Muitos pais querem que seus bebês não usem mais fraldas e comecem a usar o penico. Mas seus filhos só podem fazer isso se você os treinar. E o treinamento de como usar penico para uma criança exige esforço, tempo e paciência.

Aqui, guiaremos você pelo processo de treinamento e esclareceremos qualquer dúvida que possa ter.

Quando você deve começar a treinar seu bebê para usar o penico?

Não há idade certa para treinar a criança, pois depende da prontidão da criança para fazer a transição e de seu desenvolvimento e habilidades físicas.

No entanto, de acordo com a Academia Americana de Pediatria, dois anos e meio é a idade recomendada para iniciar o treinamento do penico.

Publicidade

Qualquer tentativa de treinar a criança antes que ela complete dois anos pode ser infrutífera e levar à decepção.

Quais são os sinais de que seu bebê está pronto para o treinamento do penico? 

criança no penico

Foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

As seguintes características comportamentais indicam que a criança está pronta para o treinamento do penico:

  • Ele mostra interesse no banheiro e muitas vezes tenta sentar no vaso sanitário.
  • Tem menos fraldas molhadas, o que significa que as entranhas e a bexiga do seu bebê têm melhor capacidade de retenção.
  • A sujeira acontece em um tempo previsível, após intervalos definidos.
  • A criança indica um desejo de urinar ou defecar através de sons ou expressões faciais.
  • A criança acorda após cochilos com uma fralda seca.
  • Exibe a capacidade de puxaras roupas pra baixo.
  • A criança pode imitar várias ações feitas pelos pais.
  • Um senso de independência e a capacidade de dizer “não”.
  • Exibe habilidades motora, como a capacidade de andar, mover portas e sentar.

Esses sinais mostram que seu filho está pronto para o treinamento do penico. Mas você está preparado?

Como se preparar para treinar a criança para usar o penico?

criança no penico

Foto: Freepik

Para o treinamento ser bem sucedido, você deve começar com a preparação correta. Veja como:

Publicidade
  1. Escolha a hora certa: Evite treinar quando é provável que uma criança se sinta estressada. Por exemplo, situações como mudança para um novo local ou em torno de novas pessoas não são o momento ideal para o treinamento do penico.
  2. Escolha um fim de semana: Reserve três dias de um fim de semana para o treinamento do penico. Não tenha compromissos sociais para poder ficar em casa com o bebê e treiná-lo.
  3. Mantenha os suprimentos à mão: Guarde lenços, roupas extras para o bebê e algumas fraldas para o caso de as coisas não derem certo. Roupas extras serão úteis caso o bebê não consiga controlar os movimentos da bexiga ou do intestino.
  4. Apresente seu filho ao penico: Diga a ele que ele tem que fazer xixi e cocô no penico e não na fralda. Use palavras como “seu penico”, “menino/menina grande”, para dar à criança uma sensação de orgulho e responsabilidade.
  5. Faça um teste um dia antes do início do treinamento: Um dia antes do treinamento real, vista seu bebê com nada além de uma camiseta grande demais por algumas horas. Peça que ele lhe diga quando ele quiser fazer xixi ou defecar e fique de olho na criança para avaliar seu comportamento. Se você suspeitar que a criança precisa usar o banheiro, mas não consegue se expressar, coloque a fralda imediatamente.

Treinamento para criança usar penico em 3 dias

criança no penico

Foto: Freepik

Aqui estão as etapas para treinar seu bebê em três dias:

Treinamento dia 1:

  1. Vista a criança como de costume, mas não coloque uma fralda. Diga a ela que as fraldas saíram e ele está livre para andar sem fralda. A criança sentirá que não usar fralda é uma coisa boa.
  2. Dê ao seu filho um café da manhã rico em fibras com alguns líquidos extras. Isso deixará o intestino e a bexiga cheios mais cedo.
  3. Aponte para o penico e diga à criança que informe a mãe ou o pai quando quiser se aliviar. Explique que ele precisa fazer xixi ou cocô apenas no penico.
  4. Siga a rotina habitual, mas fique dentro de casa. Deixe a criança brincar com seus brinquedos e andar pela casa.
  5. Se a linguagem corporal ou as expressões faciais indicarem o desejo da criança de fazer xixi ou cocô, leve-a ao banheiro.
  6. Se a criança sentir vontade de fazer cocô, faça-a sentar no penico e diga que pode fazer cocô. Como incentivo, você pode sentar no assento fechado do banheiro adulto e dizer “Olha, a mamãe está sentada bem ao seu lado”.
  7. Toda vez que a criança usar o penico, elogie e diga: “Está certo! É assim que se faz!” Elogios e sugestões funcionam melhor quando a criança recebe uma mensagem consistente de ambos os pais; então, envolva seu parceiro no treinamento.
  8. Uma vez feito, limpe a criança e não dê cuecas/calcinha para ela, pois elas podem sentir que estão de fralda.
criança no penico

