Meu bebê acorda diversas vezes a noite – fome ou hábito?

Por 197 Comentários


O post de hoje da nossa querida consultora de sono, Michele Melão, está simplesmente demais! Porque ela responde a dúvida de 9 entre 10 mães de bebês que acordam durante a noite: será que o filhote acorda porque está com fome ou porque precisa sugar para voltar a dormir? Não deixe de conferir, pois tenho certeza de que será de grande utilidade para as mães que acompanham o blog!

Por Michele Melão

bebe mamando dormindo

Acordar diversas vezes durante a madrugada é uma das principais queixas das mães que procuram por uma consultoria de sono, e só quem passa por essa situação sabe o quanto é desgastante levantar 5, 6 ou até mais vezes à noite para atender o bebê – especialmente quando se está amamentando e é necessário descansar por algumas horas para repor as energias e produzir leite.

Apesar do cansaço, uma grande dúvida da mãe é se o bebê está com fome, já que, quando é oferecido o peito, ele geralmente mama e dorme. Então fica a dúvida: meu filho precisa apenas sugar para se acalmar e dormir ou encheu a barriguinha e ficou tranquilo para dormir mais um pouco? E se eu não amamentar e meu bebê passar fome?

Assim, nosso post de hoje traz alguns elementos para ajudar as mães a diferenciarem a necessidade de alimento e a do hábito de sucção, e conseguirem descansar um pouco mais tranquilas, sem o pensamento de estar negando alimentação ao bebê.

Primeiramente observe esta tabela com uma média da quantidade de vezes que os bebês acordam de madrugada para comer:

tabela amamentacao noturna do bebe

Ressalto que essas são médias, e que o bebê deve mamar (por livre demanda ou em horários determinados) o suficiente durante o dia para garantir seu desenvolvimento. Acompanhar o crescimento com o pediatra é fundamental para espaçar a alimentação durante a madrugada com segurança.

Outra forma de avaliar se seu bebê sente fome ou acorda porque o ciclo de sono terminou e precisa sugar para voltar a dormir (porque ainda não aprendeu outra forma de retomar o sono) é refletindo sobre as perguntas a seguir:

1) Seu bebê mama mais de noite do que durante dia? A hora de dormir é um momento de separação do bebê e da mãe. Percebendo isso, alguns bebês têm o hábito de acordar muitas vezes durante a noite para mamar, e com isso ficarem perto das mães – o que os leva a não se alimentarem corretamente durante o dia. Trocar o dia pela noite é bastante comum nesses casos. A dica aqui é dar bastante atenção para seu bebê durante o dia, e cortar aos poucos o estímulo à noite. A ajuda do pai, se isso acontecer, é fundamental – mesmo que o bebê proteste um pouco, é importante reverter essa situação antes que o bebê passe a comer melhor a noite e dormir melhor durante o dia.

2) Quando você alimenta seu bebê durante a madrugada, ele volta a dormir rapidamente? Se o bebê estiver apenas com fome, ele irá mamar e terminar a alimentação praticamente dormindo. Quando o bebê acorda por hábito, ele mama pouco e muitas vezes demora para pegar no sono novamente.

3) Depois de alimentado, por quanto tempo seu bebê dorme? Se ele conseguir esticar o sono por pelo menos 3 horas, não é o hábito que está acordando seu bebê, e sim a fome. Mesmo bebês maiores podem estar passando por picos de crescimento e necessitam de mais leite para repor as energias.

4) Se você não amamentar por algum motivo, seu bebê para de chorar e volta a dormir? Mesmo com algum protesto, se você conseguir acalmar seu filho com colo, embalo ou algum outro conforto, certamente ele acorda por hábito. Bebês com fome não se acalmam facilmente e choram forte até terem sua necessidade atendida.

5) Seu filho consegue dormir sozinho no começo da noite? Se a resposta for sim, quer dizer que ele sabe se auto confortar. Ou seja, o pequeno sabe o que fazer ao final de cada ciclo de sono para voltar a dormir sozinho e, por isso, se chorar, é porque precisa ser alimentado ou está com algum incômodo. Nesse caso, pode ser fome.

As associações de amamentação e sono são extremamente comuns, especialmente em bebês que sofrem ou sofreram com cólicas nos primeiros meses de vida. Amamentar alivia esses incômodos e sacia a fome – portanto, quando o bebê pequeno chora, a mãe amamenta, ele se acalma e a associação é formada. Com carinho e paciência, observando o comportamento do seu bebê, é possível avaliar suas reais necessidades durante a madrugada (lembrando, novamente, que a opinião do pediatra é imprescindível para espaçar, suspender ou aumentar a alimentação noturna).

michele melão selo




Arquivado em: Cuidados diáriosSono do bebê Tags:

Comentários (197)

Trackback URL

  1. Rayanne disse:

    Ola, nao sei mais o q eu faço, meu bebe tm 6 meses. Dormia a noote toda desde os 35 dias de vida, porem de uns 20 dias pra ca ele acorda todos os dias pontualmente as 4:30 da madruga, chora, nao quer mamar esse hr. Me ajudem!

    • Michele disse:

      Oi Rayane, tudo bem?
      Se ele não quer mamar, seu bebê criou um padrão para acordar 4h30. Ele volta a dormir? Se voltar, tente fazer com que ele volte sozinho, sem precisar da sua interferência para para com este despertar. Se ele não voltar a dormir, reveja os horários das sonecas e o horário que ele vai dormir. As necessidades de sono diminuem um pouco aos 6 meses e talvez você precise adequar isso para conseguir que ele pare de acordar este horário. Para 6 meses, duas sonecas boas durante o dia são suficientes.
      Um beijo
      Michele

    • Isabella disse:

      A minha tb ta assim Rayanne. To louquinha.

  2. Luciana Dias disse:

    Ola Michele! Minha filha tem 11 meses e até os 8 dormia todas as noites direto. A partir do 8 começou a acordar várias vezes na noite chorando como se fosse manha…o que fazer? Ela dorme em seu berço e preciso colocar o bico em sua boca a noite toda…reclama o tempo inteiro! Preciso de ajuda!!!! Desde já agradeço! Grande abraço

    • Michele disse:

      Oi Luciana, tudo bem?
      No caso da sua bebê, acredito que seja o hábito mesmo e o ideal é usar a chupeta apenas para acalmar, mas de preferência que sua filha não durma com o bico.
      Se estiver interessada em uma consultoria personalizada, para usarmos as técnicas corretas para acabar com este hábito da sua bebê, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br

      Um beijo
      Michele

  3. Patricia disse:

    Oi Michele!
    Meu bebê tem 9 meses e nunca dormiu uma noite inteira desde que nasceu. Ele não mama mais no peito, só mamadeira. Coloco ele para dormir as 21:00hs, e ele acorda umas 7,8x na noite, ou seja, de hora em hora.Só volta a dormir com mamadeira ou chupeta. Não sei mais o que fazer, estou exausta.

    • Oi Patricia, tudo bem?
      Seu bebê certamente acorda por hábito e precisa sugar para voltar a dormir. Utilizando as técnicas corretas, podemos melhorar muito o sono do seu bebê. Se estiver interessada em uma consultoria personalizada, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br
      Um beijo!

      • suelen disse:

        Estou com o mesmo problema….meu bebê tem 8 meses e ate agora nao sei qual é a sensação de dormir uma noite inteira…estou exausta…ai mama um pouco e dorme novamente…as vezes é de hora em hora…as vezes leva 3h…

    • Chayane disse:

      Estou na mesma situação, meu bebe nao dorme a noite toda, acorda mais ou menos a cada duas horas ou menos e preciso dar o peito, ou embalar. Ela tem 7 meses e até hoje nunca dormiu uma noite toda, ou pelo menos metade dela sem interrupção.

  4. janaina disse:

    Ola!!! Quando todos me diziam q um dia passaria eu cheguei a não mais acreditar… mas chegou!!! Oito meses e vinte dias depois do nascimento da minha bebê, estou dormindo sem acordar três ou quatro vezes por noite!

  5. Juliana Bittencourt disse:

    Olá!
    Meu bebê tem 1 ano e 4 meses. Ele não dorme sozinho, e acorda normalmente uma vez durante a noite para mamar aproximadamente 270 ml. Há algum método a testar? Grata, Juliana.

    • Michele disse:

      Juliana, bom dia!
      Se ele não dorme sozinho, mas consegue esticar o sono a noite toda, isso não teria problema, mas como ele ainda acorda para alimentação, você poderia tentar incluir uma mamada antes dele dormir para ver se ele aguenta dormir um pouco mais. O grande problema da mamadeira de madrugada para bebês maiores é a limpeza da boquinha que não acontece, podendo resultar na cárie de mamadeira.
      Diminuir aos poucos a quantidade oferecida também pode ser uma alternativa.
      Um beijo
      Michele

  6. Ingrid Casciolini disse:

    Olá Michele. Não sei se você pode me ajudar, meu caso é complicado eu não sei mais o que fazer. Meu bebê completou 5 meses ontem. No primeiro mês ele dormia até 5 horas na madrugada, mas durou pouco, ele começou a ter cólicas e ai nem me lembro mais das poucas vezes que dormiu mais de 3 horas direto. No começo eu achava que era fome pois toda vez que eu oferecia ele mamava e logo dormia e mais ou menos uma ou duas horas depois acordava de novo. Agora que li esse post realmente não sei se ele tem hábito ou se é fome pois por incrível que pareça ele se encaixa em quase todas opções. Eu consigo acalmar ele quando acorda mas tenho q pegar ele no colo e colocar a chupeta. Mas ele também quando mama de madrugada mama e logo adormece. Então o que seria? Será que é hábito ou fome? Não sei mais o que fazer. Dou remédio para colica, amamento e mesmo assim ele continua acordando. Ele tem refluxo mas toma as medicações também. Por favor preciso de uma ajuda eu estou exausta e não tenho ajuda de ninguém. Obrigada! Beijos.

    • Michele disse:

      Oi Ingrid,
      Para ter certeza que é hábito, o melhor é olhar a alimentação do seu bebê durante o dia e ter uma avaliação do pediatra sobre o desenvolvimento dele para ver se ainda precisa mamar tantas vezes de madrugada. Com a idade do seu bebê, o melhor seria mamar perto das 23h00 e depois perto das 04h00. Fora destes horários, com uma alimentação correta, podemos considerar hábito e, mesmo com a introdução da alimentação sólida, você ainda teria um bebê acordando de madrugada.
      Se você quiser, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e te explico como funciona nosso trabalho de consultoria de sono.
      Com carinho e paciência conseguimos analisar as necessidades do seu bebê e quebrar as associações incorretas.
      Um beijo
      Michele

      • Tauane disse:

        Ola Michele. Meu bebe esta com 5 meses e eu nao sei o que é dormir uma noite inteira. Ja aconteceu dele dormi das 23:00 ate as 04:30 direto, mas ultimamente ele esta acordando de hr em hr. Ele mama e dorme. Estava dando só o peito agora comecei c a mamadeira p ver se dorme melhor e nao adiantou. Sera que é so habito ou seria fome mesmo?

  7. ilania disse:

    Meu bebe tem 1ano e 7 meses e acorda diversas vezes durante a noite para mamar, estou muito cansada. Ele mama e dorme mamando, depois de unas 2 ou 3 horas acorda mama novamente e dorme. Tem noites que ele acorda umas 6 vezes.

    • Michele disse:

      Ilania, boa noite! Imagino seu cansaço. Com esta idade, certamente seu bebê acorda por hábito, a não ser em dias que não se alimenta bem durante o dia. Talvez seja a hora de pensar em mudanças de hábito para quebrar esta associação errada de sono e dar mais qualidade de sono para seu bebê. Dormir bem é muito importante para o desenvolvimento dele, além do problema da sua exaustão. Se quiser conversar sobre uma consultoria personalizada, me escreva no Michelemelao@maternitycoach.com.br.
      Um beijo

  8. Nately disse:

    Olá. A mamada dos sonhos deve ser somente uma? Posso dar as 23h com ele dormindo e depois as 3h com ele dormindo ainda ou espero ele acordar? Quando ele acorda sozinho para mamar…..demora mto para voltar a dormir. Bjos

  9. Samara disse:

    Boa noite Michele.

    Minha bebê tem 5 meses e está acordando 3 a 4 vezes durante a noite. Ela dorme sozinha (já se acostumou com o ritual da hora do sono) por volta das 20hs. Mesmo quando eu dou uma mamada pra ela por volta das 22:30 dormindo, ainda assim ela acorda +- 1h, 3hs, 5hs e depois às 7hs. Às vezes não sei se é fome mesmo, mas ela fica “resmungando” na cama, daí eu coloco a chupeta, as vezes ela pega no sono de novo, as vezes não, aí tenho que dar o peito pra ela dormir. Não sei mais o que fazer.

