Quer saber como acabar com a celulite? Confira nesse artigo tudo sobre o assunto!

Para início de conversa, saiba que a celulite é muito comum entre as mulheres. Mas o que exatamente é a celulite?

Se trata de uma alteração que faz com que a pele apresente alguns furinhos. Isso acontece quando gordura, água e toxinas se acumulam nas células.

Dependendo do grau, que varia entre um e quatro, o aspecto pode ser mais discreto ou mais aparente, lembrando algumas vezes uma casca de laranja.

Publicidade

Mas a pergunta que não quer calar é: como acabar com a celulite? Estamos aqui para te ajudar a solucionar esse probleminha chato que incomoda muitas mulheres.

Vamos lá? Boa leitura!

 acabar com a celulite

Close de mulher com a mão apertando a pele na região da coxa, para ver se tem celulite. Crédito da foto: Freepik

Como acabar com a celulite? Confira!

Com algumas mudanças na rotina é possível sim acabar com a celulite, ou pelo menos suavizar as marquinhas que você possui.

Quanto menor o grau, mais fácil é o tratamento! Por exemplo, se for celulite de grau 1, é possível acabar com ela em apenas duas semanas.

Mas, para isso, é necessário seguir um tratamento diário, que deve incluir alimentação adequada, boa hidratação, exercícios para tonificar as pernas e o bumbum.

Publicidade

Além disso, algumas sessões diárias de drenagem linfática e tratamentos estéticos como lipocavitação, radiofrequência ou endermoterapia são bem-vindos para potencializar os resultados.

Como dissemos acima, a celulite é causada pelo acúmulo de gordura localizada no bumbum e nas pernas e excesso de líquidos na região, então a verdade é que não existe um tratamento único que possa eliminar a celulite de forma rápida e definitiva, mas sim um conjunto de tratamentos.

No entanto, ao seguir todas estas indicações, é possível eliminar a celulite de grau 1 e também transformar a celulite de graus 2 e 3 em grau 1 para que sejam mais facilmente eliminadas ao longo do tempo.

Entretanto, cada caso deve ser avaliado de forma individual e não existe um tratamento único que possa ser indicado para todas as mulheres.

Para isso, o melhor é passar por uma avaliação com um dermato funcional, que é o profissional mais adequado para fazer uma avaliação minuciosa e orientar o tratamento mais adequado em cada caso.

De qualquer maneira, você já pode ir praticando esses hábitos na sua casa. Um plano de tratamento ideal para acabar com a celulite consiste em quatro etapas, que você verá a seguir!

Publicidade
 acabar com a celulite

Close de uma mulher de costas, de calcinha branca, mostrando seus glúteos e segurando uma laranja ao lado. Crédito da foto: Freepik

Acabar com a celulite – 1) Tenha uma alimentação adequada

A alimentação deve preferencialmente ser orientada por um nutricionista, mas em geral é aconselhado reduzir a ingestão de sal, trocando por ervas aromáticas.

Além disso, o consumo de alimentos desintoxicantes e diuréticos é essencial, pois ajudam a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do organismo.

Entre os alimentos indicados estão:

  • Espinafre;
  • Tomate;
  • Maçã;
  • Laranja;
  • Alho;
  • Pepino;
  • Kiwi.

Quanto à hidratação é recomendado tomar, no mínimo, 2 litros de água por dia para garantir a boa hidratação do corpo, além de manter a pele elástica e saudável.

Os chás que podem ser utilizados para combater a celulite são: chá verde, chapéu de couro ou centelha asiática. Eles são comprovados cientificamente para auxiliar no tratamento contra a celulite e ajudam a eliminar as toxinas.

Além disso, também é importante adequar a alimentação evitando comer alimentos ricos em gordura, fritura e açúcar.

Ou seja, dê preferência para alimentos saudáveis como legumes, verduras, vegetais folhosos, cereais integrais, entre outros. E sempre na versão simples, sem molhos prontos.

Vale ressaltar que cada pessoa possui uma necessidade individual da quantidade de calorias e proteínas, vitaminas e minerais que precisa consumir por dia.

