As manchas na pele podem aparecer por conta de questões hormonais, ou até mesmo por causa da falta de proteção ao ficar exposto ao sol. Por isso, para conseguir sanar o problema é preciso ter o cuidado de analisar bem a situação, além de jamais praticar a automedicação.

Neste conteúdo, no entanto, apresentaremos algumas informações importantes sobre os mais diversos tipos de manchas na pele, e algumas dicas e receitas caseiras simples que podem ajudar a amenizar o problema.

Mas, lembre-se de que é fundamental conversar com um dermatologista para um diagnóstico mais preciso, ok? Dito isso, vamos agora ao nosso guia completo sobre manchas:

manchas na pele

Close no rosto da mulher com dúvida. Foto: Freepik

Publicidade

O que causa manchas na pele?

Cada tipo de mancha na pele vai apresentar uma causa distinta. Por isso é fundamental analisar com muito cuidado e contar com a ajuda de um profissional qualificado para que o diagnóstico seja feito com muita atenção. Assim será possível reconhecer a causa primordial e, consequentemente, tratar o problema.

De todo modo, listamos a seguir as principais causas das manchas na pele, de acordo com cada tipo:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
  • Manchas escuras na pele (melasma): As manchas escuras tendem a aparecer nas maçãs do rosto e na testa, estando associada à questões hormonais. Por isso, durante a gravidez e a menopausa é muito comum que a mulher fique com esse tipo de mancha. O melasma tende a ficar ainda mais intenso no sol, por isso é fundamental usar protetor solar.
  • Manchas escuras causadas pelo sol: Essas manchas tendem a ser confundidas com o melasma, embora não seja a mesma coisa. É necessário observar se elas começam a surgir depois de muita exposição solar sem proteção, ou se é algo relacionado às mudanças hormonais. Para prevenir a piora, use sempre protetor solar de fator adequado à sua pele.
  • Manchas vermelhas na pele (dermatites): Essas manchas podem ser causadas por alergias ou inflamações na pele, e merecem atenção profissional para o tratamento.
  • Manchas roxas na pele: As manchas roxas podem ser causadas por traumas, pancadas, deficiência de vitamina C, doenças relacionadas à saúde mental, predisposição genética, alergias e até mesmo envelhecimento.
  • Manchas brancas na pele: Essas manchas podem ser causadas por micose, pelo sol, dermatites, vitiligo, entre outras causas.
manchas na pele

Mulher fazendo esfoliação da pele. Foto: Freepik

Leia também: Babosa no rosto: retarda o envelhecimento e melhora a elasticidade da pele

O que são manchas escuras na pele?

Como vimos acima, as manchas escuras podem estar associadas às questões hormonais ou à exposição solar. No caso dos desequilíbrios hormonais, a mulher pode ir ao médico buscar pela reposição hormonal (como no caso da menopausa), ou solicitar algum tipo de tratamento específico para a pele durante a gravidez. É imprescindível que, no caso da gestante, nenhum tipo de produto químico seja usado sobre a pele sem antes conversar com o médico. 

  • Como clarear?

Além do acompanhamento com um profissional qualificado, as manchas na pele causadas por questões hormonais ou exposição solar podem receber alguns tratamentos caseiros. Dentre eles, podemos citar o uso da conhecida água de arroz.

Publicidade

Esta água tende a melhorar o aspecto da pele, nutrindo-a e hidratando-a profundamente. Além disso, melhora a regeneração do tecido cutâneo, deixando-o com um aspecto muito mais jovial e bonito. Para fazer a sua água de arroz, siga o passo a passo:

  1. Primeiramente, separe uma xícara de arroz em uma vasilha de vidro.
  2. Encha essa vasilha com 2 xícaras de água filtrada.
  3. Tampe bem o recipiente e deixe a mistura fermentando em temperatura ambiente, por pelo menos 12 horas.
  4. Feito isso, coe a água e armazene-a em um frasco de vidro com tampa. A validade é de até três dias, e é necessário guardá-la na geladeira.
  5. Todas as vezes que você lavar a sua pele, embeba um disco de algodão nessa água e aplique sobre as manchas na pele. Deixe secar naturalmente e siga aplicando os seus cosméticos normalmente, sempre se atentando ao uso do protetor solar, especialmente sobre a mancha, ok?

O que pode ser mancha branca na pele?

Como vimos anteriormente, as manchas brancas podem ter inúmeras causas, embora a micose possa ser uma das mais comuns. Mas, de qualquer forma, é preciso analisar o aspecto e a frequência com que determinadas manchas aparecem. Além disso, é preciso proteger a pele do sol, especialmente nas áreas manchadas, para não agravar o problema.

Mulher com vitiligo. Foto: Freepik

  • O que é bom para mancha branca na pele?

No caso de manchas na pele causadas por micose, é fundamental que você aplique pomadas anti-fúngicas (como Cetoconazol, por exemplo) no local. Para isso, vá até à farmácia mais próxima da sua casa e mostre a manchinha para o farmacêutico poder lhe oferecer algum produto específico para esse fim. Lembre-se de que no caso de gestantes, é fundamental conversar com um dermatologista antes de aplicar algum produto químico sobre a pele, ok?

O que pode ser manchas vermelhas na pele?

As manchas na pele com uma coloração mais avermelhada pode estar relacionada a alguns tipos de inflamações e dermatites. Além disso, algumas alergias também podem fazer com que a coceira e o vermelhidão apareçam.

Leia mais: Sabonete para pele oleosa, por que usar um?

Publicidade
  • Como acabar?

Normalmente, cremes à base de corticoide são usados para tratar a alergia. Entretanto, é necessário ter a prescrição de um dermatologista para adquirir a pomada mais adequada ao seu caso.

Mulher com micose vermelha no braço. Foto: Freepik

O que pode ser manchas roxas na pele?

As manchas na pele de cor roxa costumam aparecer quando há o rompimento de algum vaso sanguíneo. Esse rompimento pode ser causado por alguma pancada, pressão, falta de vitamina C, entre outras variáveis. Quando as artérias estão fragilizadas, elas podem romper facilmente e, por isso, esse problema também pode estar associado ao envelhecimento.

  • Como eliminar manchas roxas na pele?

O primeiro passo é fazer uma compressa com gelo, assim que houve a pancada ou trauma na pele. Dessa maneira diminuirá a circulação sanguínea no local, diminuindo também o “vazamento”, podemos assim dizer. Passado um dia, use compressas quentes para melhorar a circulação no local e assim fazer com que o tecido se recupere. É válido, inclusive, usar pomadas como o Hirudoid, a fim de tratar o pequeno trauma.

Hematoma na perna. Foto: Freepik

Outras formas de amenizar e remover manchas na pele

  • Mantenha uma rotina de cuidados com a pele, usando protetor solar, gel de limpeza e hidratante.
  • Faça esfoliações semanais, pois elas removem as células mortas e ainda melhoram a circulação, regenerando a pele.
  • Use argilas para tratar e hidratar a pele profundamente, melhorando a qualidade do tecido cutâneo.
  • Beba bastante água, para assim hidratar o corpo de dentro pra fora.
  • Alimente-se bem, a alimentação precisa ser baseada em frutas e verduras ricas em vitamina C, a fim de evitar doenças, alergias e outros problemas de pele.
  • Invista em máscaras de tratamento para manter a pele sempre bem cuidada e saudável.
  • Não use produtos vencidos, como maquiagens e cosméticos.

Mulher usando argila verde no rosto. Foto: Freepik

Como esconder manchas na pele com maquiagem?

As manchas na pele também podem ser disfarçadas com o uso da maquiagem, desde que sejam usadas as cores certas para cada tipo de mancha. Afinal, não é de hoje que conhecemos os diversos tons de corretivos, não é mesmo? Portanto, nada melhor do que aproveitar os benefícios de cada um deles para cuidar da pele e disfarçar aquelas manchinhas. Veja como:

  • Manchas brancas na pele: O corretivo vermelho pode ser usado para neutralizar alguns tipos de manchas na pele que tenham tons claros e brancos, como acontece com quem tem vitiligo.
  • Manchas escuras na pele: As manchas em tons marrons e até mesmo alaranjados podem ser neutralizadas com o corretivo de cor rosa. Basta aplicá-lo sobre a mancha, com batidinhas, e depois usar a sua base.
  • Manchas vermelhas na pele: O corretivo verde é bom para manchas vermelhas causadas por espinhas e inflamações, por exemplo. Lembre-se de que é preciso cobrir com a base ou pó compacto, em seguida.
  • Manchas roxas na pele: As manchas na pele em tons roxos podem ser amenizadas com o corretivo amarelo. Aplique-o suavemente sobre a mancha e dê algumas batidinhas, para neutralizar bem a cor.

Agora que você já sabe tudo sobre as manchas na pele, é hora de praticar o autocuidado e aplicar todos os cremes que o seu dermatologista indicar para o seu caso. E não se esqueça: o uso do protetor solar é indispensável, ok? Assim você previne o aparecimento de novas manchinhas.

Leia mais: Produtos orgânicos para pele: Saiba quais os benefícios para pele