Em todo início de ano nossos sonhos e desejos são renovados, não é mesmo? E se o seu é engravidar em 2019, vale a pena ficar atenta neste post, que reúne os principais cuidados que a mulher deve adotar para preparar o corpo e a mente para ter um filho.

Muitas mulheres acreditam (como eu acreditava) que engravidar é um processo fácil, no qual, depois de poucos meses de tentativa, você já recebe a boa notícia pela qual espera.

Mas a verdade é que nem sempre é assim – fatores como a idade, a alimentação (estar muito acima ou abaixo do peso), ou certas doenças podem dificultar a desejada gestação. Por isso coloque em prática imediatamente essas dicas para engravidar em 2019, e aumente suas chances de chegar a seu objetivo.

mulher fazendo teste de gravidez

mulher fazendo teste de gravidez. Foto: freepik

6 dicas para engravidar em 2019

Converse com o seu ginecologista

Passar por um check-up é importante para quem está pensando em ter um bebê. Na próxima consulta com o ginecologista, informe a ele o seu desejo. Ele irá pedir uma série de exames para verificar se a sua saúde vai bem, um detalhe fundamental para aumentar as chances de engravidar.

Publicidade

Também não deixe de informar os medicamentos que estiver tomando, pois alguns precisam ser suspendidos ou ajustados para não atrapalhar a fertilidade.

O profissional ainda pode recomendar alguns suplementos, como de ácido fólico. Seu consumo ajuda na correta formação do tubo neural do bebê – ou seja, na sua saúde cerebral depois do nascimento. Imprescindível.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
mulher em consulta com ginecologista

mulher em consulta com ginecologista. Foto: freepik

Esteja com a vacinação em dia

O check-up também deve ser feito na caderneta de vacinação. Então, caso alguma vacina esteja faltando, converse com o seu médico e vá a um posto de saúde para recebê-la.

Algumas são importantíssimas para prevenir doenças que, se contraídas durante a gestação, afetam gravemente o desenvolvimento do bebê, como a rubéola.

Veja também: Como engravidar de uma menina

Publicidade

Cuide da alimentação antes de engravidar

Primeiro, é fundamental manter uma dieta balanceada, pois o excesso de peso compromete a fertilidade em decorrência das alterações hormonais.

E o subpeso, por sua vez, é um risco à saúde. Mais um cuidado importante: fuja de todos os alimentos que atrapalham a fertilidade, como o açúcar (que pode prejudicar a formação hormonal e favorecer o sobrepeso), as gorduras saturada e trans (além de engordar, oferece resistência à insulina) e os alimentos processados (que prejudicam o metabolismo).

Já para aumentar a fertilidade, recorra a fontes ricas em ferro e proteínas, como folhas verdes e alimentos integrais.

Veja também: Como engravidar de um menino

mulher fazendo alimentação saudável

mulher fazendo alimentação saudável. Foto: freepik

Corte o álcool e o excesso de cafeína

Mais do que duas xícaras de café ao dia não é um hábito recomendado, pois a cafeína também atrapalha a fertilidade. Há estudos que indicam, por exemplo, que a substância interfere negativamente na qualidade dos espermatozoides. Converse com o seu médico a respeito, pois alguns pedem a suspensão do ingrediente da dieta.

Publicidade

Além disso, outro inimigo é o álcool, cujo excesso afeta a capacidade produtiva (e assim que a mulher engravida, o álcool deve ser suspenso até o final da gestação, pelo risco de desenvolvimento da Síndrome Alcoólica Fetal, que compromete a formação do bebê).

Controle a ovulação

Fique de olho no calendário para verificar quando é o seu período fértil. Hoje há diversos aplicativos para smartphones que podem facilitar essa contagem (e inclusive mandar lembretes).

Lembre-se que durante a ovulação as chances de um espermatozoide encontrar o óvulo, e a fecundação acontecer, aumentam! Caso o seu ciclo menstrual seja regular, geralmente a ovulação tem início a partir do 14° dia depois da menstruação.