Por isso, uma consulta com um nutricionista pode ser indicado para adequar a alimentação, de acordo com as necessidades e gosto pessoal de cada pessoa.

 acabar com a celulite

Duas mulheres fazendo exercícios juntas na academia, fazendo agachamento com pesos. Crédito da foto: Freepik

Acabar com a celulite – 2) Faça exercícios regularmente

Em segundo lugar, os exercícios para combater a celulite devem ser feitos regularmente, mas eles devem ser preferencialmente orientados por um treinador ou professor da academia.

Porém, por via de regra, é recomendado fazer exercícios aeróbicos como:

  • Caminhada rápida;
  • Corrida;
  • Patins;
  • Bicicleta ergométrica.

Todos os exercícios acima são excelentes para aumentar o gasto calórico e reduzir a gordura acumulada.

Além destes exercícios é necessário tonificar e fortalecer os músculos das pernas e do bumbum com exercícios específicos como a ginástica localizada, utilizando pesos de areia ou fazendo exercícios de musculação.

Veja alguns exercícios para acabar com a celulite:

1. Agachamento

O agachamento é um exercício simples e que ajuda a tonificar pernas e glúteos, promovendo o ganho de massa muscular na região e ajudando a combater a celulite.

Para fazer esse exercício a pessoa deve afastar as pernas, de preferência na largura do quadril, e fazer o movimento como se fosse sentar em uma cadeira, evitando curvar a coluna, e retornar à posição inicial devagar, evitando compensar com o quadril no momento da subida.

É importante que o agachamento seja feito sob orientação do instrutor, podendo ser recomendado 3 séries de 10 a 12 repetições ou a realização do máximo de repetições por tempo.

2. Elevação pélvica

A elevação pélvica é também um ótimo exercício para ajudar a combater a celulite, pois promove o fortalecimento dos glúteos.

Para fazer esse exercício, basta deitar no chão com a barriga para cima e elevar a região pélvica, contraindo os músculos do glúteo.

Para intensificar o exercício, pode-se fazer um pico de contração, ou seja, quando fizer a elevação, manter os músculos contraídos por cerca de 3 segundos e depois retornar à posição inicial.

Acabar com a celulite – 3. Coice

Esse exercício também ajuda a fortalecer as pernas e os glúteos, devendo a pessoa se posicionar nos 6 apoios, com os antebraços e joelhos no chão e levantar uma das pernas.

Não é necessário colocar o joelho próximo do chão, mas deixar a perna sempre na mesma altura das costas e elevar a partir desta altura.

Acabar com a celulite – 4. Exercícios aeróbicos

Como dissemos acima, os exercícios aeróbicos são muito importantes para combater a celulite, pois ajudam no processo de perda de gordura.

Assim, a pessoa pode optar por realizar aulas de spinning, jump ou dança, por exemplo, ou dar preferência a corridas.

No entanto, para que se alcance o objetivo é importante que esses exercícios sejam realizados com regularidade e intensidade, devendo ser orientados por um profissional de educação física.

 acabar com a celulite

Pessoa deitada de costas, recebendo massagem anticelulite em um spa. Crédito da foto: Freepik

3) Faça sessões de drenagem linfática

Para eliminar o excesso de líquidos da região inferior do corpo, reduzindo visivelmente a celulite, vocçe pode fazer também algumas sessões de drenagem linfática.

Elas podem ser feitas manualmente ou com ajuda de aparelho. Dois exemplos de aparelhos que podem ser utilizados contra celulite são a pressoterapia e a drenagem linfática mecânica com aparelhos.

Tanto um equipamento como o outro podem ser eficazes no combate a celulite, pois conseguem mobilizar uma boa quantidade de líquido intersticial de volta para a corrente linfática, para que seja eliminado pela urina.

Como fazer drenagem linfática manual para eliminar celulite?

A drenagem linfática para celulite deve ser feita nas pernas e nos glúteos, no mínimo 3 vezes por semana, durante cerca de 40 à 60 minutos.

Para que a técnica seja realizada corretamente, você deve realizar movimentos suaves com as pontas dos dedos ou a palma das mãos, deslizando sobre a região a ser tratada, levando os líquidos em direção aos gânglios linfáticos para que sejam realmente eliminados.

