Desfraldar os bebês: Seu bebê parece pronto para se livrar da fralda, mas mil dúvidas a atormentam e uma delas é: ele está pronto para o grande passo? Aqui estão algumas dicas de como desfraldar sem estresse.

Entre os desafios mais difíceis que uma mãe deve enfrentar durante o crescimento de seu bebê está, é claro, o de compreender como tirar a fralda de seu bebê de forma permanente.

Todas as crianças lutam para não abandonar o hábito confortável e, muitas vezes, são muito preguiçosas ou têm medo de começar a usar o banheiro, assim como os adultos.

Bebê engatinhando

Bebê engatinhando – Foto: Freepik

Publicidade

Saber como desfraldar é uma etapa tão difícil e necessária. Assim, para torná-la mais fácil possível, existem muitos truques maternos que podem garantir o seu sucesso.

A primeira fase geralmente ocorre após os dois anos de idade, quando se reconhece que as crianças possuem a capacidade de controlar os estímulos.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Muitas crianças são capazes de fazer isso desde cedo, com a ajuda dos pais.

Quando começar a desfraldar os bebês?

O processo de abandono da fralda deve ocorrer de forma gradual e possivelmente em um período em que você terá muito tempo para se dedicar à delicada operação que também requer uma boa dose de paciência.

O período ideal é o verão, a criança poderá desfrutar da liberdade de vestir uma vestimenta leve como calcinha de algodão ou cueca sem se preocupar muito se sujar e as mães não terão que se esforçar com as frequentes lavagens necessárias sempre que ocorrer um “acidente”.

Desfraldar os bebês

Trocando fralda – Foto: Freepik

Publicidade

Outra dica útil é ter um estoque de calcinhas e cuecas, para que você possa trocar seu bebê várias vezes ao dia sem ficar muito dependente de máquinas de lavar.

Não existe uma idade definida e nenhuma forma universal de tirar a fralda, embora seja necessário que a criança se desfaça dela em até três anos, coincidindo com o ingresso no jardim de infância.

Toda mãe deve ser boa em compreender as nuances do caráter de seu filho para ajudá-lo nessa etapa importante de crescimento.

Desfraldar os bebês: método clássico

O momento de eliminação da fralda pode ser dividido em várias etapas, geralmente são três:

  1. Primeiramente, você começa eliminando a fralda durante o dia, só para fazer xixi, tentando deixar a criança avisar para entender quando é hora de cocô e depois para colocá-lo de volta.
  2. Ela se sentirá mais confortável começando aos poucos e será solicitado a avisá-lo quando quiser.
  3. O próximo passo, é claro, é coloca-lo no penico ou no banheiro a tempo.
  4. A última e mais importante etapa é eliminar a fralda ainda à noite.

Um dos sinais mais óbvios de que seu bebê está pronto para dormir sem fralda é uma fralda seca pela manhã. Se você perceber que a fralda está seca por pelo menos três dias seguidos, pode tentar removê-la mesmo à noite.

A primeira coisa a fazer é pegar um penico, recomendo que você escolha com seu filho, ele se sentirá mais envolvido e estará mais inclinado a usá-lo.

Publicidade
Desfraldar os bebês

Mãe tirando frauda de bebê – Foto: Freepik

Os papéis de mamãe e papai são fundamentais para tirar a fralda do seu bebê sem traumas. Sendo assim, observe muito seus filhos, quando eles fogem, seus rostos são absolutamente reconhecíveis e entendê-los na hora lhe dará a vantagem de que você precisa levá-los ao banheiro a tempo.

Mas normalmente, com a idade de dois anos ou iminente, bons resultados são obtidos em cerca de 10 dias, mas se demorar mais é normal.

As crianças são habituais, por isso o penico é um objeto que deve ser inserido com tranquilidade na sua rotina diária, até que se torne parte integrante dela.

Conselho de mãe

Desfraldar os bebês: Crescer é brincadeira de criança. Dizer adeus à fralda pode ser um jogo muito interessante se as mães aguçarem a imaginação.

Na hora de desfraldar, fazer xixi ou cocô deve parecer algo sensacional e divertido, um momento de cumplicidade e de partilha com a mãe, um pretexto para se sentir gratificado.

Peça à criança que encontre brinquedos ou um livro para usar quando estiver no banheiro, para que ela perceba o momento como algo relaxante, quase uma recreação.

Desfraldar os bebês

Jovem com bebê no colo – Foto: Freepik

Não espere que a criança lhe diga que está fugindo, se você perguntar “você precisa fazer xixi?”, a resposta dela quase certamente será negativa. Tente levá-lo ao banheiro regularmente (a cada 30 minutos), também demonstrando entusiasmo.

Embora às vezes tirar a fralda de um bebê possa ser tudo menos fácil, é preciso manter a calma e manter uma atmosfera agradável, lembrando que o nervosismo e a tensão apenas tornam a tarefa mais difícil.

Mas é importante cumprimentá-lo e gratificá-lo com frequência, a cada pequeno passo à frente, talvez estabelecendo um belo presente em troca dos próximos passos.

É proibido repreendê-lo, algum acidente é inevitável, nós também já passamos por isso, vamos fazê-los compreender que não há nada do que se envergonhar.