Outros meios de determinar quando a ovulação está ocorrendo são os testes de ovulação (comprados em farmácias, assim como os testes de gravidez) e a observação do muco cervical (a secreção produzida pelo colo do útero e que pode ficar mais fluida ou elástica durante o ciclo menstrual.

Nos dias próximos à ovulação a mulher nota que, pegando o muco e pinçando-o com os dedos, forma-se um fio que demora a quebrar quando se afasta o polegar do indicador).

mulher controlando o período menstrual

mulher controlando o período menstrual. Foto: freepik

E namore – muito!

Não deixe que a ansiedade para engravidar atrapalhe o momento a dois. A relação sexual deve ser prazerosa para você e seu companheiro, portanto relaxe! A boa notícia é que a natureza dá uma forcinha: durante o período de ovulação, a atração costuma ser maior. Aproveite e deixe a relação ocorrer naturalmente.

Veja também: 7 dicas para aumentar suas chances de engravidar

Se o desejo de engravidar em 2019 não se concretizar, ou demorar, converse com o seu médico. Especialmente após um ano de tentativas, o médico deve ser consultado, pois as causas podem estar relacionadas a doenças, como endometriose e queda da fertilidade (leia mais aqui).

Aliás, a infertilidade é sempre pensada considerando-se o casal, e não apenas a mulher ou o homem (portanto o parceiro também precisará de uma avaliação). Com tratamento, há chances de reverter o quadro!

E se você engravidar em 2019, aproveite o vídeo a seguir que conta quais são os nomes de bebê em alta para esse ano!

https://www.youtube.com/watch?v=zRXXB4C3PRI&t=189s
casal deitado na cama

casal deitado na cama. Foto: freepik

Outras questões para engravidar

Você pode engravidar durante a amamentação?

Sim, uma mulher pode engravidar durante a amamentação. É possível engravidar três semanas após o parto, mesmo se a pessoa estiver amamentando exclusivamente e ainda não tiver menstruado novamente, de acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido .

Você pode engravidar na menstruação?

Sim, é possível engravidar se uma mulher tiver relações sexuais durante a menstruação, de acordo com a Cleveland Clinic . É menos provável que uma mulher engravide durante a menstruação, mas ainda é possível. As mulheres são mais férteis na época da ovulação, mas prever essa janela não é uma ciência exata – e isso é particularmente verdadeiro para mulheres que têm menstruações irregulares.

Como engravidar rápido

Muitas pessoas querem saber como engravidar o mais rápido possível. Não existe uma maneira infalível de garantir uma concepção rápida, no entanto, seguindo a ciência e as evidências, as dicas acima podem ajudá-la a encontrar os melhores momentos para fazer sexo e engravidar. 

mulher fazendo teste de gravidez

mulher fazendo teste de gravidez. Foto: freepik

Quais são as melhores posições?

Com centenas de milhões de espermatozoides liberados em cada orgasmo masculino, qualquer sexo desprotegido na época da ovulação pode resultar em gravidez. Desde que o esperma entre na vagina, você tem chance de engravidar.

Não foi comprovado que certas posições durante o sexo aumentam a probabilidade de concepção. No entanto, certas posições podem ser melhores do que outras para garantir que aqueles pequenos nadadores encontrem seu caminho até o ovo. 

Por exemplo, as posições de missionário (homem por cima) e cachorrinho (homem por trás) permitem uma penetração mais profunda – trazendo o esperma para mais perto do colo do útero.

Nas posições em pé e com a mulher por cima, a gravidade trabalha contra você. No entanto, ficar de pé logo após o sexo não deve reduzir suas chances de gravidez. Os espermatozoides são bons nadadores. Uma vez depositados na vagina, eles podem atingir o colo do útero em 15 minutos .

Embora você não precise levantar as pernas no ar depois do sexo, ou mesmo deitar-se de costas para ajudá-los a chegar lá, não faz mal. Colocar um travesseiro sob a região lombar também manterá os espermatozoides nadando na direção certa.