Você já ouviu dizer que é preciso tomar determinados cuidados com o recém-nascido para evitar problemas no crânio? Pois é: essa história de “cabeça do bebê amassada” é real mesmo, e precisa de bastante atenção. É a chamada assimetria craniana (que já rendeu até depoimento de mãe aqui no blog), que pode ser desenvolvida pela criança ainda no útero.

Há quem diga que, para evitar o problema, o pequeno deve dormir em posições variadas. A seguir, eu conto se isso é verdade, além de outras informações para ajudar a detectar assimetria craniana e tratá-la. Vem ver!

cabeca amassada do bebe

Imagem: 123RF

Por que a cabeça do bebê amassada acontece?

Publicidade

Durante a gravidez, caso haja algum fator que limite o espaço dentro da barriga para a cabeça do bebê crescer livremente, o resultado pode ser a assimetria craniana (cabeça do bebê amassada). É o que ocorre, por exemplo, quando há pouco líquido amniótico para o feto ou se acontece encaixe precoce na pelve da mãe.

Já depois do nascimento, a assimetria craniana pode ser desenvolvida quando as placas móveis que formam o crânio não se movimentam. É que, para que a criança passe pelo canal de parto, a cabecinha dela é formada no início da vida por essas placas, cujo espaço entre uma e outra também é responsável pelo crescimento do cérebro. Para garantir esses movimentos necessários, é preciso mudar a posição do bebê constantemente (do contrário, a região que ficar sempre apoiada, na hora de dormir por exemplo, vai ficar plana).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Como perceber se a cabeça do bebê está realmente amassada?

Uma dica é observar as primeiras fotos que você fez do seu filho, ainda recém-nascido. Ele está sempre olhando para o mesmo lado quando deitadinho? Em caso afirmativo, leve o pequeno para uma avaliação com o pediatra, para que o profissional verifique se há algum tipo de desequilíbrio entre os músculos do pescoço.

Se você notar outros hábitos, como a criança virar sempre a cabecinha para o mesmo lado ou apresentar dificuldades para virar de um lado para o outro, também é recomendado levá-la a uma consulta para avaliação. Às vezes essas situações não estão relacionadas à cabeça do bebê amassada, mas sim ao torcicolo congênito, que demanda fisioterapia.

Caso você queira tentar detectar alguma anormalidade em casa, uma sugestão é, na hora do banho e quando o pequeno estiver de cabelo molhado, olhar a cabeça dele de cima para baixo. Nesse momento, pode ser que você note algo que chame a atenção, para relatar ao pediatra. Se a diferença entre os lados for notadamente visível, não deixe de comentar com o médico do seu filho.

Publicidade

Cabeça do bebê amassada tem tratamento?

Quando a assimetria craniana é detectada no início, é possível reverter o quadro. De maneira geral, o que deve ser feito é tentar evitar ao máximo que o bebê apoie o lado da cabeça que estiver “amassado” – mesmo que para isso você apoie seu filho com alguma espécie de aparador, como um rolinho.

Outro tipo de tratamento para a assimetria craniana são os conhecidos capacetes, que são feitos sob medida e ajudam a direcionar o crescimento correto da região. O equipamento é indicado especialmente para casos mais severos e crianças mais velhas (a partir dos seis meses), quando é mais difícil controlar o movimento delas.

Hábitos que ajudam a prevenir a assimetria craniana

A recomendação antiga de alterar a posição em que o bebê dorme é indicada, sim, para evitar assimetria craniana. Procure alternar o lado de apoio do filhote no berço. Também evite o uso exagerado de equipamentos como o bebê-conforto, justamente para que o pequeno não apoie excessivamente apenas um lado da cabeça. Outros cuidados são segurar a criança no colo na vertical e deixá-la por algum tempo, sob supervisão (e quando ela estiver acordada), de bruços – a postura nesses movimentos serve para livrar a parte de trás da cabeça e, ainda, auxiliar no desenvolvimento da musculatura da nuca e do ombro. E que tal apostar em móbiles, que chamam a atenção do seu filho? Coloque-os próximos ao berço e mude de posição de vez em quando, para incentivar o bebê a mexer a cabeça em diversas direções.