As 30 semanas de gravidez marcam três quartos de sua gestação completos. Então você já está bem mais próxima do final da gravidez agora.

Nesta etapa o bebê já está bem desenvolvido e costuma ir se posicionando de maneira favorável ao parto.

Com 30 semanas de gravidez o bebê geralmente está de cabeça para baixo, mas o encaixe propriamente dito costuma ocorrer mais para a frente.

Com relação à mulher, as 30 semanas de gravidez dão início a um período de maior cansaço, em que o sono retorna e as atividades do dia a dia se tornam mais difíceis. Veja a seguir mais detalhes sobre essa fase.

Publicidade

30 semanas de gravidez: a mãe

Com 30 semanas de gravidez é muito provável que você comece a sentir um cansaço extremo, assim como no início da gestação.

Além disso o tamanho da barriga agora dificulta as atividades cotidianas, como amarrar os sapatos ou abaixar para pegar alguma coisa no chão.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Confira: Nomes de gêmeos: 60 ideias geniais para você se inspirar!

quarto de bebê

Foto: Freepik

Também, a partir das 30 semanas de gravidez, as variações de humor podem ocorrer mais frequentemente, e pode ser que você fique mais sensível devido a isso.

Mas apesar de essa instabilidade ser comum, se você perceber que está ficando muito triste durante a maior parte do tempo, o ideal é que você converse sobre isso com o seu médico. Isso porque essa tristeza pode ser um indício de que você apresentará depressão pós parto quando o bebê nascer. Mas se a condição for tratada agora, essa chance é reduzida.

Publicidade

Leia mais: Doação de células do cordão umbilical: nós apoiamos essa ideia!

Apesar de tudo, tenha em mente que a gravidez e sobretudo o parto representam uma mudança enorme para a mulher e, por isso, os choros após as 30 semanas de gravidez são praticamente inevitáveis. Isso porque as preocupações são muitas e todo o cansaço que você está sentindo não colabora para que você se sinta bem.

Então tente descansar, pois isso é fundamental para a sua saúde física e mental.

30 semanas de gravidez: o bebê

feto 30 semanas

Foto: Dreamstime

Para o bebê, as 30 semanas de gravidez marcam a entrada em uma fase em que ele fica cada vez mais gordinho, devido ao acúmulo de gordura que ajudará a regular a sua temperatura corporal após o nascimento.

Veja o que comprar para o enxoval do bebê!

Publicidade

Geralmente em 30 semanas de gravidez o bebê possui um acúmulo de 8% de gordura, já está com os pulmões quase totalmente desenvolvidos e possui um sistema imunológico ainda precário, mas que pode dar conta do recado se o bebê nascer agora.

Nessa semana o bebê possui em média 36 centímetros de comprimento e um peso que gira em torno de 1,100 kg.

Coisas a saber

Com 30 semanas de gravidez a mulher costuma apresentar varizes ocasionadas pela pressão que o útero faz sobre os grandes vasos sanguíneos.

Além disso, o aumento dos níveis de progesterona também colabora com o aparecimento dos vasinhos, porque provoca o relaxamento das paredes do vasos sanguíneos.

Mas alguns fatores podem minimizar o aparecimento desse problema, como a utilização de meias de compressão, atividades físicas frequentes e aumento de peso controlado durante a gestação.

Temas da semana