Saiba tudo sobre a meningite em crianças, que possuem sintomas semelhantes aos que ocorrem nos adultos, podendo ser ainda confundidos com sintomas de gripe ou infecções intestinais.

Entre os principais sintomas estão a febre alta, os vômitos e a dor de cabeça forte. Já nos bebês, é preciso estar atento a sinais como choro constante, irritabilidade, sonolência e, nos mais novinhos, inchaço na região da moleira.

Esses sintomas surgem de forma repentina. Por isso, sempre que surgirem, recomendamos que os pais levem logo o bebê ou a criança ao médico para avaliar qual a causa do problema, pois a meningite pode deixar sequelas como perda da audição, perda visão e problemas mentais.

Continue lendo nosso artigo abaixo para saber quais são as principais causas, sintomas e tratamentos dessa doença. Boa leitura!

Publicidade
 Meningite em crianças

Criança doente, sentada na cama, sendo cuidada por sua mãe, que está medindo sua febre. Crédito da foto: Freepik

O que são as meninges?

As meninges são membranas que revestem o cérebro e medula espinhal. A meningite é a inflamação causada por vírus, bactérias, fungos ou protozoários que vencem as defesas do corpo humano e se instalam nas membranas, responsáveis pela defesa do Sistema Nervoso Central.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A meningite pode produzir pus e causar uma infecção em todo o Sistema Nervoso Central. As formas bacterianas da doença costumam ser as mais graves, causadas por bactérias como Neisseria meningitidis (meningococo), Haemophilus influenzae tipo b e Streptococcus pneumoniae (pmeunococo).

A meningite meningocócica, causada pela Neisseria meningitidis, é bastante grave e tem o potencial de causar epidemias. Portanto, mantê-la sob controle é uma questão de saúde pública.

As meningites virais também são consideradas preocupantes e podem levar ao quadro grave. Os principais vírus causadores da doença são o Enterovírus, Echovirus, Coxsackievirus, Arbovírus, vírus da febre do Nilo Ocidental e os vírus do grupo Herpes.

Em casos menos recorrentes, a meningite pode ser causada por fungos como o Candida albicans, protozoários como o Toxoplasma gondii e a larva Taenia solium.

Publicidade

Como ocorre a transmissão da meningite em crianças?

Em geral, a meningite é transmitida de pessoa para pessoa através das vias respiratórios, por gotículas e secreções do nariz e garganta.

No entanto, a doença não se transmite tão facilmente quanto outras condições, como a gripe. Respirar o mesmo ar que a pessoa infectada, por exemplo, não é arriscado.

Conheça os principais sintomas da meningite

Os sintomas mais recorrentes da meningite são dor de cabeça, vômitos em jato, febre, rigidez na nuca (dificuldade de dobrar o pescoço) e, em casos graves, manchas vermelhas na pele.

Crianças muito pequenas também podem apresentar falta de apetite, irritabilidade e prostração (fraqueza, abatimento e moleza).

Além disso, outros sinais de gravidade são dor nas pernas, mãos e pés frios, coloração anormal da pele (palidez) e, mais raramente, conjuntivite e pneumonia. Já os sintomas que acompanham a febre costumam ser calafrios, alergia na pele e dor articular.

A doença pode evoluir para um quadro muito grave, deixando sequelas (amputação de membros, perda auditiva, danos neurológicos e cicatrizes cutâneas) ou causar a morte.

Publicidade

Hidrocefalia, edema cerebral e paralisia dos nervos cranianos estão entre as consequências mais sérias.

Por isso, os bebês e crianças com sinais de meningite devem ir ao médico imediatamente. Quanto mais cedo for identificada, maiores as chances de recuperação.

Sintomas no bebê

Em bebês menores de um ano, pode ser difícil identificar os principais sintomas. Pais devem ficar atentos para a presença de rigidez corporal com ou sem convulsões, moleira tensa ou elevada, irritabilidade e inquietação com choro agudo e persistente.

Em bebês menores de 2 anos de idade, além da febre alta, os sinais e sintomas importantes incluem choro constante, irritabilidade, sonolência, falta de ânimo, falta de apetite e rigidez no corpo e no pescoço.

Nos casos de bebês com menos de 1 ano de idade e com a moleira ainda mole, o topo da cabeça pode ficar inchado, fazendo parecer que o bebê possui um galo devido a alguma pancada.

Na maioria das vezes, a meningite tem causa viral. Entretanto, também pode ter como causa as bactérias, como a meningocócica.

A meningite bacteriana é uma das doenças mais graves em bebês e crianças, podendo provocar manchas na pele, convulsões e até paralisia. Ela também pode passar para bebê no momento do parto.

Sintomas em crianças acima de 2 anos

Em crianças acima de 2 anos, os sintomas costumam ser:

  • Febre alta e repentina;
  • Dor de cabeça forte e sem controle com medicação convencional;
  • Náuseas e vômitos;
  • Dor e dificuldade para movimentar o pescoço;
  • Dificuldade de concentração;
  • Confusão mental;
  • Sensibilidade à luz e aos ruídos;
  • Sonolência e cansaço;
  • Falta de apetite e de sede.

Além disso, quando a meningite é do tipo meningocócica, também podem surgir manchas vermelhas ou roxas na pele de tamanhos variados. Esse é tipo mais grave da doença, veja mais detalhes sobre os sintomas e tratamento da meningite meningocócica.

Meningite em crianças

Mãe checando a temperatura de sua filha doente com um termômetro. Crédito da foto: Freepik

Diagnóstico da meningite em crianças e como prevenir

Para diagnosticar a meningite, o médico pode solicitar exames de sangue para procurar bactérias na corrente sanguínea. Outra forma de diagnóstico é por meio de uma punção lombar.

A principal forma de prevenção da meningite é a detecção da doença e o tratamento precoce dos casos, para evitar que a condição seja transmitida para outras pessoas.

Além disso, existem algumas vacinas que previnem a doença. No calendário básico previsto pelo Ministério da Saúde, as crianças devem ser tomar as seguintes:

  • Vacina Pentavalente: protege contra a meningite e outras infecções causadas pelo vírus H. influenzae;
  • BCG: previne a meningite tuberculosa;
  • Vacina Meningocócica conjugada C: protege contra a doença causada pelo N. meningitidis;
  • Vacina Pneumocócica conjugada 10-valente.

A vacina contra a meningite meningocócica B não é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A doença é considerada de alta letalidade pela rápida evolução do caso. A imunização está disponível no Brasil em clínicas particulares.

Tratamento da meningite em crianças

O tratamento para meningite deve iniciar o mais rapidamente possível após o surgimento dos primeiros sintomas, como dificuldade para movimentar o pescoço, febre constante acima de 38ºC ou vômitos, por exemplo.

Geralmente, o tratamento para meningite depende do tipo de microrganismo que provocou a doença e, por isso, deve começar no hospital com exames de diagnóstico, como exame de sangue, para identificar o tipo de meningite e determinar o tratamento mais adequado.

Após o diagnóstico da doença, o paciente irá receber antibióticos por via intravenosa imediatamente. Crianças com mais de seis meses de idade também podem receber corticosteroides para ajudar a prevenir problemas neurológicos permanentes.

Além disso, podem receber fluidos diretamente pelas veias e utilizar máscaras de oxigênio.

Se o seu filho estiver internado no hospital com meningite, as pessoas que irão cuidar dela devem garantir que a infecção não será transmitida para terceiros.

As melhores formas de evitar o contágio nesse caso são:

  • A criança deverá ficar instalada em um quarto individual e provavelmente não poderá desfrutar da sala de brincadeiras com outras crianças. O ideal é pedir que brinquedos e outras atividades infantis sejam trazidas para o quarto;
  • Quando consultar a criança, os médicos e enfermeiros estarão usando máscaras, proteção para as vistas, luvas e uma bata, pelo menos durante as primeiras 24 horas após a criança ter começado a tomar o antibiótico;
  • Os pais devem levar as mães com água e sabão antes e depois de tocar na criança e antes de deixar o quarto;
  • Pais e outros familiares talvez precisem tomar antibióticos – o médico é quem decidirá.
Meningite em crianças

Mãe está com sua filha doente no colo, cuidando dela. Crédito da foto: Freepik

Quais são os tipos de meningite em crianças?

Meningite bacteriana

Primeiramente, é importante saber que o tratamento para meningite bacteriana é sempre feito no hospital com injeção de antibióticos, como Penicilina, para combater as bactérias que estão provocando a doença e evitar o surgimento de complicações como perda de visão ou surdez.

Além disso, durante o internamento, que pode demorar cerca de 1 semana, também pode ser necessário utilizar outros remédios, como Paracetamol ou Ibuprofeno, para reduzir a febre e aliviar as dores musculares, reduzindo o desconforto do paciente.

Nos casos mais graves, em que não é possível controlar os sintomas da doença, o paciente pode ficar internado durante mais tempo em um centro de terapia intensiva para receber líquidos na veia e fazer oxigênio.

Meningite viral

O tratamento para meningite viral pode ser feito em casa pois, normalmente, é mais fácil que o tratamento da meningite bacteriana.

No entanto, não existe um remédio ou antibiótico capaz de eliminar o vírus que está provocando a doença e, por isso, é importante controlar os sintomas.

Assim, durante o tratamento recomendamos alguns cuidados, como:

  • Tomar remédios para a febre, como Paracetamol, segundo as orientações do médico;
  • Repousar, evitando sair de casa para trabalhar ou ir à escola;
  • Beber, pelo menos, 2 litros de água, chá ou água de coco por dia.

Geralmente, o tratamento para meningite viral pode demorar cerca de duas semanas e, durante esse período, aconselhamos fazer avaliações médicas uma vez por semana para avaliar a evolução do tratamento.

Sinais de melhora da meningite

Os sinais de melhora da meningite surgem cerca de três dias após o inicio do tratamento e incluem diminuição da febre, alivio da dor muscular, aumento do apetite e redução da dificuldade para movimentar o pescoço, por exemplo.

Sinais de piora da meningite

Os sinais de piora da meningite surgem quando o tratamento não começou rapidamente e incluem aumento da febre, confusão, apatia e convulsões.

Em caso de piora dos sintomas de meningite, recomendamos ir imediatamente ao pronto-socorro para evitar colocar em risco a vida do paciente.

Agora que você já sabe tudo sobre meningite em crianças, como as causas, sintomas e tratamentos, leia também:

Até a próxima!