Em 29 semanas de gravidez alguns bebês já se viram de cabeça para baixo, na posição mais comum de parto. Entretanto isso varia muito, pois alguns virarão somente por volta de 34 semanas e outros permanecem em outras posições.

Agora que a gestação vai se aproximando do final a mulher geralmente se sente bastante desconfortável em algumas situações, e realizar algumas atividades do dia a dia não é tão simples quanto parece.

Continue a leitura deste texto para saber mais sobre as 29 semanas de gravidez.

29 semanas de gravidez: a mãe

Com 29 semanas de gravidez a mulher pode apresentar vários episódios de dormência nos membros devido à má circulação sanguínea pelo corpo.

Publicidade

Assim, pelo mesmo motivo, ocorre também inchaço das mãos e dos pés, que pode trazer dores, além das temidas varizes, que geralmente começam a se manifestar nessa fase.

Mas isso pode ser amenizado por meio da utilização de meias elásticas específicas. Além disso você pode colocar os seus pés para o alto em alguns momentos do dia.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Adicionalmente, atividades físicas como caminhadas ou hidroginástica também podem ajudar a amenizar o problema.

grávida e exercício

Foto: Freepik

A partir das 29 semanas de gravidez normalmente a mulher começa a ganhar em torno de 500g por semana. Mas em alguns casos o ganho de peso nessa etapa é bem maior.

Leia: Fotos na gravidez: faça o antes e o depois!

Publicidade

Então é necessário se atentar a isso pois não é desejável que a mulher aumente seu peso demais, porque isso pode trazer prejuízos tanto para a mãe quanto para o bebê.

Sendo assim, ressalta-se mais uma vez a importância crucial que a atividade física e a boa alimentação possuem durante a gestação.

29 semanas de gravidez: o bebê

Nas 29 semanas de gravidez o bebê possui um nível de atividade bastante elevado e por isso acaba constantemente mudando a posição de suas pernas e braços.

Além disso ele costuma passar mais tempo acordado agora e brinca bastante com o cordão umbilical e com as suas próprias mãos.

29 semanas

Foto: Dreamstime

Entretanto, com 29 semanas de gravidez, as mexidas do bebê podem atrapalhar muito o sono da mãe. E como o esqueleto do bebê está cada vez mais rígido e ele cada vez mais forte, os movimentos são intensos.

Publicidade

Leia mais: Chá de Fraldas: vale a pena?

Nesta fase o desenvolvimento do bebê continua, sobretudo no que diz respeito aos seus sentidos.

Além disso o sistema nervoso está cada vez mais evoluído e com 29 semanas de gravidez ele passa a controlar também os movimentos respiratórios e a temperatura corporal, que deverá ser constante após o nascimento.

Coisas a saber

Com 29 semanas de gravidez o ideal é que você se decida de uma vez por todas sobre qual o tipo de parto que quer ter.

Mas lembre-se de que o parto normal é na maioria das vezes a melhor escolha tanto para a mãe quanto para o bebê. Entretanto existem algumas situações em que há indicação real de cesárea.

Então, o ideal é que você converse com o seu médico sobre esse assunto. Mas não se prenda ao profissional, procure também se informar por outros meios confiáveis.

grávidas

Foto: Freepik

Conversar com outras mulheres que já passaram pelo processo pode ajudar bastante, sobretudo para esclarecer sobre a temida dor do parto. E as 29 semanas de gravidez podem ser o momento ideal para isso.

Por fim acredite que o seu corpo é totalmente adaptado tanto para gerar quanto para ter um bebê.

Temas da semana