Logo que o bebê nasce, vem a ansiedade de mostrá-lo para todo mundo! Já nos primeiros dias, surge a clássica dúvida: quando posso levar o bebê para passear?

Mas, evidentemente, um “serzinho” com pouco tempo de vida não deve sair por aí mais do que o necessário. A prioridade devem ser as saídas para consultas médicas, vacinação e outros procedimentos de saúde indicados para a criança. Já para visitar parentes e amigos, é recomendado que os pais esperem um pouco. Veja as recomendações dos pediatras sobre quando levar o bebê para passear, a seguir.

quando posso levar o bebê para passear

Imagem: 123RF

Quando posso sair de casa com o meu bebê?

Segundo recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, o ideal é que a criança permaneça em casa até o final do segundo mês de vida. Antes disso, o recém-nascido deve sair apenas em caso de necessidade, como para as consultas médicas. É necessário esperar esse período para que o bebê se adapte à amamentação e já tenha recebido as primeiras vacinas. Dessa forma, ele estará com a imunidade mais fortalecida.

Publicidade

Vale saber que é recomendado que a mulher também espere pelo menos sete dias depois do parto para sair de casa (salvo em caso de necessidade). Esses dias são importantes para que ela se recupere do parto com segurança.

Recomendações sobre quando levar o bebê para passear (e onde)

Tão importante quanto esperar para sair de casa com o bebê é a escolha do local aonde se pretende ir. Como a criança ainda está desenvolvendo sua imunidade, é fundamental evitar levá-la a locais fechados e com grande aglomeração de pessoas, como restaurantes, supermercados e shoppings. Alguns pediatras também recomendam que se evite o contato do pequeno com pessoas que estão frequentemente doentes. Tudo isso para prevenir que a criança entre em contato com agentes infecciosos.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

E as visitas?

Receber visitas em casa, quando o bebê é pequenininho, está liberado, mas com cautela. O motivo é o mesmo: o filhote ainda não está com a imunidade completamente formada e, portanto, deve ficar longe dos perigos. Entre os cuidados com os visitantes, oriente que eles lavem as mãos antes de pegar a criança e que não beijem as mãos do pequeno. E para quem estiver doente, é indicado que espere até se recuperar para visitar o bebê.

Viagens para levar o bebê para passear

O ideal é esperar a criança completar pelo menos três meses antes de viajar com ela. Mas, caso seja necessário encarar a estrada antes desse período, para viagem de avião com bebê é necessário que ele tenha pelo menos uma semana de vida para embarcar (e algumas companhias aéreas determinam que seja mais tempo). Verifique com antecedência as regras da empresa com que pretende viajar.

Mas atenção: ônibus e aviões também são locais fechados, com aglomeração de pessoas. Portanto, não é recomendado que crianças muito pequenas estejam nesses espaços. Então, se puder, aguarde mais um pouco para viajar com elas, combinado?

Por fim, vale saber que essas são as recomendações gerais para sair com bebês. No entanto, algumas particularidades de saúde podem determinar que os pais esperem mais antes de levar a criança para passear. Para saber quando é seguro sair com o seu filho, ouça as orientações do seu pediatra e tire todas as suas dúvidas com ele durante as consultas do pequeno.

Publicidade