nestlé. Vamos conferir?

 

 




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Comentários (3)

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  1. cleide disse:

    Aproveitando que,a conversa e sombre leite.gostaria de ajuda. Minha filha ten 1e 8 messes e ainda mama n peito,ela n aseita leite.as vezes ate que toma, mas e muito de. Dificio.o que devo fazer practice ela. Tome leite como outra. Criancas.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Cleide.
      Nessa idade sua filha já consegue entender um pouquinho do que você diz (parece que não, mas eles entendem sim!).
      Eu apostaria em muita conversa, em mostrar para ela que muitas crianças da idade dela já tomam leite de outra forma, que ela está crescendo e que é muito legal crescer e fazer coisas diferentes. Sempre com muito carinho e paciência!
      Bjs, boa sorte,
      Nívea

  2. Thabata Lang disse:

    As pesquisas apontam que a couve cozida tem mais calcio que leite. Sei que para criança é mais difícil, mas oferecer a couve com outros alimentos na refeição parece ser uma ótima opção saudavel.
    A minha bebe ainda nao come. Mas eu bato a couve no liquidificador junto com os legumes da sopa que dou a ela!

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