7 dicas para cuidar da pele do recém-nascido

Por 0 Comentários


Quando o bebê ainda é pequenininho, uma das partes mais sensíveis de seu corpo, sem dúvidas, é a pele. E os pais de primeira viagem geralmente têm várias perguntas sobre como cuidar da região, afinal, além da sensibilidade, a pele de um recém-nascido é de 20 a 30% mais fina que a nossa e acaba ressecando com facilidade.

Para te ajudar nessa tarefa aí em casa, nesse post eu separei 7 dicas de cuidados essenciais com a pele do bebê, para manter o seu filhote limpinho, macio e hidratado! Agora que o calor está chegando, as informações serão mais úteis ainda! Confira!

Imagem: 123RF

Esteja com as suas mãos sempre limpas: antes de higienizar o filhote, seja no banho ou em uma troca de fraldas, tenha o cuidado de estar com as suas mãos bem limpas. Esse detalhe é fundamental porque os pequenos são mais sensíveis e ainda estão com o sistema imunológico em formação, então é legal manter possíveis contaminações bem longe!

Não exagere no banho: 10 minutos costumam ser suficientes para o banho do bebê. Também é importante prestar atenção à temperatura da água, que deve estar morna, e não muito quente, para não ressecar a pele. Para evitar que o pequeno pegue friagem, deixe o ambiente do banho bem fechadinho, de modo que não entrem correntes de ar.

Mantenha a pele sequinha: a pele do recém-nascido tem uma tendência grande a perder água, justamente porque é fina. Isso pode acontecer também pela transpiração: por isso, fique de olho no suor do pequeno, e evite que ele fique suado por muito tempo (porque dessa forma podem aparecer as temidas brotoejas). Coloque roupas frescas e dê um banho sem sabonete, apenas com água, para refresca-lo sempre que necessário.

Não descuide da hidratação: como eu falei no início do post, a pele do recém-nascido é mais fina e, com isso, acaba sendo mais suscetível ao ressecamento e ao aparecimento de irritações e alergias. Para evitar esses problemas, sabonetes e hidratantes específicos para eles são ótimas alternativas, como eu explico nesse post.

Limpe bem a região íntima: a região íntima exige cuidados diferentes para meninas e meninos. De maneira geral, é importante fazer a troca frequente de fraldas, limpar cocô com água e sabão e deixar a pele bem sequinha antes de colocar a fralda limpa. Eu conto com mais detalhes como fazer a limpeza delas nesse post e deles nesse outro aqui.

Higienize o umbigo com cuidado: não dá para falar da pele do recém-nascido sem citar o umbigo. E é importante que os pais tenham cuidados especiais com essa região mesmo, para evitar inflamações e infecções. O segredo é usar um cotonete e, com bastante delicadeza, ir retirando a sujeira aos poucos depois do banho. Veja um passo a passo bem completinho aqui.

Tire as sujeirinhas das orelhas (mas não dos ouvidos): mais uma parte do corpo do bebê que os pais devem limpar depois do banho são as orelhas, especialmente as dobrinhas onde a sujeira fica acumulada. Para isso, use um cueiro umedecido com água morna. Já o ouvido é “autolimpante” e não precisa da nossa interferência, sabia? Eu explico melhor nesse post (cotonetes servem para muitas coisas, mas não para limpar o ouvido, combinado?).




Arquivado em: Cuidados diáriosSaúde Tags:

Deixe seu comentário