Celulite nos olhos de bebês e crianças (quadro grave e pouco conhecido!)

Por 15 Comentários


Vocês não imaginam quanto eu aprendo com esse contato direto que temos pelo blog. Há algumas semanas, uma leitora compartilhou comigo a história de seu filho, que tinha passado por um episódio de celulite nos olhos. Celulite? Pois é, no início também achei curioso, porque, para mim, esse termo estava associado àqueles furinhos horrorosos que temos pelo corpo, e dos quais toda mulher gostaria de se livrar. Mas a verdade é que o sentido da palavra é bem mais amplo: celulite significa inflamação de tecido celular, e pode acometer não apenas as coxas, os glúteos e outros membros onde estamos acostumadas a vê-la, mas o que é muito pior: pode atacar a região dos olhos. E para ficarmos atentas: nos casos mais graves, há chance de evolução para quadros perigosos, como meningite ou até mesmo perda de visão ou audição.

Pois é, o assunto é sério e pouquíssimo conhecido. E justamente por isso achei que seria importante escrever sobre ele, para que mais mães tenham acesso a esse tipo de informação. Para enriquecer o post, contamos com o depoimento da leitora Nataly, que passou pela situação com o filho Angelo, quando ele tinha pouco mais de um ano. “Um dia ele acordou com um olhinho bem inchado. Achei que fosse conjuntivite e o levei ao pediatra no plantão e, por Deus, uma médica muito boa o atendeu e diagnosticou o certo, era celulite”, recorda a mãe.

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Sintomas da celulite

Assim como Nataly, muitas pessoas (inclusive alguns médicos), ao estarem diante de um quadro de celulite orbitária, podem não reconhecer do que se trata o problema, e dar um diagnóstico errado. A própria leitora ouviu de um outro médico que o inchaço que o seu filho tinha era por conta da picada de algum inseto. Felizmente, a outra plantonista percebeu do que se tratava e logo deu início ao tratamento – o que garantiu uma cura rápida e bem menos sofrimento ao filhote (e à mamãe!).

Como a celulite, conforme já vimos, se trata de uma inflamação (nesse caso, dos tecidos profundos da órbita dos olhos), um dos principais sintomas é exatamente o inchaço, que pode aparecer na pálpebra ou ao redor dos olhinhos. Por conta dele, o paciente pode reduzir o movimento ocular, apresentar visão turva e até mesmo enxergar menos. Outros indícios comuns do problema são olhos esbugalhados, pálpebras vermelhas, febre, desconforto e baixa energia. Para fechar o diagnóstico, é necessário fazer um exame de sangue (e alguns médicos ainda podem pedir uma tomografia).

 

Causas e tratamento

Problemas respiratórios, como sinusite e outras infecções, podem desencadear o aparecimento da celulite nos pequenos. O agente causador do problema é uma bactéria (que em geral é diferente entre adultos e crianças) e por isso o tratamento deve ser feito com antibióticos. “No segundo dia de antibiótico, o olho do Angelo ficou totalmente fechado de tão inchado – (nessa hora, mãe se desespera de ver o filho piorar)! Mas a médica havia me dito que seria normal aparentar uma piora inicial. Foi no dia seguinte que começou a melhorar mesmo”, conta Nataly.

Em casos mais sérios, pode ser necessário aplicar o antibiótico diretamente na veia ou ainda serem feitas algumas intervenções cirúrgicas, como a drenagem da região ocular, se muito inchada. Também é importante frisar que, quanto antes o problema começar a ser tratado, melhor, exatamente para o quadro não evoluir para uma situação mais preocupante. A infecção pode, por exemplo, atingir as membranas cerebrais e originar uma perigosa meningite – complicação que pode levar a danos permanentes no cérebro, como perda de memória e dificuldade de aprendizado, ou ainda ser fatal. “Minha dica é: olho inchado pode não ser conjuntivite e nem bicho que picou o olhinho da criança, e que toda mamãe levante, sim, a hipótese de ser uma celulite, que é muito perigosa e pouco divulgada”, declara Nataly.

Como sempre, o intuito do post não é alarmar (porque, na maioria das vezes, o inchaço nos olhos dos pequenos não passa de um terçol ou de uma conjuntivite), e sim de informar. E se o seu coração de mãe disser que existe algo que precisa ser melhor investigado, o melhor é sempre recorrer ao médico para uma avaliação.




Arquivado em: Cuidados diáriosSaúde Tags:

Comentários (15)

Trackback URL

  1. Vanubia disse:

    Adorei, amo sua dicas, conselhos e ajudas. Parabéns, você está fazendo um ótimo trabalho!!!

    • tabata disse:

      minha filha tem 7 anos diagnosticamos há 2 dias o caso de celulite, me desesperei no início ao ve-la com os olhinhos fechados, sem conseguir enxergar. Está sendo tratada com antibióticos. Estamos aguardando a melhora no resultado clínico.

  2. Andrea disse:

    Que coincidência eu encontrar esta matéria no mesmo dia em que perguntei a uma amiga sobre a saúde da sua filhinha que se encontra hospitalizada e após dois meses de “suposições”, esta semana foi diagnosticada com este problema (celulite ocular)e eu nunca tinha ouvido falar nisso! Realmente é bem grave mesmo!

