Você sempre quis tirar fotos com seus filhos, porém não sabe por onde começar? Quer aprender a como fazer uma sessão de fotos com sua família?

Então saiba no artigo de hoje como ter uma sessão incrível com registros maravilhosos de toda a família!

Afinal, celebrar momentos e criar memórias são dois aspectos que somente a fotografia proporciona. O ensaio de fotos com família e filhos, por exemplo, oferece muito mais que um livro de fotografias. Ele se torna uma memória de uma conexão de amor entre os pais e as crianças, que com certeza ficará marcado para sempre!

Como cada família tem história, personalidade e aspectos particulares, as fotografias representam um recorte dessa singularidade. Por isso é muito importante que o fotógrafo consiga registrar olhares, afetos e a união.

Publicidade

Além disso, se você for fazer fotos com as crianças, a intenção também é proporcionar um dia agradável e gostoso, para que os pequenos que criem memórias e lembranças.

Por isso, se você está pensando em organizar este ensaio, veja tudo o que você precisa saber antes de planejar uma sessão de fotos incrível com sua família!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
sessão de fotos

Mãe, pai e filho em sessão de fotos, sentados em fundo azul. Crédito da foto: Freepik

Por que fazer uma sessão de fotos em família?

Primeiramente, porque o ensaio em família proporciona bons momentos, que vão muito além do registro fotográfico em si. A sessão, no geral, traz momentos incríveis com todos os familiares, registrando bons sentimentos. E isso é algo que envolve muito a criança, afinal quem não lembra de um dia gostoso assim da infância, não é?

Por isso, procure este tipo de sessão. Assim você terá fotos espontâneas e naturais para o resto da vida!

Deixe a criança mais tranquila durante as fotos!

Se o seu filho não gosta de tirar fotos ou não tem paciência, saiba que isso é normal. Algumas crianças realmente têm um pouco de resistência ao serem fotografadas, mas pode ser devido a experiências anteriores que não foram tão agradáveis ou porque ela relaciona isso com “ter que parar de brincar”, por exemplo.

Publicidade

Mas, não se preocupe! Esta é a primeira ideia que vamos desconstruir com a família. Um ponto é que a atenção dos pais precisa estar voltada completamente às brincadeiras com as crianças. Isso faz com que se sintam prestigiadas criando uma atmosfera agradável, leve e tranquila.

Outra dica importante é não deixar a criança muito ansiosa nos dias que antecedem o ensaio, como, fazer comentários de como será o dia. Isso pode prejudicar o sucesso da sessão.

Família de pai, mãe e dois filhos tirando fotos juntos no sofá. Crédito da foto: Freepik

Para fazer fotos em família perfeitas, nada como ter fotos espontâneas! 

A naturalidade é uma característica muito importante, por isso não é bom incluir muitas trocas de roupa durante a sessão. Na verdade, isso deixa o dia mais longo e cansativo para a criança. Bastam duas ou no máximo três trocas para ter uma sessão linda!

Você também pode incluir alguns brinquedos durante a sessão, além de livros, acessórios diferentes, etc. Aliás, os livros são sempre uma ótima forma para entreter e se conectar com as crianças.

É melhor fazer em um um ambiente interno ou externo? 

Outra dúvida bem frequente é em relação a qual tipo de ensaio fazer: interno ou externo? Neste caso, na verdade, não existe uma resposta correta tudo depende de como a família quer ser retratada.

Publicidade

O ideal é escolher um ambiente que combine com a família, seja em casa mesmo ou em algum parque da cidade. O importante é fazer aquilo que gostam juntos, como brincar, cantar, etc.

Preze pela naturalidade nas cores e roupas na sessão de fotos com sua família

Outro ponto importante é prezar pela naturalidade nas cores, texturas e nuances. Dê preferência a cores mais neutras, roupas sem estampas e que combinem entre si. As crianças podem estar bem coloridas e os adultos mais básicos, por exemplo. Afinal, elas são o destaque do dia! O mesmo vale para cabelo e make: naturalidade sempre.

Nos ensaios com crianças, o ideal é que as roupas de toda a família priorizem o conforto, para que possam brincar livremente.

Mãe tirando foto com seu bebê no colo, ao ar livre. Fotógrafo tirando foto. Crédito da foto: Freepik

O que é indispensável em uma sessão de fotos com a família? 

Antes de mais nada, escolha o dia ideal! A dica é priorizar um dia em que todos estejam bem e dispostos para interagir e ter uma experiência maravilhosa.

O ensaio é um momento para ser você mesmo, de conexão, descontração. Isso não pode faltar. E, para registrar tudo isso, nada melhor do que espontaneidade, né?

Ma também, tirar fotos com poses pode ficar muito legal. Afinal, as fotos mais tradicionais e clássicas são importantes, até para emoldurar e colocar num porta-retrato. Aliás, esta é uma ideia muito bacana!

Você pode aproveitar as fotos do ensaio de família para fazer cartões festivos ou de datas comemorativas e distribuir para as pessoas que você ama. Já imaginou um belo retrato de sua família estampado num cartão de Aniversário de Casamento, por exemplo?

Pense também em quando foi a última vez que você tirou fotos em família… Sabemos que na rotina acelerada, com muitas tarefas para dar conta, é normal que as famílias não tenham tempo para tirar fotos.

Por isso é tão importante tirar um tempinho para registrar aquilo que temos que é mais importante: a família.

Mulher tirando foto do marido com os filhos no parque, ao ar livre. Crédito da foto: Freepik

Inclua os pets na sessão de fotos!

Outra dica legal é: por que não trazer também seu pet para a sessão de fotos? Você pode levar seu cão ou gato para tirar algumas fotos também, inclusive na sua casa mesmo.

Por isso, pense no que é mais importante para você: o que acha mais bonito? Prefere as sessões externas, com aquele solzinho, em meio à natureza? Ou prefere fazer a sessão em estúdio, com seu tom mais neutro?

Considerando isso tudo, a melhor saída é a troca de ideias entre os membros da família para encontrar qual o melhor local para o ensaio fotográfico!

Família com mãe, pai e filha tirando selfie. Crédito da foto: Freepik

Sessão de fotos Newborn: O que é isso?

Sessão Newborn ou Ensaio Newborn é o nome é dado à sessão fotográfica de recém nascidos, e que virou febre no Brasil de alguns anos para cá.

Trata-se de uma sessão diferenciada, realizada por um profissional que tenha especialização neste ramo, pois exige conhecimentos específicos, cuidados e habilidade.

Nesta sessão, o bebê dorme enquanto é fotografado, e tudo deve ser realizado com muita segurança e conforto. A equipe de fotografia monta cenários específicos e o bebê é posicionado em situações muito fofas e adoráveis.

Afinal, o primeiro ano de vida de um bebê é muito especial para a família toda! São muitas mudanças e muitas conquistas importantes no desenvolvimento que acontecem nesta fase, e o bebê muda muito a cada poucas semanas, não é mesmo?

Por isso, imagine a emoção desse bebê quando for maior e ver esses registros!

Bebê recém-nascido dormindo em caminha lilás. Crédito da foto: Freepik

Separamos cinco motivos especiais para realizar o Ensaio Newborn do seu bebê:

1. Eternizar as características do bebê, que mudam muito rápido:

Em primeiro lugar, as características de um bebezinho mudam bastante no primeiro mês de vida, os detalhes que admiramos vão se transformando com o tempo e a nossa memória não tem a capacidade de eternizar tudo isso.

Por isso, realizar uma sessão fotográfica nessa fase torna todos esses detalhes inesquecíveis!

2. Primeiro registro da família, feito por um profissional:

Seja na vinda do primeiro filho ou se o bebê já tiver irmãos maiores, a sua chegada representa a completude da família, e isso merece um belo registo.

Os momentos mais especiais da vida geralmente são vividos em família, então da importância de registrar esse grupo que faz tudo valer a pena.

3. É diferente de todas as outras sessões que seu bebê fará durante a vida:

O Ensaio Newborn possibilita fotos diferenciadas, com composições mais elaboradas e uma delicadeza sem igual.

Será o álbum mais emocionante e encantador que seu filho terá como lembrança, com certeza!

sessão de fotos

Fotografa tirando foto da família, em um bosque. Crédito da foto: Freepik

4. Para que seu filho saiba como sempre foi amado e cuidado:

Do mesmo modo, as nossas fotos de infância compõem uma parte importante das nossas memórias. Muito do que lembramos e sentimos sobre os nossos primeiros anos se fixou em nossas lembranças por estímulo das fotografias.

Por isso, esses primeiros registros são muito importantes para que o bebê, ao crescer, veja e saiba o quanto foi amado e cuidado!

sessão de fotos

Família tirando foto juntos no sofá, na sala. Crédito da foto: Freepik

5. É um registro emocionante:

Por fim, é um registro emocionante. Um bebê, em suas primeiras semanas de vida, apresenta características muito fofas que dificilmente conseguimos traduzir em fotografias caseiras, não é mesmo?

Como ainda não apresentam firmeza no pescoço e o olhar não se fixa com facilidade, além dos movimentos fruto de reflexos, pode ser difícil fazer uma foto que demonstre a fofura que esse bebê é nesta fase.

Por isso, o Ensaio Newborn é tecnicamente e artisticamente pensado e desenvolvido, e também por isso exige do fotógrafo a habilidade e os conhecimentos específicos que envolvem desde a fisiologia do bebê até os conhecimentos de composição e cor para que o resultado seja especial.

Assim, as fotos resultantes de uma Sessão Newborn traduzem toda a doçura e a delicadeza daquele bebê, sendo um registro muito lindo e emocionante.

Família feliz. Foto Freepik

3 motivos para fazer o acompanhamento fotográfico do seu bebê:

1) Registrar as fases do desenvolvimento

É maravilhoso acompanhar e comemorar cada etapa do desenvolvimento do bebê, e ter isso registrado é muito legal… Imagine poder reviver essa alegria daqui alguns anos: a primeira gargalhada, o primeiro dentinho, momento de aprender a sentar, engatinhar e dar os primeiros passos.

São momentos que merecem um registro especial!

sessão de fotos

Pai e mãe com bebê tirando foto. Crédito da foto: Freepik

2) Eternizar cada detalhe

Uma coisa em que certamente concordamos é que o tempo passa muito rápido, não é mesmo?

Por isso o acompanhamento do bebê é a melhor maneira de tornar eterno cada detalhe daquela pequena pessoa que muda a nossa vida e completa o amor da nossa família.

O formato dos pezinhos, o contorno dos dedinhos, a forma da boquinha, o desenho dos cílios, aquelas lindas dobrinhas… Ahh são muitas coisinhas lindas e que queremos que sejam inesquecíveis, não é mesmo?

4) Garantir boas memórias!

As fotografias de nossa infância são uma parte importante das nossas lembranças. Muito do que lembramos e sentimos sobre os nossos primeiros anos se fixou em nossas lembranças por estímulo das fotografias.

Por isso, as fotografias do primeiro ano do bebê são muito importantes para que o bebê, ao crescer, veja e sinta como foi amado e cuidado.

Mãe fazendo sessão de fotos com sua filha em casa. Crédito da foto: Freepik

Como fazer a sessão de fotos em casa?

Por que não fazer um ensaio fotográfico em casa ao invés de ir a um estúdio? Você terá a chance de dar ao seu ensaio seu toque pessoal e ainda vai poupar dinheiro.

Com uma câmera, uma janela e alguns itens de casa, qualquer pessoa pode criar um ensaio fotográfico de aparência profissional em casa!

Portanto, confira nossas dicas a seguir:

1) Escolha um local para o “estúdio”:

Primeiramente, encontre uma parede branca, preferivelmente em um quarto com bastante luz natural. Se não houver uma parede branca, ou se a sua está coberta com imagens, pendure um lençol branco no teto e deixe a outra ponta caindo no chão. Isso vai criar aquela tela branca de estúdio para o seu ensaio.

2) Abra as persianas e deixe o sol inundar a sala:

Iluminação é o único elemento mais importante quando se está criando um ensaio fotográfico de aparência profissional e a luz ajuda a criar o melhor efeito.

  • Planeje começar o ensaio quando você sabe que terá bastante luz solar entrando pela janela durante horas. Desta forma, você não precisa correr com seu ensaio.
  • Além disso, se o seu quarto pegar muita luz, diminua-a com uma cortina branca ou um lençol branco fino. Isso criará um efeito mais suave e eliminará as sombras fortes.
  • Mesmo em dias nublados, o sol deve fornecer bastante luz para o seu ensaio.
sessão de fotos

Garotinha segurando uma câmara fotográfica vintage. Crédito da foto: Freepik

3) Direcione algumas lâmpadas:

Lamparinas de mesa, por exemplo, geralmente possuem uma estrutura que é coberta em uma ponta para que você possa focar a luz em um lugar em particular.

Do mesmo modo, você também pode comprar luzes direcionais, que artistas e fotógrafos costumam usar. Elas não são muito caras e podem ser encontradas em lojas de fotografia. Se você estiver planejando criar mais do que um ensaio caseiro, estas lâmpadas serão um bom investimento.

4) Crie uma ambientação profissional:

Use suas lâmpadas para preencher o ambiente com luzes suaves que não criem sombras.

  • Antes de tudo, uma luz deve apontar para o teto, criando um brilho contra o fundo branco. Ela deve iluminar levemente o seu modelo a partir de cima.
  • Bem como, use outra luz como “luz de preenchimento”; coloque-a na parte de trás da sala, longe o bastante do modelo para não criar sombras.
  • Ambos os tipos de luz podem ser usados em combinação com a luz natural difusa. As variadas fontes de luz vão criar o ambiente perfeito para um ensaio fotográfico com aparência profissional.
  • Além disso, não use luzes de teto; elas projetarão sombras indesejadas.
  • Por fim, você pode usar um guarda-chuva, um pedaço de pano ou outro material para dispersar ou filtrar a luz.
5) Junte acessórios diferentes:
Em síntese, um simples banco de madeira para seu modelo posar pode ser suficiente, a menos que você queira fazer algo mais divertido. Reúna os materiais necessários e arrume-os bem na frente do seu plano de fundo branco.

Confira outras fotos para se inspirar a sua sessão de fotos em família!

Pai, mãe e filha tirando fotos no sofá em casa. Crédito da foto: Freepik

 

sessão de fotos

Família tirando foto juntos. Crédito da foto: Freepik

sessão de fotos

Mãe usando chapéu com o seu bebê no colo, em um campo ao ar livre. Crédito da foto: Freepik

 

sessão de fotos

Pai e mãe erguendo o bebê para a foto. Por do sol ao fundo. Crédito da foto: Freepik

 

Pai e mãe com filhoi tirando foto em um vinhedo, sentados em uma toalha na grama. Crédito da foto: Freepik

Agora que você já sabe como fazer uma sessão de fotos, siga todas as dicas acima para ter um ensaio incrível com sua família! Guarde registros inesquecíveis para sempre!
Leia também: