Conheça 15 cidades brasileiras para passar o inverno, afinal de contas, essa época mais fria é muito querida por várias pessoas, que preferem aproveitar o clima e as baixas temperaturas para viajar e passear por aí.

O Brasil é um país muito grande em tamanho e, por isso, possui passagens inesquecíveis dos mais variados tipos e gostos. Aqui temos praias belíssimas, além de campos, cachoeiras e cidades para quem prefere o urbano.

Existem ótimas cidades brasileiras, bem estruturadas e preparadas para receber os turistas, principalmente nessa época do ano.

Que tal então aproveitar esse clima típico de inverno e passear por aí, com suas amigas, companheiro ou família?

Publicidade

Confira no artigo abaixo as 15 melhores cidades brasileiras para passar o inverno 2021.

cidades brasileiras

Matriz de Santo Antonio, em Tiradentes, Minas Gerais. Crédito da foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Conheça 15 cidades brasileiras para passar o inverno 2021

Não há nada mais gostoso que viajar no inverno, não é mesmo? Essa época é ótima para ir até cidades com clima ameno, cercadas por natureza e montanhosas. Com um vinho e uma lareira então? Melhor ainda!

Essas pausas são ótimas para revigorar as energias e apreciar novas paisagens em uma cidade diferente.

Os destinos de inverno costumam ficar mais cheios durante a estação, principalmente no mês de julho, que também é o período de férias escolares.

Como esses destinos ficam mais cheios no inverno, esse também é o período de alta temporada em muitas cidades – ou seja, os preços tendem a ser um pouco mais salgados que na baixa temporada.

Publicidade

Portanto, se você quer evitar preços altos e muita gente nas atrações, uma boa dica para viajar para destinos de inverno é evitar os fins de semana e aproveitar meses como maio, o começo de junho, fim de agosto e setembro, pois nesses períodos as cidades tendem a estar mais vazias e até com preços melhores nas acomodações.

Outra dica que vale a pena ressaltar é se atentar às cidades vizinhas daquele destino mais tradicional, que podem oferecer igualmente uma experiência bem legal e preços muito mais acessíveis.

Sem mais delongas, confira abaixo as 15 melhores cidades brasileiras para curtir o inverno!

 cidades brasileiras

Paisagem ao ar livre na Pedra do Baú, em Campos do Jordão, Brasil. Crédito da foto: Freepik

Conheça algumas cidades brasileiras:

1) Monte Verde, Minas Gerais

Se você busca um destino com clima ameno e nas montanhas, Monte Verde é uma ótima opção. Essa cidade está em Minas Gerais, quase na divisa com São Paulo, sendo uma boa opção de destino de inverno a partir da capital paulista.

A distrito, que é parte da cidade de Camanducaia, tem trilhas, um centrinho com lojas e restaurantes, e hospedagens ótimas para quem quer tranquilidade.

Publicidade

É um excelente destino para casais e para quem quer encontrar uma cidade com boa estrutura, já que por lá você encontra bons hotéis e pousadas.

2) Domingos Martins, Espírito Santo

A cidade Domingos Martins faz parte da região das Montanhas Capixabas e possui belíssimas paisagens montanhosas, com um clima ameno e gostoso.

Essa região foi colonizada por italianos e alemães e sua gastronomia oferece excelentes pratos, você irá se apaixonar!

Além disso, a área é ótima para quem buscar ar puro, quer ver cachoeiras, fazer trilhas e conhecer pequenos negócios de produtores locais, que vendem queijos, cafés e licores produzidos por lá.

Por último, vale a pena reservar um dia para conhecer o Parque Estadual de Pedra Azul, uma que se destaca entre outras montanhas e parecer ter um lagarto tentando subi-la.

3) Guaramiranga, Ceará

Destino de frio no Ceará? Pois é, a maioria das pessoas pensa em praia e calor ao falar do Ceará, mas alguns destinos de clima mais ameno são uma boa pedida para fugir do calor forte da região e um deles é Guaramiranga.

A cidade está a pouco mais de 100 km de Fortaleza e tem entre seus principais passeios o Mirante do Pico Alto, o Mosteiro dos Jesuítas e o Parque das Trilhas, super incríveis.

Outra dica no Ceará, mas bem mais distante da capital, é Ubajara, onde fica o Parque Nacional de Ubajara.

4) São Bento de Sapucaí – São Paulo

Se você quer fugir do ritmo da capital paulista, mas sem a badalação de Campos do Jordão, São Bento de Sapucaí é um destino tranquilo, com bons preços e menos agitado que a cidade do lado.

A cidade, que está na Serra da Mantiqueira, é uma boa pedida para fazer turismo rural, visitar pequenos produtores locais, admirar o trabalho de artesãos locais, conhecer a Pedra do Baú, grande atração da cidade ou a Pedra do Bauzinho, uma formação de menor porte e acesso mais simples.

5) Teresópolis – Rio de Janeiro

Localizada na região serrana do Rio de Janeiro e a cerca de 50 km de carro Petrópolis, sua vizinha mais badalada, Teresópolis oferece imersão na natureza e ótima gastronomia.

A cidade costuma ficar mais animada nos fins de semana, quando chegam por lá os visitantes cariocas, e é uma boa dica para quem quer relaxar ou fazer atividades físicas, como os trekkings do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Para quem busca paisagens montanhosas, mirantes, quer admirar belas flores ou cachoeiras, é um destino super bacana!

Visual da trilha Petrópolis e Teresópolis. Crédito da foto: Freepik

Cidades brasileiras para passar o inverno 2021

6) Visconde de Mauá – Rio de Janeiro

Com trilhas, cachoeiras, morros e muita interação com a natureza, Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro e bem pertinho de Minas, é um destino para quem quer aproximação com a natureza.

A cidade é muito legal para quem busca um fim de semana tranquilo, ideal para conhecer a fauna e flora da região e renovar a energias antes de voltar pro dia a dia cheio de atividades.

7) Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos –  Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves é uma das cidades que faz parte do Vale dos Vinhedos, região vinícola do Rio Grande do Sul. Então se você ama degustar um vinho, vai adorar esse destino!

A cidade está a cerca de 2 horas de carro de Porto Alegre e oferece lindas paisagens.

Além disso, você pode desfrutar de deliciosos vinhos, espumantes e boa gastronomia. E, para encerrar, você fará uma imersão na cultura dos imigrantes italianos, bastante presentes nessa região da Serra Gaúcha.

8) Petrópolis – Rio de Janeiro

A cidade imperial é uma delícia para curtir dias de clima ameno e descobrir mais de perto um pouco da história do Brasil.

Com bastante verde ao seu redor e atrações como o Museu Imperial, a Casa de Santos Dumont e a cervejaria Bohemia, Petrópolis e a região serrana do Rio são um convite ao sossego, sem deixar a desejar em infraestrutura.

Além disso, cidade oferece passeios em meio à natureza e outros vários ligados à época do Brasil imperial.

9) Holambra – São Paulo

Conhecida como a “cidade das flores”, Holambra é uma charmosa e pequena cidade a cerca de 130 km de São Paulo, e conta com 15 mil habitantes.

Sua história está ligada à da Holanda, já que a cidade recebeu uma colônia de imigrantes neerlandeses. Por isso o nome “Holambra”. Legal, né?

Holambra tem várias construções com estilo holandês e é uma grande produtora de flores, por isso, ao visitar a cidade, um dos programas mais legais será visitar fazendas com plantações de flores, das mais variadas espécies.

As flores produzidas em Holambra são comercializadas em todo o país e quem visita a cidade no mês de agosto costuma poder frequentar a Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. A cidade também é um bom passeio no Natal, quando recebe uma decoração especial, o chamado Noeland!

10) Curitiba – Paraná

Se você prefere uma opção mais urbana, Curitiba é uma ótima opção para visitar no inverno!

A capital paranaense é a maior cidade dentre as nossas sugestões e não poderia deixar de estar aqui, já que é a capital mais fria do Brasil.

Curitiba tem uma ótima estrutura e uma boa opção para quem prefere um destino de maior porte, com direito a hotéis de excelente qualidade e grande variedade de restaurantes para jantar.

Organizada e limpa, a cidade é uma boa opção para quem quer também visitar museus, parques e experimentar cervejas diferentes.

Vista da cachoeira Caracol, em Canela, Rio Grande do Sul. Crédito da foto: Freepik

Cidades brasileiras para passar o inverno 2021

11) Gramado e Canela – Rio Grande do Sul

A pequena cidade gaúcha não poderia faltar aqui nessa listinha, pois é um clássico! Não é à toa que é conhecida como o maior destino de inverno do Brasil.

Gramado já é muito famosa entre boa parte dos viajantes e realmente impressiona por sua estrutura, variedade de atividades, excelente gastronomia e diversidade de hotéis.

É um destino que pode ser visitado o ano inteiro e que sempre tem visitantes, mas que no inverno fica ainda mais charmoso por causa de suas baixas temperaturas.

Independentemente da idade ou do tipo de atividade que você prefira, Gramado é sempre uma boa ideia e certamente um dos melhores destinos no Brasil para curtir o frio.

Se sua preferência é ficar mais isolado ou em um local mais pacato, basta ficar em Canela, cidade vizinha que é cheia de charme e igualmente bonita.

12) Campos do Jordão – São Paulo

É claro que não podemos esquecer a tradicional Campos do Jordão. A cidade é um verdadeiro charme, mistura badalação e infraestrutura de uma maneira única e ainda tem uma linda arquitetura.

É um destino excelente para descansar, admirar belas paisagens naturais e desfrutar da ótima gastronomia da cidade. E quem gosta de vida noturna também encontrará isso por lá. Resumindo, é uma cidade completa e que tende a agradar a todos!

Campos do Jordão é um destino de inverno popular já há muitos anos no Brasil, principalmente entre os moradores do estado de São Paulo, mas que não é um destino muito barato.

Isto é, os restaurantes e hospedagens costumam possuir um preço mais salgado, então vá com o bolso preparado para não ter surpresas e se planeje antes de ir.

Além disso, vale conferir as atrações do Festival de Inverno de Campos do Jordão em julho, sempre com apresentações de música clássica, muitas delas gratuitas!

Cidades brasileiras – 13) Diamantina – Minas Gerais

Primeiramente, a cidade de Diamantina está localizada a 300 km da capital Belo Horizonte e é ponto de partida de uma das rotas mais populares para o turismo mineiro: A Estrada Real.

O mais curiosa é que a cidade acabou esquecida pelos visitantes, mas apesar disso, Diamantina possui o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco desde 1999. Atualmente, a cidade mineira busca novos rumos para o turismo.

Cada dia mais movimentada, Diamantina reserva preciosidades que vão além da história ligada à extração de diamantes no século XVIII.

Os charmosos casarões e igrejas centenárias que compõem as ruas de pedras estão entre as maiores atrações de Diamantina. Vale a pena a visita, a cidade é uma graça! E a culinária mineira é um bônus a mais.

Cidades brasileiras – 14) Ouro Preto – Minas Gerais

Entre ladeiras e ruas de pedra com casarões coloniais, vive a charmosa Ouro Preto. Destino cheio de história, com igrejas de grande valor cultural e uma ótima estrutura.

A cidade tem muitas ladeiras, uma arquitetura linda, boa variedade de hotéis e restaurantes de excelente qualidade.

Para quem quer aliar infraestrutura, atrações históricas e o tão falado acolhimento mineiro, Ouro Preto é um destino incrível!

Cidades brasileiras – 15) Santo Antônio do Pinhal, São Paulo

Vizinha de Campos de Jordão e localizada na Serra da Mantiqueira, Santo Antônio do Pinhal pode ser o destino ideal para quem busca tranquilidade, aconchego e bons preços.

A cidade é pequenina, tem cachoeira, jardins abertos ao público, mirantes e um centrinho onde fica a Boulevard Araucária, sua principal via. É uma cidade simples, mas cheia de charme e do aconchego de destinos pequenos.

Vista do Jardim Botânico, em Curitiba, Paraná. Crédito da foto: Freepik

São muitas cidades lindas para visitar aqui no Brasil, não é mesmo? Qual dessas você já visitou ou gostaria de visitar? Compartilhe esse artigo com seus amigos e deixe seu comentário aqui em baixo.

Boa viagem!

Agora que você já conheceu as 15 melhores cidades brasileiras para passar o inverno 2021, leia também esses outros artigos incríveis sobre o mesmo tema: