Não é segredo que as azeitonas tem um efeito positivo no corpo. Apresentados como óleo vegetal ou desidratadas e inteiras. Esses frutinhos tem fama de serem grandes ajudantes para o coração, mas seus benefícios vão além do fortalecimento do sistema cardiovascular.

Quando você aprender sobre seus principais benefícios, sem dúvida desejará consumí-las mais.

1. Azeitonas são o lanche perfeito para a saúde do coração

As azeitonas tem ácidos graxos monoinsaturados. É um tipo de gordura associada à redução do colesterol de lipoproteína de baixa densidade, ao mesmo tempo que mantém o colesterol de lipoproteína de alta densidade (“bom”).

As poderosas propriedades antioxidantes dos poli fenóis nas azeitonas também podem proteger contra o estresse oxidativo e a inflamação crônica, um fator-chave no desencadeamento de doenças cardíacas.

Publicidade

Além disso, evidências de longo prazo sugerem que pessoas que consomem azeite de oliva extra virgem diariamente tem menos probabilidade de ter ataque cardíaco, pressão alta e mortalidade cardiovascular.

2. Azeitonas podem melhorar a circulação sanguínea

azeitonas

azeitonas. Fonte: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Os compostos vegetais encontrados nas azeitonas podem aumentar a produção de óxido nítrico, melhorando a função vascular, o que promove o fluxo sanguíneo para os tecidos.

É benéfico para a saúde a curto e longo prazo. Assim, melhorar a circulação sanguínea ativa todos os processos, o que desempenha um papel especial tanto durante a prática de esportes na academia quanto, em geral, reduz o risco de doenças crônicas.

3. Azeitonas têm propriedades anti-inflamatórias

Durante o tratamento da doença, fazemos de tudo para interromper os processos inflamatórios em nosso corpo.

Os medicamentos são, claro, importantes, mas não se esqueça dos anti-inflamatórios naturais, um dos quais são as azeitonas. Ao incluí-los em sua dieta diária, você dará ao seu corpo mais polifenóis, um composto químico amplamente conhecido por suas poderosas propriedades antioxidantes, bem como efeitos antiestrogênicos, anti-inflamatórios, antifúngicos e antimicrobianos.

Publicidade

Além disso, as azeitonas ajudam a melhorar a memória e a estimular o bom funcionamento do cérebro.

  • Veja também: Manga: 7 razões para comer com mais frequência

4. Azeitonas são boas para os olhos e a pele

azeitonas

azeitonas. Fonte: Freepik

As azeitonas são ricas em vitamina A e antioxidantes, que são muito importantes para proteger a córnea de vários fatores adversos e manter a saúde geral dos olhos.

O consumo de azeitonas pode ajudar a reduzir os problemas de visão relacionados à idade, como degeneração macular, catarata e glaucoma.

As azeitonas também contêm vitamina E e os antioxidantes que ajudam a reduzir as rugas e aumentam a elasticidade e a hidratação da pele. Encontrado em muitos produtos para a pele e cabelo, o azeite é o produto de beleza mais popular do mundo – acessível e eficaz.

5. Azeitonas podem melhorar a saúde do cérebro

Como as azeitonas ajudam a reduzir o estresse oxidativo causado pela inflamação, elas também protegem os tecidos dos órgãos vitais – ou seja, o cérebro – de efeitos prejudiciais e potencialmente irreversíveis.

Publicidade

Outro benefício é que as azeitonas contêm vitamina E, um antioxidante que tem sido associado à melhoria da função cognitiva e à redução do risco de comprometimento cognitivo.

Dietas nas quais o azeite de oliva é a principal fonte de gordura também desempenham um papel na redução do risco de doença de Alzheimer.

6. Azeitonas podem reduzir o risco de certos tipos de câncer

Quando se trata de refeições e lanches diários, a escolha de frutas e vegetais torna-se óbvia devido aos seus benefícios.

Alimentos ricos em antioxidantes, como azeitonas, também podem diminuir suas chances de contrair certos tipos de câncer, protegendo o DNA celular, potencialmente prevenindo o crescimento de tumores, e reduzindo o estresse oxidativo.

7. Azeitonas podem estabilizar os níveis de açúcar no sangue

azeitonas

azeitonas. Fonte: Freepik

Em particular, o azeite de oliva extra virgem pode diminuir os níveis de açúcar no sangue logo duas horas após uma refeição, regulando a produção de insulina.

Os ácidos oleicos, um tipo de gordura saudável para o coração, e os polifenóis nas azeitonas também podem dar uma contribuição significativa. Uma pesquisa mostra que as dietas ricas em gorduras monoinsaturadas e antioxidantes reduzem o risco de diabetes tipo 2.

8. Azeitonas prolongam a sensação de saciedade

Usar azeite de oliva extra virgem na culinária pode aumentar a saciedade, fornecendo gorduras saudáveis ​​e saborosas.

Comer azeitonas também encherá seu corpo de fibras. Uma porção fornece cerca de 15% do volume que você precisa por dia! No entanto, aqueles que seguem uma dieta com baixo teor de sódio podem optar pela opção do azeite.

Quais azeitonas são mais saudáveis: verdes ou pretas

Esses produtos diferem na composição química. Assim, as azeitonas contêm ácido ascórbico, que não é encontrado em frutas verdes. Além disso, eles diferem no valor do conteúdo calórico – os pretos são menos calóricos, contêm mais cálcio e retinol.

Por outro lado, as azeitonas verdes são consideradas muito mais saudáveis, uma vez que sua composição se distingue por uma grande variedade de vitaminas, diversos ácidos graxos, micro e macroelementos. Mas ainda é recomendável consumir os dois tipos.

Azeitonas durante a gravidez

As azeitonas contêm ácido fólico. Essa substância é necessária para gestantes, principalmente no primeiro trimestre.

Esta substância reduz a probabilidade de patologias no feto, por isso é recomendável comer azeitonas não só nas primeiras fases da gravidez, mas também na fase de planeamento.

Além disso, este produto contém um alto teor de ferro, que é responsável pela formação do sangue no corpo. O consumo regular protegerá a mulher da anemia por deficiência de ferro. O consumo de azeitonas elimina o risco de anemia congênita em uma criança.

Azeitonas ao amamentar

Também é recomendável comer azeitonas durante a lactação. No entanto, essa iguaria pode ser introduzida na comida apenas um mês após o nascimento do bebê. Além disso, devido ao alto teor de gordura, você não deve comer mais do que 10 por dia.

Azeitonas enlatadas são boas para consumir?

azeitonas

azeitonas. Fonte: Freepik

Ao comprar azeitonas em conserva, é preciso levar em consideração suas características curativas e nocivas ao ser humano.

O benefício deste produto é limpar o corpo de elementos perigosos, para garantir a atividade normal do trato digestivo.

Além disso, as azeitonas enlatadas evitam o aparecimento de pedras nos órgãos do sistema excretor, são a prevenção da impotência.

Além disso, a azeitona em lata restaura as funções do sistema nervoso, reduz a probabilidade de desenvolver doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos e fornece oxigênio às células do corpo.

Ao comprar, é importante escolher apenas produtos de alta qualidade. Se a composição dos produtos enlatados contiver gluconato ferroso, glutamato monossódico ou substâncias aromáticas e vários conservantes, é melhor recusar a compra.

O consumo prolongado dessa preservação pode causar uma reação alérgica, tontura e dor de estômago.

Aplicação em cosmetologia

Devido à sua rica composição em vitaminas e minerais, as azeitonas são amplamente utilizadas no campo da cosmetologia. Elas são o principal componente de muitos cosméticos feitos em fábrica e caseiros.

Para o rosto

Para preparar uma máscara nutritiva adequada para o tipo de pele seca:

  1. Misture 1 colher de sopa de mel e azeite.
  2. Aplique a mistura resultante no rosto por 30 minutos.
  3. Esse remédio ajudará a suavizar as rugas e também a aliviar a descamação.

Para pele oleosa, você pode usar uma máscara, que requer:

  1. 1 colher de sopa de azeite, 1 a gema de um ovo.
  2. Esse produto cosmético deve funcionar dentro de 15-20 minutos.
  3. Esta máscara nutre todas as células da derme e também ajuda a suavizar as irregularidades.

Para cabelo

Para dar aos cabelos um brilho saudável, força e sedosidade, basta aquecer o azeite em banho-maria a 35 graus e distribuir a massa uniformemente pelos cabelos. Depois disso, envolva a cabeça e lave bem depois de meia hora. Este procedimento deve ser repetido uma vez por semana.

Danos e contraindicações

Como você sabe, tudo é útil com moderação. A mesma afirmação se aplica às azeitonas. As contraindicações são típicas para qualquer produto e as azeitonas neste caso não são exceção.

Para começar, deve-se notar que é ideal consumir de 5 a 6 por dia. Esta quantidade de azeitonas melhora o metabolismo e satura o corpo com nutrientes. Se você exceder o valor especificado, isso afetará negativamente.

Na presença de pedras nos rins ou na bexiga, é melhor recusar, caso contrário o produto, devido às suas propriedades diuréticas, pode provocar o movimento das pedras.

A intolerância individual pode ser observada nas azeitonas. Se ocorrer vômito ou indigestão após consumir a azeitona, você deve excluir esse alimento da dieta. Uma alergia ao azeite também pode ser observada quando aplicado externamente. Nesse caso, podem aparecer erupções cutâneas e vermelhidão.

Os produtos enlatados devem ser usados ​​com cautela, pois contêm muito sal e ácidos.

Como escolher e armazenar

Para escolher um produto de qualidade, é preciso levar em consideração alguns pontos. Para começar, você deve estudar as informações do rótulo sobre o fabricante e o exportador.

A seguir, é preciso prestar atenção à data de fabricação e ao prazo de validade do produto.

Fatos interessantes

  • A azeitona é uma fruta. Pode ser roxo, verde, marrom e até mesmo rosa.
  • A oliveira é considerada perene e pode viver até 2 mil anos. Uma das árvores mais antigas é encontrada em Creta. Tem cerca de 4 mil anos, mas ainda dá frutos.
  • Existem atualmente cerca de 800 milhões de oliveiras.
  • Segundo a Bíblia, ou melhor, a história do dilúvio, a pomba que saiu da arca voltou com um ramo de oliveira. Isso significava que a água baixou e a terra estava em algum lugar próximo.
  • O galho da oliveira simboliza a paz. Há muito tempo é usado por pessoas para declarar tréguas.