Existem erros que você não pode cometer na hora de decorar sua casa, tendo em vista que eles podem pôr a perder todo o seu esforço em deixar o seu lar mais aconchegante e bonito. Pensando nisso, listamos aqueles “deslizes” que podem estragar o resultado da sua decoração, a fim de lhe ajudar a não cometer estes equívocos. Para saber quais são, acompanhe o conteúdo até o fim! 🙂

5 erros que você não pode cometer na hora de decorar sua casa

Antes de qualquer coisa, é importante você compreender que as dicas abaixo não dizem respeito à regras “imutáveis”, ou seja, a sua casa ainda é sua e, portanto, você pode decorá-la de acordo com o seu gosto pessoal.

Leia também: Como aproveitar os espaços na mala na hora de viajar

erros que você não pode cometer na hora de decorar a sua casa

Quarto escuro e bagunçado. Foto: Freepik

Publicidade

Porém, existem algumas logísticas (como medir o espaço ou escolher um estilo) que podem lhe ajudar a ter um resultado mais positivo. Sendo assim, fica a seu critério decidir entre seguir cada uma das dicas, ou apostar naquelas que fazem mais sentido para você.

Dito isso, vamos agora aos principais erros que você não pode cometer na hora de decorar a sua casa:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

1- Esquecer-se de medir o espaço disponível

Como mencionamos acima, medir o espaço disponível para o móvel ou para o item decorativo é fundamental e faz parte de toda a logística da decoração.

Muitas vezes, você pode ver um tapete em uma vitrine ou um sofá em uma loja e, ao imaginar em sua casa, a combinação fica perfeita. Porém, você se esquece que o espaço da sua sala é bem diferente do espaço na loja, certo? E quando o móvel chega, está instaurada a frustração: faltou espaço, ou sobrou espaço demais.

Por isso, antes de se aventurar em qualquer compra, meça todos os ângulos e espaços disponíveis. Vale fazer uma anotação clara do espaço adequado para determinado item, a fim de levar com você na hora de visitar a loja.

erros que você não pode cometer na hora de decorar a sua casa

Homem medindo painel decorativo. Foto: Freepik

Publicidade

Nas compras pela internet, tenha a paciência de olhar atentamente toda a descrição de determinado produto. Assim você conseguirá ter informações sobre tamanho, espessura e até mesmo textura, sendo que esses dados são fundamentais para combinar tudo da melhor maneira.

Em suma, jamais compre um móvel ou item decorativo se baseando no “olhômetro”, sempre meça o espaço disponível!

Veja mais: Decoração Home Office: 5 dica para decorar seu ambiente de trabalho

2- Não partir de um estilo na hora de comprar móveis

A gente sabe que olhar móveis bonitos e peças decorativas pode ser muito tentador. Porém, se você quer realmente saber quais são erros que você não pode cometer na hora de decorar sua casa, considere decidir um estilo para o cômodo que você está decorando.

Afinal, imagine comprar uma linda mesa para a cozinha, com um design clássico, e um fogão ultra moderno? A combinação não será tão interessante, não é mesmo? Por isso, fuja da ideia de analisar um item de maneira “separada”, e procure sempre mentalizar como ficará a combinação de todas as partes entre si.

erros que você não pode cometer na hora de decorar a sua casa

Mulher em dúvida. Foto: Freepik

3- Exagerar na combinação de cores – ou não seguir nenhuma paleta

Foi-se o tempo em que ter diversos móveis ou itens decorativos da mesma cor era algo “bonito”. Na realidade, esse tipo de combinação sempre pesou o ambiente, deixando-o pouco agradável aos olhos e provocando o que chamamos de “poluição visual”. Da mesma forma, a falta de harmonia na paleta de cores pode causar o mesmo efeito, só que de forma contrária.

Publicidade

Por isso, para fugir dos erros que você não pode cometer na hora de decorar a sua casa, comece a pensar em uma paleta de cores para o ambiente que você quer decorar. Serão tons pastéis? Serão cores quentes ou frias? Depois de tomar essa decisão, você deverá buscar por combinações entre tons e cores diferentes, até encontrar uma harmonia.

Experimente pesquisar por paletas de cores no Pinterest. Assim você encontra inspirações para a sua decoração. 

Casa colorida. Foto: Freepik

4- Acumular muitos objetos diferentes é um dos erros que você não pode cometer na hora de decorar sua casa

Apesar de existir diversos tipos de itens decorativos e móveis diferentes para termos em nosso lar, um dos piores erros que você não pode cometer na hora de decorar a sua casa é o de acumular muita coisa. O acúmulo de objetos pode transparecer a sensação de bagunça e até mesmo fazer com que haja um aumento nas sujidades presentes no ambiente.

Leia também: Quarto de Menina: Confira ideias de decoração para 2021

Dependendo da localização da sua casa, objetos excessivos podem ser a porta de entrada para a proliferação de insetos e pragas, tornando a sua casa desagradável. Por isso, nada de exceder o limite de cada cômodo! Saiba adquirir o que realmente será útil, bonito e fará diferença no seu dia a dia. Se o objeto for sem nenhum apelo emocional ou funcional, não vale a pena tê-lo em seu lar. Pense nisso!

Mulher em cima da mesa com a casa bagunçada. Foto: Freepik

5- Não se atentar para a iluminação natural e artificial

A iluminação de um ambiente é mais importante do que os objetos que você decide expor em cada espaço. Isso porque sem uma iluminação de qualidade, nem mesmo os itens mais lindos do mundo receberão a atenção que merecem.

Por isso, invista sempre em um plano de decoração que conte com uma iluminação qualificada e que atinja todas as áreas do cômodo, e não apenas a central. Já no caso da iluminação natural, cortinas leves e janelas grandes são sempre bem-vindas pois, além de lindas, também melhoram a circulação de ar e impedem a proliferação de fungos e bactérias no ambiente.

Janela grande com entrada de luz. Foto: Freepik

Agora que você já sabe quais são os erros que você não pode cometer na hora de decorar a sua casa, é hora de sentar e pôr na ponta do lápis todo o planejamento da sua decoração. A partir disso você poderá desfrutar de um ambiente muito mais bonito, aconchegante e que conta ainda com a sua cara e personalidade. Boas mudanças! 😉

Leia agora: 10 ideias de decoração para quarto de meninas gêmeas!