cabelo colorido requer cuidados especiais, para não dizermos fundamentais, durante o dia a dia. Apenas dessa forma é que poderemos manter as madeixas sempre bem hidratadas, macias e com a cor mais viva. Pensando nisso, criamos esse guia completo com tudo o que você precisa saber para cuidar do seu cabelo colorido da melhor maneira possível. Acompanhe e saiba mais!

cabelo colorido

Mulher pintando o cabelo no salão. Foto: Freepik

Cuidados essenciais com o cabelo colorido

São diversos cuidados que devem ser levados em conta quando temos algum tipo de química no cabelo. Afinal, essas químicas podem criar uma sobrecarga nos fios, que perdem mais facilmente os nutrientes e a hidratação. Como consequência, se as medidas essenciais não forem tomadas, a fibra capilar pode ficar enfraquecida, quebradiça e até mesmo mais fina.

Para evitar esses problemas, siga as nossas recomendações abaixo a partir de hoje e veja os resultados:

Publicidade

Faça um cronograma capilar para cabelo colorido

O primeiro passo para cuidar adequadamente dos cabelos tingidos é criando um cronograma capilar. Com um cronograma adequado você poderá hidratar, reconstruir e nutrir os fios, em dias específicos, criando uma base sólida para o mantimento da saúde do seu fio. Sendo assim, o ideal é que você:

  • Hidrate o cabelo pelo menos duas vezes por semana.
  • Nutra o cabelo pelo menos uma vez por semana.
  • Reconstrua o cabelo pelo menos uma vez a cada quinzena.

Assim você consegue intercalar os tratamentos entre si, criando um cronograma estruturado e que supra todas as necessidades do seu cabelo. Para hidratar, nutrir e reconstruir, basta comprar máscaras especializadas para cada tipo de tratamento. 

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Veja também: Receitas caseiras para cuidar do cabelo

Use shampoo vegano e natural para não agredir o cabelo colorido

Shampoo vegano e natural pode ser uma ótima pedida na hora de lavar os cabelos coloridos. Isso porque eles não contam com aditivos químicos na composição, o que protege a saúde capilar e não sobrecarrega as madeixas. Além disso, não faz testes em animais e não apresentam efeitos colaterais para a saúde. Experimente possibilidades mais naturais e veja os resultados.

cabelo colorido

Mulher com cabelo ruivo. Foto: Freepik

Use creme de limpeza capilar no lugar do shampoo, de maneira intercalada

Ao invés de lavar os cabelos com shampoo em toda lavagem, experimente usar um creme de limpeza. Assim você não “agride” tanto a fibra capilar, tendo em vista que um dos papéis do shampoo é abrir as cutículas dos fios, para assim remover as sujidades. Já o creme de limpeza irá remover apenas a sujeira superficial, mantendo as cutículas protegidas e a hidratação dentro dos fios.

Publicidade

Aplique creme de pentear adequado aos seus fios

Depois de lavar e tratar os seus cabelos coloridos, experimente criar o hábito de usar creme de pentear para modelar. Você não precisa ter cachos ou ondas para usar esse tipo de produto nos fios, mas sim, pode usá-lo como um protetor contra a poluição, a radiação solar e o ressecamento excessivo. É como se o creme de pentear criasse uma película protetora sobre a fibra capilar, deixando os fios mais protegidos e brilhantes.

Invista em ampolas de hidratação para cabelo colorido

As ampolas de hidratação possuem um efeito imediato e são ótimas para tratamentos quinzenais. Se você notar o seu cabelo muito ressecado e quebradiço, use a ampola concentrada para restaurar os fios e deixá-los macios e brilhantes outra vez.

Além disso, crie o hábito de tratar mesmo quando os fios não apresentam efeitos de ressecamento, pois assim você mantém o cabelo sempre impecável. 😉

Cabelo loiro com mecha rosa. Foto: Freepik

Seque o cabelo colorido com uma camisa de algodão

Como você seca os seus cabelos depois do banho? Você usa toalha ou outro tipo de tecido para enrolar nos cabelos? Reflita sobre isso.

Pois você sabia que tecido de algodão é muito mais adequado para secar os cabelos? Uma vez que não gera atrito e não deixa as escamas do cabelo “arrepiadas”. Assim, não agride os fios e ainda mantém o brilho natural, diminuindo consideravelmente o frizz. Experimente e veja a diferença!

Publicidade

Evite o uso de chapinha e secador no cabelo colorido

Os aparelhos quentes, como secador, chapinha e babyliss, podem agredir muitos os fios, mesmo quando usamos protetor térmico. Como consequência, as madeixas ficam ressecadas, sem vida, com ponta dupla e quebradiças. E especialmente os cabelos com química podem sofrer ainda mais com esse tipo de hábito.

Portanto, use a chapinha e o secador apenas em situações específicas e esporádicas, permitindo mais naturalidade ao seu cabelo colorido.

Leia mais: O caroço do abacate, um aliado precioso da saúde e da beleza

Não penteie o seu cabelo colorido quando ele estiver seco

Quando o seu cabelo estiver seco, evite de penteá-lo, especialmente se você costuma usar “pouca delicadeza” para esse processo. Os fios secos tendem a se arrepiar com mais facilidade, ficando com uma aparência de danificados. O essencial é que você use apenas os dedos para tirar o excesso de nós e pronto. Se ainda assim perceber que os fios estão muito rebeldes, use um óleo capilar um um pouquinho de creme para ajeitá-lo com as mãos.

Mulher com cabelo cacheado e ruivo. Foto: Freepik

Leia mais: Cuidados indispensáveis na gestação: pele, unhas e cabelos

Use óleo restaurador de pontas de maneira recorrente

Para manter as pontas do cabelo colorido sempre macias e hidratadas, procure usar um óleo restaurador de pontas, todos os dias. Isso irá nutrir a fibra capilar, diminuir as pontas duplas e deixará o cabelo mais macio, alinhado e saudável.

Acredite, cuidar das pontas pode ser mais importante do que encher o comprimento com produtos de beleza, afinal, uma ponta maltratada pode quebrar e abrir a fibra do cabelo, absorvendo mais impurezas e agentes nocivos.

Evite água muito quente na hora de lavar o cabelo colorido

Da mesma forma que os aparelhos quentes podem desidratar e maltratar o seu cabelo, a água em temperatura alta pode causar o mesmo efeito. Portanto, antes de lavar os fios, regule a temperatura da água para morna ou fria, pois isso irá selar as cutículas, mantendo a hidratação dentro do cabelo. Além disso, você protegerá os fios do frizz, deixando o cabelo mais alinhado e bonito.

Mulher loira com mechas rosa. Foto: Freepik

Use sempre produtos de qualidade

Por fim, lembre-se de sempre usar produtos de qualidade na hora de tratar e cuidar do seu cabelo colorido. E isso vale tanto para a preparação dos fios, quanto para a tintura em si. Assim, certamente você terá madeixas sempre fortes, saudáveis e lindas. Cuide-se! 🙂

Leia mais: Grávida pode pintar o cabelo?