Menstruação atrasada, enjoo, dor de cabeça. Três sintomas super comuns que deixam muitas mulheres apreensivas. Para matar a ansiedade (vem bebê ou não vem?) algumas mulheres recorrem a testes caseiros para a gestação, como por exemplo o teste de gravidez com água sanitária. 

Ele é apenas um de vários testes caseiros que causam polêmica maternidade à fora. Mas, ele realmente funciona? Confira abaixo. 

Teste de gravidez com água sanitária: como faz?

Foto: Freepik

 Para fazer o teste com água sanitária, é necessário: 

Publicidade
  • Um copo descartável. 
  • Uma coleta de urina. 
  • Um copo de água sanitária. 

No compartimento da urina, deve ser misturada a mesma quantidade de água sanitária. Não é necessário agitar o copo, nem mexer, apenas esperar e observar.

Caso o contato das duas substâncias gere uma efervescência, como acontece no sal de frutas, significa que o resultado é positivo. Caso o líquido mude de cor, escurecendo e puxando os tons para o laranja ou vermelho, também é positivo. Há possibilidade de uma gravidez.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Se nada disso acontecer, significa que os dados são inconsistentes, ou seja, nem positivo nem negativo, mas incapaz de encontrar uma solução. 

E funciona de verdade?

Foto: Freepik

O teste de gravidez com água sanitária não tem nenhuma base científica ou médica comprobatória, logo, ele não passa de uma crença popular. Assim, não é eficaz de maneira definitiva para um diagnóstico. 

Ele pode ajudar a diminuir um pouco a ansiedade, e ser até divertido. Mas realmente não define uma gravidez. As melhores maneiras de se fazer o diagnóstico de uma gestação continuam sendo testes mais confiáveis como os de farmácia e, claro, o exame de sangue.

Publicidade

Sobre os sintomas, não precisa se preocupar, porque muitas vezes os sintomas iniciais da gravidez são confundidos com outros fatores como alimentação, cansaço e até mesmo a famosa TPM – que aflige as mulheres pouco antes da menstruação vir. Caso notar algo diferente do comum, procure um médico especializado!