As 30 semanas de gravidez marcam três quartos de sua gestação completos. Então você já está bem mais próxima do final da gravidez agora.
Nesta etapa o bebê já está bem desenvolvido e costuma ir se posicionando de maneira favorável ao parto.
Com 30 semanas de gravidez o bebê geralmente está de cabeça para baixo, mas o encaixe propriamente dito costuma ocorrer mais para a frente.
Com relação à mulher, as 30 semanas de gravidez dão início a um período de maior cansaço, em que o sono retorna e as atividades do dia a dia se tornam mais difíceis. Veja a seguir mais detalhes sobre essa fase.
30 semanas de gravidez: a mãe
Com 30 semanas de gravidez é muito provável que você comece a sentir um cansaço extremo, assim como no início da gestação.
Além disso o tamanho da barriga agora dificulta as atividades cotidianas, como amarrar os sapatos ou abaixar para pegar alguma coisa no chão.
Confira: Nomes de gêmeos: 60 ideias geniais para você se inspirar!
Foto: Freepik
Também, a partir das 30 semanas de gravidez, as variações de humor podem ocorrer mais frequentemente, e pode ser que você fique mais sensível devido a isso.
Mas apesar de essa instabilidade ser comum, se você perceber que está ficando muito triste durante a maior parte do tempo, o ideal é que você converse sobre isso com o seu médico. Isso porque essa tristeza pode ser um indício de que você apresentará depressão pós parto quando o bebê nascer. Mas se a condição for tratada agora, essa chance é reduzida.
Leia mais: Doação de células do cordão umbilical: nós apoiamos essa ideia!
Apesar de tudo, tenha em mente que a gravidez e sobretudo o parto representam uma mudança enorme para a mulher e, por isso, os choros após as 30 semanas de gravidez são praticamente inevitáveis. Isso porque as preocupações são muitas e todo o cansaço que você está sentindo não colabora para que você se sinta bem.
Então tente descansar, pois isso é fundamental para a sua saúde física e mental.
30 semanas de gravidez: o bebê
Foto: Dreamstime
Para o bebê, as 30 semanas de gravidez marcam a entrada em uma fase em que ele fica cada vez mais gordinho, devido ao acúmulo de gordura que ajudará a regular a sua temperatura corporal após o nascimento.
Veja o que comprar para o enxoval do bebê!
Geralmente em 30 semanas de gravidez o bebê possui um acúmulo de 8% de gordura, já está com os pulmões quase totalmente desenvolvidos e possui um sistema imunológico ainda precário, mas que pode dar conta do recado se o bebê nascer agora.
Nessa semana o bebê possui em média 36 centímetros de comprimento e um peso que gira em torno de 1,100 kg.
Coisas a saber
Com 30 semanas de gravidez a mulher costuma apresentar varizes ocasionadas pela pressão que o útero faz sobre os grandes vasos sanguíneos.
Além disso, o aumento dos níveis de progesterona também colabora com o aparecimento dos vasinhos, porque provoca o relaxamento das paredes do vasos sanguíneos.
Mas alguns fatores podem minimizar o aparecimento desse problema, como a utilização de meias de compressão, atividades físicas frequentes e aumento de peso controlado durante a gestação.
Temas da semana