Você sabia que tem como proteger o bebê dos mosquitos sem repelente? A proposta é para proteção de bebês com menos de 6 meses, que não podem usar nenhum tipo de repelente.
Os cuidados com as crianças precisam ser redobrados quando o assunto é picada de insetos, pois eles são responsáveis por machucar o pequeno e transmitem doenças como dengue, chikungunya e zika vírus.
Por causa da hipersensibilidade da pele do bebê, os repelentes não são recomendados devido à presença de substâncias tóxicas em suas composições.
A solução é proteger o bebê dos mosquitos sem repelente, usando outras medidas protetivas, chamadas de barreiras mecânicas em combate aos insetos.
Veja também: Como estimular o bebê a engatinhar? Veja dicas!
Bebê deitado na cama. Foto: Canva
Como proteger o bebê dos mosquitos sem repelente – Veja aqui as nossas dicas
Quando o assunto é proteger o bebê dos mosquitos sem repelente, algumas atitudes são essenciais para combater os insetos.
Saiba que não é apenas no verão que os mosquitos tendem a sair do ninho. Por isso, em todas as estações do ano é preciso manter alguns cuidados.
Como o bebê até seis meses completos não pode usar repelente infantil, veja quais são as nossas dicas de cuidados com os bebês.
Proteja o ambiente com telas
Uma das formas mais eficazes de proteger o bebê dos mosquitos sem repelente é colocando telas protetoras nas janelas.
Muitas empresas trabalham com este tipo de serviço, visando um modelo de tela mais fina, com 1,5 mm, impedindo a ultrapassagem do mosquito para a área interna da casa.
Além disso, você pode deixar o ambiente como o quarto da criança mais fechado durante o nascer e o pôr do sol, período em que os mosquitos saem dos seus ninhos.
Veja também: Como prevenir a assadura no bebê?
Bebê fofinho na cama. Foto: Canva
Como proteger o bebê dos mosquitos sem repelente: Use ventilador ou ar condicionado
Outra solução para proteger o bebê e o ambiente dos terríveis pernilongos e mosquitos é usando o ventilador ou ar condicionado.
Esses dois aparelhos são bastante usados durante a alta temperatura, deixando o ambiente ventilado e confortável.
Ao usar o ventilador no quarto da criança, vire o aparelho para parede ou posicione o berço do pequeno em outro espaço que não seja em contato direto com o ventilador.
No caso do ar condicionado, experimente ligar o aparelho em uma temperatura de 25 ºC. Ao levar o bebê para dormir no berço, desligue o aparelho.
Como proteger o bebê dos mosquitos sem repelente: Invista em roupas repelentes no bebê
Para os passeios, invista em roupas repelentes no bebê, preferindo os tecidos mais leves como o algodão e demais fibras naturais.
Algumas marcas de roupas infantis prometem peças repelentes para o bebê, deixando-os protegidos contra os insetos.
Contudo, o recomendado é vestir a criança com peças confortáveis e adequadas para a temperatura, evitando roupas muito pesadas que possam fazer o bebê suar ainda mais e atrair mais mosquitos.
Bebê com expressão de surpresa. Foto: Canva
Como proteger o bebê dos mosquitos sem repelente: Mantenha a área externa da casa sempre limpa
Para proteger o bebê dos mosquitos sem repelente, mantenha a área externa da casa sempre limpa.
Faça roçadas e capinadas constantemente, sempre mantendo o quintal mais limpo e livre de proliferação de insetos.
Os entulhos também devem ser removidos do local, contribuindo com os cuidados acerca da proliferação de insetos peçonhentos.
Leia mais: Como estimular o bebê a pegar objetos?
Evite usar perfumes nos bebês com menos de 6 meses
Uma dica de cuidado com os recém-nascidos é evitar usar perfumes nos bebês com menos de 6 meses.
Como a pele do bebê é sensível, o risco de desenvolver uma alergia e causar irritação respiratória é bem grande quando o assunto são os perfumes infantis.
Além disso, o perfume pode atrair mais mosquitos no ambiente, causando picadas e feridas nos pequenos.
Inseticidas somente com a liberação do pediatra
Muitas pessoas utilizam inseticidas no ambiente, porém, em uma casa com bebê de menos de 6 meses, a orientação é que se informe com um pediatra.
Mesmo com óleos naturais usados como repelente de ambiente, a dica é sempre verificar a segurança do aromatizante para o bebê.
Os inseticidas são prejudiciais para a criança, podendo causar alergias e problemas respiratórios.
Bebê de bruços na cama. Foto: Canva
Com que idade o bebê pode usar repelente?
O bebê com mais de seis meses já pode usar repelente, no entanto, com algumas considerações importantes orientadas por pediatras.
Para saber se o repelente infantil é bom para seu bebê, é preciso consultar a fórmula no rótulo do produto.
Procure pelo ativo “IR3535“, um componente ameno para as crianças com idade até os dois anos.
Diante disso, o modo mais prático e seguro é proteger o bebê dos mosquitos sem repelente, apostando nas dicas que trouxemos neste post.
E lembre-se de sempre conversar com o médico para saber quais são as medidas mais adequadas ao perfil do seu filho. Assim, os cuidados serão ainda mais efetivos.
Até a próxima!
Veja mais: Como deixar a casa mais segura para o bebê – 12 dicas práticas