O ronco do bebê é uma ocorrência bastante rara: de acordo com as estatísticas, cerca de 5% dos bebês sofrem com isso. Apesar da aparente inocência desse sintoma, o ronco em uma criança é capaz de sinalizar a presença de uma patologia grave e, portanto, requer maior atenção dos pais.

Possíveis causas do ronco do bebê

Alguns dos principais fatores que contribuem para o ronco em bebês incluem:

Adenoides

A causa mais comum do ronco em crianças é o aumento e aumento das tonsilas faríngeas, que não só bloqueiam as passagens nasais da criança, dificultando a respiração, mas também perdem suas funções protetoras. 

As vias respiratórias do bebê são muito estreitas, então em um sonho ele tem que respirar pela boca, fazendo sons de ronco. Além disso, as adenóides são capazes de causar parada respiratória de curto prazo, levando à hipóxia (falta de oxigênio no cérebro).

Publicidade

Apneia

bebê dormindo

bebê dormindo – Foto: Freepik

A síndrome da apneia obstrutiva do sono é uma parada respiratória com ingestão intermitente de ar e ronco. 

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Ao mesmo tempo, a criança dorme inquieta, revira-se na cama e, durante o dia, sente constante mal-estar e sonolência.

Frio

Ronco com resfriado pode ser causado por congestão nasal acompanhada de dificuldade para respirar pela nasofaringe. Nesses casos, a criança para de roncar imediatamente após a recuperação.

Características anatômicas

bebê dormindo

bebê dormindo – Foto: Freepik

Com uma estrutura anormal da cavidade nasal, seios paranasais, cortina palatina ou ossos da face do crânio, o sono agitado e o ronco na criança podem ser notados já desde o primeiro mês de vida.

Publicidade

Alergia

O ronco pode ser causado por um inchaço alérgico da nasofaringe, em que a respiração nasal se torna impossível, fazendo com que o bebê respire pela boca.

Neoplasias nasais, distúrbios da tireoide, excesso de peso, lesões maxilofaciais, patologias do sistema nervoso central, doenças infecciosas agudas e pequenos objetos estranhos que entraram no nariz também podem desencadear o ronco em crianças.

Sintomas de ronco do bebê

Na maioria dos casos, os pais percebem imediatamente se a criança começa a roncar durante o sono, uma vez que sons altos específicos são o principal sintoma.

bebê dormindo

Via de regra, o ronco ocorre no meio da noite com sono profundo, quando os músculos da faringe estão o mais relaxados possível e a luz do órgão se torna muito estreita. É mais provável que o distúrbio incomode aqueles que dormem de costas, pois a faringe fica mais bloqueada.

A criança costuma dormir com a boca aberta. Mesmo na ausência de ronco, ele apresenta respiração rápida e ruidosa. O bebê tem sono agitado e intermitente, os bebês acordam muitas vezes e choram sem motivo aparente.

Publicidade

Em um sonho, as crianças mais velhas movem ativamente os braços e as pernas, muitas vezes viram-se, posso gemer e falar. As crianças apresentam episódios de incontinência urinária à noite .

Às vezes, o bebê acorda por falta de ar. Ele está com medo, grita ou chora, agarra sua garganta com as mãos, respira rápida e convulsivamente.

O ronco pode ser acompanhado por episódios de apnéia: após um ronco alto, ocorre um curto período de silêncio (5 a 10 segundos), durante o qual a criança fica totalmente incapaz de respirar.

O ronco causa hipóxia e outros distúrbios no corpo, cujos sinais persistem durante o dia. A criança não repousa o suficiente durante o sono, portanto fica constantemente letárgica, apática, queixa-se de cansaço, sonolência, dor de cabeça.

O descanso noturno de baixa qualidade interfere nos estudos: os professores relatam que o aluno costuma se distrair durante a aula, pensa muito nas tarefas padrão e não está ativo.

Ronco do bebê: recomendações adicionais para os pais

bebê dormindo

Se nenhuma patologia aguda foi detectada no bebê durante o diagnóstico, você pode facilitar a respiração do bebê à noite usando as seguintes recomendações:

  • Ventile o quarto do seu bebê diariamente à noite e realize regularmente atividades para umidificar o ar da casa.
  • O ar quente e seco causa o ressecamento da mucosa nasal, resultando na formação de crostas na nasofaringe da criança, levando à obstrução do trato respiratório superior. Para umidificar o ar do quarto do bebê, você pode usar um umidificador especial ou colocar vários recipientes pequenos com água sob a bateria quente.
  • Molhe o quarto do seu bebê duas vezes por semana e lave periodicamente os brinquedos de pelúcia e a roupa de cama dele.
  • Certifique-se de que seu bebê durma de lado. Jogar a cabeça para trás enquanto dorme de costas contribui não apenas para o ronco, mas também pode causar parada respiratória.
  • Encontre um travesseiro confortável para seu filho. A melhor opção para essas finalidades será um travesseiro ortopédico, que apoiará a cabeça e a região cervical do bebê na posição mais confortável e natural, proporcionando conforto e respiração facilitada durante o sono.
  • Se houver tendência ao excesso de peso, certifique-se de que seu filho esteja se alimentando adequadamente e ensine-o a se exercitar regularmente.
  • Lembre-se: quando a criança ronca, o tratamento deve ser feito estritamente de acordo com a prescrição do médico. Em nenhum caso você deve tentar evitar o ronco do seu bebê por conta própria, usando medicamentos tradicionais ou preparações farmacológicas especiais.