Investir em receitas caseiras para cuidar do cabelo pode ser uma forma econômica de manter as madeixas sempre bonitas, macias e com vida. Afinal, no dia a dia corrido, sabemos que nem sempre é possível dar conta de tudo e ainda visitar o salão, não é mesmo? São tantas tarefas, tantos compromissos e ainda os filhos para receber atenção…

Assim, nada melhor do que investir em receitas que sejam mais práticas e rápidas, melhorando a textura dos cabelos sem pesar. Ao levar isso em conta, fizemos este guia com as melhores receitas para cabelos, a fim de lhe ajudar nessa tarefa. Acompanhe e saiba mais!

receitas caseiras para cuidar do cabelo

Mulher com cabelo longo e bonito. Foto: Freepik

Melhores receitas caseiras para cuidar do cabelo

Seja no fim de semana, ou no dia a dia, investir em receitas caseiras práticas pode fazer com que os fios fiquem mais nutridos e hidratados, diminuindo o aspecto ressecado e mantendo as vitaminas por mais tempo dentro da fibra capilar.

Publicidade

Sendo assim, conheça as nossas principais receitas e crie um cronograma para aplicá-las ao longo do mês e assim desfrutar de efeitos incríveis. Vamos lá?

Leia mais: Grávida pode pintar o cabelo?

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Vinagre de maçã com máscara hidratante

O vinagre de maçã, na realidade, é responsável por manter a hidratação dentro dos fios, ao selar as cutículas, garantindo mais maciez e brilho aos cabelos. Sendo assim, misturar cerca de 1 colher de sopa de vinagre de maça a cada 3 colheres de sopa de máscara hidratante, já pode ajudar a manter os cabelos muito mais macios, alinhados, com menos frizz e super hidratados.

receitas caseiras para cuidar do cabelo

Vinagre de maça dentro dos frascos de vidro. Foto: Freepik

Ovos para ajudar no crescimento capilar

Se você quer acelerar o crescimento capilar, seja por estar passando pela transição ou por querer iniciar o seu projeto Rapunzel, saiba que os ovos podem te ajudar. Rico em vitaminas e proteínas, você pode aplicar os ovos nos cabelos (misturando-os com uma máscara hidratante) ou aplicar diretamente na raiz úmida e limpa, massageando bem. Deixe agir por cerca de 15 minutos e enxágue bastante.

  • Importante: O ovo tem cheiro forte, portanto, se você fica enjoada com facilidade, substitua-o pelo óleo essencial de alecrim, que também auxilia no crescimento. A diferença, nesse caso, é que o óleo precisa ser diluído para não causar alergia.
receitas caseiras para cuidar do cabelo

Mulher penteado os cabelos molhados. Foto: Freepik

Publicidade

Máscara capilar de mel e banana

Todo mundo sabe que o mel é um poderoso antioxidante capaz de expulsar os radicais livres, não é mesmo? Assim, ajuda a manter a saúde dos fios e retarda o envelhecimento das células e cutículas capilares. Em paralelo a isso, a banana é rica em vitaminas, potássio e nutrientes capazes de deixar os fios muito mais sedosos, macios e saudáveis.

Pote com diversas bananas em rodelas. Foto: Freepik

Para usufruir de todos esses resultados, experimente amassar uma banana branca madura e acrescentar 3 colheres de sopa de mel, mexendo bem. Mexa até formar um creme/pasta e aplique nos cabelos úmidos e limpos. Deixe agir por 30 minutos e enxágue bem, finalizando com o seu condicionador.

Veja também: 7 dicas naturais para ajudar na queda dos cabelos no pós-parto

Receitas caseiras para cuidar do cabelo: Máscara de abacate com mel

Como vimos acima, o mel é antioxidante e protege os cabelos dos poluentes e dos radicais livres. Ao mesmo tempo, o abacate é rico em gorduras boas e vitaminas, nutrindo o cabelo profundamente e devolvendo a maleabilidade dos fios. Da mesma forma, o abacate é capaz de diminuir o ressecamento, sendo recomendado para quem tem cabelo seco e contra indicado para quem tem os fios mais oleosos.

Mulher segurando um abacate cortado ao meio. Foto: Freepik

Publicidade

Para preparar, é muito simples. Basta misturar 1 colher de chá de mel em cada colher de sopa de abacate amassado, misturando bem. Prepare uma quantidade adequada ao comprimento dos seus cabelos e aplique nos fios limpos e úmidos. Depois é só deixar agir por 40 minutos e enxaguar abundantemente.

Receitas caseiras para cuidar do cabelo: Máscara capilar de cenoura

Dentre as receitas caseiras para cuidar do cabelo, essa é uma das que mais dá resultado desde a primeira aplicação. A cenoura, além de saborosa na culinária, contém muitos nutrientes e vitaminas responsáveis por nutrir camadas mais profundas da fibra capilar, além de ajudar a manter o brilho e a vitalidade dos fios.

Ao mesmo tempo, a máscara de cenoura também é capaz de remover poluentes que estão “impregnados” nos cabelos, além de fazer uma limpeza profunda do couro cabeludo. Para preparar, basta você bater uma cenoura no liquidificador, juntamente com 100 ml de água filtrada. Depois, coe a mistura, ficando com a parte “grossinha”, ou seja, o que sobrar na peneira/coador. É essa parte densa que deverá ser aplicada nos fios úmidos e limpos.

Mulher descascando cenoura. Foto: Freepik

  • Dica: Você pode misturar a cenoura triturada em um creme hidratante e aplicar com mais facilidade. Os efeitos serão tão bons quanto, mas com o plus que a máscara capilar pode promover.

Monte um cronograma capilar para melhores resultados

Agora que você já conheceu as melhores receitas caseiras para cuidar do cabelo, aqui vai a nossa dica extra: monte o seu cronograma capilar! Lembre-se de que ele é dividido em três etapas:

  • Hidratação: Que deve acontecer duas vezes por semana;
  • Reconstrução: Que deve acontecer a cada 15 dias;
  • Nutrição: Que deve acontecer a cada 10 dias.

Para facilitar a montagem do seu cronograma, considere que:

  • A máscara de abacate e vinagre de maçã pode ser usada na nutrição.
  • As máscaras de banana e cenoura podem ser usadas na hidratação.
  • A máscara com ovos pode ser usada na reconstrução.

Agora é só dividir de acordo com os dias que você lava o cabelo e pronto! Você já terá um cronograma simples, bem montado, e que deixará os seus cabelos lindos rapidamente. Tudo isso sem ter que investir em horas no salão, e ainda tendo aquele tempo de sobra para fazer as atividades domésticas com tranquilidade. 😉

Leia também: Cuidados indispensáveis na gestação: pele, unhas e cabelos