O período de volta às aulas está chegando, e com ele diversas preocupações que acabamos tendo todos os anos: a compra do material, a adaptação escolar (para aqueles que estão mudando de escola e para os pequenos que estão indo pela primeira vez), alterações na rotina, e ainda por que meu filho adoece mais na volta às aulas?

E falando sobre o maior risco de que o filhote fique doente, isso não é um mito, não. Quem tem filhos sabe que, sobretudo quando a criança é pequena, ela acaba mesmo adquirindo resfriados, gripes e outras viroses com mais facilidade no ambiente escolar.

doenças infantis

Menina doente está abraçada em sua mãe, em um consultório médico. Atrás, o Doutor está fazendo anotações em uma caderneta. A menina está abraçada com um urso de pelúcia, com uma expressão triste. Crédito da foto: Freepik

Para que você se informe sobre o tema, nesse post você confere informações preciosas concedidas pelo otorrinolaringologista Milton Orel, do Hospital paulista CEMA. Ele explica por que a criançada fica mais sensível nesse período e dá também dicas bacanas de prevenção. Vale a pena ler e compartilhar com outros pais!

Publicidade

Os motivos das doenças na escola

O primeiro fator está relacionado à idade: quanto mais nova criança, maiores as chances dela pegar uma doença de um coleguinha na escola. “Nos bebês e crianças pequenas os anticorpos ainda estão em processo de formação; o sistema imunológico pode ser um pouco mais deficitário”, coloca Milton Orel.

doenças infantis

Mãe cuida de sua filha doente. Ela assoa seu nariz com um lenço. Crédito da foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O médico ainda completa que a frequência de doenças na escolinha, em pequenos até o terceiro ano de idade, tem até nome. “Crianças até 3 anos têm o risco de desenvolver a ‘Síndrome da Creche’, que leva os pequenos a infecções repetidas, como faringites, otites, amigdalites, entre outras”, alerta.

Outros motivos que ele aponta como fatores de risco para o aparecimento de doenças na volta às aulas são as viagens de férias, que podem propiciar o desenvolvimento de viroses (pela alimentação em locais diferentes e possivelmente com alimentos de qualidade duvidosa).

Já o maior contato com a água (seja em piscinas, mares ou rios), também comum no verão, facilita o surgimento de otites, enquanto ventiladores e ar condicionado estão relacionados à ocorrência de infecções respiratórias.

Meningite em crianças

Mãe está com sua filha doente no colo, cuidando dela. Crédito da foto: Freepik

Publicidade

“Tem ainda o fato de que os cuidados com as crianças, por parte dos pais, são menores do que se comparados aos que acontecem no período escolar. Os pais tiram férias também”, completa Milton Orel.

E por fim pode-se falar da escola, que, muitas vezes, aproveita o período de recesso para reformas. Nesse caso, no retorno da criançada, os alunos têm contato com produtos químicos utilizados no processo, o que é mais um motivo para infecções e alergias.

E como proteger meu filho?

O médico ensina: “Manter a carteira de vacinação em dia, prolongar a amamentação o máximo possível, tendo em vista que o leite materno é um dos principais responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico infantil; alimentação equilibrada e rica em nutrientes, hábitos de higiene pessoal e coletiva, banhos de sol diários e prática de atividades físicas são algumas ações bastante eficientes”.

menino doente

menino doente – Foto: Freepik

Ele também destaca que não é possível proteger completamente a criança das doenças nesse período. Contudo, isso tem seu lado positivo: a exposição a micro-organismos faz parte do desenvolvimento e é importante para o sistema imunológico do pequeno, que ainda está sendo formado.

Veja também:

Publicidade

Quando deixar (ou não) a criança faltar da escola por problema de saúde?