  3. Bianca cristina disse:

    Meu filho quando estava também com pouco mais e 1 ano, ficou internado por conta disso ….
    Pensei que tivesse sido picada e inseto e de fato foi. Mas também ocorreu a celulite o que fez ele ficar 5 dias mais ou menos internado e tomar antibióticos direto

  4. Sílvia Helena Martins disse:

    Meu filho foi diagnósticado com isso e foi graças a Deus e a um plantonista que foi a tempo sem precisar de internação. A pediatra dele disse que 90% e tratamento via internação.

  5. Lorena Alves disse:

    Minha filha também está com celulite, só que é na coxa, próximo da virilha. Ficou bastante inchada e vermelha. Apesar de já estar sendo medicada, ainda estou apreensiva pq é um problema muito sério.

  6. Renata disse:

    Boa tarde. Estou com 30 anos e graças a Deus peguei uma plantonista que quando viu…. Já sabia que era infecção, celulite perto do olho. Fiz tomografia e exame de sangue, e com o resultado pediu pra ser tratada em casa com remédio via oral. Não precisei ficar internada. Estou preocupada, pois é segundo dia de remédio e está bem inchado e vermelho. Tenho um filho de 1 ano que mama no peito, o remédio fala que pode dar. Mas fico preocupada sobre essa bactéria e amamentar, mas ele não pega nenhum tipo de leite, não gosta. E se eu insistir dá ânsia.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Renata, fique tranquila.
      É normal que a medicação não faça efeito de imediato, é preciso esperar um pouco mesmo. Se não melhorar, aí sim procure o médico e faça uma reavaliação.
      Siga direitinho as recomendações e tudo dará certo.
      Beijos!

  7. bruna disse:

    Minha filha teve com 3 meses! Começou com uma conjutivite e agravou pra celulite. Minha bebê passou 12 dias internada, tomando aantibióticos na veia. Muito ruim, mas graças a Deus deu tudo certo.

  8. Geovana disse:

    Ola meninas o meu filho qnd nasceu ja nasceu com o olinho avermelhado do qual os pediatras diseram ke era pra limpa com soro fisiologico do qual passei por 14 dias seguidos e no decimo quarto dia o olho do meu bb veio a sangra saio sangue mesmo ele chorava sangue fui ao hospital ke ele nasceu np caso particular onde tinha atendimento pediatrico e logo pidiram internaçao a primeira noity recebemos visita de 3 pediatras cada qual falava uma coisa me acusaram ate de ter posto algo no olho dele emfim ficamos internados durante 10 dias foram 10 dias de antibioticos na veia furavam mão pé braço infelizmente ele perdia veia a cada dois medicamentos e qnd tivemos alta emfim chegou um medico e me disse ke diseram uma coisa mais era outra no caso a celulite hj meu filho ja vai faze 3 meses e esta td bem graças a Deus

  9. Adriana Lopes disse:

    Boa tarde, minha filha hoje tem 18 anos, mas com 3 aninhos ela teve celulite no olho.
    fui ao PS e o diagnóstico foi como da leitora em questão, o primeiro plantonista falou que era conjutive, e minha filha estava com febre e a mesma não baixava.
    Qdo um médico passou e olhou e disse logo de peimeira isso é celulite no olho, bem minha filha ficou 7 dias internada, e graças a Deus e este médico, tudo acabou bem.

  10. PRISCILA disse:

    Boa Tarde,

    Estou muito preocupada, já vai fazer 4 meses e minha filha está com olho inchado. Já levei para 3 médicos e todos dizem que pode virar uma celulite, mas que não é. Mas os olhos estão cheios de abscessos com pus e ela sofre muito. Mandam eu dar tudo quanto é tipo de remédio e nada. Não sei mais o que fazer, pois quero fazer o exame, mas o médico diz que não precisa fazer. Minha mãe só faz chorar, porque está a cada dia piorando.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Priscila,

      Tente marcar um oftalmologista e não apenas um pediatra ou clínico geral. Talvez um especialista consiga resolver o problema.

      Beijos, boa sorte com sua pequena!

  11. Roberta Pitzer disse:

    Tenho 37 anos, passei por isso porém fui a 3 médicos no período de uma semana, mas antes de ir a última minha dentista falou de celulite e que era grave. Me assustei , chegando ao hospital uma semana depois do início a médica me passou os remédios certos. Pois eu estava com o lado esquerdo totalmente inchado.
    Falaram que era otite, pois a área do ouvido tb estava inchada, bruchismo e no final a celulite. Tomei tantos remédios que deu para assustar.
    Pena que não li este artigo antes, pois não sabia o que era.

  12. Arianne disse:

    O meu filho também teve, ele tem 3 anos e ja teve duas vezes, fica muito inchado e da uma dor no coração! Ele reclamava que coçava muito, na primeira vez, o oftalmo receitou uma pomada ocular e quando teve pela segunda vez uma pediatra (platonista) receitou um antibiótico. Fizeram um alerta para lavar bem as mãos dele e mais vezes!

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail