Os pais que percebem inchaço em uma criança após picadas de insetos ficam muito assustados. Mas não entre em pânico.

Crianças menores de 5 anos têm pele delicada e sensível e metabolismo rápido. Portanto, se um bebê for picado por um mosquito ou uma mosca, um leve inchaço é considerado uma reação normal.

criança com picada de inseto

criança com picada de inseto. Foto: freepik

Primeiros socorros após picadas de insetos

Vejamos os insetos mais comuns que podem picar uma criança.

Publicidade

Mosquitos

Os mosquitos pequenos e que zumbem causam muito desconforto a uma criança pequena. Então, por que o edema aparece após uma picada de mosquito?

mosquito

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O fato é que os insetos injetam saliva ali, o que impede a coagulação do sangue e por alguns minutos “dói” na região da pele. Posteriormente após a picada, permanece uma pequena bolha rosa, que desaparece na criança em 1-2 dias.

Primeiros socorros: trate a área afetada com água e sabão e aplique uma loção de bicarbonato de sódio e vinagre para aliviar a coceira.

Mosca verde

mosca verde

mosca verde – Foto: Freepik

A mosca verde deve ser temida. Logo após a mordida, uma grande bolha permanece, que coça constantemente e pode começar a infeccionar se não for enxaguada a tempo.

Publicidade

Primeiros socorros: trate o local da picada com um antisséptico e aplique gelo para aliviar a coceira. Outra forma popular é aplicar uma colher quente no local da picada, pois acredita-se que temperaturas acima de 40 graus destroem o veneno do inseto.

Picada de vespa

As abelhas e as vespas picam dolorosamente. A abelha deixa uma picada que deve ser removida imediatamente. Por outro lado, a vespa injeta veneno, após o qual a inflamação aparece na pele. Em ambos os casos, forma-se um grande inchaço no local da picada, que pode desaparecer em poucos dias.

abelha

abelha. Foto: freepik

Primeiros socorros: se a criança for picada por uma abelha, remova o ferrão e trate a área afetada com um antisséptico. Após uma picada de vespa, faça uma compressa de gelo ou aplique um curativo embebido em álcool ou solução de bicarbonato de sódio. Em alguns casos, pode ser necessário tomar anti-histamínicos.

Picada de abelhas

As abelhas são pacíficas e raramente picam. Mas se o inseto picou, então um inchaço se forma neste local. Dessa forma, o veneno da abelha penetra nos vasos sanguíneos e surge um edema grave.

Primeiros socorros: trate o local da picada com um antisséptico, aplique gelo.

Publicidade

Moscas

As moscas geralmente incomodam com o zumbido e o toque das patas. Mas existem moscas, que são espécies sugadoras de sangue. Os sintomas de uma picada são semelhantes aos dos mosquitos: forma-se uma protuberância rosa com um ponto escuro no centro, que coça muito.

Primeiros socorros: trate o local da picada com um antisséptico e lubrifique com qualquer produto tópico para aliviar a coceira.

picadas de insetos

criança com coceira no pescoço. Foto: freepik

Picadas de insetos – Picada de percevejo

Esses pequenos insetos podem colonizar colchões, travesseiros, cortinas, estofados, mas também paredes e rodapés.

Como reconhecer picadas de percevejos: normalmente atacam à noite e ao acordar podemos encontrar uma fileira de pequenas pápulas vermelhas que causam coceira intensa.

Tratamento: seu médico provavelmente prescreverá cortisona ou anti-histamínico.

Picadas de insetos – Picadas de aranha

É verdade que aranhas como escorpiões não são insetos, mas aracnídeos. Seu ferrão não é bom e decidimos colocá-los nesta lista. Eles podem morder e liberar substâncias digestivas que causam inflamação local.

Como reconhecer uma picada de aranha: A aranha geralmente causa pequenas úlceras com dor e inchaço.

picadas de insetos

aranha na teia. Foto: freepik

Tratamento: é importante acompanhar a evolução da picada e consultar o médico se ocorrerem sintomas mais graves.

Cuidado com as picadas dos insetos

O inchaço pode persistir ao longo do dia, mas após géis especiais ou remédios populares, ele desaparece muito mais rápido.

A situação é um pouco diferente com as picadas de vespas, abelhas e mutucas. A princípio, elas são mais doloridas e desaparecem em poucos dias com os devidos cuidados. Mas há momentos em que uma criança desenvolve uma reação alérgica a uma picada de inseto – neste caso, chame um médico imediatamente.

Como identificar uma alergia picadas de insetos em uma criança?

Antes de tudo, se a criança apresentar um leve inchaço no local da picada, isso é considerado normal. Mas quando o tumor cresce, começa a doer e coçar muito, isso indica uma reação alérgica.

Aqui estão os sinais de uma alergia:

  • Aumento do edema mais de 15 cm;
  • Comichão que piora;
  • Aumento da temperatura corporal;
  • Tonturas e falta de ar;
  • Sonolência e fraqueza.

Mas não se esqueça de que essa reação a picadas de insetos é muito rara. Por outro lado, se a criança mostrar sinais de alergia, você precisa dar um anti-histamínico e chamar um médico imediatamente.

Dica caseira contra picada de inseto

Compilamos uma lista de ervas e plantas que ajudarão a aliviar o inchaço após uma picada de inseto e a curar rapidamente a ferida.

Picadas de insetos – Camomila

picadas de insetos

plantação de camomila. Foto: freepik

As decocções de camomila têm propriedades medicinais antimicrobianas. Assim, você pode preparar um saco comum de camomila e prendê-lo na picada.

Como fazer:

  1. Despeje 2 colheres de chá de camomila seca em 200 ml de água fervente.
  2. Deixe por 10-15 minutos.
  3. Coe, umedeça um cotonete ou gaze estéril e aplique sobre o inchaço.