A separação dos pais nunca é um processo fácil para as crianças, não é mesmo? Se nem para gente, que, teoricamente, tem maturidade para lidar com a situação é tranquilo, para elas, então, que não conseguem entender os pormenores dessa decisão, é ainda mais complexo.

E o pior é que, nessas horas, haja psicologia para ter o devido cuidado com as emoções dos pequenos! Com os nossos próprios sentimentos tão bagunçados, é complicado demais conseguir acolher a confusão emocional das crianças, que podem até ficar agressivas. Claro que, nesse contexto, contar com ajuda especializada é uma maravilha! Mas, como nem sempre é possível, vamos focar naquilo que está ao nosso alcance e que pode gerar efeitos reais: os livros infantis!

Preparamos com muito carinho uma seleção incrível de obras que ajudam a tratar sobre a separação dos pais de um jeito sensível e divertido. Esperamos que você goste e que tudo fique bem com a sua família – que seja como for, continua existindo.

separação dos pais

Imagem:123RF

Publicidade

Livros infantis sobre separação dos pais: um recurso e tanto!

livros infantis separação dos pais 1

Divulgação

 

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O REINO PARTIDO AO MEIO
Autor: Rosa Amanda Strausz
Editora: Companhia das Letrinhas

Lindamente ilustrado, é um livro cheio de poesia que, a partir da história de um reino partido por um dragão, mostra como é possível ficar inteiro mesmo depois de ser dividido ao meio. E uma dica imperdível: dá para conhecer essa história na interpretação de uma excelente contadora histórias, autora do canal de vídeos Fafá Conta.

 

livros infantis separação dos pais 2

Publicidade

Divulgação

 

LÁ E AQUI
Autores: Carolina Moreyra e Odilon Moraes
Editora: Pequena Zahar

Uma obra premiada, delicada e sensível, que ainda conta com um fato curioso: foi concebida depois de o casal de autores quase ter vivido uma separação. Eles idealizaram o livro pensando em como seria dolorosa essa experiência para o filho deles. Lindo e emocionante!

livros infantis separação dos pais 3

Divulgação

 

Publicidade

 

 

 

 

 

 

DUAS CASAS
Autor: Roseana Murray
Editora: Abacatte

Nessa obra, a separação dos pais é abordada por meio de metáforas. “Um dia o pai atravessou a rua” é um exemplo delas. O tema se revela de forma indireta, por meio de simbologias bonitas, que indicam um caminho para que a criança entenda sua nova dinâmica, agora com duas casas.

Por meio dos livros, é possível acolher as emoções das crianças

separação dos pais 4

Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

PAULINA
Autor: Maria Eugênia
Editora: Peirópolis

Um livro que fala sobre a separação dos pais sob a perspectiva da criança. Assim, o assunto aparece incorporado ao seu universo, de brincadeiras e gostosuras, e carrega uma mensagem otimista. Um título com leveza que funciona especialmente com crianças menores.

 

livros infantis separação dos pais 5

Divulgação

 

 

 

 

 

 

BRINCAR DE SER FELIZ
Autor: Libby Rees
Editora: Best Seller

Esse título tem uma curiosidade muito legal: foi escrito pela autora quando ela tinha 9 anos! (veja mais sobre isso nesse link) Após o divórcio de seus pais, que aconteceu quando ela tinha 6 anos, Libby resolveu escrever uma lista de ações para saber enfrentar o problema de um jeito prático. A ideia super original acabou virando livro.

___

Por aqui, no Mil Dicas, todos somos fãs da literatura infantil. Tanto que sempre estamos dando dicas de bons títulos. Como aqui, aqui e aqui. A paixão é tamanha por esse universo mágico que até já rendeu aventuras com a criação de livros e não somente com a leitura deles. Se você ainda não viu, pode conferir nesse post.

___

Você também pode se interessar por esses posts:

Separação: o que você, mãe, precisa saber sobre seus direitos

Crianças agressivas: 6 dicas para acabar com esse comportamento