Criança com fezes verdes: As fezes verdes são um fenômeno presente em bebês e adultos. Em bebês, este é um sintoma insignificante, pois é um sinal de um sistema digestivo ainda não totalmente formado.

Em adultos, no entanto, podem ser um sinal de alarme para uma infecção ou distúrbio relacionado ao nosso corpo.

penico

Bebê no penico – Foto: Freepik

Normalmente os nossos excrementos têm uma cor castanha, ainda que, na realidade, pela alimentação ou outros fatores, possam assumir várias cores: podemos portanto notar fezes amarelas ou castanhas claras e até verdes. Vamos ver quais são as causas das fezes verdes em adultos e crianças.

Publicidade

Quando a cor muda e se torna de consistência anormal como ocorre na produção de fezes verdes, pode significar que há algo errado, muitas vezes com o sistema gastrointestinal, outras vezes em nível sistêmico.

O formato das fezes deve refletir o formato do cólon

bebê no penico

Neném no penico – Foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A forma das fezes deve, hipoteticamente, refletir a do cólon/reto, idealmente se aproximando de um cilindro de quinze centímetros de comprimento e quatro de espessura. A consistência das fezes, por outro lado, deve ser macia, quase fofa.

Quando encontramos fezes muito duras e secas, aquosas, viscosas, em forma de fita ou filamentos, em bolas ou com vestígios de muco ou sangue, temos um sinal claro de que algo não funcionou corretamente durante os processos digestivos.

  • Confira também: Cocô do bebê: veja sinais de que ele não está normal

A criança fez cocô verde: qual o motivo?

Criança com fezes verdes

Criança no penico – Foto: Freepik

Muitas vezes acontece que o pediatra precisa tranquilizar os pais que se preocupam com as fezes verdes produzidas pelo bebê. Na realidade, esse fenômeno tem pouco significado se não for acompanhado de sintomas que sugerem uma doença.

Publicidade

A cor esverdeada das fezes às vezes preocupa os pais muito mais do que deveria. Mas, no bebê, se cocô verde estiver associado à diarreia, pode ser gastroenterite aguda. Em crianças já desmamadas é possível que essa cor seja decorrente da presença de alimentos como o espinafre na dieta.

Criança com fezes verdes

Menina no penico – Foto: Freepik

O que interfere na criança com fezes verdes:

  • Tipo de leite (materno ou artificial) que o bebê ingere;
  • A quantidade de ferro que contém no leite;
  • O tempo de viagem intestinal durante o qual as bactérias da flora intestinal oxidam a bilirrubina.

A cor do cocô do recém-nascido pode variar do amarelo claro ao verde, até a cor marrom comum.

Se a criança tem fezes verdes, o que está acontecendo com ele?

As causas são basicamente duas: flora bacteriana “fraca”, talvez ainda mal formada (como nos primeiros meses de vida) ou “alterada”; gerando um trânsito intestinal rápido, como no caso de diarreia.

Publicidade

Causas patológicas das fezes verdes

Criança com fezes verdes

Criança brincando em cima do penico – Foto: Freepik

As causas patológicas de criança com fezes verdes podem ser:

  • intolerância ou alergia;
  • infecção intestinal.

Se cocô verde estiver associado a fezes líquidas e mais frequentes do que o normal, o bebê pode ter um episódio diarreico e, portanto, é apropriado conversar com o pediatra. Nem tanto pela cor, mas pela diarreia e pelo risco de desidratação.

Fezes verdes em adulto: quando se preocupar

Frequentemente, nossas fezes podem assumir uma cor esverdeada, isso pode depender dos alimentos que comemos ou a causa pode ser uma infecção viral ou bacteriana.

Mulher com vontade de ir ao banheiro

Mulher com vontade de ir ao banheiro – Foto: Freepik

Nos adultos, em comparação com as crianças, o peso atribuído ao fenômeno é totalmente diferente. Isso pode estar relacionado aos alimentos que ingerimos, muito ricos em clorofila, que são encontrados especialmente em vegetais de folhas grandes como o espinafre, ou nas ervilhas e no feijão verde.

Nesse caso específico, não há necessidade de se alarmar, por se tratar de uma condição fisiológica totalmente benigna. Até mesmo a ingestão de medicamentos como antibióticos ou medicamentos à base de ferro pode alterar a cor das fezes.

Nos casos mais raros, se a condição persistir e for acompanhada por diarreia intensa, devemos procurar o médico.

Principais causas

mulher no banheiro

Mulher com mão na barriga – Foto: Freepik

As causas mais comuns de fezes verdes podem ser substancialmente três:

  • O uso massivo de antibióticos, que altera o funcionamento normal da flora bacteriana. Na verdade, isso poderia enfraquecê-lo e, portanto, tornar menos intenso o último processo que ocorre no intestino, o que transforma as fezes de amarelo/verde em marrom;
  • Uma infecção bacteriana;
  • A dieta.

Outras causas de fezes verdes podem ser doença intestinal crônica ou a presença de tumores. Nesse caso, entretanto, essas são exceções muito raras. Em vez disso, é aconselhável consultar o seu médico quando a cor permanecer a mesma mesmo após vários dias, especialmente se acompanhada de diarreia, febre ou dor.