Você que está ou já esteve grávida: tem percebido um aumento de secreção vaginal durante a espera do bebê? Pois saiba que a condição é normal. Embora às vezes possamos pensar que o sintoma indica algum problema, a secreção vaginal na gravidez é muito comum entre as mulheres, e você confere os motivos e como lidar com a situação a seguir.

aumento da secreção vaginal na gravidez
close up portrait of pregnant woman with big belly, hands hold, red sweater on background, choise of gender, lifestyle people concept

Então secreção vaginal na gravidez é normal?

É, sim. O que acontece é que, por conta do desenvolvimento do bebê no útero, o fluxo sanguíneo na região da vagina aumenta. E uma das consequências desse processo é justamente uma produção maior de secreção vaginal na gravidez.

A secreção vaginal, também chamada de muco, tem aspecto leitoso e é praticamente incolor. Seu volume pode aumentar mais ainda à medida que a data do parto se aproxima, mas em geral não indica problemas.

Veja também: Coração de grávida fica apertado e cheio de dúvidas

Publicidade

Como tratar?

Para amenizar o desconforto do aumento do volume de secreção vaginal na gravidez, opte por usar calcinhas de algodão, que favorecem a ventilação e a transpiração natural da região e, assim, evitam irritações e alergias. Saias e calças largas também cumprem essa função.

Mais uma dica é em relação à higiene íntima. Mantenha a região sempre limpa e, quando passar o papel higiênico, o faça sempre no sentido da vagina para o ânus, para evitar a passagem de bactérias. No banho, lave apenas a parte de fora da vagina, e use sabonete neutro.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A alimentação também podem ajudar a controlar a secreção vaginal na gravidez. Para isso, alimentos cítricos, ácidos e açúcar refinado devem ser consumidos com moderação.

E se estiver utilizando absorvente por conta do aumento da secreção vaginal na gravidez, vale ficar atenta se o produto não provoca ou piora o quadro. Às vezes o material pode irritar, e nesse caso vale testar outro!

É importante tratar a secreção vaginal na gravidez para não aumentar os riscos de infecção. Inclusive, a própria gestação favorece o surgimento de infecções, já que provoca a diminuição da resistência imunológica da gestante.

Quando devo me preocupar com a secreção vaginal na gravidez?

Observe se a secreção estiver amarelada, esverdeada, marrom ou com aparência talhada. Se ela tiver cheiro desagradável ou então vier acompanhada de coceira ou ardência na hora de fazer xixi e durante as relações sexuais, também fique atenta. Esses sinais podem indicar infecções que exigem tratamento.

Publicidade

Também há grávidas que se preocupam se a secreção vaginal na gravidez pode indicar vazamento de líquido amniótico. Caso desconfie disso, ou de algum outro problema, vá ao médico. Se ele acreditar que pode se tratar de líquido amniótico, irá pedir exames para comprovar.

Lembrando que, em qualquer caso de anormalidade, o tratamento com o médico é fundamental, pois infecções podem comprometer o desenvolvimento do bebê ou mesmo a saúde dele após o nascimento. Então fique atenta caso a secreção vaginal na gravidez fuja do normal e procure seu ginecologista, combinado?

Veja também o vídeo abaixo: Como perder a barriga no pós-parto