Crescimento do útero, dilatação das veias e prisão de ventre. Essas são algumas características da gestação que podem ocasionar um problema um tanto quanto comum nas mulheres: hemorroidas na gravidez.

Se você já sofreu com esse tipo de varizes, vale saber que, durante a espera do bebê, o incômodo pode aparecer novamente. Assim como surgir pela primeira vez para quem nunca teve. Mas calma: tem tratamento!

Quer tirar suas dúvidas sobre hemorroidas na gravidez? Então confira esse post, que tem tudo aqui!

grávida sentindo dor no estômago

grávida sentindo dor no estômago. Foto: Freepik

Publicidade

Por que eu posso ter hemorroidas na gravidez?

Todos aqueles fatores que eu citei no início do post podem ser causadores de hemorroidas na gravidez (crescimento do útero, dilatação das veias e prisão de ventre).

No entanto, o que acontece é que, por conta desses mesmos motivos, as mulheres podem ter varizes nas pernas durante a gestação (outro incômodo comum nesse período). E como as hemorroidas são um tipo de varizes, só que na região do reto (fim do intestino), a causa pode ser a mesma.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
mulher sofrendo com prisão de ventre

mulher sofrendo com prisão de ventre. Foto: Freepik

Como saber se eu estou com hemorroidas na gravidez?

As hemorroidas podem ter tamanhos diferentes (às vezes são pequenininhas, do tamanho de uma ervilha mas, em alguns casos, podem se parecer com uma uva).

Sua localização também varia: pode estar localizada dentro do reto ou no ânus. Portanto, entre os sintomas mais comuns, independentemente dessas características, estão coceira no ânus e presença de sangue nas fezes.

Algumas mulheres ainda podem notar dificuldade para fazer atividades simples, como sentar, caminhar e evacuar. Ou seja, nesse caso pode se tratar da chamada trombose hemorroidal, que é quando um coágulo de sangue se forma dentro da hemorroida – nesse caso incha e dói mais.

Publicidade

Se você perceber algum desses sintomas, vale a pena se consultar com o médico proctologista (que trata a região terminal do aparelho digestivo). Lembrando ainda que, se você já vem sofrendo de prisão de ventre, é possível que você esteja com fissuras no ânus (e não necessariamente hemorroidas), cujos sintomas são parecidos.

Uma boa conversa com seu obstetra/ginecologista também pode ajudar, pois ele pode prescrever algum medicamento tópico, se a situação for leve.

mulher com dor na região abdominal

mulher com dor na região abdominal. Foto: Freepik

E hemorroidas na gravidez são um problema para o parto?

Muitas mulheres têm a dúvida de que quem possui hemorroidas na gravidez pode ter parto normal. A resposta é a seguinte: se a mulher sofre de hemorroidas, isso não é necessariamente um empecilho para receber o bebê dessa maneira.

O que acontece é que, em casos de muitas hemorroidas e também de varizes vulvares, aí, sim, é bom avaliar se o parto normal não prejudicará ainda mais o períneo. Cada caso é um caso, que deve ser analisado com cautela pela equipe de saúde que acompanha o pré-natal.

Como aliviar as hemorroidas na gravidez?

Dependendo do caso, o médico pode receitar pomadas para tratar as hemorroidas na gravidez.

Publicidade

Contudo, a alimentação é uma das principais aliadas: a ingestão de fibras é extremamente importante aqui, assim como beber bastante água (essa combinação é poderosa para melhorar o trânsito intestinal e acabar com a prisão de ventre, uma das principais causas de hemorroidas).

Exercícios físicos praticados com regularidade também contribuem para tratar e prevenir o problema (há alguns exercícios para a gravidez que são ótimos para aliviar esse e outros incômodos comuns desse período).

atividade física na gravidez

atividade física na gravidez. Foto: Freepik

É ainda importante se cuidar sempre que for ao banheiro: depois de fazer cocô, limpe bem a região anal.

E, para aliviar a dor causada pelas hemorroidas, vale trocar o papel higiênico por lenços umedecidos ou mesmo uma lavagem no bidê (a água morna e uma toalha de algodão para secar são bacanas, pois não incomodam).

Uma bolsa de água quente (ou fria) também pode ser útil e, ainda, evitar ficar durante muito tempo na mesma posição (não fique muitas horas sentadas e nem em pé, varie para não forçar a região).

Vale saber que, depois do nascimento do bebê, é possível que as hemorroidas diminuam ou mesmo desapareçam. É importante sempre se atentar caso o problema incomode muito, pois, em alguns casos, indica-se cirurgias (depois do parto).

Qual é o tratamento para hemorroidas durante a gravidez?

Existem muitos remédios caseiros e modificações no estilo de vida que você pode tentar para reduzir as hemorroidas.

É uma boa ideia não ignorá-los, pois as hemorroidas não tratadas podem piorar com o tempo e causar complicações como aumento da dor ou, em casos raros, anemia por sangramento.

Você também pode precisar entrar em contato com seu médico para diagnosticar e tratar suas hemorroidas. No entanto, como as hemorroidas não são a única causa de sangramento próximo ao ânus, é sempre uma boa ideia falar com seu médico se notar um novo sangramento ao limpar ou nas fezes.

Remédios caseiros

Há muitas coisas que você pode fazer em casa para aliviar e prevenir hemorroidas.

REMÉDIOS CASEIROS PARA HEMORRÓIDAS

  • Use lenços ou absorventes que contenham hamamélis.
  • Tome banhos de sal Epsom em água morna não muito quente.
  • Use lenços suaves e laváveis ​​ao usar o banheiro.
  • Segure uma bolsa de gelo na área por alguns minutos, várias vezes ao dia.
  • Use um banho de assento ou mergulhe em água morna limpa por 10 minutos por vez, algumas vezes ao dia.
  • Mova-se com frequência e tente não ficar sentado por muito tempo para evitar pressão extra no ânus.
  • Beba muita água e coma alimentos ricos em fibras para ajudar a manter as fezes moles.
  • Evite fazer força ao evacuar ou ao sentar-se no banheiro por longos períodos.
  • Faça exercícios de Kegel para fortalecer os músculos.
  • Deite-se de lado em vez de sentar para reduzir a pressão no ânus.
médico

médico. Foto: Freepik

Tratamento médico

Você pode consultar um médico antes de tratar hemorroidas em casa. Isso garantirá que você obtenha um diagnóstico adequado e compreenda as opções de tratamento disponíveis para você.

Durante a gravidez, sempre converse com seu médico antes de tomar qualquer medicamento, incluindo aqueles que você aplica na pele. Isso garantirá que os tratamentos não representem um risco para o seu bebê.

Seu médico pode recomendar um laxante seguro ou um supositório para aliviar a constipação.