O desejo de estar mais próximo do habitat natural é visível em todos, o que se manifesta no cultivo de plantas de interior dentro das paredes da própria casa. Confira 100 ideias de jardim vertical!

Instalamos vasos de flores, penduramos coroas de flores na porta, organizamos um jardim vertical no apartamento e cultivamos árvores ornamentais. Traz uma sensação de calma, serenidade, harmonia consigo mesmo e com o mundo que nos rodeia.

Tipos de jardim vertical e suas características

jardim na parede

jardim na parede – Foto: Freepik

Esverdear superfícies verticais é uma opção simples e acessível para decorar paredes. As flores permitem que você realize qualquer ideia de design, crie um interior exclusivo.

Publicidade

Com a ajuda de uma grande variedade de plantas, que se diferenciam entre si na forma, cor das folhas, flexibilidade, taxa de crescimento e outros parâmetros, você pode criar composições únicas, tornando cada uma delas individual.

Três tipos

jardim vertical

jardim vertical – Foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O jardim vertical pode ser de vários tipos. Você deve escolher o mais adequado dependendo do tipo de plantas, do tamanho da sala, do design em si e da tarefa que a decoração verde vai realizar no futuro.

jardim

jardim – Foto: Freepik

Os tipos de jardim suspenso podem ser os seguintes:

  1. Modular. Um rack de plantas vertical é feito de metal, caixas de plástico, bolsos de tecido especial. Cada grupo de plantas é plantado em um módulo separado, depois são coletadas e fixadas na superfície.
  2. Tapete. Em um piso têxtil de uma só peça, muitos bolsos são feitos de filme de polímero, preenchidos com terra e plantas. Para não sobrecarregar a estrutura, é melhor usar pequenas flores e ervas.
  3. Recipiente. Recipientes especiais (vasos, caixas, vasos) são fixados na parede, cheios de terra e plantados com plantas, ervas aromáticas e até vegetais.

Onde fazer o jardim vertical

Sala decorada com sofá e plantas – Foto:Freepik

Publicidade

O jardim vertical é uma parte da vida que pode ser colocada em quase qualquer cômodo, até mesmo no banheiro e no quarto.

jardim vertical

jardim vertical – Foto: Freepik

Não só é capaz de se tornar uma decoração do ambiente, mas também traz prazer psicológico e purifica o ar. Esta decoração é adorável de se olhar.

Jardim vertical na sala

Sala decorada com sofá amarelo – Foto: Freepik

Este é o cômodo central da casa que mais chama a atenção. Reflete plenamente o gosto impecável dos donos da casa, deve ser o padrão de qualidade, portanto, seu projeto deve ser abordado com muita responsabilidade.

A sala não pode ser sobrecarregada com uma enorme quantidade de decoração. Confira algumas ideias!

Publicidade

Jardim vertical no quarto

Quarto decorado com mini escritório – Foto: Freepik

O quarto foi projetado principalmente para relaxamento, portanto, a atmosfera nele deve ser segura. Um clima favorável é muito importante, a qualidade do sono depende disso. Esses fatores devem ser considerados na escolha.

Em primeiro lugar, deve-se abandonar as plantas de odor pronunciado, aroma inebriante, de espécies que causam uma reação alérgica e emitem substâncias tóxicas.

jardim vertical

jardim vertical – Foto: Pexels

Também vale a pena atentar para o fato de que as plantas absorvem oxigênio intensamente à noite, saturando o ar com dióxido de carbono. Para não sentir constantemente falta de oxigênio, tonturas pela manhã, mal-estar, você não deve transformar o ambiente em uma estufa.

jardim vertical

jardim vertical – Foto: Freepik

Para um jardim vertical no quarto, você precisa escolher plantas de crescimento lento, com botões pequenos ou mesmo nenhum.

Jardim vertical na cozinha

Cozinha com muda de planta – Foto: Freepik

A área da cozinha é o local preferido de toda a família, a comida é preparada aqui, as noites são agitadas com longas conversas.

Qual construir e como criar um jardim vertical?

A popularidade do jardim vertical não reside apenas em uma impressão poderosa, mas também nas propriedades especiais de tal decoração.

jardim vertical

jardim vertical – Foto: Freepik

Estruturas pequenas se encaixam perfeitamente em salas pequenas e diluem o espaço apertado.

Prateleiras enormes serão uma boa opção para zonear uma sala espaçosa. Qualquer canteiro de flores vertical é fácil de montar com suas próprias mãos.

De paletes

Estratos com flores e plantas decorativas – Foto: Freepik

Os paletes comuns são adequados para criar uma decoração de jardim vertical. É necessário remover a cada segunda barra transversal da estrutura e pregar do outro lado.

Como resultado, você obtém uma escada plana de dois lados. Entre as tábuas, você precisa fazer camadas têxteis, preenchê-las com terra e colocar as plantas.

A ideia original de criar um canteiro de flores vertical a partir de paletes é uma instalação de vasos idênticos na superfície. Os potes de plástico são aparafusados ​​à madeira com parafusos auto-roscantes ou presos com grampos de metal.

De garrafas plásticas

Vasos recicláveis de planta – Foto: Freepik

Para criar um design simples e original, você precisará de um número considerável de garrafas de plástico. Eles podem ser posicionados horizontalmente ou verticalmente.

A primeira opção envolve o corte pela parte lateral, no segundo caso, apenas a parte inferior do recipiente é necessária.

Garrafas de plástico são uma excelente imitação de um jardim tropical suspenso. Quaisquer representantes da família das bromélias irão criar raízes.

Jardim vertical de cano

Parede decorativa com mudas de alface – Foto: Freepik

Você pode criar um jardim de flores improvisado com canos. Ao escolher as plantas, deve-se levar em consideração o diâmetro dos produtos de PVC.

Os canos podem ser presos com corda e pendurados em uma cerca ou parede. Se plantas altas forem plantadas, essa estrutura se tornará uma cerca original. Para a conveniência da irrigação, um sistema de irrigação por gotejamento pode ficar localizado dentro da tubulação.

Conclusão

Mulher tomando chá – Foto: Freepik

Um jardim vertical em um apartamento ou escritório não é apenas um elemento decorativo único, mas também serve para fins práticos. Purifica, umedece o ar e promove o bem-estar.

Você mesmo pode construir a estrutura, mas é melhor entrar em contato com empresas especializadas, onde funcionários experientes irão ajudá-lo a decidir sobre o projeto.