Confira tudo sobre roupas de quadrilha para festa junina aqui, no Mil Dicas de Mãe.

Apesar das festas juninas ainda não terem voltado presencialmente, isso não quer dizer que tenhamos que passar essa data em branco, não é mesmo?

Podemos aproveitar para criar nossa própria festa em casa, com familiares e amigos mais próximos. Com certeza, a época de inverno nos meses de junho, julho e agosto são muito boas para comemorarmos as festas juninas, com várias comidas típicas, brincadeiras e decorações.

Mas, com certeza, uma das partes mais divertidas das festas juninas são as roupas de quadrilha. Escolher e montar aquele look junino é muito legal e, se você está sem ideias esse ano, confira nosso artigo com várias dicas de roupas de quadrilha.

Publicidade

Enquanto ainda não podemos ir às festas de rua, igrejas, clubes e escolas, que tal montar um ótimo look para curtir o melhor da tradição caipira em casa?

Normalmente, as roupas femininas são principalmente caracterizadas por tecidos mais pesados como o jeans, flanela e couro, mas também podem ser usado babados, bordados, rendas e chita, que permitem um acabamento com mais movimento, conforto e um toque de delicadeza.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Também é possível criar looks básicos, retos e confortáveis, perfeitos para serem usados nas temperaturas mais baixas, o que é comum do mês de junho quando a festa é realizada.

Veja opções de roupas de quadrilha abaixo!

Roupas de quadrilha

Mulher negra usando roupa típica de festa junina, um vestido azul com bolinhas brancas e chapéu de palha. Fundo laranja. Crédito da foto: Freepik

Roupas de quadrilha: dicas e inspirações

Camisa Xadrez

Primeiramente, a camisa xadrez é uma peça que é fácil de ter no guarda-roupa e possibilita a criação de looks de diversos estilos. Ela também pode ser usada como terceira peça.

Outro ponto positivo da camisa xadrez é em relação ao material da roupa, uma vez que existe opções em diversos tipos de tecidos, desde os mais leves como o algodão até os mais pesados como a flanela.

Publicidade

Permitindo assim, que você escolha pela melhor opção, considerando o local, temperatura e período em que vai usar a camisa.

Com isso, caso não tenha nenhuma camisa xadrez no seu guarda-roupa, não perca tempo e invista no modelo, pois com certeza você irá usar bastante e será uma peça-chave no armário.

Existem diversas opções com jeans e também com couro. Escolha o seu preferido!

Look Customizado

Se você está super animada para a festa junina e não quer alugar ou comprar um vestido de quadrilha, uma boa opção é personalizar a sua própria roupa. Você pode optar por usar a camisa xadrez e customizar a segunda peça.

O que acha de aplicar algumas bandeirinhas no short jeans? Ou comprar filó (que é baratinho) e colar alguns lacinhos? É fácil de fazer e você será uma “caipira” com muito estilo! Esse certamente será um look festa junina perfeito!

Jeans

O jeans é clássico e não poderia faltar nem nas festas juninas! Pode ser uma boa opção para quem quer entrar no clima da festa, sem se sentir fantasiada.

Publicidade

A jardineira com camisa xadrez e bota tem um estilo de uma caipira moderna e despojada. Ou se você é ainda mais discreta, pode investir em um look todo no jeans e usar um chapéu de palha como acessório.

Já a calça jeans é um item indispensável em qualquer guarda-roupa e combina muito bem com look de festa junina.

Para que o estilo fique adequado, prefira calças jeans com modelagem skinny, flare ou boca reta, que combinam com a vestimenta country.

Colocar camisas xadrez, cintos com fivelas grandes, botas e chapéus de cowboy, também são elementos que contribuirão para a combinação e montagem do look de forma equilibrada e característica.

Esse estilo perfeito para quem busca looks mais confortáveis, discretos e sóbrios, sem abrir mão da caracterização para a celebração.

Também é ideal para usar em festas de escola dos filhos, eventos com a família ou com os amigos.

Roupas de quadrilha

Mulher branca de cabelos castanhos sentada com um violão nas mãos. Ela veste calça jeans, bota marrom, jaqueta de couro preta e chapéu de palha. Fundo cinza. Crédito da foto: Freepik

Roupas de quadrilha para festa junina em 2021

Felizmente, a moda atual traz muitos elementos que se encaixam bem tanto em looks caipiras mais tradicionais como os xadrezes, as estampas florais, os babados, as franjas, as botas, as leggings e as misturas de estampas, etc.

Mas há também looks mais diferentes, como jeans, blusas ciganinhas, saias rodadas, entre outros. O importante é usar a criatividade e se manter dentro do seu estilo.

Resumindo, são tantas opções que dá para fazer um look de festa junina dentro do seu estilo, sem precisar sair por aí completamente fantasiada, mas ainda assim dentro do clima, com alguns adereços específicos.

Vários estilos para roupas de quadrilhas: escolha o que mais combina com você!

Agora, se você é mais fashion e quer “abafar” nas festas, pode inovar apostando nas franjas e no mix de estampas, como xadrezes, florais, poás e até mesmo o animal print. Assim, você pode compor um ótimo look caipira e super estiloso!

Agora, se você faz o tipo mais romântica, pode investir nos babados, além das estampas florais e poás, que dão um toque feminino ao visual.

Mas se você é mais despojada, com um pegada roqueira, pode optar pelas peças em couro, como jaquetas, calças e botas.

Você também pode usar e abusar de saias e vestidos para um estilo mais sexy. Normalmente, essas peças costumam ser ajustados no tronco, com mangas bufantes e saia rodada.

