Páscoa com as crianças: Confira no artigo de hoje as melhores dicas de atividades e de brincadeiras para curtir na Semana Santa e Páscoa com as crianças, além de receitas deliciosas para fazer na ocasião.

Primeiramente, após a Quaresma, a Semana Santa é uma das mais importantes festas religiosas para os cristãos. Começa com o Domingo de Ramos, quando os fiéis vão à missa portando ramos (símbolo da entrada e do recebimento de Jesus Cristo em Jerusalém) e termina com o Domingo de Páscoa, que significa Nascimento e Ressurreição.

A maioria das crianças têm férias na escola durante a Semana Santa, momento em que se aproveita para desfrutar uns dias de descanso sem deveres nem aulas, para viajar com a família e para degustar e comer todo tipo de receitas de cozinha relacionadas com a Semana Santa (principalmente receitas feitas com carne de peixe, já que os outros tipos de carne, principalmente a vermelha, são proibidos).

No entanto, não podemos esquecer seu significado, nem porque se celebra a Páscoa em todo o mundo.

Publicidade

Na Semana Santa, se recorda a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. A quinta-feira Santa é o dia em que se comemora a Última Ceia e a liturgia religiosa adquire sua maior importância, já que se recorda o sofrimento de Jesus na sua caminhada até o Calvário e sua posterior Crucificação.

A Semana Santa termina no domingo, com a Páscoa da Ressurreição, lembrando e celebrando a transição da morte à ressurreição de Cristo, o filho de Deus.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Precisamente, é na Páscoa que permeia toda a vida do cristianismo. Sua tradição é antiga e é uma festa que é celebrada por milhões de fiéis em todo o mundo.

De qualquer forma, mesmo aquelas famílias que não são religiosas, essa comemoração ainda se faz presente, principalmente devido à outras tradições: como o almoço da páscoa (normalmente feito com o Bacalhau ou algum outro peixe), além da entrega dos ovos de páscoa e momentos de reflexão e descanso em família.

Por isso, pensamos aqui em dicas de brincadeiras para fazer na Páscoa com as crianças. Vamos lá?

Boa leitura!

Publicidade

Pai, mãe e filho pintando ovos juntos. Crédito da foto: Freepik

Atividades e brincadeiras para fazer na Páscoa com as crianças

Páscoa com as crianças – Os ovos de Páscoa na Semana Santa

Primeiramente, saiba que o  Domingo Santo é um dos dias do ano que mais se consome chocolate. O ovo de Páscoa, desde o princípio da humanidade tem sido sinônimo de fertilidade, esperança e renascimento.

Desde a mitologia egípcia, o ovo alcançou importância quando a ave Fênix foi queimada no seu ninho e depois renasceu mais tarde, a partir do ovo que havia criado no início. Os hindus também sustentavam que o mundo havia nascido de um ovo.

Já na Idade Média, os Ovos de Páscoa eram de galinha e de pato, e eram presenteados às crianças durante as celebrações. Os cristãos adotaram essa tradição e provavelmente à proibição de comer ovos durante 46 dias de penitência (Quaresma), decretada pela Igreja no século IX, foi o que fez tão popular o seu consumo logo que a Páscoa começava.

Por sua vez, os ovos eram guardados durante os dias proibidos e quando terminava essa etapa de jejum, eram presenteados uns aos outros. Para conservar e manter os ovos frescos eram banhados numa fina capa de cera líquida, criando assim o costume de colori-los e decorá-los para presenteá-los depois.

Por fim, já no início do século XIX, na Europa, os alemães, italianos e franceses já começaram a fazer os ovos à base de chocolate, que continham presentes no seu interior.

Publicidade

As duras práticas de penitência e jejum se suavizaram com o tempo, mas a tradição de celebrar a Páscoa, comendo e presenteando ovos ainda perdura.

Páscoa com as crianças – Feliz Páscoa para todos!

A Semana Santa também traz recordações culinárias. Em muitos países é tradição preparar pratos relacionados com essa festa religiosa. Normalmente são pratos que se adaptam aos tradicionais costumes alimentares de abstinência (vigília).

Por esse motivo muitos católicos no Brasil não comem carne na Semana Santa ou somente na sexta-feira Santa.

Atividades e brincadeiras para fazer na Páscoa com as crianças

Além de todo o simbolismo religioso da Páscoa, o feriado é muito esperado pelas crianças, pois oferece a elas muitos momentos bons e delícias. Para tornar essa data mais especial, uma boa alternativa é buscar brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa.

Mais do que presentear os pequenos com chocolates e outras guloseimas, é possível deixar o feriado ainda mais divertido – e até mesmo educativo – ao preparar atividades lúdicas, com muito carinho e dedicação.

A gente sabe que os pequenos têm energia de sobra e, por isso, as brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa também são uma forma de usarem a disposição de maneira muito positiva.

Pensando nisso, separamos várias ideias criativas de brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa deste ano. Confira!

1. Caça aos ovos: a mais tradicional das brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa

A caça aos ovos é uma brincadeira para fazer com as crianças na Páscoa muito tradicional – aposto que seus pais já fizeram com você na infância!

Os ovos (ou outros brindes, caso a criança não consuma açúcar) são escondidos pela casa ou pelo ambiente onde a atividade será feita. Pode ser um salão de festas, o quintal, a área externa do condomínio, etc. O importante é que as crianças precisam encontrá-los.

Primeiro, diga aos pequenos que os adultos viram o coelhinho indo embora, mas não a tempo de saber onde ele havia deixado os mimos.

Esta é uma brincadeira “às cegas”, ou seja, sem pistas, rastros ou pegadas de coelho. Os pequenos devem procurar seus ovos em cada cantinho.

Se for mais de uma criança brincando, deve ser explicado que cada uma tem direito a um brinde apenas.

Assim que o encontrar, já fica de fora acompanhando a busca das outras, até todas terem os seus presentes nas mãos.

Páscoa com as crianças – 2. Siga as pegadas

Essa brincadeira é, praticamente, uma variação da caça aos ovos, mas com pistas: as pegadas do coelhinho espalhadas pelo chão que levam aos ovos de Páscoa.

Você pode usar adesivos de pegadas (em lojas de artigos para festas sempre têm), fazê-las em casa (com cartolina ou sulfite) ou desenhar pegadas no chão com farinha.

O caminho deve ter obstáculos, como a mesa de centro ou o sofá.

Assim como na caça aos ovos tradicional, se for mais de uma criança brincando, deve ser explicado que cada uma tem direito a um brinde só.

3. Quente/frio de miniovos

Lembra da brincadeira infantil de quente/frio, quando os coleguinhas escondiam algo e os outros tinham que procurar, a partir de dicas se estava quente (perto de achar) ou frio (longe)?

Para tornar essa uma das brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa, divida as crianças em duas equipes.

Esconda os miniovos em lugares diferentes e, enquanto elas procuram, você deve ir avisando se elas estão “quentes” (próximas) ou “frias” (longe) dos chocolates.

Conforme elas forem encontrando, deverão colocar uma cestinha. A equipe que tiver mais será a vencedora.

Para não dar briga, ao final da brincadeira, divida todos os ovinhos igualmente entre os pequenos.

Páscoa com as crianças – 4. O salto do coelhinho

Em uma calçada, pegue um giz colorido e faça duas linhas com pequena distância entre elas.

Peça para que as crianças comecem pulando de um lado ao outro e, pouco a pouco, vá aumentando a dificuldade, separando as linhas para que pulem o mais longe possível.

Para tornar a brincadeira mais divertida, vale a pena fazer arcos de coelhinho e pinturas no rosto para que eles entrem no clima da brincadeira.

Caso chova, pedaços de fios de lã ou fita podem ser usados para as demarcações.

Leia Mais: 

Páscoa com as crianças

Pai e filha brincando de pintar os ovos. Crédito da foto: Freepik

Atividades e brincadeiras para fazer na Páscoa com as crianças

5. O rabo do coelho

Conhece a brincadeira do rabo de burro dos arraiás e festas juninas? Dá para adaptar e tornar essa uma das brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa.

Um coelho é desenhado em uma cartolina (ou em um papel firme e colorido) e fixado na parede. No lugar do seu rabinho é colocada uma fita adesiva dupla-face.

