A linha nigra é a famosa linha vertical que pode aparecer na barriga durante a gravidez. Veja o que você precisa saber sobre o assunto!

A linha nigra é uma linha escura que aparece no abdômen durante a gravidez, do umbigo ao osso púbico. A linha não ocorre em todas as mulheres, mas é um sinal bastante comum entre as grávidas.

Essa linha geralmente aparece a partir do segundo trimestre (e, portanto, do quarto mês) e é devida às alterações hormonais que causam a produção de melanina e a pigmentação da pele na área abdominal.

Vamos descobrir tudo o que há para saber sobre a linha nigra!

Publicidade

Por que a linha nigra aparece na barriga durante a gravidez?

linha nigra

Foto: Freepik

O aparecimento dessa hiperpigmentação durante a gravidez não é sintomático: não indica um desenvolvimento específico da própria gravidez. Portanto, não há necessidade de se preocupar se ela ocorrer ou vice-versa.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Como já dissemos, ela não aparece em todas as futuras mães, e é mais fácil aparecer em mulheres com uma pele mais escura ou naquelas que se expõem mais aos raios do sol.

A causa de seu aparecimento após o terceiro mês de gravidez é o aumento de estrógenos, que estimulam a produção de melanina, que por sua vez colore a pele escura.

Se você está grávida, por outro lado, não é apenas a linha nigra que escurece: em outras áreas do corpo e do rosto, podem aparecer manchas escuras, desde os lados do nariz até a parte interna das coxas. É um fenômeno natural, evite ficar alarmada!

Leia também sobre a Síndrome do túnel do carpo!

Publicidade

Os fatores predisponentes

linha nigra

Foto: Freepik

Os fatores de risco para o surgimento da Linha Nigra estão ligados às seguintes condições.

  • O fato de pertencer a um grupo étnico de pele escura (como asiáticos ou africanos): isso se deve ao fato do aumento da pigmentação da pele aumentar a probabilidade de hiperpigmentação e levar à formação da linha nigra.
  • Expor-se à luz solar direta, pois os raios UV pioram a hiperpigmentação e levam à formação de uma linha mais escura.

Quando aparece e quando desaparece?

linha nigra

Foto: Freepik

A linha nigra aparece, em geral, após a vigésima segunda semana de gravidez. Em mulheres de pele escura, por outro lado, isso pode ocorrer ainda mais cedo. É, no entanto, um fenômeno altamente variável, diferente de mulher para mulher e para o qual é difícil generalizar. Em alguns casos, pode até aparecer nas últimas três semanas de gravidez!

No que diz respeito ao seu desaparecimento, ocorre algumas semanas após o nascimento, de forma completamente natural, sem a necessidade de qualquer intervenção ou tratamento específico.

Linha nigra: Gravidez de menino ou menina?

Segundo uma crença popular, essa linha vertical seria capaz de fornecer uma pista importante na determinação do sexo do feto. Infelizmente, isso é apenas uma lenda. Acreditava-se que, se o sinal se estende até o topo, isso significava que a criança é do sexo feminino. Caso contrário (se a linha se estende em direção ao púbis), é do sexo masculino.

Publicidade

Hoje, a ciência confirma a total ausência de correlação entre a linha nigra e o sexo da criança. Você terá que esperar pela ultrassom!

Leia também sobre: Manchas na gravidez!

Posso impedir a linha nigra?

grávida

Foto: Freepik

Infelizmente, não há nada que possa ser feito para impedir completamente esse fenômeno natural da gravidez. No entanto, se a linha nigra realmente a incomoda, há algumas coisas que você pode fazer para cobrir e minimizar a linha nigra:

  • Evite o sol: Passar muito tempo ao sol pode intensificar a descoloração da pele durante a gravidez. Quando estiver fora, use um protetor solar ou cubra a barriga com roupas. Você também pode ficar na sombra, usar uma barraca ou um guarda-chuva ou evitar o horário de pico dos raios UV (entre as 10:00 e as 16:00).
  • Maquiagem cosmética: A área pode ser coberta para cobrir a linha nigra por algumas horas.
  • Suco de limão: Algumas mulheres sugerem que a acidez do suco de limão na pele ajuda a diminuir a hiperpigmentação. Claro que não o use se estiver exposta ao sol!
  • Coma bem: Existem evidências que associam a deficiência de ácido fólico a alterações na cor da pele. Comer uma dieta saudável durante a gravidez, rica em ácido fólico, pode minimizar (mas não impedir completamente) a presença da linha nigra. Sua vitamina pré-natal deve conter um pouco de ácido fólico, mas você também pode obter ácido fólico de vegetais folhosos, laranjas, pão integral e cereais. Mesmo se você estiver essa linha de gravidez, ainda é importante obter bastante ácido fólico, pois é importante para a saúde e o desenvolvimento do seu filho.
  • Evite: Nunca aplique cremes de clareamento da pele na linha nigra.

Outras manchas na pele durante a gravidez

Foto: Freepik

As manchas na pele na gravidez representam um sintoma típico de muitas mulheres grávidas, relacionado com o fortalecimento da pigmentação melânica em algumas áreas do corpo.

De fato, durante a gravidez, o corpo da mãe passa por transformações radicais e adaptações metabólicas e fisiológicas: durante essas alterações a pele também está envolvida, e, devido à produção excessiva de melanina, pode ganhar a presença de manchas escuras.

Manchas na gravidez e dano psicológico

Considerando o período delicado a que a mulher é submetida, as manchas na pele durante a gravidez podem, de alguma forma, causar danos psicológicos.

A futura mãe vê seu corpo mudar e se transformar em estrutura e tamanho: portanto, se além dessa adaptação fisiológica forem adicionados outros fatores, como as manchas que aparecem no rosto e corpo, o psicológico da mulher pode ser fortemente afetado. Nesse caso, vale repetir que as manchas na gravidez representam um fenômeno absolutamente reversível.