Os anticoncepcionais são o método mais usado pelas mulheres na hora de evitar uma gravidez. No mercado farmacêutico, existem várias marcas que cuidam desse tipo de medicamento. Hoje vamos falar sobre o anticoncepcional Cerazette. 

O que é o anticoncepcional Cerazette?

Foto: Freepik

Assim como grande parte das pílulas do mercado, o anticoncepcional Cerazette inibe a ovulação, prevenindo a gravidez. 

Ele é produzido pelo laboratório Schering e é vendido com o preço médio de 30 reais. 

Publicidade

A embalagem tem 30 comprimidos, considerando uma pausa de 1 semana entre cada cartela, para que aconteça a menstruação. 

Quem pode e quem não pode tomá-lo?

Foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O diferencial desse anticoncepcional é que ele é recomendado para mulheres que estão amamentando (porque ele não muda a qualidade do leite materno) ou que possuem problemas com estrogênio. 

Entretanto, ele é contraindicado para gestantes, mulheres com doenças hepáticas, problemas de varizes e tumor nas mamas. 

Como posso tomar o anticoncepcional Cerazette?

Foto: Freepik

A cartela possui 28 comprimidos, que devem ser ingeridos todos os dias. Apenas uma unidade por dia com intervalo de 24 horas cada um, até terminar a cartela. 

Publicidade

Para a eficácia do produto, é importante tomá-lo sempre no mesmo horário e todos os dias, sem pausas ou pulos que não estejam programados na cartela. 

O que acontece se eu esquecer de tomar meu anticoncepcional? 

Foto: Freepik

Como todo contraceptivo, esquecer de tomar o anticoncepcional Cerazette pode aumentar as chances de uma gravidez. Principalmente, se esse intervalo aconteceu na primeira semana do mês do comprimido ou com mais de uma pílula. 

Confira abaixo alguns casos de esquecimento e o que fazer: 

  • Esqueci de tomar minha pílula em um intervalo de até 12h: no caso desse tipo de atraso, o comprimido esquecido deve ser tomado assim que lembrado. Os demais devem continuar sendo ingeridos no horário habitual. O risco de gravidez é menor. 
  •  Não tomei a pílula por um intervalo maior que 12h: nessa situação deve-se tomar o comprimido assim que lembrar, mesmo que ele vá de encontro com o próximo comprido, ou seja, tomar duas pílulas juntas. Esse esquecimento acarreta uma queda de proteção do contraceptivo, o que pode, sim, gerar uma gravidez. Então, recomendamos usar também mais um método contraceptivo pelos 7 dias seguintes, como preservativo. 
  • Esqueci mais do que um comprimido: quando você esquece de tomar o anticoncepcional por vários dias, é bom consultar um médico e não deixar de usar métodos contraceptivos adjacentes. Visto que, quanto maior o esquecimento, menor a proteção da pílula. 

Lembre-se de que essas dicas valem tanto para o anticoncepcional Cerazette quanto para outros remédios contraceptivos de uso contínuo e diário

Possíveis efeitos colaterais do anticoncepcional Cerazette 

Foto: Freepik

Publicidade

Antes de falarmos sobre os efeitos colaterais, é importante lembrar que eles não são uma regra e podem mudar de corpo para corpo. Então, outros fatores como alimentação, genética e estilo de vida também podem ser cruciais em um tratamento hormonal. 

Entre os efeitos colaterais mais incomuns estão:

  • Infecção vaginal. 
  • Distúrbio nos olhos, como intolerância a lentes de contato.
  • Vômitos. 
  • Alopecia. 
  • Fadiga. 

 

Já os efeitos mais comuns são:

  • Alteração de humor.
  • Baixa na libido.
  • Aumento de peso. 
  • Dor nas mamas. 
  • Menstruação irregular. 
  • Acne.
  • Náusea. 
  • Cefaleia. 

 

Mas não precisa se assustar! Cada remédio age de uma maneira diferente em cada corpo. 

Enfim, antes de começar um tratamento hormonal contraceptivo, é muito importante consultar um médico ginecologista. Só ele será capaz de te dizer qual a melhor pílula para o seu caso e como ela deve ser administrada. Jamais se automedique.