Você sabia que existem diferentes tipos de chá de bebê que podem ser feitos na hora de comemorar a chegada dos eu pequeno? Para isso, você pode adotar a ideia de chá revelação, chá de fraldas e até mesmo chá da mamãe!

Quer entender a diferença entre cada um deles e começar o seu planejamento da melhor forma possível? Acompanhe este texto e tire as suas dúvidas sobre o assunto!

Veja também: Chá de apresentação do bebê: Guia completo!

Tipos de chá de bebê: Conheça os principais tipos!

Escolher entre os tipos de chá de bebê pode ser uma missão e tanto. Até porque, cada tipo pode oferecer uma série de benefícios e experiências diferentes. Confira como cada possibilidade funciona e depois avalie qual delas pode ser a mais interessante para o seu caso:

Publicidade
tipos de chá de bebê

Amigas reunidas no chá de bebê. Foto: Canva.

1. Tipos de chá de bebê: Chá de fraldas

O chá de fraldas é um dos tipos de chá de bebê mais conhecido. Por meio dele, a mamãe e o papai podem arrecadar fraldas para as diferentes fases do desenvolvimento do pequeno. Até porque, sabemos que o preço da fralda não é muito baixo não… Portanto, optar pelo chá de fraldas pode ser uma boa ideia.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Em contrapartida, se você deseja usar a fralda ecológica durante o desenvolvimento da criança, talvez esse tipo de chá não faça muito sentido. Nesse caso, escolher outra opção de festinha tende a ser mais vantajoso.

Veja também: Como funciona o uso da fralda ecológica? Um guia completo!

2. Chá da mamãe

O chá da mamãe pode ser uma excelente opção para quem já tem o enxoval do bebê bem completinho e deseja viver esse momento de mimo para si mesma. No chá da mamãe, a mulher pode receber cosméticos, roupinhas, comidinhas que gosta e outros presentes que sirvam de agrado para ela.

Nesta fase de mudanças e transformações tão significativas, esse tipo de evento pode ser uma verdadeira prática de autocuidado. Experimente essa possibilidade se você acredita que não precisa de mais nada para o enxoval do pequeno.

Publicidade

3. Tipos de chá de bebê: Chá de revelação

O chá de revelação vem ganhando cada vez mais visibilidade com o passar do tempo. Além disso, é um tipo de festa que ainda divide opiniões: há quem ache a festinha de bom tom, e quem não ache.

De qualquer forma, é um dos tipos de chá de bebê que não poderíamos deixar de mencionar.

Nesse evento, é feita a revelação do sexo do bebê durante a festa. Para isso, pode-se usar o recheio do bolo, bem como é possível colocar a “resposta” dentro de um balão que será estourado no ápice do evento.

Veja mais: Lista de presentes chá revelação – Dicas e Sugestões

tipos de chá de bebê

Amigas segurando sacolas de presentes do chá de bebê. Foto: Canva.

4. Chá de bebê online

O chá de bebê online pode ser muito mais cômodo para aquelas mamães que estão sem tempo ou, até mesmo, por uma questão de saúde não podem se reunir com os amigos e familiares para o evento.

Publicidade

Além disso, esse tipo de chá de bebê também pode ser feito na hora de reunir os presentes, mas a festinha ocorre pessoalmente, como no chá tradicional.

Nesse caso, a família precisa criar um site no Tem Festinha para fazer a página do chá de bebê. Pelo site, os amigos e familiares vão poder “comprar os presentes” para a futura mamãe, que receberá tudo em dinheiro na sua conta.

Dessa maneira, é possível montar o enxoval da melhor forma possível, evitando presentes duplicados ou que não terão muita utilidade.

5. Tipos de chá de bebê: Chá de congelados

Você alguma vez ouviu falar no chá de congelados? Esse tipo de chá pode ser uma verdadeira mão na roda para o papai e a mamãe do recém-nascido!

Basicamente, ao invés de o casal ganhar presentes para o enxoval do bebê, eles recebem comidinhas e pratos congelados para guardar no freezer.

Dessa maneira, poderão usar essas comidinhas nas primeiras semanas do recém-nascido, enquanto todo mundo ainda se adapta à nova rotina e as mudanças vêm  ocorrendo.

Imagine ter diversas comidinhas na geladeira prontas para serem saboreadas enquanto você se dedica ao pequeno com mais calma e tranquilidade?

Veja mais: Por que você não pode descongelar carne no microondas

tipos de chá de bebê

Mulher recebendo presente no chá de bebê. Foto: Canva.

6. Chá de adoção

O chá de adoção consiste em uma festinha específica para celebrar a adoção da criança. Pais que desejam adotar sabem o quanto a espera pode ser prolongada em muitos casos, portanto, essa festinha pode ser um marco muito simbólico para a família.

Além disso, também pode ser uma forma de conquistar os itens do enxoval da criança que ainda estão faltando – além de poder apresentar o pequeno para os amigos e familiares.

7. Tipos de chá de bebê: Chá de bebê surpresa

Dentre os tipos de chá de bebê, não podemos deixar de citar um que pode ser muito especial e inesperado: o chá de bebê surpresa! Isso porque, devido a questões financeiras ou até mesmo de tempo, alguns pais podem decidir abrir mão da comemoração.

Nesses casos, amigos e familiares podem se reunir para montar uma festinha completa e perfeita para agradar aos pais e ainda dar a eles um momento de mimo e atenção.

Se quiser, pode combinar o chá de bebê surpresa com o chá da mamãe, para dar presentes para a mulher.

Veja mais: Lista de enxoval do bebê: 7 itens essenciais para incluir! Confira.

8. Chá de bebê tradicional

O chá de bebê tradicional é outra opção que não pode faltar na nossa listinha. Esse modelo de chá de bebê segue o que estamos acostumados:

  • A mamãe monta a lista de presentes e divide entre os convidados;
  • Prepara a festinha com comidinhas, decoração e lembrancinhas;
  • Diverte-se com as brincadeiras tradicionais de chá de bebê, como adivinhação;
  • Abre os presentes e vive esse momento com amigos e familiares.

Se você gosta de eventos mais tradicionais, sem dúvidas essa tende a ser uma alternativa muito interessante para a sua festinha, que vale a pena fazer.

tipos de chá de bebê

Amigas brindando no chá de revelação. Foto: Canva.

9. Tipos de chá de bebê: Chá de bebê beneficente

Nesse tipo de chá de bebê, o foco não está apenas na gestante em si. Na realidade, a gestante e outras amigas grávidas se reúnem para arrecadar itens de enxoval para dar para famílias carentes.

Dessa maneira, é possível fazer um chá de bebê focado em dar às gestantes carentes a oportunidade de ter um enxoval lindo e completo para a chegada do bebê.

Você pode, inclusive, entrar em contato com comunidades na sua região, como igrejas, para promover um evento ainda mais significativo para as gestantes, de modo a levar inclusão e bem-estar a mulheres em situação de vulnerabilidade, ao mesmo tempo em que vive essa celebração da espera do seu pequeno.

Veja mais: Chá de bebê beneficente: que tal trocar os presentes por doações?

10. Chá de apresentação

Por fim, outra opção que vem sendo cada vez mais utilizada é o chamado chá de apresentação. Nesse caso, o chá acontece meses depois do nascimento do bebê, e não antes. O intuito é apresentar o pequeno para amigos e familiares, assim que a rotina estiver mais estabilizada.

Pode ser uma boa opção quando o bebê já tiver completado cerca de 6 meses, mais ou menos. Mas, se puder ser adiado e a família sentir essa necessidade, também pode ser uma boa ideia.

tipos de chá de bebê

Mãe feliz com o seu presente no chá de revelação. Foto: Canva.

Cabe aos pais avaliarem se esse tipo de evento pode ser uma boa opção ou como ele poderá ser feito de maneira mais tranquila.

Aproveite e veja o nosso artigo sobre chá de apresentação para saber mais sobre esse evento!