O número de sessões varia de acordo com o tipo de celulite, podendo ser 5 sessões, no caso em que a celulite é percebida quando a pele é pressionada ou mesmo 20 sessões, quando a flacidez e os furinhos na pele são facilmente observados em qualquer posição.

O ideal é que a drenagem seja realizada por um terapeuta experiente porque assim terá melhores resultados. No entanto, nos dias em que não tem tratamento na clínica, poderá complementar esse tratamento caseiro, fazendo uma auto drenagem, seguindo os passos a seguir.

Passo a passo da drenagem linfática caseira

Passo 1 – Estimular os gânglios paraesternais (no meio do peito) e supraclaviculares (acima das clavículas) pressionando essas regiões por 5 a 7 vezes seguidas. A seguir deve-se estimular os gânglios inguinais (próximos da virilha), pressionando essas regiões por 5 a 7 vezes seguidas.

Passo 2 – Deslizar as mãos sobre as pernas e glúteos, como se estivesse empurrando os líquidos para a virilha. Primeiro deve ser feito o deslizamento numa perna e glúteo e depois na outra perna e no outro glúteo.

Passo 3 – Por último deve-se repetir a pressão feita nos gânglios inguinais e supraclaviculares para finalizar a drenagem linfática, porque isso garante o excesso de líquidos das pernas e glúteos sejam direcionados para as veias subclávia e jugular, para serem eliminados do corpo.

Young woman with beautiful body slime and measure tape Free Photo

Mulher segurando uma fita métrica amarela e medindo seu quadril. Crédito da foto: Freepik

4) Faça um tratamento estético para acabar com a celulite

Além de tudo isso, é recomendado complementar o tratamento com aparelhos estéticos que conseguem de forma comprovada eliminar a gordura localizada numa determinada região.

Bons exemplos são a lipocavitação, o ultrassom de alta potência ou a radiofrequência.

Esse tipo de tratamento pode ser feito em algumas clínicas estéticas e conferem ótimos resultados. No entanto, só devem ser realizadas até três vezes por semana e não eliminam a necessidade de cumprimento dos passos acima citados.

Esses tratamentos podem ser indicados para eliminar a celulite em qualquer parte do corpo, inclusive nas pernas, bumbum, barriga e braços.

Como saber meu tipo de celulite?

Primeiramente, para saber o seu tipo de celulite é necessário observar a região com ajuda de um espelho, mas a observação também pode ser feita por outra pessoa, sendo o mais indicado.

O segundo passo é pressionar uma parte da perna ou do bumbum para observar as alterações na pele. Os níveis podem variar do grau 1 ao grau 4. Veja abaixo sobre cada nível!

Young beautiful woman with perfect body Free Photo

Mulher deitada em um tapete branco. Crédito da foto: Freepik

Celulite grau 1:

O tratamento para celulite grau 1, que é aquela percebida apenas quando a pele é pressionada, pode ser feito em casa com uma esfoliação semanal com borra de café e a aplicação de cremes para celulite, como Liposyne da Vichy​ ou o Cellu-sculpt da Avon. Passe de 1 a 2 vezes por dia, todos os dias.

Para fazer o tratamento caseiro para celulite com café, é muito simples! Basta misturar um pouco de borra de café com um pouquinho de sabonete líquido e esfregar nas áreas com celulite, através de movimentos rápidos e circulares.

Esse movimento ativa a circulação sanguínea local e drena os líquidos em excesso, ajudando a acabar com a celulite.

Outra opção é o massageador para celulite da Beurer, por exemplo, pois a massagem promove a estimulação da circulação sanguínea, eliminando a celulite.

Celulite grau 2:

O tratamento para celulite grau 2, que é caracterizada por ligeiras ondulações na pele quando a mulher está de pé, pode ser feito com sessões semanais de drenagem linfática, pois ajuda a eliminar o excesso de líquidos que favorecem a celulite.

Além disso, também podem ser usados diariamente cremes anticelulite, como o creme redutor de celulite Savre ou o Goodbye Celulite da Nívea​, por exemplo.

