Diminuir o inchaço na gravidez é o objetivo de muitas mulheres que, cedo ou tarde, percebem que a retenção de líquido aparece durante a gestação.

A princípio, a retenção pode parecer apenas um leve inchaço, que não provoca grandes incômodos. Mas, à medida que o tempo passa ou que o inchaço se torna mais intenso, ele pode dificultar o movimento das articulações e até mesmo causar dor e desconforto estético.

Por isso, trouxemos diversas informações que poderão lhe ajudar a lidar com isso de maneiras simples e rápidas. Veja a seguir!

inchaço na gravidez

Mulher grávida com dor e bebendo água. Foto: Freepik

Publicidade

4 dicas para diminuir o inchaço na gravidez

São muitas as formas de diminuir inchaço na gravidez. No entanto, apresentamos a seguir a listagem das 4 formas mais efetivas de reduzir o excesso de líquido no corpo. Veja:

1- Beba bastante líquido, especialmente nos dias mais quentes

Você sabia que beber bastante líquido faz toda a diferença na hora de reduzir a retenção de líquido? Isso se deve ao fato de que o nosso corpo compreende que a ingestão líquida está adequada e, consequentemente, não precisa “armazenar” mais água para manter-se hidratado e saudável. É como se, retendo o líquido, ele criasse uma espécie de reserva de água, a fim de manter a saúde do organismo.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Porém, quando você bebe bastante líquido, fica evidente que você está mantendo a hidratação em dia, e todos os sistemas o corpo começam a funcionar de maneira mais saudável.

inchaço na gravidez

Mulher grávida se sentindo desconfortável. Foto: Freepik

E dentre esses sistemas, temos o linfático, que limpa o organismo e expulsa as toxinas pela urina, diminuindo o excesso de líquidos retidos no corpo.

2- Faça caminhadas leves ou invista na hidroginástica

As caminhadas leves (desde que recomendadas pelo médico) ou a hidroginástica podem ajudar a diminuir o inchaço na gravidez. Isso acontece porque o nosso organismo fica ainda mais ativo, melhorando a circulação sanguínea, levando mais oxigênio para as células e diminuindo os inchaços que aparecem quando ficamos muito tempo parados.

Publicidade

Além disso, convenhamos… As atividades físicas também são responsáveis por controlar o nosso peso corporal; protegem a saúde do nosso coração; nos ajudam a ser mais ativas; geram sensações de prazer e bem-estar; dentre outras vantagens. Por isso, converse com o seu médico e decida, junto dele, qual será a sua atividade física diária ou semanal.

Veja também: 6 exercícios fáceis para aliviar desconfortos na gravidez

Mulher grávida com dores. Foto: Freepik

Inchaço na gestação: 3- Evite o consumo de alimentos que sejam ricos em sódio

Alimentos que possuem muito sódio também são responsáveis por causar o inchaço na gravidez. Quando consumimos muito sal (ou sódio mesmo, presente em alimentos industrializados e embutidos), o nosso corpo retém mais líquido pelo simples fato de o sódio “se prender” à água. Como consequência, quanto mais sal no corpo, mais água armazenada também.

Por isso, antes de se aventurar naquela janta com macarrão instantâneo, pondere a possibilidade de investir em um macarrão caseiro e com temperos mais saudáveis, diminuindo o consumo do sal. Quanto menos sal consumido, menos líquido retido. Pense nisso.

Mulher grávida desconfortável. Foto: Freepik

Publicidade

Inchaço na gestação:  4- Evite ficar muito tempo na mesma posição

Ficar muito tempo sentada ou de pé também não é uma boa ideia. Além de ser muito desconfortável, afeta a circulação sanguínea e consequentemente o nosso sistema linfático. Por isso, é fundamental que você dê algumas caminhadas dentro do seu escritório, ao longo do dia, ou então, sente-se um pouquinho, caso trabalhe em pé e caminhando “para lá e para cá”.

O nosso corpo não foi “feito” para ficar em uma mesma posição por horas ininterruptas. Precisamos nos mexer, nos movimentar, se quisermos que tudo funcione de maneira saudável e equilibrada. Portanto, nada de “estacionar” em uma posição, ok?

Mulher grávida com desconforto na barriga. Foto: Freepik

Mantenha hábitos saudáveis durante toda a gestação

O segredo para diminuir o inchaço na gravidez, no entanto, é manter uma vida ativa e baseada em hábitos saudáveis. Se você combinar uma boa noite de sono, com exercícios físicos e alimentação equilibrada, certamente você já sentirá muitos impactos positivos na sua saúde como um todo.

Por isso, cuide do seu cardápio, não exagere no consumo de sal, invista em bastante líquido ao longo do dia e movimente o seu corpo sempre que possível. Todos esses detalhes, unidos, farão muita diferença no longo prazo. Cuide da sua saúde e cuide do seu corpo!

Leia agora: Como é a dor na mama na gravidez? Entenda aqui