A deficiência de ferro nunca deve ser subestimada, pois pode causar sérias consequências, principalmente se houver deficiência de ferro na gravidez.

A deficiência de ferro é uma doença que ocorre mais frequentemente na gravidez. Se você se queixa de cansaço, taquicardia, diminuição da concentração e palidez, provavelmente está com um estado de anemia, cujos sintomas são determinados, além da própria deficiência de ferro, pela oxigenação fraca dos tecidos.

Durante o estado de gestação, com referência particular aos últimos meses de gestação, a necessidade de ferro aumenta, principalmente devido à diluição substancial do sangue e ao aumento da demanda metabólica associada ao estado de gravidez.

A deficiência de ferro na gravidez não é um fator a ser subestimado, pois o bebê pode enfrentar muitos problemas: pode nascer antes do prazo, pode estar abaixo do peso ao nascer ou ter um risco maior de deficiência de ferro nos primeiros meses de vida. Além disso, poderia ter um déficit neurológico e comportamental na idade escolar e ser mais propenso a desenvolver doenças cardiovasculares.

Publicidade

“A deficiência de ferro é muito perigosa na gravidez, pois aumenta o risco de parto prematuro e baixo peso ao nascer.”

A partir daqui, entendemos a importância da ingestão de ferro para a mãe durante a gravidez, especialmente no terceiro trimestre, quando a demanda do corpo por ferro aumenta significativamente.

A deficiência de ferro na mãe está associada ao autismo no bebê

autismo no bebê

Beijo na mão – Foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A deficiência de ferro está associada a um risco cinco vezes maior de autismo na criança, especialmente se a mãe sofre de obesidade, hipertensão ou diabetes.

Pesquisadores da Universidade de Californa Davis – Mind Institute conduziram seu estudo em uma grande amostra de mãe/filho matriculados no Estudo de Riscos para o Autismo na Infância da Genética e do Meio Ambiente, realizado entre 2002 e 2009. Os resultados foram publicados no Journal of Epidemiology.

Os pesquisadores analisaram a ingestão materna de ferro e vitaminas ou outros suplementos alimentares e cereais matinais. O período de observação abrangeu os três meses anteriores e até o final da gravidez e amamentação. A ingestão diária de ferro, incluindo a frequência, dosagens e marcas de suplementos tomados, também foi examinada.

autismo

Criança no colo – Foto: Freepik

Publicidade

Os resultados do estudo expuseram um fato importante. Observou-se que a deficiência de ferro estava associada a um risco cinco vezes maior de autismo na criança, especialmente se a mãe tinha 35 anos no momento do parto ou se sofria de condições metabólicas.

Sinais de deficiência de ferro

 

Quais são os primeiros sinais de uma deficiência de ferro? Os primeiros sinais são:

  • Cansaço
  • Perda de desempenho físico
  • Presença de cabelos quebradiços
  • Unhas em forma de colher ou levantadas
  • Perda de concentração
  • Irritabilidade
  • Dor de cabeça
  • Em alguns casos, o desejo de ingerir coisas não comestíveis, como argila e gelo.

As mais expostas ao problema são as mulheres em idade fértil, devido à perda excessiva de sangue devido a um ciclo menstrual abundante.

Na gravidez, as coisas ficam complicadas, pois a necessidade de ferro aumenta três vezes para o desenvolvimento da placenta e do feto.

Escolha dos alimentos e a deficiência de ferro

feijão

Camarão – Foto: Freepik

Publicidade

Durante a gravidez é necessário escolher alimentos com mais cuidado, proteger a saúde da mulher e, em particular, da criança; por exemplo, apesar de saber que a carne vermelha, especialmente crua, é uma excelente fonte de ferro, a mulher deve evitar consumir esse alimento no estado bruto, sendo uma provável fonte de microorganismos que podem prejudicar o bebê, causando doenças graves (como a toxoplasmose).

Entre os alimentos a evitar, além de carne vermelha crua, deve-se evitar ovos crus, o peixe cru e leite não pasteurizado. Além disso, evite comer muito peixe, especialmente se for grande, para o risco de acumular metais pesados, como mercúrio, que podem causar sérios danos à saúde do bebê.

Alimentos que contém ferro

Quando você quer ter um bebê, é importante ser saudável. Por esse motivo, é bom seguir um estilo de vida saudável e uma dieta variada, com alimentos que garantam o suprimento necessário de ferro ao organismo.

Por si só, o metabolismo desse mineral é peculiar, porque cerca de 90% da necessidade diária é atendida por uma fonte interna no corpo: glóbulos vermelhos. Para equilibrar seus níveis, no entanto, também é necessário contar com a dieta.

carne vermelha

Churrasco – Foto: Freepik

A nutrição adequada deve ser mantida durante todos os meses de gestação. As principais fontes de ferro são carnes vermelhas, peixe, legumes, ovos, vegetais de folhas verde-escuras e frutas secas.

Em particular, a deficiência de ferro pode ser suprida ao consumir:

  • Carne de vaca, porco e cordeiro, mas também frango e peru
  • Feijão, lentilha, ervilha, soja, grão de bico e fava
  • Ovos bem cozidos
  • Salmão e atum bem cozidos
  • Brócolis, espinafre, aspargo e couve
  • Amêndoas, castanhas, castanha de caju, pistache e nozes
  • Frutas secas (ameixas, passas, figos, pêssegos e damascos)
  • Grãos integrais (cevada, arroz, aveia e milho), pão integral, milho, trigo e farelo de trigo
  • Cacau em pó e chocolate amargo
  • Fígado

Além disso, nos meses de gestação, é muito útil consumir alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas, pois desempenha um papel importante no processo de absorção do ferro presente nos alimentos de origem vegetal.

Quando tomar suplementos alimentares de ferro

A suplementação em baixa dose pode ser recomendada para a prevenção da deficiência de ferro e suas consequências, especialmente durante o segundo e o terceiro trimestre de gestação.

De fato, a ingestão de suplementos de ferro durante a gravidez tem sido associada a um risco menor de que, no final da gestação, a mãe sofra de anemia (com uma redução de pelo menos 70%) e uma deficiência de ferro (com uma redução de 57 %).

Remédio – Foto: Freepik

Além disso, comparadas às mulheres que não tomam suplementos de ferro durante a gravidez, as que usam esses suplementos têm uma menor tendência a dar à luz crianças com baixo peso ao nascer.

Se, por um lado, é evidente a importância de prevenir ou neutralizar qualquer deficiência de ferro, por outro lado, é bom evitar também a overdose. De fato, a ingestão de quantidades excessivas de ferro tem sido associada a sintomas como tonturas, problemas estomacais (náuseas e vômitos), dor de cabeça, falta de ar e cansaço.

Por todas essas razões, é bom procurar seu médico para descobrir se e quanto ferro deve tomar durante a gravidez.

É necessário mais conscientização

É por isso que é tão importante prestar atenção aos níveis de ferro, especialmente em determinadas situações. A deficiência de ferro na gravidez deve sempre ser tratada.