Conheça todos os tipos de decotes e saiba como usar a seu favor, aqui no Mil Dicas de Mãe.

Sempre que vamos fazer compras, quando chega na hora de escolher uma blusa para o nosso guarda-roupa, surgem algumas dúvidas: qual decote favorece o meu busto? Como utilizar um decote para criar melhores combinações de looks? Que tipo de decote devo evitar?

Essas dúvidas são bem comuns, uma vez que cada corpo feminino possui uma estrutura e particularidades únicas, o que requer o conhecimento de qual decote é ideal para o seu corpo para assim realçar os pontos fortes do tipo físico em questão.

Partindo do pressuposto de que os decotes são versáteis, sendo perfeitos para a construção de diversas composições, desde as mais simplistas até as mais ousadas, separamos todos os tipos de decotes e tudo o que você precisa saber sobre eles.

Publicidade

Vamos lá?

Woman holding a cocktail glass in restaurant Premium Photo

Mulher segurando um coquetel em um restaurante. Ela usa uma blusa branca de cetim, com decote em V. Crédito da foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Tipos de decotes: Saiba como usar a seu favor

Existe uma infinidade de tipos de decote que, quando usados corretamente, podem valorizar e muito a silhueta do seu corpo.

Em um país tão grande como o Brasil, repleto de miscigenações de culturas, a diversidade de tipos físicos e silhuetas é um fato. E a beleza está exatamente aí, na diversidade de corpos, que são únicos e especiais, cada um do seu jeitinho.

Entretanto, algumas dúvidas surgem sobre o que e como se vestir de modo a valorizar os pontos fortes do corpo e esconder os menos favoráveis.

Através da escolha correta das cores e formas a percepção das proporções é transformada, tal como o formato do corpo.

Publicidade

Sendo assim, alguns elementos tendem a ser mais adequados à determinada silhueta que outros.

Dentre eles, os decotes podem tornar-se grandes aliados, favorecendo a anatomia quando escolhidos corretamente.

Então, confira os tipos mais comuns de decotes e veja as dicas para usá-los a seu favor!

Tipos de decotes

Retrato de uma mulher morena com blusa branca decotada em V e calça de paetê cinza. Fundo cinza claro. Crédito da foto: Freepik

Quais são os principais tipos de decotes? 

Tipos de decotes – Decote V

Muito utilizado pelas mulheres, o decote em V é democrático e popular. Ele é ideal para mulheres de seios fartos, pois valoriza o colo sem causar a impressão de aumento de volume.

Além disso, esse decote alonga o nosso corpo, por isso é muito indicado para mulheres de baixa estatura e para aquelas que estão acima do peso, tal como para àquelas que possuem ombros largos e pescoço curto.

Publicidade

Além de alongar, esse decote deixa a nossa silhueta mais esguia, dando a impressão de afiná-la, pois cria cria a impressão de verticalidade. Para tal, opte por looks monocromáticos.

Outro ponto é que, como o decote em V concentra a atenção para o nosso colo, ele acaba por diminuir de certa maneira os nossos ombros. Então, se você tem triângulo invertido, pode arriscar nesse decote sem medo.

Ele também tende a valorizar seios pequenos. Use e abuse!

Tipos de decotes – Sideboob

sideboob é aquele decote na lateral das peças, que mostra só o contorno dos seios. É bastante comum em blusas frente única e regatas podrinhas, o que já demonstra sua versatilidade.

No red carpet ou no fim de semana, é preciso se sentir bem segura para usá-lo, pois ele também pode ser traiçoeiro e acabar deixando “vazar” todo o resto. Ou seja, todo cuidado aqui é válido!

Vale ressaltar que esse tipo fica melhor em quem tem seios menores dependendo do tamanho do decote, afim de evitar passar por situações constrangedoras.

Atualmente, está fazendo sucesso entre as famosas. Ele dá um toque sexy à produção, sendo um dos decotes mais ousados por ser bem profundo. Você usaria?

Tipos de decotes

Mulher loira em um vestido azul com decote de frente única. Crédito da foto: Freepik

Frente única

Decotes frente única e modelos com cava americana, como na foto acima, são indicados para mulheres de ombros largos, pois atraem a atenção para o centro do corpo retirando o campo de visão das extremidades.

Democrático e flexível, esse decote pode ser aderido por quase qualquer tipo de estrutura física, porém preste atenção no fato de que mulheres de braços volumosos e seios grandes devem evitar modelos muito fechados.

É que, assim como as golas altas, eles também criam a impressão de maior volume. Cheque também se as costas estão bonitas, pois a região ficará bastante exposta.

Decote redondo ou U

Um pouco mais restrito, esse decote pode sim ser aderido por diferentes corpos, mas a verdade é que ele se encaixa melhor às mulheres magras ou mignons.

Os decotes arredondados mais profundos, contudo, são indicados para mulheres de seios pequenos.

Se você possui seios fartos, porém, devem evitá-los, já que decotes em U causam a impressão de aumento do volume na região do colo.

Tipos de decotes

Mulher loira usando um lindo vestido turquesa, com bolinhas brancas. Crédito da foto: Freepik

Assimétrico ou um ombro só

Decotes assimétricos são indicados para mulheres magras, do tipo mignon, com ombros estreitos e braços finos.

Àquelas cujos seios são grandes devem evitá-los, pois assim como o decote tomara que caia, acrescenta volume e não oferecem sustentação.

Mulheres de ombros largos também devem usar com cautela decotes de um ombro só, pois causam ainda mais a impressão de aumento desta região.

Decote nas costas

O decote nas costas é considerado um dos mais sexy por muitas mulheres, ao mesmo tempo que pode ser bem discreto.

Se você quer apostar em um decotão, mas não se sente segura com seus seios, esse é o modelo ideal para investir.

Sensual e menos óbvio, pode ser aderido por praticamente todos os tipos de corpo. Para mulheres magras, decotes nas costas funcionam sem maiores problemas.

Entretanto, caso esteja acima do peso, opte por um modelo menos aberto, evitando deixar partes indesejadas do corpo à mostra (como aquelas dobrinhas nas costas) sem maiores desconfortos ou comprometimento do visual.

Tipos de decotes

Jovem branca de cabelos pretos usa um vestido vermelho com bolinhas brancas, com decote coração. Ela usa batom vermelho e segura os cabelos. Fundo roxo. Crédito da foto: Freepik

Decote coração

Esse é o mais romântico de todos: forma o topo do coração no seu busto. Independente dos acessórios ou da proposta, esse decote vai sempre trazer um ar delicado para suas composições! Explore brincos com pingentes delicados que acompanham o mood da peça, vai ficar lindo.

Cut Out

O Cut Out é um tipo de decote, ou melhor, recorte estratégico para quem não quer deixar de arriscar, mas também ainda não se sente 100% confortável em ousar muito.

Não necessariamente ele é no alto da barriga ou nas laterais do corpo, mas esses são os exemplos mais comuns e mais democráticos também, pois podem ser fendas grandes ou bem discretas.

Decote quadrado

Agora, se você quer dar maior destaque para a região do pescoço e do colo, aposte no decote quadrado, que é perfeito para o equilíbrio e alinhamento da proporção dos ombros.

No entanto, esse tipo de decote não é ideal para as meninas muito magras, uma vez que ao usá-los podem sofrer com a sobra de tecido na região lateral do corpo.

Para mulheres com busto farto, o decote quadrado é ideal, pois a sua geometria passa a sensação visual de um busto menor e ajuda a disfarçar o volume.

Resumindo, o decote quadrado é bem tradicional e discreto. Logo, não devem ser muito fechados, pois podem causar o efeito contrário.

Mulheres magras demais devem evitá-los, pois neste caso decotes tendem a formar sobras de tecido, deixando o visual deselegante.

Portrait of sexy caucasian young girl with wavy chestnut hair posing near tall succulent plant indoors Premium Photo

Mulher branca de cabelos castanhos, vestindo bata azul com decote ciganinha. Crédito da foto: Freepik

Decote ciganinha

Além de fofo, o decote ciganinha é ideal para dar maior evidência ao busto, então, para aquelas meninas magras que possuem pouco busto este é com certeza o modelo perfeito.

Mas este tipo de decote pode gerar aquele eventual incômodo, quando ficam subindo. Felizmente já existem no mercado as fitas dupla face específicas para o uso corporal, sendo muito úteis para grudar a peça, deixando o decote bem rente ao seu corpo.

Decote tomara que caia

Às vezes, ele é confundido com o decote ciganinha. Porém, o decote tomara que caia não possui tecido na parte dos braços, o que confere maior visibilidade ao busto, sendo ideal para meninas com seios médios para pequenos.

Vale ainda ressaltar que esse tipo de decote cria uma linha na região do busto que pode causar achatamento na silhueta, logo, combinam mais em meninas altas do que em meninas baixas.

As mulheres baixas, entretanto, também podem investir neste decote para obterem a impressão de silhueta alongada.

Um dos prediletos entre as mulheres, é muito usado em vestidos de festa e ocasiões sociais, pois é ótimo para valorizar o colo e os braços.

No entanto, o decote tomara que caia não valoriza todos os tipos de corpo. Por exemplo, mulheres de seios fartos, de braços volumosos, de ombros largos ou acima do peso devem evitá-lo, pois, pela falta de sustentação, corre-se o risco de se causar um aspecto deformado da silhueta.

Opte pelo tomara que caia desde que se sinta segura e confortável para tal.

Tipos de decotes

Jovem loira sentada em uma praça, usando saia longa florida e blusa tomara que caia vermelha. Crédito da foto: Freepik

Decote canoa ou ombro a ombro

Perfeito para as mulheres que possuem o quadril largo, o decote canoa destaca os ombros, chamando a atenção para a parte superior do nosso corpo, como o pescoço.

Por isso, caso a mulher possua ombros largos, é melhor evitar, pois acabará destacando ainda mais essa parte.

Assim, mulheres que possuem o corpo mais triangular podem usar e abusar do decote canoa, uma vez que a silhueta ficará mais equilibrada, posto que o volume será conferido a parte de cima.

Também conhecido como decote princesa, esse tipo é o mais feminino e romântico. Logo, pode ser aderido por mulheres de braços volumosos, já que estes ficarão cobertos de maneira elegante, sem causar possíveis incômodos.

Tipos de decotes – Decote de camisa

A camisa é aquele item clássico, porém é também um dos mais traiçoeiros quando o assunto é decote.

Isso porque abrir alguns botões a mais ou se curvar muito pode significar mostrar demais! Então cuidado com esses detalhes caso vá usar uma, principalmente se for em um ambiente mais social, como no trabalho.

Mesmo assim, o decote da camisa cai super bem em qualquer pessoa e sabendo equilibrá-lo de acordo com seu estilo e ocasião, não tem erro. Fica elegante e muito bonito!

Studio portrait of a young attractive girl in a yellow top and a black fashionable hat on a gray wall Premium Photo

Jovem loira usa uma blusa amarela de manga cumprida e gola alta. Ela usa boina preta também. Fundo cinza. Crédito da foto: Freepik

Decote gola alta

O decote de gola alta é perfeito para mulheres que possuem o pescoço longo, posto que dá uma encurtada nesta região.

Quanto ao busto, este tipo de decote acaba trazendo mais volume, portanto deve ser evitado por mulheres com seios grandes, mas cai perfeitamente bem em mulheres de busto pequeno ou médio.

Se você quiser muito usar e tiver busto farto, pode optar por um colar para disfarçar, desses tipo correntinha, mais cumpridos com um pingente.

Decote fechado

O decote fechado tende a criar bastante volume na região do colo, e por isso é mais indicado para mulheres com seios pequenos, magras e com pescoço longilíneo.

Dentre as variedades de decote, pode ser considerado um dos tipos a ser aderido com maior cautela.

Sexy neckline with many modern gold chains with heart shape pendant on model brunette with long hair Premium Photo

Pescoço de uma mulher mostra um decote em V de renda preto, bem como três colares dourados. Crédito da foto: Freepik

Tipos de decotes e colares: como usar?

Os colares são acessórios indispensáveis no vestuário feminino, mas o uso errado pode gerar o efeito oposto àquele que almejamos.

Sendo assim, é muito importante saber com qual decote podemos combinar estes acessórios, uma vez que o estilo do colar relaciona-se diretamente com o corte da blusa que usamos.

Tipos de decotes – Decote ciganinha fica bom com qual colar?

Deste modo, com decotes ciganinhas é muito importante o uso do colar, uma vez que este tipo de decote deixa muita pele amostra, requerendo um colar mais rente ao pescoço, seja uma gargantilha ou uma choker, para dar maior harmonia ao look.

E decote de gola alta: pode usar colar?

Uma dúvida que muitas mulheres têm é: pode ou não usar colar com decotes de gola alta? Se a gola alta não for muito volumosa a resposta é sim!

E os melhores colares para se usar com esse tipo de decote são os colares mais alongados, aqueles com o fio bem comprido que podem ter pingentes ou berloques em suas pontas.

Quando colocamos um colar mais comprido com um decote de gola alta, causa-se a ideia de alongamento da silhueta, além de disfarçar bustos grandes.

Outro estilo de colar que fica perfeito com blusas de gola alta é o colar mais rente ao pescoço, o caso das famosas chokers, que ficam no meio da gola, e muitas vezes combinam tão bem com o decote que até aparentam ser mais um detalhe da blusa do que um acessório a parte.

Tipos de decotes

Foto do pescoço de uma mulher, com uma corrente dourada e camisa branca decotada. Crédito da foto: Freepik

Decotes em V combinam com que tipo de colar?

Decotes em gola V também são ótimos para se combinar com colares que criem a simetria própria da gola. Aqui vale a pena apostar em colares mais delicados e sutis.

Tipos de decotes – E decote canoa?

Agora, para o decote canoa a aposta em colares arredondados é mais inteligente, posto que também segue o recorte da gola. Assim, o look composto entre os dois fica bem harmônico!

Deste modo, você pode optar por aqueles colares mais durinhos e estáticos, muito encontrados nas cores metálicas.

Sexy stylish woman in summer fashion trend white dress posing on red studio Free Photo

Mulher de vestido brando no fundo vermelho – Foto: Freepik

Tipos de decotes: Qual o ideal para cada tipo de corpo

Você se acha muito magra para usar decotes ou o contrário? Pensa que os seios fartos não ficam bem com a peça? Calma, tudo é questão de saber escolher o melhor tipo de decote para o seu corpo.

Primeiro, vamos recapitular quais são as melhores dicas sobre os tipos de decotes em cada corpo, focando no tamanho dos seios, que influenciam muito no melhor decote.

Veja os pontos principais abaixo e anote tudo para não esquecer:

Tipos de decotes – Mulheres com seios pequenos: é melhor usar blusas com decotes nas costas, gola alta, frente única, redondo ou U, um ombro só ou ainda tomara que caia.

Tipos de decotes – Mulheres com seios médios: use e abuse dos decotes!

Mulheres com seios fartos: dê preferência ao decote canoa, quadrado, transpassado, em V e redondo, pois disfarçam o volume dos seios e valorizam o colo.

Profile view of sexy woman with red lips and makeup, wearing black dress, posing over white background. Free Photo

Mulher de vestido preto com a mão na cintura – Foto: Freepik

Tipos de decotes: escolha o seu ideal e arrase no look!

Que existe uma infinidade de tipos de decote você já viu, certo? Agora, que tal escolher o seu modelo ideal?

Afinal, os decotes estão presentes em várias peças de roupa, das camisetas e vestidos aos macacões. Eles podem fazer toda a diferença na sua silhueta e efeito final do look.

Portanto, é muito importante seguir as dicas acima para não errar na hora de escolher a peça, pois a escolha errada pode fazer exatamente o efeito contrário sem você nem perceber.

Resumindo, o decote certo alonga sua silhueta e dá destaque ao busto. São uma peça indispensável no guarda roupa de toda mulher, pois trazem feminilidade, sensualidade e versatilidade ao look.

Agora que você já sabe quais são os tipos de decotes, deixe o seu comentário aqui embaixo contando qual o seu tipo ideal. Qual modelo você mais gosta? Você faz combinações entre decotes e colares? Conte aqui!

E para mais dicas incríveis de moda, acompanhe todos os artigos do nosso blog.

Separei mais esses conteúdos sobre moda para você:

Até a próxima!