O caroço nos grandes lábios, chamado também de nódulo na vagina, pode ocorrer devido a diversos fatores.

Mas a maior parte das manifestações ocorre por uma inflamação das glândulas que contribuem para a lubrificação vaginal.

Nesse caso, as glândulas de Bartholin e de Skene são acometidas. No entanto, essa não é a única causa de caroços desse tipo.

caroço nos grandes lábios

caroço nos grandes lábios – Foto: Freepik

Publicidade

Esse tipo de sinal pode ser manifestação secundária de alguns tipos de câncer, varizes, herpes, entre outros.

Por isso é preciso estar bastante atento e consultar um ginecologista em casos mais graves. Então, conheça quais são os principais motivos para o surgimento de caroço nos grandes lábios.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Caroço nos grandes lábios: o que pode ser?

O surgimento de um caroço nos grandes lábios pode assustar, mas na maioria dos casos ela não indica nada de grave.

Isso pode acontecer por uma série de motivos. Veja a seguir quais são os principais:

1. Foliculite

foliculite

foliculite – Foto: Freepik

O pelo encravado pode fazer com que surja um caroço avermelhado que dói bastante e, muitas vezes pode até acumular pus.

Publicidade

A depilação, seja ela com lâminas ou cera, aumenta em muito a probabilidade de acontecer esse tipo de problema.

Identificar esse tipo de caroço nos grandes lábios é relativamente simples. Você verá que bem no meio da região inchada e avermelhada existe uma parte central esbranquiçada ou amarelada. Isso acontece por causa do acúmulo de pus sob a pele.

Caso você tenha um caroço desse tipo, é preciso aguardar que o organismo reabsorva o pus. Jamais estoure a espinha porque isso pode infeccionar.

Fazer compressas quentes ajuda bastante. É possível usar também uma pomada antibiótica, mas essa deve ser indicada por um médico.

2. Espinha

caroço nos grandes lábios

caroço nos grandes lábios – Foto: Freepik

Não é tão comum que o caroço nos grandes lábios seja uma espinha, mas isso pode acontecer. E a espinha nessa região é muito dolorosa.

Publicidade

No entanto, procure jamais espremer a espinha e nem utilize cosméticos ou medicamentos nessa área sem indicação médica.

Pode ser necessário utilizar uma pomada com corticoide para diminuir a inflamação. Banhos de assento também podem ajudar bastante em alguns casos. Antibióticos também podem ser necessários.

3. Furúnculo

caroço nos grandes lábios

caroço nos grandes lábios – Foto: Freepik

Basicamente, o furúnculo é uma manifestação provocada por bactérias e também pode provocar bastante dor e desconforto em geral.

Geralmente isso acontece quando bactérias conseguem penetrar na pele por meio dos poros, sobretudo quando existe um pelo encravado.

Nesse caso você pode fazer compressas mornas para amenizar os sintomas. Mas na maioria dos casos é preciso entrar com pomadas antibióticas para eliminar as bactérias.

Em casos mais graves, o furúnculo pode se transformar em um abcesso e, caso ele não desapareça apenas com pomadas, o médico pode indicar o uso de antibióticos por via oral.

4. Problemas com a glândula de Bartholin ou Skene

caroço nos grandes lábios

caroço nos grandes lábios – Foto: Freepik

Essa duas glândulas são as principais responsáveis pela lubrificação da região da vagina, mas em alguns casos elas podem inflamar, ocasionando uma situação conhecida como Bartholinite.

As glândulas podem se inflamar devido à higiene mal feita ou à presença de bactérias. Com isso pode aparecer um nódulo que geralmente não é doloroso, mas pode ser facilmente sentido.

Quando as glândulas inflamam, geralmente o caroço nos grandes lábios desparece após alguns dias. Mas para isso é preciso ter uma boa higiene da área.

Caso isso não aconteça, você deve ir até o médico pois pode ser necessário usar antinflamatórios para amenizar o problema mais rapidamente.

5. Caroço nos grandes lábios: varizes na vagina

caroço nos grandes lábios

caroço nos grandes lábios – Foto: Freepik

Muitas pessoas desconhecem esse tipo de manifestação, mas algumas pessoas podem apresentar varizes que se desenvolvem na área genital.

Apesar de ser uma condição rara, as varizes ocorrem com maior frequência com o avançar da idade e, também durante a gestação.

Em geral esse tipo de caroço é arroxeado e não provoca dor. No entanto é possível que a pessoa sinta um pouco de coceira, formigamento ou desconforto.

Para as gestantes não é preciso ter nenhum tipo de preocupação com esse caroço nos grandes lábios, visto que ele tende a desaparecer rapidamente após o nascimento do bebê.

Mas caso a mulher sinta incômodo, o ginecologista pode realizar um pequeno procedimento cirúrgico para corrigir o problema. Geralmente isso é feito em mulheres mais velhas com varizes mais graves.

6. Herpes genital pode provocar caroço nos grandes lábios

herpes

herpes – Foto: Freepik

A herpes genital é considerada uma doença sexualmente transmissível (DST), ou seja, ocorre após contato intimo oral, genital ou anal sem proteção, com um parceiro doente.

Nesse caso, os principais sinais são a dor intensa na região vaginal, coceira e também febre local ou até generalizada.

Em alguns casos os sintomas desaparecem, mas após algum tempo eles voltam a aparecer sempre que a imunidade do indivíduo tiver uma queda.

Infelizmente, não há nenhum tipo de tratamento que seja específico para esse tipo de caroço nos grandes lábios e que seja totalmente eficiente.

Isso porque a eliminação da doença depende sobretudo da capacidade do sistema imunológico de combater o vírus.

Em casos mais graves, em que as lesões sejam intensas e recorrentes, o médico pode optar por aconselhar uma terapia utilizando medicamentos antivirais.

7. Verrugas pode provocar caroço nos grandes lábios

O surgimento de verrugas vaginais também indica a presença de uma doença sexualmente transmissível, adquirida após contato íntimo desprotegido com pessoa contaminada.

Nessa situação, além do aparecimento dos caroços do tipo verruga, é possível perceber o surgimento de lesões visíveis que provocam queimação e coceira intensas.

Para as verrugas genitais também não existe nenhum tipo de tratamento específico, mas o médico pode optar por algumas terapias variadas para a eliminação dessas verrugas.

Diante de todos esses tipos de caroço nos grandes lábios, é preciso que a mulher esteja sempre bem atenta ao surgimento dessa manifestação para perceber quando algo não vai tão bem e precisa ser solucionado com urgência.

Conclusão

O aparecimento de um caroço nos grandes lábios muitas vezes assusta bastante, mas na maioria dos casos isso não indica nada grave.

Nesse texto você conheceu os principais motivos de isso ocorrer. Mas lembre-se de que essas informações não substituem uma consulta médica.

Sendo assim, se o caroço na vagina persistir por mais de uma semana, você deve procurar por um médico.