  10. Alessandra Moraes disse:

    olá Michele, meu filho completou 8 meses, e até o 7 mes acordava apenas 1x para mamar. só que de lá pra cá acorda de 3 a 4 vezes e nem mama 5 minutos. tentei deixá-lo no berço para ver se dormia novamente, ai ele começa a chorar. Não sei mais o que fazer, pois voltei a trabalhar e acordo as 5 para isso. Me ajude por favor!!

  11. Helena disse:

    Michele.
    Socorro!

    Preciso dormir…

    Meu bebe acorda muito a noite, mama e dorme…. Ele faz 7 meses essa semana… Já começou com frutas e almoço..

    Obrugafa!

  12. thaisa medeiros disse:

    Bom dia! Preciso de ajuda meu bebe tem sete meses se chama Miguel. Bom ele sempre dormiu bem a noite, desde os cinco meses ele dorme a noite toda, e claro que acordava de uma a duas vezes no máximo mais era só colocar a chupeta na boca dele que ele voltava a dormir, e acordava as sete da manhã para mamar, mas isso mudou a uns 20 dias ele acorda a noite todaaaa eu perco a conta de quantas vezes eu tenho que levantar para colocar a chupeta na boca dele, não sei mais o que fazer, eu acredito que não seja fome porque se eu pego ele no colo para dar a mamadeira ele não quer e fica muito irritado. será que habito? Não aguento mais, não consigo descansar. Hj vim pra internet tentar achar uma solução e acabei descobrindo uma coisa terrível que não sabia, tenho o habito de dar chupeta com mel pra ele e descobrir que isso e um veneno, Meu Deus quase morri do coração não sabia do perigo que estava correndo, mais nunca mais vou dar mel para meu filho. O Miguel não tem dificuldade para pegar no sono no máximo as dez horas ele já esta dormindo, e também não tem o costume de dormir no colo ele sempre dormiu sozinho no berço eu só ajeito ele no berço e ele já pega no sono, ai fico na dúvida será que é alguma dor? Será que é os dentinhos, pq ate agora ele não tem nenhum e a gengiva dele também não apresenta nenhum sinal de inchaço. O Miguel e um bebe super. ativo brinca muitooo da muitas risadas mais infelizmente as nossas noites aqui em casa tem sido um caos. Me ajudaaa. OBS: Ele não pegou peito sempre mamou mamadeira.

    • Oi Thaisa, como vai?
      Certamente seu bebê tem uma forte associação de sono com a chupeta e toda vez que ele perde a chupeta (especialmente agora com a chegada dos dentinhos) ele precisa de você para se acalmar. Esta é uma excelente fase para ensinar seu filho a dormir. Tente dar a chupeta apenas para que ele se acalme mas tire-a da boquinha do Miguel antes que ele adormeça. Nos primeiros dias ele pode demorar um pouco mais para dormir, mas a partir de 3 ou 4 dias que ele adormecer sem a chupeta, certamente já estará melhor.
      Fique com ele, dê colo, carinho, mas assim que ele estiver calmo, você com delicadeza faz com que ele adormeça sem estar sugando a chupeta.

      Espero ter te ajudado,
      Um beijo
      Michele

  13. Juliana disse:

    Estou desesperada meu bebe vai fazer 9 meses e acorda umas 6 vezes a noite para mamar não sei mais o que fazer

    • Michele disse:

      Juliana, bom dia!
      Certamente com 9 meses seu bebê desperta tantas vezes por hábito, e não por fome, especialmente se a alimentação dele for adequada e se ele aceitar bem os alimentos sólidos.
      Talvez seria hora de pensar em algum método para ensinar seu bebê a dormir. Se você estiver interessada, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te retorno com detalhes do meu trabalho.
      Um beijo
      Michele

      • Juliana disse:

        Michele, minha bebe tem 11 meses e normalmente acorda 2X à noite para mamar. A pediatra recomendou cortar a mamadeira da madrugada pois provavelmente é hábito mas lendo os relatos percebo que ainda parece ser fome. Ela não mama pouco e logo volta a dormir… Será que a alimentação sólida não está satisfazendo? Ainda não ofereci arroz e macarrão para ela, por exemplo. Como saber se é fome ou hábito então? Alguma dica?

  14. Silvia Siqueira disse:

    Olá Bom dia!!
    Por favor me ajude…
    Minha filha tem 7 meses e acorda de 3 em 3 hrs para mamar….ñ aguento mais até pq trabalho fora…
    Sempre foi assim, desde os primeiros dias q eram piores (2 em 2).
    Ela não aceita alimentos sólidos ainda…
    Me ajude , passando alguma dica…
    Obrigado

    • Michele disse:

      Silvia, tudo bem?
      Até que sua bebê aceite os alimentos sólidos, fica bastante difícil tirar estas mamadas. Tente ver alternativas, papinhas, trocar as frutas e neste caso, o pediatra poderia te ajudar. No seu caso, com uma alimentação basicamente de leite, acredito que sua bebê acorde por fome, e não por hábito.
      Um beijo
      Michele

  15. selma meire farias cezareo disse:

    Meu bebê de Um Ano e meio acordava de duas em duas horas á noite toda para mamar. Me orientaram, ou tira do peito, ou nada irá mudar. Neuro-Pediatra diz que ele tem Disturbio do Sono, e estamos com medicamento controlado, mas mesmo assim, acorda umas 3 vezes para mamar. Ainda não tive como fazer o desmame escotada fisica e emocionalmente, para passar por mais ”essa prova de fogo ”!

  16. monique reis disse:

    Meu bebê tem sete meses com quase oito e nao dorme a noite toda o que devo fazer para com que ele durma mais a noite tou sem dormir direito esse tempo todo.por favor .

  17. francine disse:

    Olá! Li o artigo e achei muito interessante! E também preciso de ajuda!
    Minha filha tem 1a8m e sempre deitou no berço acordada e adormece sozinha, dorme cedo e acorda cedo. Mas a cada 3h chora pra mamadeira e assim que mama segue dormindo. Ou seja, ela nem chega a se despertar, chora muito dormindo mesmo! Nunca ficou com intervalo maior que 3h. O que poderia fazer? Obrigada!

    • Michele disse:

      Oi Francine, como vai?
      Com a idade da sua bebê, desde que não haja recomendação do pediatra, ela não precisaria mais mamar de madrugada. Além do despertar, ainda tem a questão da limpeza da boquinha que provavelmente não é feita depois desta mamadeira. Como ela adormece sozinha, deve saber dormir, então tente trocar esta mamadeira por algum outro conforto. Tente colo ou carinho dentro do berço até que ela volte a dormir. Pode ser mais difícil nos primeiros dias mas depois de uma semana ela deve parar com este despertar.
      Um beijo
      Michele

  18. Fernanda disse:

    Olá meu filho te 1 ano e 9 meses e acorda de 3 em 3 horas pra mamar durante a madrugada , isso eh normal ? E o que eu posso fazer pra mudar essa rotina dele ? Obg

    • Michele disse:

      Oi Fernanda,
      Este comportamento é mais comum em bebês até 8 meses e a não ser que haja um pedido do pediatra, seria mais importante dormir do que receber este leite de madrugada para o crescimento e desenvolvimento do seu bebê. Como é a alimentação dele durante o dia? Você já tentou dar uma mamada (mesmo com ele dormindo) perto das 22h? Aí quando ele acordar depois, troque a mamadeira por um conforto como colo ou carinho para quebrar este hábito de mamar tanto durante a madrugada.
      Um beijo
      Michele

  19. VIVIANE disse:

    Olá Michele! Meu bebê tem 11 mêses e acorda a noite inteira para mamar! Não sei o que faço! Me sinto muito cansada, afinal tem quase 1 ano que não sei o que é dormir a noite toda. O que faço para meu bebê parar de mamar a noite? Eu amo amamenta-lo e pretendo fazer isso até 2 anos, mas do jeito que está acho que não vou conseguir. Estou exausta!
    Bjs

    • Michele disse:

      Oi Viviane, você não precisa (e não deve!) deixar de amamentar seu bebê, apenas precisa quebrar este hábito de mamar a noite toda porque ele precisa do peito para se acalmar e dormir. Ele adormece mamando? Isso pode ser o que está causando esta associação de sono.
      Se você precisar de uma consultoria personalizada, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e te passo detalhes do trabalho.
      Entendo seu cansaço e até para amamentar adequadamente, é importante que você durma bem.
      Um beijo
      Michele

  20. Erika disse:

    Bom dia Michele, minha filha tem 11 meses, a duas semanas ela esta acordando a 1:30 da manha, vou até o berço ela dorme em dois segundos e fica dormindo 40 minutos e volta a acordar, assim vai a noite toda, ela chora desesperada que parece que esta matando ela. Ela nunca fez isso, com 20 dias de nascida ela atravessou a noite e nunca mais acordou, não é de dar birra durante o dia, é muito boazinha. Nos finais de semana ela acorda por volta de 7:30 pego ela e levo pra minha cama e ela dorme comigo e com meu marido até umas 9:30. Não sei mas o que faço, tem duas semanas que não durmo direito, ja verifiquei se é dente, se é calor, já dei remédio pra dor e nada, se deito na cama auxiliar no quarto e ela fica me vendo ela não chora e dorme, mas se deixo ela sozinha no quarto, acontece o que te contei em cima, mas ela sempre dormiu no quarto dela sozinha, desde que chegou na maternidade.

    • Michele disse:

      Erika, boa tarde! Será que sua bebê não está passando por uma fase de angústia de separação? Não parece que é um problema de associação de sono, fome ou algum outro incômodo. Geralmente esta fase acontece aos 8 meses mas é bastante comum que ocorra até o primeiro ano de vida do bebê.
      Aqui mesmo no Mil Dicas de Mãe a Nívea já escreveu sobre como lidar com isso. Veja se ela está mais grudada em você mesmo durante o dia, porque se esse for o motivo, certamente ela precisará mais de você de dia também. Outra observação importante é verificar se não aconteceu nada com ela dentro do quarto que poderia causar medo. Veja se ela assistiu algum programa de TV diferente, se se machucou no quarto, etc. Parece que sua bebê está com medo do ambiente, então talvez também ajude trocar o objeto de transição (se ela tiver) para dar mais segurança para ela.
      Um beijo

  21. lucineia disse:

    oi, meu bebê tem 5 meses, com 3 consegui que ele dormisse das 11:30 às 6:00, mas uma semana antes de completar 4 meses, ele começou a acordar a noite toda, e só acalma se der o.peito, ai mama e dorme, completou 5 meses ontem, sera crise, pico ou costume!?

    • Michele disse:

      Oi Lucineia,
      Acredito que seja costume mesmo. Para seu bebê, mamar e dormir é a mesma coisa, um não acontece sem o outro e a cada ciclo de sono, ele precisa mamar para voltar ao sono. Veja como você o está colocando para dormir. Se ele dormir mamando, o problema pode estar aí. Tente fazer com que ele durma fora do peito por alguns dias e este hábito já será quebrado.

      Um beijo

  22. Luciana disse:

    Michele,

    Estou desesperada minha bebe tem 26 dias de nascido e não dorme quase nada a noite e quer ficar mamando o tempo todo, durante o dia ela mama muitas vezes também, amamento ela no peito me preocupo pois não sei se é normal?

    Abraços

    • Michele disse:

      Oi Luciana, tudo bem?
      Sua bebê ainda é muito novinha, é um período de adaptação fora do útero e fica bastante difícil nesta fase estabelecer uma rotina (e geralmente a amamentação é por livre demanda).
      Veja um texto que a Nívea publicou aqui no Mil Dicas sobre como acalmar os bebês. Talvez te ajude a fazer com que seu bebê se acalme com o uso de cueiro, ruído branco, embalo e tudo que remete ao ambiente que ela tinha dentro da sua barriga.
      Um beijo
      Michele

  23. Flávia disse:

    Oi Michele, não sei o que fazer meu bebe tem quase seis meses e de uma semana para cá vive chorando de fome, eu dou a ele o limite de 180 ml recomendados para esta idade, mas nada de adiantar, e outra ele acorda em menos de 3 em 3 horas, a barriga dele fica inchada, eu estou muito preocupada, será que meu filho pode estar com algum tipo de verme??
    ME ORIENTE POR FAVOR!

    • Michele disse:

      Oi Flavia,
      A melhor alternativa no seu caso seria uma avaliação do pediatra. Talvez o recomendado para a idade (quantidade de leite) não seja suficiente para seu bebê. Precisa avaliar individualmente, já que os 180ml é só uma média. Sobre os vermes, faça um exame para ficar tranquila quanto a isso. Outra observação é que nem todos os bebês mamam de 3/3 horas. Muitos tem outro padrão, de duas horas, ou duas horas e meia.
      Um beijo
      Michele

  24. Michele disse:

    Oi Luciana,
    Sua bebê ainda está em fase de adaptação fora do útero. Tente dar segurança para que ela se acalme e você consegue isso com cueiro, ruído branco e balanço. Lembre que dentro do útero ela estava no escuro e com um barulho frequente. Ela também pode sentir alguns incômodos normais dos primeiros meses e talvez aplicar a shantala a partir do momento que ela fizer 1 mês também pode ajudar bastante (além das cólicas e outros incômodos, o momento da massagem ajuda a matar esta fome emocional que eles sentem).
    É um momento de muito colo, de ficar muito perto de você. Tente amamentar mais de dia para que ela mame menos de noite. Exponha sua bebê à luz natural no começo do dia e diminua muito o ritmo da casa a partir das 18h00.
    Espero ter te ajudado.
    Um beijo

  25. Ruslania disse:

    Olá minha bebê está com 8 meses e acorda várias vezes durante a noite para mama .
    Ela come muito bem durante o dia

    • Michele disse:

      Ruslania, tudo bem?
      Com 8 meses, desde que não tenha outra orientação da pediatra, sua bebê não precisaria mais mamar durante a madrugada, especialmente se ela come bem durante o dia.
      Neste caso, seria bom avaliar os hábitos de sono da sua filha e se for o caso fazer uma reeducação de sono para ela, diminuindo aos poucos estas mamadas até que ela consiga dormir a noite toda.
      Com uma boa alimentação, certamente dormir é mais importante para ela do que mamar de madrugada.
      Se quiser saber como funciona nossa consultoria, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br
      Um beijo
      Michele

  26. Aline do Prado disse:

    Olá, minha filha está com um aninho, desde bebezinha ela dorme muito mal, uma noite muito agitada, fica chorona, já fiz várias coisas e nada resolveu, já levei em alguns pediatras e eles dizem que é normal…(eu não acho normal)…o que eu poderia tentar fazer pra melhorar as noites de sono…Obrigada

    • Michele disse:

      Oi Aline,
      Será que sua bebê relaxa o suficiente para dormir? Observe atentamente o que acontece uma hora antes dela dormir. Veja também se os horários estão adequados e se o sono diurno está suficiente (nem mais, nem menos do que ela precisa). Veja o ritual de sono dela, se é consistente e se o ambiente de sono é favorável para que ela durma bem (luzes, temperatura, etc). Outra observação é se a alimentação é correta (suficiente e com os alimentos que ajudam a criança a dormir).
      Se eu puder ajudar com uma educação de sono para sua bebê, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br que eu te passo detalhes da consultoria.
      Um beijo
      Michele

  27. Annayra disse:

    Meu filho vai fazer 5 meses, acorda de duas em duas horas, mama e volta a dormir. Vou voltar a trabalhar e preciso descansa, tô exausta. Seria o caso de eu tentar fazer ele dormir sem tantas mamadas, acompanhado o tempo de 4 horas?

    • Michele disse:

      Oi Annyara, bom dia!
      Sim, seria ótimo você tentar diminuir estas mamadas. Primeira providência para garantir que seu bebê não tem fome seria aumentar as mamadas do dia. Veja se durante o dia ele também tem este padrão de duas em duas horas.
      O ideal para a idade do seu bebê é mamar duas vezes de madrugada (geralmente perto das 23h e 4h). Fora isso, pode ser que seja hábito.
      Se eu puder ajudar com uma educação de sono, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br
      Um beijo

  28. Paula Visonan disse:

    Olá Michele, tudo bem? Minha filha vai fazer 3 anos e até 1 ano e meio tinha o sono bastante agitado. Hoje ela dorme bem melhor, a noite inteira. Porem, algumas vezes que ela acorda de noite, ela pede mama e só volta a dormir depois que eu dou. Isso é fome ou mania?

    Obrigada.
    Beijos

  29. Michele disse:

    Oi Paula, tudo bem?
    Com 3 anos pode sim ser mania, a não ser que a alimentação dela durante o dia não tenha sido adequada ou também pode ser temperatura (muito calor). Tente trabalhar com recompensa. Valorize muito os dias que sua filha dorme a noite toda sem precisar mamar, tente um quadrinho de recompensa onde depois de X dias sem mamar de noite ela pode ganhar alguma lembrança. Álbum de figurinha funciona bem para recompensar o bom comportamento.
    Um beijo
    Michele

  30. Patricia disse:

    Boa noite

    A minha bebê, tem 1 ano e 1 mês.
    Estou com muita dificuldades de parar de amamentar. Ela acorda de madrugada e chora muito para mamã e eu com muito sono dou.
    Gostaria de algumas dicas…obrigada

    • Oi Patricia,
      Veja se ela realmente mama ou se só fica chupetando uns minutos para se acalmar e voltar a dormir. Se não for fome, o melhor a fazer é tirar aos poucos. Você conta com ajuda de alguém? Você pode em pelo menos um destes despertares pedir para outra pessoa atender sua bebê e, mesmo que ela proteste um pouco, troque a amamentação (na verdade a associação de sono) por um carinho ou por colo e peça para a pessoa ficar ao lado dela até que se acalme. No começo precisa de bastante paciência, mas em uma semana ela já deve acostumar.
      Um beijo
      Michele

  31. Eliana disse:

    Minha bebê está com 3 meses. Ela mama toda hora está fazendo o peito de chupeta. Ela não para no berço de neném no carrinho e é só colocar que ela começa a chorar daí volta no peito ela parar de chorar. Será que ela tá com dor ou ela tá com manha mesmo?

  32. Oi Eliana,
    Se você já percebeu que ela está fazendo seu peito de chupeta, estabeleça uma rotina com horários para as mamadas e substitua o peito por algum conforto ao invés de oferecer todas as vezes que ela chora. Se ela só mamar um pouco para parar de chorar, é porque não está com fome, e sim precisa do peito apenas para se acalmar. Troque por colo, embalo, carinho e mostre para sua bebê que mamar e comer são coisas diferentes. A única observação é que mamar também acalma incômodos como cólicas, então perceba se sua bebê está bem e insista na rotina.
    Um abraço,
    Michele

  33. Hellen disse:

    Bom dia. Minha bebê tem 4 meses, nunca dormiu a noite inteira sem ter q mamar. Porém de uns 10 dias para cá, ela não dorme direito ,se debate, passa a mão com força nos olhos e nariz e só para qdo eu a pego e dou de mamar ou simplesmente a balanço,isso umas 6/7 vezes por noite.Não sei o que fazer… Pode me ajudar? Obrigada!

    • Michele disse:

      Oi Hellen,
      Veja se sua bebê não está com algum incômodo como alguma alergia no nariz e nos olhos. É bastante comum que até os 6 meses os bebês acordem 2 vezes para mamar de madrugada, mas 6 ou 7 vezes pode ser por algum incômodo. Mamar alivia se ela estiver com algo incomodando o sono e pode ser por isso que ela acalma.
      O melhor seria avaliar com a pediatra antes de criar um hábito de dar o peito todas as vezes, porque aí sim ela pode dormir apenas se mamar porque não saberá dormir de outra forma.
      Um beijo
      Michele

  34. priscila disse:

    Bom dia! meu filho tem 10 meses acorda por varias vezes a noite, não estou aguentando mais ele só volta a dormir quando pega o peito, estou pensando em tira -lo do peito me ajude não sei mais o que fazer. ando nervosa, estressada durante o dia, fora que não posso encostar que durmo.
    desde ja agradeço.

  35. Michele disse:

    Oi Priscila,
    Com a idade do seu bebê, ele já poderia dormir a noite toda e se a alimentação for adequada, ele deve acordar por hábito e não por fome. Com esta idade, nós podemos fazer uma educação de sono para quebrar esta associação. Me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes do nosso trabalho. Podemos fazer isso bem aos poucos, com técnicas gentis, evitando o choro e ensinando seu bebê a dormir com mais qualidade.
    Um beijo
    Michele

  36. roberta disse:

    ola… minha bebe tem 11 meses 20 dias, ela se alimenta e toma formula de leite e nao dorme a noite toda sempre acorda umas 3 vezes e normal quando ela acorda dou de mamar no peito… e normal

  37. Michele disse:

    Roberta, com 11 meses sua bebê poderia sim dormir a noite toda. Se ela tem uma boa alimentação, estes despertares devem acontecer por hábito e não por fome. Seria interessante verificar com o pediatra se existe necessidade de alimentá-la durante a madrugada e tentar diminuir estas mamadas. Pode ser que ela precise do peito apenas para se acalmar. Se for isso, tente substituir por algum outro conforto como colo ou carinho.
    Se precisar de ajuda e quiser saber mais sobre a consultoria de sono, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br
    Um beijo

  38. Andreza Maciel disse:

    Meu bebê completou 8 meses hoje,desde q nasceu dormia a noite toda,mais já tem um mês que ele acorda a noite toda de 2 em 2 horas não estou aguentando mais só dorme qdo dou o peito,não mama mamadeira de jeito nenhum nem chupeta só o dedo o q eu devo fazer pois tenho hipertireoidismo e me sinto muito cansada.

    • Michele disse:

      Oi Andreza, com esta idade, nós podemos fazer uma educação de sono para seu bebê voltar a dormir a noite toda. Em aproximadamente 3 semanas já podemos ter resultados. Fica difícil te dar dicas por aqui porque preciso conhecer você, o perfil da sua família e principalmente o temperamento do seu bebê.
      Me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria.
      Um beijo

  39. Luciana Dias disse:

    Olá,

    Minha filha tem 1 ano.
    Dorme as 19:30hs depois de um banho e deitar com ela na cama dela e dar a mamdeira. Dorme sem nenhuma dificuldade.
    Lá pelas 23hs ela acorda com fome, dou a mamadeira e volta a dormir.
    Lá pelas 3hs da manhã novamente. Dou outra mamadeira e ela volta a dormir até as 6:30hs. Nessa vez acabo a levando p minha cama, pois estou exausta e preciso trabalhar no dis seguinte.
    Esporadicamente ela ainda mama mais uma mamadeira as 6hs da manhã.
    Ela come de tudo já, a noite damos um mingau ou papinha, mas nem sempre ela aceita.
    Pergunta: é comum mamar tanto assim a noite/madrugada?
    Se ela tem fome devo alimenta-la certo?
    Alguma coisa que devo fazer para que durma a noite toda?

    • Michele disse:

      Oi Luciana,
      Se não há recomendação do pediatra para sua bebê mamar tantas vezes de madrugada, ela não precisa deste alimento e certamente você pode fazer algo para acabar com estas mamadas. Os bebês adquirem hábitos e acabam acordando por isso, e não porque sentem fome, especialmente na idade da sua filha e se ela tem boa alimentação.
      Existem técnicas para fazer com que ela durma a noite toda, sempre pensando nas necessidades da sua bebê e fazendo esta quebra de associação aos poucos. Se você estiver interessada, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e te explico como funciona nosso trabalho.
      Um beijo

  40. Camila disse:

    Olá Michele, minha filha tem 1 ano e 1 mês e dormia a noite toda até os 5 meses (das 23hs até às 8hs). Mas de repente isso mudou e ela passou a acordar várias vezes na madrugada, achei que era fome e passei a oferecer mamadeiras, antes tomava 3, consegui reduzir pra 2 mamadeiras de 180mls. No entanto, ela acorda muitas vezes, cheguei a ter que me levantar mais de 8 vezes, levei ela pra minha cama na tentativa de dormimos melhor e não adiantou,acordava do mesmo jeito, pela má qualidade de sono dela e nossa resolvi, há 2 semanas voltar ela pra seu quarto, coloquei um colchão no chão ao lado de seu berço pra facilitar a readaptação e por ela acordar demais, aí tenho que nina-la no berço mesmo. Se ela acordasse apenas para comer estaria satisfeita, mas acorda muito,aí fico com dor de cabeça e muitas vezes perco o sono. Ando cansada demais e mais cansada de ouvir que isso tudo é fase, não tenho ninguém pra me ajudar com ela, estou exausta, estressada e frustrada… Preciso de ajuda

    • Oi Camila, entendo bem o seu cansaço.
      Com a idade da sua filha, você não precisaria mais oferecer nem mesmo estas duas mamadeiras durante a madrugada, especialmente se a alimentação dela for adequada e desde que não haja recomendação do pediatra.
      Eu sugiro fazer uma educação de sono para sua bebê. Se houver interesse, posso te passar detalhes do meu trabalho. Geralmente na idade da sua filha, em 3 semanas já temos resultados na mudança do padrão de sono dela.
      Um abraço,

  41. Nayara disse:

    Ola

    Tenho uma duvida , tenho uma bebe de 6 meses desde quando ela nasceu, ela nunca dormiu durante o dia mais que meia hora tem dias que nem dorme e a noite passa quaser toda chorando acorda 6 ou mais vezes na noite e não quer mama, o que pode ser isso ja levei em diversos pediatras mais nem um consegue explica

  42. Nayara, provavelmente é um problema comportamental, se nenhum pediatra encontrou nada físico na sua bebê.
    Ela deve ter associações fortes de sono e não consegue dormir por falta de habilidade. Me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes do meu trabalho. Conseguimos aos poucos ensinar sua bebê a dormir, sempre evitando o choro e atendendo as necessidades dela.
    Um abraço

  43. Marianna Brito disse:

    Olá, boa noite!
    Estava precisando de uma explicação dessa. Muito bom!
    Agora descobri que meu pequeno Matheus (2 meses) acorda mesmo é com fome!
    Obrigada pelas explicações!
    Beijos!

  44. Karine disse:

    Meu filho tem 1 ano e sempre acordou de madrugada, no início a cada 3 horas, mas de uns meses pra cá ele tem acordado de hora em hora querendo a mamadeira, a pediatra disse que é safadeza, que ele não precisa mamar de madrugada, disse pra eu tirar esse mal hábito dele! Essa noite eu não dei leite, dei somente antes de dormir e de madrugada dei apenas água, ele ficou super bem, por volta das 2 da manhã ele acordou e eu apenas o peguei no colo e ele já dormiu novamente! Será que é errado fazer assim?

    • Oi Karine,
      A primeira coisa a fazer é substituir esta mamadeira por outra coisa, como você fez, com carinho ou mesmo oferecendo um pouco de água. Se o pediatra disse que o ideal é tirar a mamadeira, seu filho deve ter o peso certo para a idade e realmente não precisa desta alimentação de madrugada.
      Um beijo

  45. Elizabeth disse:

    Boa tarde!!!
    Meu filho tem 2 anos e 3 meses, ainda mama no peito.
    Ele não aceitou nenhum tipo de leite, tentei todos, feitos de várias formas mas não teve jeito ele não aceita.
    A única coisa que ele toma é suco de soja. Com isso ele acorda até 6 vezes na noite pra mamar e tomar o suco na mamadeira. Confesso que estou muito cansada, gostaria de saber como resolver isso. Beijos

  46. Elieti disse:

    Olá…
    Minha bebê completa 3 meses hoje, dorme por volta das 21h e faz um sono de 3 ou 4 horas depois acorda de 2 em 2 horas para mamar!! Com essa idade já poderia melhorar esses horários ou pela idade está ok?

    • Olá Elieti,
      Eu sempre recomendo começar uma educação de sono a partir dos 4 meses. Com a idade da sua bebê, ela poderia mamar de 3/3 horas de noite, mas ainda é difícil de estabelecer uma rotina.
      A partir da 16a. semana você já pode diminuir esta alimentação de madrugada, alimentando de 3/3 horas e se ela acordar fora destes horários, substituir por algum outro conforto como colo, carinho, embalo e ajudá-la a voltar a dormir sem mamar.
      Um beijo

  47. Giselle disse:

    Olá…
    Minha bebê tem 21 dias e quando tivemos alta ela dormia a noite inteira se deixasse… Mas a pediatra mandou que eu inclusive a acordasse para mamar….
    Agora ela não dorme mais bem a noite…
    Acorda, troca a fralda, mama 20 min em cada peito, leva uns 20 min pra arrotar, e mais uns 30 pra pegar no sono.. E acorda quando colocada no berço…
    Tive que dar a chupeta pra dar um descanso para o peito…
    Acontece que agora o peito enche mais a noite, o xixi e o coco ela só faz a noite também…
    Não pega no sono fácil depois das 6 horas da tarde….
    Será que acostumei mal? Será mesmo fome ou devo tentar acalentar e colocar para dormir? E a chupeta, fiz mal em dar?
    Vi que muitas maes deixavam que o bebê acordasse sozinho desde o primeiro dia em casa, mas sou mãe de primeira viagem e segui recomendação médica…
    Preciso de ajuda, pois estou exausta, meu esposo trabalha a noite, e durante o dia tenho ficado sem paciência com a bebê por conta do cansaço…

    • Oi Giselle, como vai?
      Sua bebê ainda é muito pequena. Se o pediatra indicou que ela deveria ser despertada para mamar, provavelmente isso era necessário para o desenvolvimento adequado dela, então você fez certo. O que eu sugiro é que você amamente de 3/3 horas de noite e nos outros despertares, tente acalentar com carinho, colo, algum outro conforto ou mesmo a chupeta.
      Aos 3 meses você já pode estabelecer uma rotina e aumentar as mamadas durante o dia para que ela mame duas vezes de madrugada.
      Tente dar bastante segurança para sua filha, remetendo ao ambiente que ela tinha no útero (cueiro, embalo e ruído branco podem ser excelentes ferramentas).

      Espero ter te ajudado,
      Um beijo

  48. Tábatha disse:

    Olá. Minha filha sempre dormiu bem à noite, acordava 1 vez, agora com quase 8 meses está acordando 4 vezes, o que eu faço? Isso está me cansando muito.

    • Oi Tábatha,
      Existe mesmo uma grande mudança no padrão de sono do bebê aos 4, 6 e 8 meses, isso é muito comum. Entretanto é uma excelente fase para ensinar seu bebê a dormir. Se a alimentação dele for adequada, ele tem plenas condições de dormir a noite toda nesta idade. Dormir é uma habilidade que precisa ser ensinada aos bebês. Veja como ele dorme, se precisa de peito, mamadeira ou ser embalado para dormir porque a forma que você o coloca no berço, pode ditar o resto da noite. Por isso é importante que ele vá para o berço ainda acordado, para ter a oportunidade de desenvolver a habilidade de se confortar e dormir a noite toda.
      Se quiser saber como funciona a consultoria de sono, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes do trabalho.

      um beijo

  49. Rebeca disse:

    Michele, meu bebê faz 2 meses daqui a 4 dias! Como vi em vários comentários acima e sei de algumas amigas, alguns bebês em dias já dormem a noite toda, diferente da tabela! O que tá acontecendo aqui e me deixa na dúvida! Quando dou 6 mamadas no dia (mais ou menos 3 em 3h) a última fica entre 20h30 e 22h e deixo ele dormir, ele dorme umas 5 horas direto. Acorda por volta de 2h, mama e depois entre 6 e 7h.

    Quando dou 7 mamadas (algumas com intervalo menor de 3h) pra tentar dar a “mamada dos sonhos” entre 23h e meia noite, na maioria das vezes o acordando pra isso, ele só dorme umas 3 horas e meia no máximo, acorda, mama e depois acorda de novo entre 5h e 7h. Minha dúvida é: se ele já consegue dormir 5 horas direto, pq não faz isso depois dessa mamada tarde? Se a ideia é ajudá-lo q conseguir dormir a noite toda, na minha cabeça precisaria dessa mamada tarde já que ele emendar de 21h até de manhã seria muito mais difícil.

    O que você acha que acontece? Alguma sugestão pra tentar com e ele durma essas 5 horas depois dessa mamada tarde?

    Obrigada pela atenção!

    • Rebeca, boa tarde!
      O sono é feito de ciclos. Pode ser que a mamada dos sonhos não funcione para seu bebê (isso acontece bastante). Você deve estar quebrando a fase de sono dele para dar a mamada dos sonhos e isso está ocasionando mais despertares. Entretanto seu bebê ainda é muito novinho para ter um padrão de sono definido. Com 4 meses você já conseguirá avaliar muito melhor se ele tem fome, se acorda por hábito e se algo precisa mudar na alimentação e rotina dele para esticar mais o sono.
      Um beijo

      • Rebeca disse:

        Entendi Michele! Mas por agora o que você me aconselharia? Esqueço a mamada dos sonhos e dou só a última mais cedo e deixo ele dormir direto até acordar?

        • Oi Rebeca, sim aconselho que você espere que ele acorde. Veja com o pediatra se você precisa mesmo dar esta mamada e se ele achar que não é necessário e que se bebê pode dormir por mais horas, espere e veja qual é o padrão dele, ou seja, que horas ele sente fome, e aí sim você oferece a mamada.

          Um beijo

  50. Angelica Luiza disse:

    ola. Tudo bom? Minha filha tem 1 ano e acorda ao menos 2 vezes na noite para tomar mamadeira. Se eu nao der ela simplesmente chora ate conseguir e apos mamar dorme imediatamente. Eu nem ponho no colo, dou a mamadeira com ela deitada mesmo! Pelo o que li no post e nos comentarios ela esta “velha” para isso, mas meu filho foi do mesmo jeito. Ele so parou de mamar a noite por volta dos 2 anos. Obs.: ambos comem bem, jantam e tomam mamadeira em seguida por volta das 21Hs!!

  51. Oi Angelica, boa tarde!
    Com esta idade, não precisaria mesmo mamar de madrugada. Além da boa alimentação que ela já tem, temos um problema da limpeza da boquinha dela (que não é feita de madrugada). Veja se você consegue trocar esta mamada por algum conforto (carinho, colo ou um pouco de água), a não ser que o pediatra indique que você precisa continuar alimentando sua bebê 2x por noite.
    Se estiver interessada em uma consultoria para te ajudar com isso, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e te explico como funciona o trabalho.

    Um beijo

  52. Arielle disse:

    Meu bebê de 5 meses acorda todo o dia de 1 em 1 hora chorando, desde dois meses atrás. Antes ele dormia até 3 horas seguidas. O que eu faço? Já não durmo a noite há dias.

  53. Amanda disse:

    Oi, meu bebê está com 10 meses e nao está comendo mais nada, ele almoçava e jantava, agora nada. Pensei que fossem os dentinhos, mas não é, ele acorda várias vezes na madrugada e mama de um lado, mama do outro e fica chorando. Não sei se estou com pouco leite porque ele fica nervoso, aí já troca de lado para poder mamar.

  54. Boa noite Arielle,
    Se estiver tudo ok com a saúde do seu bebê, provavelmente ele está acordando por maus hábitos (não sabe voltar a dormir quando um ciclo de sono acaba) e precisa de ajuda.É muito importante ter uma rotina e ensinar seu bebê a dormir sem ser no peito, embalado ou com algum outro hábito que você precisará fazer para que ele volte a dormir. É uma fase excelente para ensinar seu bebê a dormir com mais qualidade.
    Se estiver interessada na consultoria de sono para ter um acompanhamento de como fazer isso, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br

    Um beijo

  55. Flávia disse:

    Olá Michele, meu bebê tem 4 meses, há duas, três semanas ele dormia às 21hrs e acordava somente às 4hrs da manhã, mamava e dormia até 9hrs. Acontece que ele começou a acordar mais vezes e cada dia mais, hoje ele tá acordando de 1 em 1 hora e só dorme se eu der peito. Já tentei chupeta, já tentei água, ficar balançando, mas isso só deixa ele mais irritado, e faz ele despertar, se eu só der peito ele volta a dormir, porém apenas por 1hr. O que eu faço?

    • Olá Flavia, como vai?
      Certamente seu bebê está passando pela regressão de sono aos 4 meses. É muito importante você verificar a forma que está colocando seu filho para dormir. Ele sabe dormir sozinho? Quando os bebês passam por esta regressão, é importante que você o ensine a dormir, tenha uma rotina bem consistente e um ritual de sono perfeito. É uma fase boa para ensiná-lo a dormir. Se precisar de ajuda, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br porque a partir dos 4 meses nós já podemos fazer uma educação de sono para ele.
      Um beijo

  56. Isabella disse:

    Minha bb dormia a noite toda desde os 2 meses. No finzinho do 5º ja perto do 6 meses ela passou a acordar chorando muito. Só para qnd pego e dou o peito, pq aí ela dorme e só acorda de manha.
    E agora o q eu faço, é normal?

    • Oi Isabella, como vai?
      Não precisa se preocupar se sua bebê precisa do peito no começo da noite mas dorme até de manhã. O grande problema é quando o bebê acorda diversas vezes durante a noite e não mama, apenas usa o peito para se acalmar. No caso da sua bebê, pode ser um pico de desenvolvimento onde ela sente mais fome e acaba mamando para saciar esta fome e dormir melhor.
      Um beijo
      Michele

  57. Mari disse:

    Bom dia,
    Com um ano, o bebê deve dormir a noite inteira, certo?
    Se está acordando, provavelmente, é dificuldade nas transições de sono?
    Artur dormia a noite toda dos 2 meses aos 6. Eu não amamento de madrugada desde as 12 semanas…
    Achei que a IA era a vilã, depois a dentição e em seguida a ansiedade de separação…
    Com um ano, parece estar tudo ok, mas tem madrugada que acorda quatro vezes… É muito desgastante… O que posso fazer?
    Obrigada.

    • Oi Mari, como vai?
      Com 1 ano sim, ele deveria dormir a noite toda. Além do cansaço, dormir bem é extremamente importante para o desenvolvimento e crescimento adequado do seu filho. Você consegue identificar a causa dos despertares? Reveja a forma como você o atende (por exemplo: se ele é levado para sua cama, pode ser que desperte já com a intenção de ir para a cama dos pais). A forma como tratamos os despertares é importante. Pode ser por hábito também. Me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br para que eu possa entender um pouco melhor o seu problema.
      Um beijo
      Michele

  58. Thais disse:

    Ola! Minha filha tem 1 e 3 meses e acorda varias vezes para mamar durante anoite, mas o problema eh que se nao der mamadeira ela chora demais e muito alto, nem colo nem carinho adianta pois ela eh muito estressada, o que devo fazer?

  59. Elaine Cristina disse:

    Bom dia, meu bebê tem 2 meses e sempre mamou bastante de madrugada, depois passou pra três vezes de madrugada, agora está mamando de uma em uma hora. Amamento 6 vezes e estou exausta, o que está acontecendo? São picos de crescimento? Obrigada.

    • Oi Elaine, como vai?
      Com 2 meses os bebês ainda não tem um padrão de sono definido e a recomendação é amamentar por livre demanda mesmo. Entretanto, para ter certeza de que seu filho tem fome, veja como é a alimentação dele durante o dia. Realmente 6x durante a madrugada é muita coisa. Se ele conseguir espaçar mais a amamentação durante o dia, pode ser que tenha adquirido o hábito de precisar mamar no fim de cada ciclo de sono e você pode tentar substituir o peito em alguns destes despertares por colo, carinho, aconchego. Pode ser cólica também e o mamar alivia o desconforto. Para isso você pode começar a fazer uma massagem como a shantala no seu bebê (que alivia bastante).
      Um beijo
      Michele

  60. Camila Balbi disse:

    Boa Noite
    Minha filha de 11 meses não dorme nem 3 horas direto , na vdd so uma vez na vida dormiu 5 horas , levo na pediatra e sempre diz q e normal, nem de dia nem de noite dorme, estou esgotada cansada, ja levei na neurologista e ela encaminhou nos duas p psicologa, nao sei oq faco, durante a madrugada dou mamadeira 1 vez, ela dorme mas nao dura 1 hora, dai vai acordando ponho o bico, que não dura tambem muito tempo daí ela me vence ponho no peito e deito c ela, devid ao cansaço, tambem nao adianta !!!! oque faco ela nunca dormiu bastante, dorme menos de 3 horas esta perdendo peso! SOCORRO!!!!

    • Oi Camila, como vai?
      Certamente sua bebê não desenvolveu a habilidade de dormir. Com a idade dela, nós podemos fazer uma educação de sono e provavelmente ter ótimos resultados (porque não há outro problema de saúde nela). Leva tempo, porém com carinho, paciência e com as técnicas corretas, em 2 meses já conseguimos melhorar bastante o soninho dos bebês. Me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria.
      Um beijo

  61. Eliswagna disse:

    Olá, tenho uma bebê de 6 meses e desde os 4 ela não consegue mais dormir a noite toda como era de costume nos primeiros meses. Não sei mais o que fazer já recorri a chás, sucos e até a um remédio chamado camomila c. Gostaria de uma orientação.

    • Oi Eliswagna, tudo bem?
      Certamente sua bebê passou por uma mudança no padrão de sono, o que é muito comum aos 6 meses. Veja a forma como você a está colocando para dormir, se ela adormece embalada ou mamando porque estes hábitos fazem muita diferença para alguns bebês. Essa é uma fase onde você já pode dar a oportunidade de sua filha adormecer sozinha e melhorar muito estes despertares. Se a alimentação dela for boa e desde que não haja recomendação do pediatra, ela poderia dormir a noite toda, com uma ou no máximo 2 paradas para alimentação.
      Se precisar de acompanhamento neste processo, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e te mando detalhes da consultoria.

      Um beijo

  62. Adriana Poggioli disse:

    Minha bb esta com 3 meses e desde os 2 dorme as 22h e acorda apenas as 6h mama e volta dormir ate as 8h. fico preocupada com esse largo intervalo sem mamar, mas devo acorda-la?

  63. Oi Adriana, tudo bem?
    Este sono é o sonho de muitas mães! O ideal é checar o desenvolvimento dela com o pediatra. Ele pode acompanhar ganho de peso e te falar se é necessário acordar sua bebê uma ou no máximo duas vezes de noite para alimentação. Se ela mama bem de dia, não acredito que seja necessário, mas este acompanhamento do médico é importante.
    Um beijo

  64. Evelyn disse:

    Boa noite, desde o nascimento q meu bebê não dorme mais do que 15 a 30 min no mais absoluto silêncio q esteja. Hoje com nove meses nada mudou e pra piorar está acordando a cada 15 min pra Mamar a noite. Nunca dormiu a noite por três horas seguida. Socorro, preciso de ajuda!

  65. clea emilia disse:

    Meu bebê dormia a noite toda até os 5 meses, daí começou a acordar várias vezes a noite e só vai dormir depois de tomar uma mamadeira (geralmente faço um leite fraco, mas já tentei dar leite forte e ele dorme a mesma quantidade), já tentei não dar a mamadeira, balançar, colocar na minha cama, já tentei de tudo, ele só volta a dormir tomando leitinho! Será fome mesmo ou hábito?

  66. Olá Evelyn, imagino como você está cansada.
    Seu bebê não deve dormir muito durante a noite porque não faz sonecas boas durante o dia, ou seja, uma coisa leva a outra. Se ele dorme de 15 a 30 minutos, ele não completa nem mesmo um ciclo de sono, e deve acordar por uma falta de habilidade de voltar ao sono quando ele começa a sonhar. O sono do dia é bastante complicado, mas com carinho, paciência, e as técnicas certas para que ele durma mais durante a noite, este sono diurno também deve melhorar. Precisaria saber mais sobre vocês. Quais são as associações dele, como está a saúde, etc, para verificar se posso te ajudar de alguma forma. Se puder, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br.
    Um beijo

  67. andrea Okumura disse:

    Ola Michelle, meu bebe está com 4 meses, nunca foi de dormir muito, com 1 mês e 1 semana foi diagnósticado com refluxo, então eu dou mama e fico com ele 40 minutos pra fazer bem a digestão. Hoje ele está acordando de hora em hora, mama e volta a dormir. Mas muitas vezes mama tanto que tem dificuldade para voltar a dormir. .. e outras dorme enquanto andamos e o embalamos e quando gente senta acorda. Não sei mais o que fazer. Amamento no peito e estou esgotada! Obrigada

  68. Oi Andrea, bom dia!
    Sempre defendemos a livre demanda, porém quando o bebê acorda de hora em hora, pode ser que alguns destes despertares aconteçam por hábito, e não por fome. Atendo muitas pessoas que os filhos tem estes despertares por causa do refluxo. A associação de peito e colo acaba acontecendo por uma necessidade de ficar com o bebê mais tempo depois da mamada. A partir dos 4 meses nós podemos fazer uma educação de sono para o seu bebê. Me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e te passo detalhes da consultoria. Não sugerimos tirar as mamadas noturnas, mas sim ensinar o bebê a ter blocos maiores de sono, despertando 2 vezes (com a idade do seu bebê) de madrugada para alimentação enquanto o alimento básico dele for leite.

    Um abraço,

  69. luciana disse:

    Olá! Meu bebê tem 8 meses e nunca dormiu uma noite toda. Até os 5 meses acordava a cada 3 horas pra mamar. Depois do 5o mês passou a acordar muitas vezes . às vezes acorda até 7 vezes. Dorme as 20:00 hrs e já começa a acordar as 21:00.
    Se alimenta bem e não é muito de chupeta. Acorda chorando e só cala quando eu pego e acalento. Muito cansativo.

  70. Oi Luciana, tudo bem?
    Imagino o seu cansaço! Com esta idade, desde que não haja recomendação do pediatra, seu bebê não precisa receber leite de madrugada, o melhor para ele seria dormir a noite toda mesmo.
    Você pode fazer uma educação de sono para o seu bebê. Se houver interesse, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria. Podemos pensar em métodos bastante gentis onde priorizamos as necessidades do bebê e ao mesmo tempo o ensinamos a dormir. Certamente seu bebê acorda por hábito, por não saber dormir, e não por fome.
    Um beijo
    Michele

  71. Cláudia disse:

    Ola😊 a minha bebe tem quase 5 meses, faz no sabado 5 meses e desde os 4 meses que acorda 6 ou 7 vezes à noite, e só adormece com a mama na boca. Recusa chuchas e está só a leite materno. O que posso fazer para que durma pelo menos 4 horinhas, como já fazia com 3 meses😐? Beijinhos e obrigada.

    • Olá Claudia, como vai?
      Com a idade do seu bebê, desde que esteja com peso adequado, é considerado normal acordar 1 ou 2 vezes de madrugada para mamar, então provavelmente seu filho está acordando por hábito, e não por fome. O ideal seria você ensinar seu bebê a dormir de outra forma porque aparentemente mamar e dormir para ele, fazem parte do mesmo processo, um não acontece sem o outro. Se houver interesse, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria de sono.
      Um abraço,
      Michele

  72. Daianne disse:

    Oi meu baby esta com 05 quase 06 meses é normal acordar 3x para mamar? Voltei a trabalhar e estou ficando muito cansada. Ele bebe suco pela manhã ´almoça, como frutinha a tarde como eu pego ele as 17h /17:30h ele mama no peito e nao dou a jantinha, sera que é isso? Fico com medo de dar a jantinha muito tarde.

    Att

    Daianne

    • Oi Daianne, como vai?
      Até os 6 meses sim, é normal. Enquanto a alimentação sólida não for incluída e aceita, estes despertares são considerados normais. Entretanto, se ele tiver mais de 6kg e tiver peso e crescimento adequados para a idade, você já pode tentar substituir uma destas mamadas por carinho e conforto, quebrando este padrão e amamentando perto das 23h e 04h00.
      Um abraço

  73. Erica disse:

    Ola minha filha tem 1ano e 9 meses e acorda de 3 e 3 horas para mamar no peito e quando vai amanhecendo acorda de 1 e 1 hora. O almoço e janta dela sao 4 colheres ( sopa ) de comida, belisca o dia inteiro; 2 fatia pequena de frutas,30 ml de suco e 1 biscoito de sal tudo forçado e mama de dia umas 5 vezes, é o q consigo. Dorme de dia umas 3 horas mas acorda no meio para mama no peito. Antes de dormir a noite(21:00)dou 80ml de mingau mas ele so dormi no peito, nunca conseguiu dormir sozinha. De madrugada ja disse nao e ela chora demais, ja ate voltou a dormir mas logo volta a pedir. Eu estou desesperadamente estressada, tendo crises de ansiedade ,parece q vou morrer de tao nervosa. No pediatra ela ta bem no peso e tal. nao sei mais o q fazer. É a alimentação o problema? nao tem problema de saúde, sigo rotina.

  74. Adriana disse:

    Olá, tenho um bebê de 6 meses que já está tendo alimentação de sólidos e mama o seio materno. A minha questão é a seguinte: meu filho acorda várias vezes à noite pra mamar e não sei se é fome ou se faz meu seio de chupeta. Ele acorda chorando, se eu não der o peito ele fica me puxando e chorando alto até eu dar o peito. Mama bastante e dorme. Será que é fome??? E outra, ele quer dormir sempre nos meus braços na cama. O que posso fazer???

  75. Oi Adriana, como vai?
    Certamente seu bebê acorda por hábito. Ele adormece mamando? Se isso acontece, este é um hábito que você precisa cortar. Aparentemente comer e dormir são atividades complementares para ele. Ele não tem fome, mas não sabe dormir de outra forma. Se você precisar de ajuda, com carinho e paciência usando as técnicas corretas podemos ensinar seu bebê a dormir de outro jeito. Se quiser saber detalhes da consultoria de sono, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br
    Um abraço,

  76. Lúcia disse:

    Olá meu bebê tem apenas 1 mês e 11 dias. Toda noite ele acorda de 00 : 00, dou de mamar e quando ele termina, desperta e só vai dormir às 4 : 00 da madrugada. Não sei o que fazer para q ele durma de madrugada. Eu lembro que quando eu estava grávida, ele só se mexia de madrugada. Será que isso tem alguma coisa a ver?
    Preciso de conselhos…
    Obrigada pela atenção

    • Oi Lucia, como vai?
      Como está o sono diurno do seu filho? Com essa idade, você precisa ensinar a diferença entre dia e noite para ele, expondo à luz natural durante o dia, limitando as sonecas a 2 horas seguidas no máximo para que aos poucos ele entenda que existe diferença entre o sono do dia e da noite. Sobre se mexer, enquanto você dorme, enquanto você estava grávida, você caminhava e ele era “ninado” o dia todo, então de noite, quando você deitava, ele aparentemente acordava, porque não estava mais sendo embalado. Isso é bastante comum.
      Sugiro também você usar um cueiro, um ruído branco e escurecer bem o ambiente, além de ninar seu bebê, para dar mais segurança para ele, remetendo ao ambiente que ele tinha no útero.
      Um abraço,
      Michele

  77. Aline Sampaio Silva disse:

    Olá meu bebê tem nove meses, desde os seis dorme bem a noite toda. Mas faz três dias que acorda exatamente às duas da manhã e só volta a dormir se eu der peito e colocar na minha cama, sendo que dormia normalmente no berço. Ele já janta às 7:30h, e mama uma mamadeira por volta de dez e meia. Mesmo assim acorda de madrugada querendo peito, também de um tempo pra cá ele tem ficado atrás de mamar peito e antes já nem ligava, só dava peito quando acordava às 6:00 da manhã e ele voltava dormir. Agora não pode me ver que quer o peito! Como faço para ele voltar a dormir bem a noite toda? Muito obrigada.

  78. Oi Aline, como vai?
    Seu bebê pode estar passando por um período de ansiedade de separação, muito comum com a idade dele.
    Tente ficar bastante tempo com seu bebê durante o dia, para melhorar esta “fome emocional” que eles apresentam nesta idade. Quanto ao despertar, se não houver recomendação do pediatra para que ele mame de madrugada, você pode fazer carinho, ficar com ele, abraçar e ninar, mas explique que a hora de mamar é de manhã cedo, que no meio da madrugada é hora de dormir. Você pode até oferecer um pouco de água se for necessário. Em uma ou duas semanas isso deve melhorar.
    Um abraço,
    Michele

  79. Joyce Guimarães disse:

    Boa tarde Michele.

    Tenho uma menina de 2 anos e 10 meses, e a mesma tem por habito acordar na madrugada, geralmente 1 ou 2 vezes na noite, muito raro o dia em que dorme a noite toda, tanto que nem me recordo quando foi.
    Ela é uma criança agitada, já tentei muitas coisas.
    Por volta das 20 h já dou banho, e a deixo no quarto assistindo desenhos não musicais, para acalmar os ânimos, mas mesmo assim ela não dorme sem mim, nunca dormiu, até me pega pelo pescoço para isso quando deita, já tentei bichos e bonecas para substituição, mas não resolveram. Há 10 meses me mudei de casa e a coloquei no quarto com o irmão, mas vencida, a coloquei de volta no meu quarto este mês, pois não aguentei o cansaço, ela do lado de minha cama é menos desgastante. Gostaria de saber o que posso fazer para controlar isso, se pode me ajudar, estou extremamente cansada e nervosa, não aguento mais! 😭😭

    • Oi Joyce, como vai?
      Imagino mesmo seu cansaço, já que ela tem mais de 2 anos. Nesta idade, o ideal é trabalhar com estímulos positivos, e o ideal é que ela dormisse no quarto dela (com o irmão) e não no seu quarto. Não entendi na sua mensagem se ela acorda para mamar ou se simplesmente acorda e pede por você. Nós podemos fazer uma reeducação de sono para sua filha. Nesta idade, pode demorar um pouco (pelo menos 2 meses) para termos os resultados porque evitamos o choro e tentamos sempre fazer com que a criança queira ficar na cama. Me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria.
      Um beijo
      Michele

  80. Liliane Silva disse:

    Olá boa noite

    Eu tenho um um príncipe chamado José e ele durante quase uma semana tem acordado chorando muito desesperado eu eu olho tudo se é fome sede fralda calor friotoco no corpo dele pra ver se é alguma dor mas eu não acho nada e isso esta me encomodando não pelo fate de não poder dormir mas sem por isso ser algo grave devo levar em algum especialista ?

  81. Náiad Gabriele disse:

    Boa tarde Michele!

    Poderia me dar uma ajuda, tenho um menino que completou 1 aninho agora em Maio, sempre dormiu a noite toda desde pequenino, porém ao completar 1 ano não consegue mais dormir, acorda na madrugada até umas 4 vezes chorando e fica em pé no bercinho me chamando, não sei mais o que fazer,não sei se é fome, frio…estou muito cansada porque nunca tive essa rotina de acordar na madrugada, ele sempre resmungava mais acaba dormindo sozinho novamente e dorme desde os 6 meses no seu quartinho….estou desesperada…

    Obrigada!

    • Olá Naiad, como vai?
      Entendo seu cansaço, ficar sem dormir é muito difícil mesmo.
      Você precisa verificar o seu comportamento quando seu filho faz isso. De que forma você atende a necessidade dele? Será que ele faz isso para chamar sua atenção? A rotina dele mudou em algo e ele pode estar estranhando? Repare se ele está comendo mais durante o dia porque pode ser um pico de desenvolvimento onde as crianças sentem mais fome e talvez seja isso.

      Muitas vezes um ritual de sono adequado, consistente e relaxante melhora estes despertares.
      Se estiver interessada em uma consultoria, onde eu possa te ajudar a resolver isso, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br

      Um abraço,

  82. Paulo disse:

    Bom dia, tenho uma menina de 8 meses. Desde os seis meses de idade ela acorda umas seis vezes à noite, mama só um pouco e dorme novamente. Às vezes acho que é manha, eu e minha esposa ficamos sem saber o que fazer.

    • Oi Paulo, como vai?
      Se ela mama pouco e volta a dormir, é porque associou dormir com mamar, ou seja, ela não consegue voltar a dormir se não for mamando um pouco. Para isso melhorar, vocês precisam ensinar sua bebê a dormir de outra forma. Ela adormece mamando? Durante o dia também?
      Se vocês precisarem de ajuda para ensinar sua pequena a adormecer sozinha, sem ter associações erradas, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria de sono.
      um abraço,
      Michele

  83. Ana Paula França disse:

    Olá Michele! Meu bebê tem 6 meses e nunca dormiu noite inteira. Estou exausta! Por favor, me ajuda!!
    Sempre acordou de 3 em 3 horas para mamar e com costume de dormir no meu colo. Assim que completou os 6 meses, dormiu 1 única noite inteira, mais agora piorou muito!
    Acorda durante a madrugada e não dorme mais. As vezes o pego amamento e coloco novamente no berço, mais ainda sim ele fica acordado praticamente a noite inteira. Etou desesperada, sem entender e sem saber o que fazer.

    • Oi Ana, como vai?
      Entendo sua preocupação e cansaço. Vários fatores podem influenciar no sono do seu bebê. Rotina, sonecas, introdução alimentar, ritual de sono, muitos ou poucos estímulos, ou seja, precisa observar de perto o que está acontecendo com o relógio biológico dele.
      Com esta idade, até aceitar bem a alimentação sólida, consideramos normal o bebê acordar uma ou no máximo 2 vezes de madrugada para mamar. Os outros despertares devem acontecer por outros fatores.
      Se você estiver interessada na consultoria de sono, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br
      Um abraço
      Michele

  84. Mara disse:

    Olá Michele, meu bebe fez 2 meses ontem. Ate a semana passada ele acordava de 3 em 3 horas pra mamar. De uma semana pra cá ele dorme às 20:30, acorda 1h da manhã e não quer dormir mais. Fica resmungando no berço. Coloco na cama comigo e continua resmungando. Parece que perde o sono. Ele pede o peito toda hora. E só volta a dormir de novo as 5 da manhã. O que será que pode ser? Abraços.

  85. Oi Mara, como vai?
    Seu bebê ainda é muito pequeno para ter um padrão de sono definido, mas você pode já colocar bastante atenção em outros aspectos especialmente na higiene do sono dele, na alimentação e horários de soneca.
    Ele está dormindo demais de dia? Passa o dia todo mamando? Está com peso adequado?
    Você pode usar ferramentas como um ruído branco, dar colo para o seu bebê se sentir seguro para dormir e ninar levemente seu bebê, para remeter ao ambiente intra uterino que ele tinha. Isso pode dar segurança e ajudar seu bebê a dormir.
    Se ele é amamentado no peito, veja os alimentos que você come porque pode ser cólica também.
    Um abraço,
    Michele

  86. Eliara disse:

    Boa tarde, Michele. Me chamo Eliara, sou mãe da pequena Eloisa de 10 meses. Estamos passando por uma fase em que a Eloisa não consegue dormir bem à noite. Até os 7 meses, posso dizer que ela dormia muito bem, acordava no máximo duas vezes para mamar, isso quando acordava. Enfim, agora ela está acordando umas 5 6 vezes ou ate mais, acorda reinando, eu tento acalmá-la no berço, mesmo cantando, mas ela chora mais e tenho que pegar ela pra amamentá-la, porque se não ninguém mais consegue dormir. Ela dorme no berço dela, mas no meu quarto coladinha com a minha cama. No entanto qndo ela chora logo acordo e pego ela, acendo o abajur ela mama e volta a dormir. Mantive a alimentação dela exclusiva no peito até os 6 meses, posteriormente comecei a alimentacao com papinhas salgadas frutas etc… tbm dou mama na mamadeira ela aceitou bem o leite oferecido, mais mesmo assim pede o peito. Estou precisando muito de conselhos, pois nao sei se estou errando com ela ou o que acontece. Larguei de trabalhar para me dedicar somente a ela, mais ando tão exausta que minha auto-estima caiu mto, ando estressada e isso prejudica meu relacionamento com meu marido (que trabalha o dia todo, e me ajuda somente à noite e finais de semana). O que pode estar acontecendo com a Eloisa, com esses piques de sono, à tarde ela dorme três vezes, mas no maximo tbm uma hora. Aguardo um retorno se possivel. Obrigada desde já

  87. Oi Eliara, como vai?
    Eu entendo sua preocupação e cansaço. Difícil mesmo ficar sem dormir. Primeira coisa que eu sugiro é você fazer a transição de 3 para duas sonecas por dia. Isso já deve melhorar um pouco o padrão de sono da Eloisa
    Veja o que ela está comendo, se a alimentação durante o dia é suficiente e não deixe que ela adormeça mamando. Sei que as vezes é mais fácil, mas isso pode fazer com que ela precise do peito durante a madrugada para voltar ao sono.
    Se mudar a Eloisa de quarto for uma opção, também acredito que esta seja uma boa hora para fazer isso, porque daria mais qualidade de sono para ela e para o casal também.
    Se você estiver interessada em uma consultoria para mudarmos estes hábitos que ela adquiriu, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria
    Um abraço
    Michele

  88. edilene disse:

    Ola!! Minha filha tem 1ano e 7meses, acorda muito à noite, umas 5 vezes pra mamar a noite inteira, não aguento mas isso. E ainda por cima ela é ruim pra comer, às vezes ela rejeita o mingau que eu dou pra ver se ela dorme, mas não tem jeito, ela acorda sempre. O que faço?

    • Oi Edilene, como vai?
      Sua filha pode rejeitar a comida porque sabe que poderá mamar durante a madrugada. Seria muito importante tirar este hábito dela porque com esta idade, é bem melhor para a saúde e desenvolvimento dela dormir de noite, ao invés de comer.
      Veja se você consegue trocar talvez este mingau por alguma refeição que ela goste e tente espaçar as mamadas, tratando os despertares com carinho, não com alimentação. Talvez isso já ajude bastante.
      Um abraço,
      Michele

  89. Andreia disse:

    Olá Michelle, meu bebê tem 3 meses, ele mama a noite mais não acorda dorme à noite inteira porém mama todo o tempo, eu li o que você posto, ele não acorda ele só mama, porém estou aflita pois vou voltar a trabalhar, e a minha pediatra não quer entrar com fórmula, não sei o que fazer pois eu trabalho à noite e ele irá ficar com meu esposo. Pode me ajudar? Como fazer ele mama uma vez e dormi a noite toda apenas com leite de peito ?

    • Oi Andreia, como vai?
      Entendi que seu filho passa a noite no seu peito, é isso? Mesmo dormindo, ele fica sugando durante a noite para conseguir dormir?
      Isso certamente é um hábito que você precisa tirar antes de retornar ao trabalho, porque ele pode ter grande dificuldade de dormir se só sabe fazer isso desta forma.
      Veja se você consegue fazer seu filho dormir no colo ao invés de dormir no peito e estipule horários (pode ser de 3 em 3 horas) para oferecer o peito. Se o desenvolvimento dele é adequado, você não precisa mesmo introduzir a fórmula, porque o leite materno é sempre uma melhor opção.
      Um beijo
      Michele

  90. Bruna Junqueira Franco disse:

    Boa noite, meu filho tem 1 ano e 5 meses, e dormia a noite toda , mas de uma semana pra cá, vem acordando para mamar de madrugada, alguma dica???

  91. joilda disse:

    Boa tarde, Michele, tenho um bebê de 1 ano e meio e estou tentando desmamar. Durante o dia ele come de tudo e às vezes pede o peito. Mas logo esquece, se não der ele se distrai com outra coisa. Mas durante a noite ele nao dorme, acorda a cada duas horas querendo mamar e não aceita nada, mamadeira, nada, e chora muito. Só consegue dormir depois que grita muito de cansaço. Me juda, não sei mais o que fazer, ele nao aceita nada e fica muito nervoso. Aí só consegue dormir às 6 horas, depois que aceita a mamadeira de manhã. Nesse horario ele eceita, e só acorda meio dia ou mais. Agora mesmo ele ainda dorme.

  92. Oi Joilda, como vai?
    Entendo seu cansaço e preocupação. Tente fazer este desmame aos poucos, explique para seu filho que ele não pode mais mamar durante a noite e tente substituir seu peito por carinho e atenção de madrugada (mesmo que isso te custe ficar acordada com ele). Se ele tem uma boa alimentação, ele precisa do peito apenas porque não sabe dormir de outra forma ou mesmo para ficar perto de você, para matar uma fome emocional, então a melhor opção na idade dele é fazer aos poucos, conversando com ele e dando bastante colo e carinho para que ele volte a dormir sem o peito. Em uma semana ele já deve parar de pedir.
    Um beijo
    Michele

  93. Joana disse:

    Olá.
    Me chamo Joana minha bebê tem 8 meses e acorda de 1 em 1 hora na madrugada.Estou exausta tô parecendo um urso panda.
    Estou pretendendo introduzir mamadeira nela.
    Mas não sei qual o bico ideal.
    Observação de manhã ela mama pouco e dormir melhor.

    • Oi Joana, como vai?
      Entendo seu cansaço, mas sua bebê não deve despertar de hora em hora por causa de fome mas sim por um problema comportamental, ou seja, ela não liga os ciclos de sono porque precisa de alguma ajuda para fazer isso. Se ela dorme mamando, esta pode ser uma das causas, então é importante ajudar sua filha a dormir de outra forma.
      Se você amamenta ainda, não teria necessidade de incluir a mamadeira, mas sim ensinar sua bebê que dormir e comer são habilidades diferentes.
      Um beijo
      Michele

  94. giselle disse:

    Olá Michele! Minha filha tem um Ano e 5 meses, nunca dormiu uma noite inteira . Acorda várias vezes anoite mama e volta a dormir, chora se não der o peito, e so volto a dormir depois que ganha. Estou exausta ,o que devo fazer? Preciso de ajuda.

    • Oi Giselle, como vai?
      Sou muito a favor da amamentação por livre demanda, sobre atender a necessidade do bebê, mas com um ano e 5 meses sua bebê não deve sentir fome de madrugada (se a alimentação dela durante o dia for boa e ela estiver dentro do peso e desenvolvimentos adequados para a idade). Isso é um hábito que ela adquiriu e é importante quebrar esta associação, para que você e ela consigam ter um sono de qualidade. Eu sugiro atender o despertar de outra forma, que não seja o peito, para que ela volte a dormir sem mamar. Se não for fome, esta associação vai acabar em poucos dias.
      Se você estiver interessada em uma consultoria de sono para receber ajuda no processo, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria.
      Um beijo

  95. Mariane disse:

    Boa noite!
    Meu Bebê tem 3 meses e está com muito vômito, até a lactose já tirei pra ver se melhora… Até os 2 meses eles acordava no máximo 2 vezes a noite.. Agora ele acorda a cada 2 horas com fome, mas mama pouco tipo uns 60ml, tem muita preguiça de mamar, não consigo dar mais a ele, assim ele acorda toda hora com fome. Será que tem a ver com os vômitos… Estou exausta tanto levantar a noite!
    Ele está tomando Nan 1 sem lactose.
    Será que se eu engrossar com aveia, ele poderá dormir mais…
    Me ajudem…

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Mariane,

      Você já conversou com o pediatra? Acho que é a primeira coisa a ser feita.

      Lendo seu relato, pensei que pode se tratar de alergia ao leite, e não intolerância à lactose. Nesse caso, seu filho rejeitará também o leite sem lactose, que você está dando, pois o que o afetaria seria a proteína do leite.

      Depois de conversar com o médico, volte para me contar se o pequeno melhorou, ok?

      Beijos!

  96. Fátima Souza disse:

    Olá… minha ajuda nao sei o que fazer. meu bebê tem 7 meses e 1 dia e não mama peito. Dou sopinha, frutas e mingau durante o dia e as 21 horas dou 200ml de mingau mais ele acordar de 2 em 2 horas pra comer e se eu não der o mingau ele não dorme chora o tempo todo e não dorme acho que ja é hábito. Me dá uma solução por favor…
    Bjs.

    • Oi Fatima, como vai?
      Seu bebê deve acordar mesmo por habito. Você já tentou melhorar a alimentação dele durante o dia? Talvez verificar com o pediatra se você já pode incluir alimentos sólidos ao invés de só dar sopinha para ver se ele fica com a barriguinha mais cheia? Talvez isso ajude. Se não for fome, seu bebê precisa ser atendido de outra forma durante a madrugada. Tratar o despertar com carinho, conforto, ficar com ele até dormir (sem o mingau) pode ajudar e se não for fome, ele irá desassociar comer o mingau de voltar a dormir.
      Se você estiver interessada em uma consultoria de sono para avaliarmos de perto o sono do seu filho, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes do trabalho.
      um beijo
      Michele

  97. Sandra disse:

    Olá Michele, boa noite!
    Tenho uma bebê de 8 meses mama mamadeira e não chupa chupeta, coloco ela às 21:00 no berço em seu quartinho e ela acorda 3x a noite e mama 180ml por vez, e chora gritado. Ela mama já deitada no berço. Ela se alimenta muito bem. É normal ela mamar assim ou eu deveria dar a chupeta para diminuir as mamadas noturnas?

    • Oi Sandra, como vai?
      Desde que não haja recomendação do pediatra para sua bebê ser alimentada de madrugada, nesta fase já é considerado mais importante dormir por mais horas seguidas e ter qualidade de sono do que acordar diversas vezes para mamar. Se ela come bem e está dentro do esperado para o desenvolvimento você pode sim tentar reduzir estas mamadas atendendo de uma outra forma (com a chupeta por exemplo) ou mesmo diminuindo aos poucos a quantidade de leite oferecido.
      Um beijo
      Michele

  98. Janilene disse:

    Bom dia!
    Meu bebê tem quase 5 meses e utimamente fica muito irritado quando está com sono e acorda várias vezes durante a noite. Dou de mama algumas vezes e outras dou a chupeta. O fato dele ficar desesperado antes de dormir está me deixando muito aflita pois não sei como agir. Você poderia me ajudar?

    • Oi Janilene, como vai?
      Seu bebê pode estar passando do ponto, ou seja, chegando na hora de dormir muito cansado e por isso apresenta este comportamento.
      Seria muito importante rever a rotina dele, horários de mamar e principalmente das sonecas para não deixar que ele fique por muitas horas acordado.
      Um beijo
      Michele

  99. Tainara disse:

    Oi, minha filha tem 8 meses e nunca dormiu mais de 4h seguidas. A maior parte das vezes dorme 1h ou 1h30min e acorda chorando. Ela dorme no colo embalando ou mamando (mamadeira). Mamou no peito e mamadeira até os 6meses. Ela chega a acordar até 8, 10, 12x por noite. Acorda chorando. Só dou mamadeira quando já tem um intervalo de 3h, nas outras vezes, ou eu ou meu marido pega no colo e ela volta a dormir. Não consigo deixar se acalmar no berço pq chora muito e fica nervosa desesperada. Já tentei fazer ela dormir na cama dela. Poucas vezes consegui. As vezes que consegui ela acordou logo em seguida chorando. Ela nasceu de parto normal com vaco, ficou 5dias na UTI e a impressão que tenho é que ela tem pavor de ficar sozinha. Isso inclusive durante o dia. Quando está brincando e não me vê, começa a chora.

    • Oi Tainara, como vai?
      Com a idade da sua filha, algo muito comum também é a ansiedade de separação, e ela pode estar nesta fase, por isso ficar longe de você é tão difícil.
      De qualquer forma, acordar tantas vezes durante a madrugada não é bom para o desenvolvimento e crescimento adequado dela. Existem métodos gentis para ensinar a criança a dormir, onde evitamos o choro e preparamos a criança para o momento de ficar sozinha no berço. Realmente a hora de dormir é um momento de separação, e isso pode causar despertares frequentes em alguns bebês. O fato de dormir mamando e no colo também podem aumentar os despertares.
      Se você estiver interessada em fazer uma educação de sono para sua bebê, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria. Cada bebê é único e na consultoria avaliamos o perfil da família e sempre sugerimos métodos que acreditamos ser adequados para aquele bebê.
      Um beijo
      Michele

  100. Oi Michele,
    Lendo esses comentários gostaria de te perguntar:
    Minha bebe tem tres meses. Acorda aproximadamente de tres em tres horas de madrugada, então dou o peito e as vezes ela dorme logo em seguida.
    Mas além de acordar pra mamar, ela acorda e fica resmungando até eu pega-la no colo, nina-la para ela pegar no sono.
    Tento embala-la no berço mesmo mas ela não aceita e nem dorme
    O que posso fazer ?
    Obrigada

    • Oi Fabiana, como vai?
      Com 3 meses sua bebê está com um padrão de sono adequado – mamar a cada 3 horas. Veja o sono diurno dela e se quando ela fica acordada de madrugada, precisando de colo e embalo, se algo de diferente aconteceu durante o sono do dia. Além disso, alterações na rotina também podem causar esta dificuldade para ela adormecer.
      Minha sugestão é fazer um diário para você entender esta dificuldade, ficando assim muito mais fácil de atender a necessidade da sua filha.
      Um beijo
      Michele

  101. Luana Rodrigues Batista disse:

    Eu não sei mais o que fazer, meu filho desde 1 mes de vida sempre dormiu a noite toda, tinha noite que ia 9horas seguidas sem mamar. Depois dos 7 passou a acordar algumas vezes durante a noite, agora com 11 meses acorda de 1 em 1 hora. Suga um pouco e ja cai no sono eu não sei mais o que fazer.
    Ja tentei dar outro leite por pensar que fosse meu leite não sustentando, mas mesmo com outro leite ele acorda. 🙁

    • Oi Luana, como vai?
      Mudar o leite do seu bebê não deve adiantar mesmo porque provavelmente ele não acorda por fome, e sim por hábito. Sugar o peito e dormir são atividades semelhantes para ele, e certamente ele não consegue fazer uma coisa sem antes ter a outra.
      Eu sugiro mudar o quanto antes a forma de fazer seu filho dormir, para que ele aprenda a adormecer de outro jeito, que não seja no seu peito.
      Se estiver interessada em uma consultoria de sono, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria.
      Um beijo
      Michele

  102. Dienifer fernandes disse:

    Olá Michele meu bebê tem 6 meses e só dorme a noite chupando a mama, acho que eu acostumei ele mal. O que posso fazer para mudar isso pois minhas mamas chegam arder de tanto ele mamar a noite.

  103. Oi Dienifer, como vai?
    Entendo seu problema. Amamentar é maravilhoso, porém quando o seio é usado como chupeta e começa a doer, realmente é muito difícil.
    Sugiro você ensinar seu bebê a adormecer de outra forma. Tente colo, carinho, ninar um pouco, até que ele acostume a sair do peito. Somente depois de quebrar esta associação, você pode tentar o berço. Vá aos poucos, para evitar o choro.
    Um beijo
    Michele

  104. Rosa disse:

    Oi. Meu bebê tem 1 ano e 2 meses. De um mês pra cá , vem acordadando de uma em uma hora, acorda chorando e não para, até q eu o pegue e coloque no carrinho para balançar e então dorme, coloco no berço e daqui há pouco, acorda de novo . Estou exausta. O que devo fazer?

    • Oi Rosa, como vai?
      Entendo seu cansaço. Com esta idade, seu bebê precisa mesmo dormir a noite toda, até para garantir o desenvolvimento e crescimento adequados.
      O fato de dormir no carrinho é que pode causar estes despertares. Ele adormece em um lugar e quando o ciclo de sono acaba, ele está em outro local e isso causa insegurança.
      Sugiro você insistir para que ele adormeça no berço. Se você estiver interessada em um acompanhamento para fazer isso, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria.
      Um beijo
      Michele

  105. Juliana disse:

    Boa noite.
    Estou com problemas para fazer minha bebê de 7 meses dormir. Ela dorme sozinha as 19 horas aproximadamente, então acorda toda noite a meia noite para mamar. O problema que ela não quer dormir mais depois, fica enrolando uma hora quase para pegar no sono novamente. Então, la pelas 3 ou 4 horas, acorda de novo reclamando. Não sei se é fome, se é birra, o que pode estar acontecendo nessa segunda acordada? Ela dormia tão bem até os 5 meses, e de dois meses pra cá está com esse ritual de reclamação todas as noites.
    O que posso fazer nessa situação? Normalmente ofereço o peito e or lá fica por alguns bons minutos só enrolando.
    Gostaria de uma ajuda.
    Obrigada,

    • Oi Juliana, como vai?
      É difícil mesmo quando o bebê dorme bem e de repente tem uma regressão desta no sono. Eu acredito que sua bebê está com uma associação forte de peito e sono, uma coisa não acontece sem a outra e principalmente depois das 4h00, o sono é muito leve e ela só consegue dormir se ficar chupetando, porque precisa disso para relaxar e adormecer.
      O ideal seria não deixar dormir mamando, para ela aprender a fazer isso sem precisar desta “ajuda”.
      Se você estiver interessada em uma consultoria, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes do trabalho.
      Um beijo
      Michele

  106. Camila disse:

    Olá, meu bebê tem 6 meses. Ele dormia super bem aos 3 e 4 meses ia à noite toda. Com 5 meses pra cá ele acorda de 20 em 20 min reclamando. Eu ofereço o seio ele mau mama e dorme outra vez mas no meu colo. Quando volto ele pro berço da 20 min ou menos ele resmunga outra vez e por aí vamos à noite toda. To virando zumbi. Me ajude o que pode ser ? Beijos

    • Oi Camila, como vai?
      Seu bebê certamente criou uma associação de sono onde comer e dormir são atividades semelhantes então é muito importante ensinar seu filho a dormir de outro jeito, fira do peito. Tente substituir esse mamar por carinho, colo e aos poucos você consegue tirar esse mau hábito e dar mais qualidade de sono para ele. Se estiver interessada em um acompanhamento, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria.
      Um abraço
      Michele

  107. Silvana Dias Gonçalves disse:

    O MEU CASO É MUITO DIFÍCIL, MEU FILHO TEM 9 MESES NÃO QUER COMER E NEM MAMAR DURANTE O DIA SOMENTE A NOITE.ISTO MESMO, COME BEM POUQUINHO DA PAPINHA E FRUTA, LEITE NEM QUER VER E A NOITE ACORDA DE TRÊS EM TRÊS HORAS PARA MAMAR. O QUE EU FAÇO? SERA PORQUE ISSO?

  108. Fernanda Trevisan disse:

    Meu bebê acabou de completar 4 meses… E há umas semanas antes de completar e depois que completou ele começou a acordar de 1 em 1 hora à noite sendo que desde os 2 meses ele mamava apenas 1 vez durante a madrugada. Ele acorda e começa a balbuciar e só para se eu der o peito. O que será que está acontecendo? Está tão cansativo acordar de 1 em 1 hora. Ele só mama o peito. E sempre dormiu tão bem. Me ajude por favor? Estou perdida… O que tenho que fazer? Isso é uma fase?

  109. Mayra disse:

    Olá Michele, meu bb tem 7 meses,antes ele dormia a noite toda acordava uma vez para mamar, hoje ele mama e toma formula também, pois voltei a trabalhar, mas ele não dorme a noite direito, acorda varias vezes, tipo de 2 em 2 horas ou menos ainda, comecei a dar uma mamadeira a noite pois achava que ele estava com fome, e o peito não estava sustentando, mas mesmo assim ele está acordando só o primeiro sono dele que é tranquilo depois acorda toda hora, quando vejo que ele acabou de mamar e acorda novamente sei que não é fome, então não dou o peito. mas não sei mais o que fazer. De dia ele tira duas sonecas uma de manha e outra a tarde mas pouco tempo, coisa q ele nem, fazia antes.Não sei mais o que fazer, trabalho o dia todo e estou exausta.

    • Oi Mayra, como vai?
      Entendo seu cansaço, imagino como é difícil ficar sem dormir e ter que trabalhar. Seu filho pode ter criado alguma associação de sono como mamar (mesmo que na mamadeira) ou ficar no colo até dormir e não consegue ligar os ciclos de sono. Fique atenta em como você o coloca para dormir, isso pode fazer toda diferença. Veja se ele adormece sozinho, para garantir que ele replique esse aprendizado de madrugada e não precise de você para voltar a dormir em um eventual despertar.
      Um beijo
      Michele

  110. Shirley Maria disse:

    Oi, bom dia Michele. Também estou com dúvida se é fome ou hábito, meu bebe tem 6 meses, dorme lá pelas 22 horas e acorda pelas 23hs para mamar, dorme e depois acorda às 2 horas, mal coloca o peito na boca e dorme, e isso na madrugada inteira 3 a 4 vezes, nao sei o que fazer. Me ajude, por favor?

    • Oi Shirley, como vai?
      Acredito que no seu caso seja hábito sim. Se fosse fome, ele mamaria bem, e não só colocaria o peito na boca.
      Seria bem importante ensinar seu bebê a dormir de outra forma, relaxar fora do peito, para que não precisasse de ajuda a cada ciclo de sono depois das 2 horas da manhã, quando o sono começa a ficar mais leve.
      um abraço
      Michele

  111. Soraia disse:

    Boa tarde!
    Meu bebê tem 6 meses e meio… acordava sempre às 04 para mamar, mas há 20 dias acorda de hora em hora, mama muito pouco e volta a dormir rapidamente (independente se mama no peito ou mamadeira). Dou janta às 20 horas que ele fique saciado, mas mesmo assim ele acorda. O que mais posso fazer?

    • Oi Soraia, como vai?
      Provavelmente seu bebê adormece mamando, ou é colocado no peito para ser acalmado e acabou associando mamar com dormir (uma coisa não acontece sem a outra). Existem mudanças no sono aos 4, 6 e 8 meses e provavelmente isso aconteceu com ele. É importante ensinar seu filho a dormir de outra forma, dar colo, carinho, para que durma fora do peito e consiga ligar os ciclos de sono sem voltar precisar mamar. Se precisar de ajuda no processo, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria.
      um abraço,
      Michele

  112. Elizangela disse:

    O meu bebê já tem 8 meses, e só quer mamar o que devo fazer?????

    • Oi Elizangela, como vai?
      Seu filho mama por livre demanda? Como é a alimentação sólida dele? É importante perceber se ele está usando o peito como conforto ou se ele tem fome quando ele solicita a mamada. Tente usar como alimento, e dar opções para seu bebê se confortar de outra forma como colo e carinho, assim você consegue espaçar as mamadas, principalmente a noite.
      Se a alimentação dele é boa e não há recomendação do pediatra para continuar alimentando de madrugada, veja se consegue acalentar seu bebê de madrugada de outra forma que não seja ofertando o peito em todos os despertares dele. Isso certamente vai dar mais qualidade de sono para seu filho.
      Um abraço,
      Michele

  113. Joyce França Oliveira disse:

    minha filha tem 3 anos, tem uma alimentação boa durante o dia, porem à noite, ela chega a acordar diversas vezes, e duas vezes durante a noite ela acorda para mamar. Ela utiliza mamadeira, dou leite ninho em pó para ela, são 250 ml a cada mamada, isso é normal? Fico cansada à noite, mal durmo, queria tirar isso dela, como faço? Me ajudem.

    • Oi Joyce, como vai?
      Se a alimentação dela é boa, o melhor seria tirar estas mamadeiras durante a madrugada, até para você garantir uma limpeza melhor da boquinha dela e evitar a cárie de mamadeira. Com esta idade, sua filha já deve entender os “combinados” então tente trabalhar com estímulos positivos, incentivando sua filha a não pedir a mamadeira com prêmios como adesivos, uma brincadeira legal e no meio da madrugada, quando ela pedir a mamadeira, atenda com carinho, fique com ela até adormecer, ofereça um pouco de água, mas tente aos poucos tirar esta mamadeira. Você pode fazer uma de cada vez, até que ela não peça mais.
      Um abraço,
      Michele

  114. Rosiane disse:

    Olá Michele bom dia,

    Estou muito desesperada, pois não sei o faço com minha bebe.Ela tem 08 meses e nunca dormiu a noite toda, quando ela tinha três meses dormia umas 04 horas seguidas a noite.Mas agora desde os 06 meses ela acorda em duas em duas horas para mama.Durante o dia não dormi,tira cochilos de 10 a 20 minutos, e outro problema ela ainda não consegue comer comida solida, só quer mamar, toma leite de formula bem pouco,.Não sei o que fazer mais, estou bem cansada, por que trabalho fora e ainda tenho minha outra filha de 03 três anos e 06 meses.
    Me ajuda!

    • Olá Rosiane, como vai?
      Certamente os cochilos da sua bebê está fazendo diferença no sono noturno. Entendo o seu cansaço, mas seria importante ajudar sua filha a dormir durante o dia por mais tempo para melhorar as noites. Veja também a forma como ela adormece, se não tem alguma associação de sono que está causando estes despertares. Na idade dela, é importante que vá para o berço acordada e consiga adormecer sozinha. Você pode tentar este processo aos poucos, ajudando sua filha a dormir e diminuindo esta ajuda com o passar dos dias.
      Um beijo
      michele

  115. Rosiane Perrud disse:

    Olá Michele,
    Meu bebê vai fazer 8 meses e não dorme mais que 5 horas por noite, ele acorda umas 5 vezes para mamar, só que muitas vezes nem mama direito só pega no peito ja adormece novamente. Ele chupa chupeta, mas nessas acordadas que ele tem na madrugada não quer chupeta, somente peito. Será hábito?
    Ele já está comendo de tudo e come muito bem, então acredito que fome não deve ser. Se for hábito, como faço para tirar isso dele?
    Se puder me ajudar ficarei grata.

    • Michele disse:

      Oi Rosiane, como vai?
      Certamente seu bebê mama tantas vezes por hábito, e não por fome, especialmente porque você percebe que muitas vezes ele usa o peito apenas para se acalmar, e não para matar a fome e ele come bem durante o dia.
      É importante perceber como ele adormece, para quebrar esta associação. Tente fazer seu bebê dormir sem o peito principalmente na primeira parte da noite, isso já deve ajudar.
      Se estiver interessada em uma consultoria para te ajudarmos com isso, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes do trabalho.
      Um beijo
      Michele

  116. Nete disse:

    Michele

    Boa tarde!

    A minha filha fez 04 anos. Desde bebê não dorme bem. Acordava a noite toda, me mudei para o quarto dela e depois ela veio para o meu, está ate hoje. Fiz várias tentativas de fazê-la dormir no quartinho dela, mas assim que eu saia ela acordava e é assim até hoje. Ela diz que tem medo, já conversei mas não resolveu.

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail