Nas últimas semanas, campanhas de vacina do sarampo estão sendo reforçadas em algumas cidades brasileiras em virtude do aumento de casos da doença. É importante estar alerta: febre, tosse, irritação nos olhos, mal-estar intenso, nariz escorrendo ou entupido e as famosas manchas vermelhas pelo corpo são alguns sintomas do sarampo – e a indicação é, se apresentar os sintomas, procurar um serviço de saúde o quanto antes. Mas, para todos, o que vale é a prevenção: e a forma mais eficaz de prevenir a doença é justamente tomando a vacina do sarampo.

Mas quem deve tomar a vacina do sarampo? Se eu já tomei, preciso tomar de novo? E se eu estiver grávida? Amamentando? E meu bebê? Todas essas dúvidas sobre a vacina do sarampo você tira a seguir. Vem ver porque informação sobre saúde é muito importante!

vacina do sarampo

Imagem: 123RF

Os bebês e a vacina do sarampo

A vacina do sarampo é a tríplice viral, que protege também contra a caxumba e a rubéola. Os bebês devem receber essa imunização aos 12 meses de vida. Depois, aos 15 meses, eles recebem a segunda dose, por meio da tetraviral (contra também a catapora). Contudo, com o avanço da doença, o Ministério da Saúde afirmou que bebês entre 6 meses e 11 meses e 29 dias já devem receber a chamada dose zero da vacina. Depois, ao completar 1 ano, a imunização segue normalmente.

Publicidade

Caso seu filho não tenha sido imunizado na idade indicada segundo o calendário vacinal, a recomendação é ir até o posto de saúde, onde a criança, menor de quatro anos, receberá a tetraviral e, maiores de cinco (até 29 anos), duas doses da tríplice. Lembrando que em situações assim, entre uma dose e outra, é necessário esperar ao menos um mês.

Grávidas e nutrizes

Se você está planejando engravidar e não foi imunizada, a recomendação do Ministério da Saúde é tomar a vacina do sarampo antes da gestação. E ainda segundo indicação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é necessário esperar um mês após a última dose para seguir com o plano de engravidar. Agora, caso já esteja grávida, aguarde o bebê nascer para ser imunizada. Mulheres que estão amamentando também podem receber a vacina do sarampo.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Adultos

Se você não foi vacinado na infância ou não se lembra, dependendo da idade, é necessário se imunizar. Pessoas de 1 a 29 anos devem receber duas doses da vacina do sarampo. Já aqueles de 30 a 49, apenas uma. Algumas cidades, como São Paulo, ainda estão estendendo a imunização a pessoas com até 59 anos. Depois dessa idade, mesmo que não tenha tomado a vacina, não é necessário se proteger.

Por fim, é importante destacar que a vacinação é fundamental. Um dos maiores problemas do sarampo é que se trata de uma doença altamente contagiosa. Para se ter uma ideia, para que ela não se espalhe, é necessário que ao menos 95% da população brasileira esteja imunizada. “Caso contrário, basta ter uma única pessoa não vacinada em uma cidade para que o vírus trazido por um infectado consiga chegar a ela”, alerta a Fiocruz.

Para saber mais sobre a vacina e a doença, veja informações no site do Ministério da Saúde. E em caso de dúvidas, procure um posto de saúde ou converse com o seu médico.