Foto: Freepik

O treinamento noturno do penico pode ser um processo lento e precisa de tentativas repetidas. Se você acha que a criança é muito jovem para o treinamento noturno, então concentre-se no treinamento diurno.

Treinamento dia 2:

No dia seguinte, repita as etapas do primeiro dia.

  1. Depois do café da manhã, leve a criança ao ar livre apenas de cueca/calcinha e shorts. Não se aventure muito longe de casa. Se necessário, basta ir ao terraço. Quando a criança tiver vontade de ir ao banheiro, leve-a de volta para casa e para o banheiro.
  2. Você também pode levar um penico portátil para facilitar as coisas. Lembre-se de levar também alguns papéis higiênicos e lenços para as mãos.
  3. No segundo dia, deixe a criança se limpar depois de usar o penico.
    Envolvê-la na limpeza pode tornar o treinamento interessante para ela.
criança fazendo xixi

Foto: Freepik

Publicidade

Treinamento – dia 3:

Repita as etapas desde o primeiro dia. Desta vez, você pode sair por algumas horas durante o dia. Sair por mais tempo pode ajudar a incutir confiança na criança, além de reforçar o ponto de que ele tem que visitar o penico toda vez que precisa fazer xixi ou cocô.

É provável que você note uma mudança significativa nos hábitos de urina da criança a partir do 4º dia.

Ele terá mais interesse e uma melhor compreensão do uso do penico, o que indica que seus esforços funcionaram. No entanto, mesmo o método de treinamento de penico de três dias pode ter seus altos e baixos.

Quais são os Prós e os Contras do treinamento de três dias?

penico

Foto: Freepik

Aqui estão os prós e contras do treinamento de 3 dias para a criança usar penico:

Prós:

  • Ensina seu filho a ser independente.
  • Há menos dependência de fraldas. Talvez você ainda precise mantê-las à mão, mas pelo menos a frequência das trocas de fraldas diminui.
  • Seu filho pode fazer a transição para um banheiro adulto mais cedo, pois ele já entende o conceito de usar um banheiro.
  • Eventualmente, você terá que fazer menos trocas de fraldas à noite, graças ao hábito de usar o penico durante o dia.

Contras:

  • A frustração inicial! Imagine tentar fazer seu bebê se sentar no penico, mas tudo o que ele quer fazer é brincar e pular nele. Pode ser bastante desafiador convencer uma criança brincalhona de que o penico não é uma ferramenta de brincadeira.
  • Não é fácil para os pais dedicar 3 dias inteiros ao treinamento com penico, especialmente quando os dois estão trabalhando. E se você tem outro filho para cuidar, o treinamento do penico certamente fica mais complicado.
  • Como a criança não tem fraldas, haverá contratempos, o que significa lavar algumas roupas sujas e limpar poças de urina no chão.

E se o treinamento de 3 dias do penico não funcionar?

bebê

Foto: Freepik

Se o treinamento não funcionou, tente entender as razões por trás de sua ineficácia.

Identifique o problema, analise e faça perguntas para descobrir por que a criança não está usando o penico como deveria. As crianças mais velhas entendem as perguntas, então pergunte-lhes se algo as está incomodando com o uso do penico.

Além disso, tente de novo na próxima semana. Se o longo fim de semana não funcionar, tente novamente na próxima semana. Se isso também não funcionar, dê uma chance no fim de semana seguinte. Seja persistente em seus esforços para maximizar as chances de sucesso.

E se mesmo assim não der  certo, deixe seu filho crescer alguns meses. Talvez ele ainda não tenha idade suficiente para entender o conceito de treinamento com penico.

Lembre-se, o treinamento com penico não é fácil e você enfrentará obstáculos.

Mas esses três dias são cruciais para ensinar a criança a usar o penico para se aliviar. Quanto mais você trabalhar nisso, mais rápido ela aprende a usar o penico em três dias, ou até menos!

Veja também: Privadinha portátil para desfralde