Como tratar o mau hálito infantil? Essa é uma pergunta que muitos adultos fazem quando sentem um mau cheiro na boca da criança. Afinal, esse pode ser um sinal de problemas bucais e respiratórios, por isso, merece toda a atenção.

Assim como nos adultos, as crianças também podem apresentar mau odor na boca, visto que os mesmos problemas dos adultos que causam mau hálito também afetam os pequenos.

Contudo, o mau hálito nas crianças está relacionado à falta de higiene pessoal, falta de mastigação dos alimentos e muitos outros fatores.

Publicidade

No post de hoje, destacamos informações sobre como tratar o mau hálito infantil por meio das mudanças de hábito, incentivo da escovação e visitas regulares ao dentista. Boa leitura!

Veja mais: Como lavar sapato de criança?

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Como tratar o mau hálito infantil

Família escovando os dentes em conjunto. Foto: Freepik

Como tratar o mau hálito infantil – Veja aqui algumas dicas

A halitose ou mau hálito é uma condição que pode acometer crianças e adultos saudáveis em qualquer momento da vida. Em alguns casos, está relacionado a problemas de saúde, por isso é importante tratar o mau hálito infantil.

Esse tipo de problema pode acontecer a qualquer momento da vida, podendo assim ser tratado de forma diária por meio da higiene bucal e de outros cuidados fundamentais.

A seguir, separamos uma lista de situações onde é possível tratar o mau hálito infantil. Considere as nossas sugestões, mas sem deixar de conversar com um dentista, ok?

Publicidade

Realize uma boa higiene bucal

A primeira dica para tratar o mau hálito infantil é fazer uma boa higiene bucal, começando com a criança ainda bebê.

Neste caso, os cuidadores devem usar gaze limpa para remover os vestígios de leite e quando a criança tiver o primeiro dentinho, realizar a escovação.

Quando a criança conseguir segurar a escova de dentes sozinha, vá incentivando o uso da escova dental corretamente.

Incentive o pequeno a escovar de maneira correta os dentes duas vezes ao dia, pelo menos. Não se esqueça de ensinar a limpar a língua onde acumula bactérias e restos de alimentos. 

Os movimentos retos e circulares contribuem para uma melhor limpeza dos dentes, finalizando com a limpeza de toda a língua.

Vale ressaltar que as crianças com menos de 7 anos não devem usar enxaguante bucal, acima dessa idade os cuidadores já podem incentivar o uso do produto adequado para a idade.

Publicidade

Leia mais: Como limpar o quarto do bebê? Veja dicas aqui!

Como tratar o mau hálito infantil

Criança no dentista. Foto: Freepik

Estimule o uso do fio dental

Os dentistas orientam que a partir do primeiro dentinho já pode-se estimular o uso do fio dental em bebê.

Esse processo é feito de maneira delicada, para não machucar a gengiva do pequeno. Conforme a criança for crescendo, incentive o uso correto do fio dental.

O fio dental ajuda a remover os restos de alimentos que permaneceram no meio dos dentes, evitando assim o acúmulo de sujeira resultantes do mau hálito.

A frequência do fio dental é de, pelo menos, uma vez por dia, movimentando o fio entre os dentes, da esquerda para a direita.

Em todas as etapas da limpeza dos dentes das crianças, é indispensável a presença do adulto supervisionando e ajudando nas tarefas.

Cuidados com a alimentação

Além da limpeza adequada da boca, outra maneira de tratar o mau hálito infantil é por meio dos cuidados com a alimentação.

Alguns alimentos podem intensificar os sintomas, proporcionando o mau odor na boca da criança.

Os alimentos como cebola, alho, frituras e carboidratos em excesso podem contribuir para a halitose, causando mau hálito no pequeno.

O recomendado é sempre apostar em uma alimentação saudável e sem excessos, realizando as refeições em horários adequados e sempre bebendo bastante água para hidratar.

Menina no dentista. Foto: Freepik

Consulte o dentista

Assim como os adultos, as crianças também precisam consultar o dentista regularmente, cerca de duas vezes por ano.

Somente o especialista poderá orientar acerca de tratamentos bucais para a criança, uso de medicamentos e produtos para melhorar o hálito.

Na consulta com o dentista, os pais ou responsáveis precisam indicar sintomas como mau hálito frequente, sangramento na gengiva e entre outros sinais que podem ser observados.

Veja mais: Dicas práticas para limpar os acessórios do bebê (cadeirão, cadeirinha, carrinho, brinquedos)

O que causa mau hálito infantil?

Com as dicas de como tratar o mau hálito infantil, talvez você esteja se perguntando o que causa o mau odor na criança. Abaixo trouxemos uma lista das possíveis causas da halitose infantil.

Problemas respiratórios nas crianças

Os problemas respiratórios nas crianças podem ser os vilões que causam o mau hálito, como por exemplo, a sinusite.

A sinusite infantil é decorrente do acúmulo de fluido na região nasal e nas vias bucais da criança, causando assim os maus odores.

Outro problema também é a amigdalite, uma inflamação da amígdala, que com o inchaço influencia no acúmulo de alimentos e consequentemente de bactérias na região.

Como tratar o mau hálito infantil – Criança respirar pela boca

A criança respirar pela boca também é um dos fatores que contribuem para o mau hálito, isso porque a condição leva a um ressecamento da cavidade oral que, consequentemente, produz menos saliva.

Respirar errado e não beber água adequadamente são hábitos que causam a halitose, decorrentes de um local propenso ao desenvolvimento de bactérias.

Observe se o mau odor na boca da criança não está relacionado a essas condições e, ao observar esses sinais, consulte um médico.

Menina escovando os dentes. Foto: Freepik

Alimentos que contribuem para o mau hálito

Como vimos acima, o cuidado com a alimentação é uma das formas de tratar o mau hálito em crianças, portanto, é preciso diminuir o consumo de alimentos que contribuem para o mau hálito.

Os alimentos muito gordurosos, como frituras, leite e queijos (gordos) em excesso, podem contribuir para a halitose em crianças, principalmente se não tiver uma higiene adequada.

Isso não quer dizer que os alimentos devem ser eliminados do cardápio, mas, sim, tomar é interessante tomar cuidado para não ingeri-los em excesso.

Substitua os refrigerantes, doces e frituras por alimentos mais saudáveis conforme a idade da criança.

Veja também: Como limpar (corretamente) a região íntima do menino

Mãe escovando o dente da filha. Foto: Freepik

Como tratar o mau hálito infantil – Problemas bucais nas crianças

Alguns problemas bucais nas crianças também causam o mau hálito infantil, por isso, devem ser investigados.

Uma das principais causadoras de mau hálito é a cárie, decorrente de bactérias que se alojam nos dentes. Porém, as bactérias também acometem a língua, deixando-as mais esbranquiçadas, por isso ressaltamos a importância de limpar a língua em toda escovação.

Outra dica é tomar cuidado com as receitas caseiras para eliminar mau hálito infantil, pois somente o dentista ou médico poderá dar o diagnóstico correto e receitar um tratamento adequado.

O que você pode fazer é tratar o mau hálito infantil com higienização correta, cuidados com a alimentação e consultar um dentista duas vezes por ano.

Veja agora: Curiosidades sobre a gravidez: Confira 20!