Banho no frio: cuidados para manter seu filho quentinho e saudável!

Por 1 Comentário


Aqui em São Paulo, o friozinho chegou com tudo. As crianças são as que mais sentem os efeitos das baixas temperaturas e, muitas vezes, acabam ficando doentes – um sequência de gripes e resfriados que parece não ter fim. Por isso, nesse período do ano, é importantíssimo redobrar os cuidados com o banho dos filhotes – atividade do dia em que eles ficam mais susceptíveis ao frio e suas consequências. Vem dar uma espiadinha nas dicas que selecionei sobre o assunto, e que podem ser bastante úteis no seu dia-a-dia!

banho do bebe no inverno

Horário: a melhor opção é dar o banho durante a tarde, no período mais quente do dia (por volta das 15h). Seguir esse horário quando o filhote ainda é bebê é mais tranquilo – depois que crescem, muitas crianças começam a frequentar a escola depois do almoço, fazendo com que o horário do banho tenha que ser deslocado. Nesse caso, o melhor a fazer é dá-lo pela manhã, ou assim que o filhote voltar para casa. Atenção: evite lavar os cabelos dos pequenos nos períodos mais frios do dia, mesmo que você vá secar os fios com secador.

Cômodo: nos dias frios, escolha sempre os ambientes mais quentes da casa para banhar o filhote. Algumas mães preferem dar o banho no quarto, por este ser normalmente um local aquecido (e para não ter que transitar com o bebê pelos cômodos, quando o plano é colocá-lo para dormir logo em seguida). Aqui em casa eu optei por instalar a banheira de Catarina no banheiro do corredor, sem janelas externas – e, no inverno, uso um pequeno aquecedor para deixar o ar quentinho, antes de tirar sua roupa. Ao final do banho, como minha mãe me ensinou desde criança, abro ligeiramente a porta e deixo que haja um resfriamento natural do lugar, para que a pequena não sofra com o choque térmico. Outra dica importante é fechar portas e janelas da residência, para evitar correntes de ar (uma vez que os pequeninos são muito susceptíveis a variações de temperatura).

Temperatura da água: eu sei que no tempo frio temos uma tendência a tomar banhos ainda mais quentes. Mas tome cuidado com os pequenos: essa atitude pode prejudicar a pele sensível das crianças, principalmente daquelas com tendência a dermatite atópica (que têm, naturalmente, a pele mais seca). Se você não tem termômetros que medem a temperatura da água, coloque o dorso da mão na banheira e sinta se o banho está confortável. Essa mesma recomendação deve ser seguida pelos pais das crianças maiores, que já tomam vão ao chuveiro.

Deixe os itens necessários próximos: antes do banho, coloque por perto os produtos de que vai precisar – como o sabonete e o shampoo – até mesmo para que você se organize melhor. Ainda mais importante é deixar à mão as coisas que serão usadas quando o bebê sair da água – como a toalha, a fralda, a pomada e as roupinhas. Uma boa dica para o momento em que tirar o filhote do banho é secá-lo bem e colocar uma camiseta para aquecer seu peito, antes de qualquer outra coisa.

Quantidade: o ideal é que os bebês e as crianças tomem banho uma vez ao dia no inverno, não mais do que isso. Seguir essa dica com os pequeninos é mais fácil do que com os crescidinhos, que costumam brincar e se sujar mais (a não ser que você tenha o irmão gêmeo do Cascão em casa – aí é facil, fácil!). Mas sempre que possível, siga essa recomendação – você evita que a proteção natural da pele seja removida pelo excesso de sabonete e água quente.

Atenção aos produtos: assim como a nossa pele, a dos pequenos também costumam sofrer mais no inverno – efeito dos banhos quentes, do tempo seco e frio. Por isso, redobre a atenção nos cosméticos que você usa no banho do seu filho: prefira aqueles que você já utiliza normalmente, para não irritar a pele do filhote, que fica ainda mais sensível nessa época do ano.

Opte pela praticidade: por experiência própria, posso dizer a banheira que vem com trocador acoplado me ajudou muito a dar os banhos na Catarina no inverno – já que eu tirava a pequena da água e a trocava rapidamente no mesmo lugar. Toalhas com capuz também são boas opções para manter o bebê aquecido.

Leia também: 7 dicas para manter o seu bebê quentinho durante o dia e à noite




Arquivado em: Cuidados diários Tags:

Comentários (1)

Trackback URL

Sites que possuem links para este Post

  1. Links da Semana #71 - Blog do Dengucho | Denguinho o Universo da Criança | 3 de julho de 2015

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail