Quer saber quais são os truques para cuidar dos cabelos sem gastar muito? Então leia o nosso artigo abaixo e veja as dicas!

É indiscutível que os gastos com as madeixas podem pesar muito no orçamento, e pouca gente está disposta a economizar neste setor.

O que acontece é que muita gente deixa de cuidar do cabelo porque acha caro e complicado, precisa dedicar muito tempo e muito dinheiro para ter um cabelo lindo e saudável.

De fato, de for considerar os tratamentos de salão e os milhares de produtos cosméticos, sai caro e leva tempo.

Publicidade

Mas a verdade é que possível cuidar das madeixas sem gastar nada ou muito pouco, e também com praticidade no dia a dia, sem perda de tempo.

Então, se você é uma pessoa muito prática e quer economizar o máximo possível na hora de cuidar dos cabelos, confira nossas dicas abaixo!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Portrait of beautiful young woman brushing her long hair in front of her mirror.

Confira 10 dicas para cuidar dos cabelos sem gastar muito

1. Busque produtos na internet

É bem provável que, se você gastar 5 minutos na internet, vai encontrar uma infinidade de opções e preços muito variados.

Para não cair na tentação de comprar muito mais do que precisa ou de levar produtos com qualidade inferior, pesquise muito bem antes de tomar sua decisão.

Em alguns casos, vale a pena comprar produtos em volumes maiores. Procure outras pessoas para dividir o produto com você ou separe em frascos menores para levar para o chuveiro.

Publicidade

2. Faça hidratação em casa

É claro que é uma delícia ir ao salão e ter alguém para massagear a cabeça enquanto passa produtos com cheiros deliciosos no cabelo.

Mas sabemos bem que é possível fazer uma boa hidratação em casa. Existem várias opções com óleo de coco, óleo de argan, colágeno, vitaminas diversas, etc.

Cada um desses itens é adequado a uma necessidade diferente, como cabelos opacos, quebradiços, fracos, muito oleosos.

Conhecendo a necessidade do seu cabelo, você mesmo pode fazer a hidratação no conforto de sua casa. O procedimento é bastante simples e, hoje, o uso de touca térmica não é mais indicado para a hidratação dos cabelos.

Dá para fazer tudo em casa gastando bem pouco.

3. Tenha cuidados especiais de verão

Para pessoas que têm os cabelos claros ou tingidos, muito cuidado ao frequentar a praia e, principalmente, piscinas. Se não passar um bom creme antes e depois de entrar na água, seu cabelo pode acabar desbotando ou ficando manchado.

Publicidade

4. Nunca durma com o cabelo úmido ou molhado

Essa é uma dica de bom hábito para ter com o seu cabelo. Acaba sendo um jeito de cuidar do cabelo sem gastar, pois se você dormir com o cabelo úmido ou molhado, vai desenvolver caspa e até inflamações no couro cabeludo por causa da umidade.

Além do mais, esse hábito faz mal para a saúde, causando dores de cabeça e prejudicando o sono. Então, procure lavar o cabelo mais cedo para que já esteja bem seco na hora de dormir, ou use um secador para secar muito bem caso tenha que lavar à noite, mas deixe essa como última alternativa.

cuidar dos cabelos

Mulher tomando banho e lavando os cabelos. Crédito da foto: Freepik

Como cuidar dos cabelos sem gastar muito?

Cuidar dos cabelos – 5. Tome banho com água fria

Sim, parece loucura, mas enxaguar os cabelos com água fria ajuda a fechar as cutículas dos fios e, dessa maneira, dar mais vitalidade à sua juba.

Se não conseguir, tente pelo menos enxaguar os cabelos com água morna. Além de deixar os cabelos mais saudáveis, você gasta menos na conta de água!

6. Trate a queda de cabelo em casa

Sofrer com queda de cabelo ao ponto de ser diagnosticado com calvície não é fácil. Realmente, em alguns casos os folículos pilosos morrem mesmo e não tem o que fazer.

Mas, em muitos casos, tem como reverter e fazer os cabelos voltarem a crescer sem precisar gastar com medicamentos.

Primeiro, é melhor você ir ao dermatologista para ter certeza do que está acontecendo. Depois, pode experimentar essa receita caseira com ingredientes naturais antes de partir para os medicamentos capilares. A dica consiste em usar chá de folha de goiabeira.

7. Faça hidratação caseira com abacate

Não precisa comprar aqueles potes de máscara de hidratação para fazer, muito menos ir ao salão e ficar lá esperando o efeito do produto.

Você pode utilizar os grandes benefícios do abacate, do mel e do azeite de oliva ou do óleo de coco para deixar seu cabelo bem hidratado, nutrido, forte e brilhoso.

Ingredientes:

  • Abacate maduro: ½ unidade;
  • Azeite de oliva ou óleo de coco: 2 colheres (sopa);
  • Mel: 2 colheres (sopa).

Modo de preparo e aplicação:

  1. Em um potinho, amasse bem a polpa de meio abacate e misture os outros dois ingredientes até formar um creme. Essa receita é para cabelo comprido. Se o seu cabelo for curto ou médio, pode usar menos ingredientes.
  2. Feito o creme, separe seu cabelo (seco mesmo) em mechas e vá aplicando a mistura nas mechas, sem passar na raiz. Depois prenda o cabelo para não ficar se sujando. Se tiver, use uma touca plástica.
  3. Deixe a mistura agir no seu cabelo por uns 30 a 40 minutos, enquanto faz outras atividades em casa. Depois é só enxaguar e lavar normalmente.
cuidar dos cabelos

Mulher cortando o cabelo no salão de beleza. Ela está olhando para o espelho. Crédito da foto: Freepik

Dicas para cuidar dos cabelos sem gastar uma fortuna!

Cuidar dos cabelos – 8. Frequente o mesmo cabeleireiro

Ir sempre ao mesmo salão ou agendar sempre com o mesmo profissional é muito bom, pois, dessa forma, você evita expor seus fios a produtos e técnicas diferentes e diminui muito a probabilidade de acontecerem alguns errinhos, como um corte de cabelo que ficou feio ou uma tintura que não é a que costuma usar.

9. Penteie os cabelos ainda molhados

Os cabelos molhados ficam bem frágeis, por isso sempre recomendam aqueles pentes com dentes mais largos que vão desembaraçando os fios aos poucos. O problema é que geralmente não temos muito tempo ou paciência pra tomar tais cuidados.

A dica que ele me deu foi pentear enquanto ainda estiver no banho. Na hora do condicionador ou máscara, quanto os fios estão mais suaves e maleáveis.

Depois, quando sair do banho,  basta umas penteadas aqui e ali, e pronto. Nada de quebrar os pobres fios com aquele ódio por ter aparecido um nó que não se desfaz por nada.

10. Saiba como e quando passar cada produto

Por fim, nossa última dica é: não adianta nada o produto ter custado uma fortuna e prometer milagres, se não aplicarmos da maneira correta, o máximo que conseguiremos é um cabelo cheiroso, mas oleoso e com aparência pesada.

A oleosidade natural do nosso corpo já hidrata naturalmente cinco dedos de distância da raiz (coloque a palma da mão pra medir).

Ou seja, essa parte não precisa de qualquer tipo de produto hidratante como condicionar ou máscara, mas apenas de limpeza. Então use o shampoo em todo o cabelo, mas os outros apenas do comprimento para baixo, até as pontas.

Esperamos que essas dicas tenham lhe ajudado! Viu só como é possível cuidar das madeixas sem gastar aquela fortuna e economizando?

Basta escolher os produtos certos e ter pequenas atitudes em casa! Assim é possível ter seus fios lindos, macios e hidratados.

Agora que você já aprendeu a como cuidar dos cabelos sem gastar muito em casa, veja também:

Até mais!