A criança olha bem para o desenho, por uns 30 segundos, e então seus olhos são cobertos com um lenço e ela recebe uma bolinha de algodão nas mãos.

Com as dicas de todo mundo ao redor, ela deverá colar o pompom no lugar do rabinho do coelho. Assim que conseguir, ganhará seu presente de Páscoa.

Páscoa com as crianças – 6. Coelho bagunceiro

Para entreter os pequenos durante o almoço em família, que tal fazê-los achar itens que o Coelho Bagunceiro perdeu pela casa?

Desenhe ou imprima diversos objetos em uma cartolina – sapatos, chapéu, relógio e mais.

Faça um desenho do animal em uma cartolina usando esses diferentes acessórios e conte como o coelhinho perdeu as peças.

Depois, é só pedir para eles procurarem pela casa! Ah, para incrementar ainda mais a brincadeira, deixe ovinhos perto dos objetos.

7. Coelhinho sai da toca

Divididas em trios, duas crianças formam a toca e uma delas fica como o coelho.

Para fazer a toca, a dupla junta as mãos no ar, formando uma casinha. Quem for o coelho fica agachado entre elas, embaixo dos braços.

E todos os outros trios fazem o mesmo, sobrando apenas uma das crianças, que vai ficar em pé entre as tocas e deve gritar: “Coelho sai da toca!”.

Ao fazer isso, todos os coelhos entocados precisam trocar de casinha. Quem estava no meio, deve pegar alguma das tocas de alguém! Se conseguir, aquela que ficou sem toca é a que passa a gritar no centro do espaço.

Ela também pode falar “Toca troca de lugar!”. Nesse caso, são as tocas que devem trocar de coelho.

Páscoa com as crianças – 8. Ovo na colher

Em uma gincana comum são usados ovos cozidos, mas aqui é possível trocá-los por ovinhos de chocolate, para ficar temático.

Cada criança deve levar uma colher de sopa à boca e, na colher, um ovinho de chocolate.

A lógica é a mesma e o importante é andar o mais rápido possível, e até correr, se as pequenas conseguirem, sem deixar o ovo cair da colher.

Páscoa com as crianças – 9. Chococulto

A nona das brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa é como um amigo secreto normal, mas aqui o presente é comestível!

Você pode entregar os papéis com nomes alguns dias antes do domingo de Páscoa ou fazer o sorteio na hora mesmo.

Como ovos podem estar um pouco caros, há a opção de barras de chocolate, que são igualmente deliciosas.

Se for só entre crianças, ajude-as a descrever os amigos na hora de revelar e entregar o presente.

10. Alimente o coelho

Essa brincadeira é mais indicada para crianças menores, já que as mais velhas podem achá-la bobinha.

Usando um saco de papel kraft, desenhe um coelhinho. Depois, peça para os pequenos fazerem diferentes formatos de cenouras: redondo, quadrado, triangular, de coração.

Uma vez que as cenouras estiverem prontas, “vista” o saco na sua mão como se fosse um fantoche e, fazendo uma voz de coelho da Páscoa, vá pedindo os formatos das cenouras: “ah, o Coelhinho tem fome de cenoura de coração! Quem tem?”.

Elas vão adorar e aprender a identificar formas!

Viu como é fácil preparar brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa? Com poucos recursos e até itens que você tem em casa, fica fácil entreter os pequenos.

Agora que você já conhece brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa, que tal preparar receitas deliciosas para esse dia tão especial? Veja a seguir!

11. Pinte ovos de Páscoa

Essa dica já é uma tradição em muitas famílias e é uma ótima pedida para entreter as crianças e estimular o talento delas com a pintura!

Além disso, para decorar os ovinhos é bem fácil: você só vai precisar de pincéis, tintas indicadas para uso infantil e ovinhos feitos de plástico, que podem ser comprados em lojas de artigos em geral, ou ovos de verdade (basta fazer pequenos furinhos dos dois lados para poder utilizar a clara e a gema e ficar só com a casquinha para pintar).

Com tudo isso em mãos, é só colocar as mãozinhas na massa, pintar todos os ovinhos e depois deixá-los secar por um tempo. Eles podem ser usados para decorar a casa ou, ainda, podem ser recheados com amendoins e outras coisinhas gostosas para fazer parte da cestinha dos pequenos!

12. Decore a casa para esperar o coelhinho

O coelhinho é a figura mais esperada na Páscoa com as crianças. Por isso, a casa precisa estar preparada para a visita dele!

Uma boa dica é usar os ovinhos pintados pelos pequenos para decorar alguns ambientes, como a sala e a cozinha. A criançada vai adorar!

13. Faça fotos em clima de Páscoa e crie memórias

Por último, uma outra forma de comemorar a Páscoa com bebês e crianças é fazer registros dessa data tão especial!

Para isso, é só preparar um cenário com coelhinhos, ovinhos, cenouras e outros elementos tradicionais dessa época e montar um look que tenha tudo a ver com a data.

Dessa forma, aposte em gorro com orelhinhas, bodies, macacões e calças super estilosas, vai ficar show!

Páscoa com as crianças

Ovos pintados, coloridos. Crédito da foto: Freepik

Receitas incríveis para fazer na Páscoa com as crianças

Não é só com ovos de chocolate que se faz uma Páscoa divertida!

Aliás, por conta dos preços muitas vezes abusivos dos ovos de Páscoa, muita gente tem optado por investir em produções caseiras e artesanais.

Além de mais acessíveis, permitem que você tenha momentos de envolvimento e proximidade com seu filho, sendo uma atividade muito gostosa de praticar junto com ele.

Outro ponto importante é que o chocolate é contraindicado para crianças com menos de dois anos. Porém, existem muitas opções de receitas super gostosas que têm tudo a ver com a Páscoa e que também podem ser feitas com as crianças.

Bem como, é sempre possível cozinhar pratos que são a cara do feriado, agradando adultos e crianças. Ah! muitas vezes também podem servir como lembrancinha feita por você para presentear amigos e familiares. Legal, né?

Sem mais delongas, vamos às receitas de hoje!

1) Muffin salgado de cenoura

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de farinha de trigo
  • ½ xícara de chá de queijo gruyère ou muçarela ralado
  • 1/4 de xícara de chá de óleo
  • ½ xícara de chá de leite
  • 2 ovos inteiros médios
  • 1 cenoura média ralada
  • ½ xícara de chá de azeitonas (opcional)
  • ½ xícara de chá de linguiça calabresa moída ou ralada (opcional)
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 2 colheres de sopa de salsa ou cebolinha batidinha
  • ½ colher de sopa de fermento químico em pó
  • Farinha e manteiga para untar as formas

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, peneire a farinha em uma tigela e misture com o sal.
  2. Depois, acrescente o queijo. Misture bem e, em seguida, acrescente ovos, óleo, cenoura, leite, salsinha e cebolinha, azeitonas e linguiça (opcional).
  3. Após, misture os ingredientes novamente, com delicadeza e sem batê-los.
  4. Por fim, acrescente o fermento à massa.
  5. Despeje a massa em forminhas específicas para muffins, de preferência feitas de silicone, e leve ao forno pré-aquecido a 220ºC, por aproximadamente meia hora.
  6. Faça o teste do palito de dentes para ver se os muffins estão cozidos. Caso utilize forminhas de alumínio, não esqueça de untá-las com manteiga e farinha.

2) Pirulitos de bombom

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de coco ralado úmido
  • 2 colheres de sopa de leite em pó
  • 50g de chocolate ao leite
  • 50g de chocolate meio amargo
  • 2 colheres de sopa de leite condensado
  • Palitos de madeira (quantos forem necessários)

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela, adicione o coco ralado, o leite em pó e o leite condensado.
  2. Misture tudo e amasse bem com as mãos, até que a massa fique homogênea.
  3. Depois, faça bolinhas com as palmas das mãos e deixa-as descansando por, aproximadamente, 20 minutos.
  4. Em outro recipiente, derreta os chocolates no micro-ondas (se preciso, acrescente leite para uma consistência mais líquida).
  5. Depois disso, espete os palitinhos de madeira nos docinhos e banhe os pirulitos na calda de chocolate.
  6. Para que fiquem bem firmes, leve-os à geladeira por 10 minutos.

3) Bolachinhas de coelho

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
  • 1 pitada de sal
  • 120g de manteiga gelada sem sal (em cubos)
  • ½ xícara de açúcar
  • 1 ovo batido
  • Raspas de 2 limões sicilianos
  • Folha de papel manteiga
  • Cortador em formato de coelho

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, bata a manteiga gelada com o açúcar em uma batedeira até que formem uma pasta.
  2. Em seguida, adicione a metade de 1 ovo batido (1/2 unidade) e as raspas de limão. Misture bem, novamente usando a batedeira.
  3. Depois, adicione a farinha até que a massa forme uma bolinha. Caso ela não misture bem e fique com aspecto similar ao de uma farofinha, adicione o restante do ovo e continue batendo.
  4. Abra a massa com auxílio de um rolo entre duas folhas de papel manteiga (uma por cima e uma por baixo da massa), deixando cerca de 0,5 centímetros de espessura.
  5. Em seguida, leve essa massa aberta para a geladeira por cerca de 6 horas (dobre as beiradinhas do papel manteiga para a massa não ressecar). Esse tempo na geladeira vai ajudar a firmar a massa e intensificar o sabor das raspas de limão.
  6. Retire a massa da geladeira cerca de 5 minutos antes de usá-la. Em seguida, remova o papel manteiga com auxílio de um cortador no formato de coelho (ou outro de sua preferência).
  7. Dessa forma, leve os biscoitos cortados para uma assadeira, com 2 dedos de espaço entre eles, e coloque na geladeira por 20 minutos antes de assar os biscoitos.
  8. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180ºC.
  9. Asse os biscoitos por 12 minutos, ou até que as bordas fiquem douradas.
  10. Com o restante da massa que sobrar, repita o processo, abrindo-a novamente entre duas folhas de papel manteiga (mantenha a massa na geladeira para manter a textura ideal enquanto assa a primeira remessa de biscoitos).
  11. Se quiser, decore com confeitos ou glacê colorido.

Atenção: essa receita é para crianças a partir de 2 anos!

4) Bolo de cenoura piscininha

Ingredientes: 

Massa:

  • 4 ovos
  • 3/4 de xícara de óleo
  • 350 gramas de açúcar refinado
  • 300 gramas de cenoura
  • 240 gramas de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó

Brigadeiro:

  • 2 latas de leite condensado
  • 150 gramas de chocolate em gotas belga ao leite (se preferir, substitua por 80 gramas de chocolate em pó)
  • 3 colheres de sopa de creme de leite Granulado a gosto

Modo de preparo:

Para a massa:

  1. Primeiramente, pré-aqueça o forno a 180ºC.
  2. Bata no liquidificador o óleo, os ovos e a cenoura.
  3. Assim que a massa estiver homogênea, adicione o açúcar e continue batendo.
  4. Depois, com o liquidificador desligado, acrescente a farinha de trigo e o fermento em pó.
  5. Dessa forma, vá exendo com auxílio de uma espátula até que a massa esteja bem integrada.
  6. Por último, despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada.

Para o brigadeiro:

  1. Adicione todos os ingredientes em uma panela, mexendo sem parar em fogo médio.
  2. Assim que a massa começar a desgrudar da panela, desligue o forno e espere até que o brigadeiro fique morno.
  3. Depois, despeje a cobertura no bolo e decore com o granulado de sua preferência.
 Páscoa com as crianças

Menina loira de olho azul, pitando ovos, usando vestido florido e orelhinhas de coelho. Crédito da foto: Freepik

Páscoa com as crianças é pura diversão!

Em suma, a Páscoa com as crianças é sinônimo de diversão! Os pequenos adoram esperar a visita do coelhinho e a data é uma ótima oportunidade para reunir toda a família e fazer brincadeiras super legais.

E então, já escolheu uma brincadeira ou atividade para fazer com a criançada?

Como você viu, tem muita coisa legal para fazer nessa Páscoa para agradar os pequeninos. Temos certeza de que eles vão amar passar essa data junto com a família e se divertir com a visita do coelhinho!

Aproveite para ler aqui esse outro artigo: 4 brincadeiras para estimular o espírito em equipe.