Além disso, é comum encontrar vestidos com espartilho, deixando a cintura bem marcada. Ah, você também pode combinar cropped com saia, sendo esta uma tendência nas roupas de quadrilha em 2021.

Mas, se você não é muito fã de cropped, calma! Que tal usar a blusa ciganinha? Ela também está em alta, super na moda e cai bem na ocasião. O modelo tem um decote de ombro a ombro, que fica super lindo e romântico.

Mas se você adora um clássico, saiba que o vestido tradicional da festa junina é o de chita, mas dá para pegar a ideia do floral e do xadrez (outras estampas típicas da festa) e fazer releituras.

A mistura de estampas combina com a data, como, por exemplo, usar uma saia xadrez com uma blusa floral. O xadrez da camisa vai também para os vestidos. Use e abuse da criatividade!

Para completar o look, opte pelas tradicionais maria-chiquinha ou uma tiara tipo lenço amarrado com print floral. Vai ficar lindo!

Outra opção é ir na onda do traje masculino. Dá até para fazer par com o marido com a camisa xadrez de flanela vermelha e preto, finalizando com a calça jeans e bota. Essa combinação é muito prática e não tem erro! Ah, e não se esqueça de pintar as sardinhas na bochecha, que podem ser feitas com lápis de olho preto.

Resumindo, o importante é escolher algo que combine com o seu estilo e te faça sentir-se confortável e linda! Essa é a hora de tirar aquela roupa colorida do armário, então solte a imaginação e use a criatividade para criar roupas de quadrilha incríveis.

Roupas de quadrilha

Menina usando roupa típica de festa junina: um vestido colorido e trancinhas. Fundo laranja. Crédito da foto: Freepik

E para as crianças? Roupas de quadrilha para elas!

Para os baixinhos, é ainda mais importante provocar a imaginação, e as roupas e acessórios são uma diversão extra.

Que tal pintar sardas no rosto, bigodinhos e até dente preto com maquiagem? São super fáceis de fazer! Para os meninos, um chapéu de palha não tem erro. E, para as meninas, você optar pelo chapéu ou também por maria-chiquinha, tiaras, flores ou tranças.

Penteados para festa junina

Maria-Chiquinha

Começamos pelo clássico dos clássicos! Não é porque este é o clássico que precisa ser feito sempre do mesmo jeito. O penteado pode ser feito com algumas variações que vai deixar tudo mais interessante.

Você pode escolher fazer uma trança mais desconstruída, com alguns fios mais soltos. Esse penteado daria um toque mais despojado para as tranças.

E ainda tem mais, você pode escolher fazer tranças raízes, que também já vão dar uma boa diferença no look. E se você não tem medo de ousar e quer apostar num look divertido e colorido, pode trançar o cabelo com fitas de cetim coloridas que vão deixar o penteado super alegre!

Tranças Holandesas

Se você quer ir além das tranças tradicionais, as tranças holandesas estão entre as principais tendências e podem ser uma ótima alternativa de penteado, para, desta forma, complementar seu look de festa junina.

Rabo de Cavalo

O rabo de cavalo, penteado super tradicional, não poderia faltar em uma festa que também é tão tradicional. E não pense que rabo de cavalo tem que ser sempre bem preso para trás. Invista em algo mais diferente.

Você pode fazer uma trança solta no comprimento dos fios. Pode também apostar em um look mais descolado, com um topete na frente. Ou ainda, fazer um rabo de cavalo de lado, que fica uma gracinha e é bem caipira!

Semi Preso

Se você lavou o cabelo no dia da festa junina e não quer prendê-lo, esse é o penteado ideal. Sim, com certeza você deve ter se lembrado de algum filme que mostrasse uma penteado parecido!

E as tranças são a melhor forma de investir no penteado de festa junina, mesmo quando você não vai trançar todo o cabelo. Basta fazer tranças laterais, do lado do cabelo e prendê-las atrás da cabeça. Você pode optar por fazer apenas duas, ou várias, no comprimento do cabelo também. Fácil, né?

Da primeira forma, o penteado fica mais tradicional e da segunda mais descolado. Se quiser investir em tranças mais desconstruídas e soltas, é também uma boa forma.

Coques

Se você quer fazer um penteado chique e sofisticado, os coques são ideais para você! Além disso, existem várias formas de fazer um coque.

Você pode, por exemplo, fazer tranças nas laterais do cabelo e que vão até o coque. Se você não leva muito jeito com tranças, pode também fazer enroladinhos, que vão deixar o penteado bem descolado e desarrumado, o que também combina com a temática caipira.

Além disso, fitas e grampos coloridos vão te ajudar a deixar o penteado ainda mais bonito.

Maquiagem para festa junina

A maquiagem e o penteado para look festa junina não têm segredo e é bem fácil acertar! Quando for se maquiar, aposte no blush combinado com várias pintinhas feitas com lápis de olho, por exemplo. No cabelo aposte na trança dupla ou maria-chiquinha, e combine com fitas e lacinhos, vai ficar uma graça!

Menina com roupa típica de festa junina: vestido colorido e tranças. Ela sorri na foto. Fundo laranja. Crédito da foto: Freepik

Roupas de quadrilha 2021

E aí, qual das opções acima você escolheu para passar a sua festa junina esse ano? Você pode escolher desde trajes bem tradicionais até composições mais básicas do dia a dia.

Escolha as peças que mais lhe agradem e pule a fogueira com muito estilo!

Para mais dicas, confira nossos outros artigos no Mil Dicas de Mãe:

Até a próxima!