Apesar da tendência pela naturalidade, que hoje impera no mundo e atinge um grande número de áreas. A lipoaspiração, continua sendo procurada.

Felizmente, essa correção deixou de ser vista como uma alternativa para a perda de peso e um estilo de vida saudável. Afinal, a lipoaspiração visa apenas harmonizar a silhueta, mas não reduzir o peso. Vamos entender mais sobre o procedimento.

O que é lipoaspiração

lipoaspiração

Lipoaspiração. Fonte: Freepik

A lipoaspiração (também chamada de lipectomia ou lipoplastia) é um tipo de cirurgia estética que algumas pessoas consideram ser para melhorar sua atitude em relação à aparência. O procedimento não é um método de perda de peso.

Publicidade

A lipoaspiração remodela áreas específicas do corpo, removendo a gordura dessas áreas. É mais comumente usada nas coxas, nádegas, abdômen, braços, pescoço e sob o queixo, bem como nas costas, parte interna do joelho, tórax, bochechas, panturrilhas e tornozelos.

Algumas pessoas fazem a lipoaspiração ao mesmo tempo que outras cirurgias cosméticas, como um lifting, aumento dos seios ou abdominoplastia.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Que tipos existem?

Mulher com a mão na barriga. Fonte: Freepik

A principal tarefa desse tipo de correção é a remoção do excesso de tecido adiposo nas chamadas zonas de “armadilhas”: abdômen, axilas, joelhos e ombros.

A lipoaspiração à laser tem se mostrado muito bem nesses casos. Sua principal vantagem é o efeito no tecido adiposo e na pele.

Sob a influência das ondas, os depósitos de gordura tornam-se uma emulsão, que é facilmente removida com um aparato especial. Após a limpeza, pode ser adicionado nas áreas onde há redução de volume: lábios, nádegas, seios, etc.

Publicidade

Os homens costumam fazer essa correção e pedir para enfatizar a zona dos músculos ou peitoral.

Que tipos de anestesia são usados?

Na grande maioria dos casos, a lipoaspiração ocorre sob anestesia geral. As únicas exceções são aquelas intervenções que afetam pequenas áreas – joelhos, axilas, pescoço. A anestesia local geralmente é usada.

Quanto tempo leva a reabilitação?

Mulher de roupas intimas azul. Fonte: Freepik

Se a operação foi volumosa, apenas a recuperação primária dura pelo menos um mês. Nesse período, os resultados da intervenção começarão a aparecer e o edema desaparecerá.

Mas não é tudo: a recuperação vai continuar, o corpo vai precisar de dois a seis meses. Depois da lipoaspiração, o reflexo no espelho vai melhorar cada vez mais a cada mês.

Após a lipoaspiração, os depósitos de gordura não retornam?

Esta afirmação é um grande erro. Na verdade, quilos extras podem retornar ao seu lugar original se você não seguir os princípios de uma dieta saudável e não prestar atenção à sua rotina diária.

Publicidade

Depois de retirar a gordura, é necessário abandonar os maus hábitos e então o resultado irá deliciá-lo por um longo período de tempo.

O resultado pode ser visto imediatamente?

Não conte com o fato de que após a lipoaspiração, já no dia seguinte poderá ver um reflexo perfeito no espelho.

Você deve saber que, alguns dias após a lipoaspiração, é observado edema corporal, que está mais frequentemente associado à retenção de líquidos no corpo. Isso é normal e desaparecerá após alguns dias, e então você poderá desfrutar de novas formas atraentes.

A lipoaspiração é adequada para absolutamente todos?

Mulher se preparando para Lipoaspiração. Fonte: Freepik

Este procedimento, como outras técnicas estéticas, tem uma série de limitações. As contraindicações para a lipoaspiração incluem a presença de doenças infecciosas agudas, doenças crônicas graves, insuficiência pulmonar e asma brônquica grave, obesidade elevada, doenças cardiovasculares ateroscleróticas, gravidez, amamentação.

Para evitar consequências negativas, antes da lipoaspiração, é necessário fazer um exame médico completo, que vai determinar o estado de saúde e, com base nos resultados obtidos, decidir sobre a conveniência desse procedimento.

Contraindicações

  • Gravidez e lactação.
  • Exacerbação de doenças crônicas.
  • Processos inflamatórios gerais.
  • Oncologia.
  • Diabetes.
  • Perturbações no funcionamento do sistema cardiovascular.
  • Distúrbios da coagulação do sangue.
  • Doenças do sistema endócrino.
  • Estresse crônico.

É preciso se preparar para a lipoaspiração?

Por 1-2 semanas antes, você precisa parar de tomar anticoagulantes. Também é necessário parar de fumar e de beber álcool até o final do período de reabilitação: a nicotina retarda a cicatrização dos tecidos e o etanol evita a coagulação do sangue.

Se possível, é recomendável usar menos cosméticos decorativos e cancelar o treinamento esportivo.

Além disso, 8-12 horas antes da operação, pare de comer e a quantidade de água que você bebe deve ser minimizada.

Assim, na manhã da operação, é necessário tomar banho; não é aconselhável usar perfume. Antes da operação em si, você precisará remover lentes de contato.

Além disso, você precisa levar roupas de compressão, documentos pessoais e exames médicos.

A lipoaspiração deixará cicatrizes?

O procedimento é não invasivo, não haverá cicatrizes. Todos os cirurgiões se esforçam para obter cicatrizes mínimas. Sempre que possível, as cicatrizes aparecerão ao longo das dobras naturais e linhas da pele.

Eu preciso fazer uma lipoaspiração de novo?

A lipoaspiração geralmente não precisa ser repetida. Pode haver excesso de pele após a cirurgia e, se necessário, um procedimento adicional pode ser necessário para removê-la. Normalmente, entretanto, a pele encolherá e endurecerá após o procedimento.