Desfraldar os bebês: Seu bebê parece pronto para se livrar da fralda, mas mil dúvidas a atormentam e uma delas é: ele está pronto para o grande passo? Aqui estão algumas dicas de como desfraldar sem estresse.
Entre os desafios mais difíceis que uma mãe deve enfrentar durante o crescimento de seu bebê está, é claro, o de compreender como tirar a fralda de seu bebê de forma permanente.
Todas as crianças lutam para não abandonar o hábito confortável e, muitas vezes, são muito preguiçosas ou têm medo de começar a usar o banheiro, assim como os adultos.
Bebê engatinhando – Foto: Freepik
Saber como desfraldar é uma etapa tão difícil e necessária. Assim, para torná-la mais fácil possível, existem muitos truques maternos que podem garantir o seu sucesso.
A primeira fase geralmente ocorre após os dois anos de idade, quando se reconhece que as crianças possuem a capacidade de controlar os estímulos.
Muitas crianças são capazes de fazer isso desde cedo, com a ajuda dos pais.
Quando começar a desfraldar os bebês?
O processo de abandono da fralda deve ocorrer de forma gradual e possivelmente em um período em que você terá muito tempo para se dedicar à delicada operação que também requer uma boa dose de paciência.
O período ideal é o verão, a criança poderá desfrutar da liberdade de vestir uma vestimenta leve como calcinha de algodão ou cueca sem se preocupar muito se sujar e as mães não terão que se esforçar com as frequentes lavagens necessárias sempre que ocorrer um “acidente”.
Trocando fralda – Foto: Freepik
Outra dica útil é ter um estoque de calcinhas e cuecas, para que você possa trocar seu bebê várias vezes ao dia sem ficar muito dependente de máquinas de lavar.
Não existe uma idade definida e nenhuma forma universal de tirar a fralda, embora seja necessário que a criança se desfaça dela em até três anos, coincidindo com o ingresso no jardim de infância.
Toda mãe deve ser boa em compreender as nuances do caráter de seu filho para ajudá-lo nessa etapa importante de crescimento.
Desfraldar os bebês: método clássico
O momento de eliminação da fralda pode ser dividido em várias etapas, geralmente são três:
- Primeiramente, você começa eliminando a fralda durante o dia, só para fazer xixi, tentando deixar a criança avisar para entender quando é hora de cocô e depois para colocá-lo de volta.
- Ela se sentirá mais confortável começando aos poucos e será solicitado a avisá-lo quando quiser.
- O próximo passo, é claro, é coloca-lo no penico ou no banheiro a tempo.
- A última e mais importante etapa é eliminar a fralda ainda à noite.
Um dos sinais mais óbvios de que seu bebê está pronto para dormir sem fralda é uma fralda seca pela manhã. Se você perceber que a fralda está seca por pelo menos três dias seguidos, pode tentar removê-la mesmo à noite.
A primeira coisa a fazer é pegar um penico, recomendo que você escolha com seu filho, ele se sentirá mais envolvido e estará mais inclinado a usá-lo.
Mãe tirando frauda de bebê – Foto: Freepik
Os papéis de mamãe e papai são fundamentais para tirar a fralda do seu bebê sem traumas. Sendo assim, observe muito seus filhos, quando eles fogem, seus rostos são absolutamente reconhecíveis e entendê-los na hora lhe dará a vantagem de que você precisa levá-los ao banheiro a tempo.
Mas normalmente, com a idade de dois anos ou iminente, bons resultados são obtidos em cerca de 10 dias, mas se demorar mais é normal.
As crianças são habituais, por isso o penico é um objeto que deve ser inserido com tranquilidade na sua rotina diária, até que se torne parte integrante dela.
Conselho de mãe
Desfraldar os bebês: Crescer é brincadeira de criança. Dizer adeus à fralda pode ser um jogo muito interessante se as mães aguçarem a imaginação.
Na hora de desfraldar, fazer xixi ou cocô deve parecer algo sensacional e divertido, um momento de cumplicidade e de partilha com a mãe, um pretexto para se sentir gratificado.
Peça à criança que encontre brinquedos ou um livro para usar quando estiver no banheiro, para que ela perceba o momento como algo relaxante, quase uma recreação.
Jovem com bebê no colo – Foto: Freepik
Não espere que a criança lhe diga que está fugindo, se você perguntar “você precisa fazer xixi?”, a resposta dela quase certamente será negativa. Tente levá-lo ao banheiro regularmente (a cada 30 minutos), também demonstrando entusiasmo.
Embora às vezes tirar a fralda de um bebê possa ser tudo menos fácil, é preciso manter a calma e manter uma atmosfera agradável, lembrando que o nervosismo e a tensão apenas tornam a tarefa mais difícil.
Mas é importante cumprimentá-lo e gratificá-lo com frequência, a cada pequeno passo à frente, talvez estabelecendo um belo presente em troca dos próximos passos.
É proibido repreendê-lo, algum acidente é inevitável, nós também já passamos por isso, vamos fazê-los compreender que não há nada do que se envergonhar.