Sabia que o cálcio do leite é um dos principais minerais para o desenvolvimento do filhote? Como é o consumo do seu filho? Será que está adequado? Colocar achocolatado ou café no leite piora a oferta de cálcio? Hoje a gente conversa sobre isso aqui no Mil Dicas de Mãe.

cálcio leite

O cálcio é um dos minerais de grande importância para nossa saúde. Fundamental para a formação de dentes e ossos, entre outras funções, o cálcio pode ser obtido pela ingestão de alimentos, dentre os quais se destacam o leite e seus derivados e as verduras de cor verde escura.

Imagine uma criança e o desenvolvimento ósseo enorme pelo qual passa nessa etapa da vida. Por isso, o consumo de cálcio pelo seu filho merece toda a atenção. Em uma conversa com o Dr. Mauro Fisberg (CRM 28119-SP), pediatra e nutrólogo da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), tirei algumas das minhas dúvidas sobre o assunto e gostaria de compartilhar aqui com vocês (não deixem de ver o vídeo no fim do post!).

Publicidade

Consumo recomendado de cálcio durante a vida:

– Na infância, cerca de 800mg por dia (supridos facilmente com as mamadas e derivados de leite);

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

– Na adolescência e idade adulta: de 1000 a 1300mg por dia (que seriam supridos com 3 porções diárias de leite e derivados ao dia; entretanto, na população brasileira a média de consumo é bem menor).

– Na terceira idade o consumo deve ser ainda maior (cerca de 1500mg/dia), para prevenção de osteoporose.

 

O que é a biodisponibilidade de cálcio?

Publicidade

Biodisponibilidade de um nutriente (de cálcio, no caso) é o percentual desse nutriente contido no alimento ou na dieta que realmente é absorvido pelo organismo.

 

É verdade que, ao misturarmos o leite com café ou achocolatados, diminuímos a biodisponibilidade do cálcio?

A biodisponibilidade do cálcio (portanto, a quantidade que realmente é aproveitada pelo organismo), pode diminuir quando ingerimos juntos diferentes tipos de alimento. Por exemplo, o cálcio e o ferro competem por absorção no organismo, e grande quantidade de um pode interferir na absorção do outro. Entretanto, segundo o Dr. Mauro, associar café ou achocolatados na quantidades usuais ao leite não prejudicam a absorção do cálcio; pelo contrário, podem incentivar o consumo de leite (pela modificação do sabor e melhor aceitação) e aumentar o consumo de cálcio desejado. Então se o pequeno se recusa a beber leite puro, colocar um saborzinho extra está liberado!

 

A seguir, você vê um trecho da nossa conversa, durante um evento na Cozinha Experimental da Nestlé. Vamos conferir?

Publicidade