O tratamento para celulite da Mary Kay também é uma ótima opção, pois é constituído por 2 cremes, um para ser aplicado de dia e outro de noite, que ajudam a combater a celulite, assim como o massageador que também deve ser utilizado na celulite grau 2.

Celulite grau 3:

O tratamento para celulite grau 3, que é caracterizada pelos furinhos na pele quando a mulher está de pé, pode ser feito com tratamentos estéticos como:

  • Ultrassom de 3 Mhz ou lipocavitação: quebram as células de gordura que originam a celulite, fazendo com que elas sejam eliminadas pelo organismo, ajudando também a combater a flacidez, sendo uma ótima opção de tratamento para celulite e flacidez;
  • Heccus: promove a quebra das células de gordura e ativando a circulação do sistema linfático, facilitando o fortalecimento muscular e ajudando a eliminar a celulite. Este é um tratamento para celulite e gordura localizada e deve ser feito pelo menos 2 vezes por semana, sendo que os resultados são visíveis a partir de 10 sessões.

Qualquer que seja o tratamento para celulite grau 3, ele deve ser complementado com drenagem linfática para remover os líquidos acumulados que são responsáveis pela celulite.

Celulite grau 4:

O tratamento para celulite grau 4, que é caracterizada pela flacidez e furinhos na pele que são facilmente observados em qualquer posição, pode ser feito com tratamentos estéticos, como:

  • Eletrolipólise: é aplicada uma corrente elétrica de baixa frequência através de agulhas de acupuntura inseridas na pele que atuam diretamente nas células de gordura, promovendo a sua destruição;
  • Corrente russa: são usados eletrodos que estimulam a contração involuntária dos músculos, levando ao seu fortalecimento e tonificação, que ajudam a eliminar a gordura e a flacidez da pele;
  • Carboxiterapia: são aplicadas várias injeções de gás carbônico na pele que vão atuar ativando a circulação sanguínea local, promovendo a oxigenação dos tecidos, a quebra de gordura e a formação de colágeno que é responsável pela firmeza e elasticidade da pele.

Lembrando que a drenagem linfática também deve complementar o tratamento, assim como os exercícios para conseguir eliminar completamente os nódulos de gordura da região tratada.

acabar com a celulite

Mulher apertando sua perna com as duas mãos, para ver qual o seu grau de celulite. Crédito da foto: Freepik

Creme para acabar com a celulite funciona?

Usar um creme anticelulite funciona e também é um importante aliado no combate ao fibro edema gelóide, mas desde que tenha os ingredientes certos como, por exemplo:

  • Cafeína;
  • Lipocidina;
  • Coenzima Q10;
  • Centella asiática.

Esse tipo de creme ajuda a acabar com a celulite porque confere uma pele mais firme, diminuem o tamanho das células de gordura e melhora a circulação local, sendo um importante coadjuvante do tratamento.

Eles podem ser comprados em farmácias, drogarias, lojas de produtos naturais e também encontram-se disponíveis na internet.

​Como usar?

Normalmente, aconselha-se aplicar o creme em toda a região afetada, como nas barriga, flancos, glúteos, coxas e braços.

Passe duas vezes ao dia, especialmente depois do banho. Para ativar melhor a circulação e consequentemente melhorar a penetração do creme, faça antes uma esfoliação na pele, nas regiões com celulite. Logo em seguida, aplique o creme.

Ah! E não vale aplicar o creme apenas de vez em quando. Use duas vezes por dia por, pelo menos, durante dois meses para perceber o primeiros sinais de melhora, ok?

É possível acabar com a celulite!

E caso esse seja o seu desejo, você deve seguir todas as dicas acima, pois somente em conjunto irão dar um resultado potente.

As etapas para acabar com a celulite vão desde alimentação, ingestão de água e prática de atividades físicas até tratamentos cosméticos, drenagens e cremes anticelulite.

Fato é que mesmo sendo algo completamente normal, algumas mulheres se sentem incomodadas com o aspecto que a pele fica por causa das celulites.

Então, quando isso acontece, o ideal é seguir as sugestões acima para acabar de vez com esse problema e colocar a autoestima lá em cima!

Agora que você já descobriu como acabar com a celulite, leia também sobre: