Como tirar a mamada da madrugada

Por 74 Comentários


Eu demorei bastante para tirar a mamada da madrugada de Catarina. A grande verdade é que eu não fazia muita questão de que ela dormisse a noite inteira sem mamar nos primeiros meses (claro que seria um sonho dormir horas sem acordar, mas eu tinha um bom motivo para pensar dessa forma: o sucesso da amamentação). Acredito que dificilmente eu teria amamentado minha filha até os nove meses de vida sem a mamada noturna – como já contei aqui no blog, eu tive pouco leite, e tenho quase certeza de que a quantidade produzida só não era ainda menor porque a pequena acordava para mamar.

mamada madrugada

Mesmo depois do desmame (do peito), Catarina continuou a acordar por volta das 5 horas da manhã e eu dava a mamadeira. Às vezes ela voltava a dormir rapidamente, outras ficava acordada (e essas fases foram difíceis demais! Se você está passando por isso com seu bebê, dei uma dica nesse post que pode ajudar). Até que por volta do seu primeiro aniversário eu resolvi que ela não tomaria mais leite no meio da noite, na tentativa de que ela deixasse de me chamar (o que não aconteceu! Ela parou de mamar, mas mesmo assim acordou até um ano e meio praticamente todas as noites! Para que vocês vejam que existem mil motivos além da amamentação para que o filhote não durma uma noite inteira).

O desmame noturno não foi muito sofrido por aqui (o que não quer dizer que tenha sido rápido). Foi mais ou menos assim: eu tentei por alguns dias, acabei voltando atrás, e mudei algumas coisas na rotina da pequena para a segunda tentativa. E se vocês me perguntarem qual foi o fator que determinou o sucesso da jornada, eu diria que foi todo um conjunto. Foram várias dicas que, juntas, fizeram com que Catarina aceitasse a voltar a dormir sem o “leitinho”. A seguir, eu as compartilho com vocês:

– Reforce a alimentação diurna. Quando o bebê mama à noite, naturalmente ele ingere menos calorias durante o dia. Isso é um ciclo vicioso, porque faz com que ele sinta fome durante a madrugada. Para tirar a mamada noturna é importante que você se certifique de que o bebê está bem alimentado – assim, ficará mais tranquila quando ele solicitar o leite e você não der. Mas então como quebrar essa sequência? Uma boa opção é diluir a mamadeira que ele toma quando acorda, por algumas semanas. Você vai colocando cada vez mais água e menos leite – dessa forma, o bebê continua mamando o mesmo volume de líquido, mas ingerindo uma quantidade menor de calorias à noite (o que fará com que ele coma melhor durante o dia).

– Peça ajuda para o desmame noturno. Quando é a mãe quem vai ao quarto do bebê durante a madrugada, é natural que sua insistência pelo leite seja maior (afinal, ele faz a associação mamãe-mamar – até mesmo pelo cheiro, no caso dos bebês que mamam no peito). Por isso, quando decidir cortar a mamada da noite, peça que outra pessoa atenda o bebê (olha que ajuda grande o pai pode dar nesse momento!).

– Chupeta: se seu bebê faz uso do objeto, tente fazer com que ele volte a dormir acalmando-o com ela, e acariciando sua cabecinha. Normalmente os pequenos reclamam nas primeiras noites, mas, se estiverem bem alimentados, acabam pegando no sono.

– Naninha: para os menores, pode ser apenas um paninho de boca; para os maiores, um bichinho de pano. Ter um objeto que dê segurança ao bebê ajuda na retirada da mamada noturna, porque ele consegue se acalmar mais facilmente sem o peito ou a mamadeira.

– Tente fazer o bebê relaxar ao máximo antes de dormir: dê um banho gostoso, faça uma massagem, mantenha a rotina. Isso pode fazer com que naturalmente seu filho deixe de acordar durante a noite, o que acaba com a mamada da madrugada.

– Aceite o ritmo da criança: eu acredito muito que todo processo com os filhos é mais fácil quando eles estão preparados para o desafio. Por mais desgastante que seja acordar para amamentar um bebê de 2 ou 3 meses, é muito provável que não seja o momento ideal para a retirada da mamada noturna (são poucos os bebês dessa idade que dormem uma noite inteira! Acredite: nem sempre o que você ouve de outras mães por aí – que o filho dorme super bem, que “praticamente” não acorda – é verdade. Então não queira comparar!).

– Deixar a mamada noturna não significa desmamar o bebê. O bebê é capaz de diferenciar a rotina do dia e da noite – por isso você não precisa desmamar o bebê por completo para que ele deixe de solicitar a mamada da madrugada. Lembre-se de que a recomendação da OMS é o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, e o peito até dois anos – ou seja, seu filho só tem a ganhar se continuar no peito durante o dia (porque amamentar nutre não só com leite, mas também com amor – além de ser uma excelente fonte de anticorpos!).

E você, já conseguiu tirar a mamada da madrugada? Deixe sua dica aqui, para ajudar as mães que chegarem!




Arquivado em: AmamentaçãoCuidados diáriosSono do bebê Tags:

Comentários (74)

Trackback URL

  1. Ketly disse:

    Meu filho com 2 meses já acordava só 1 vez de madrugada para mamar, foi quando então eu dividi o conteúdo da mamadeira complementar nas mamadas durante o dia, ai ele passou a dormir a noite toda. Tem dia que acorda, mas basta colocar a chupeta e ele volta a dormir.

  2. Carolina Ferreira Paraizo disse:

    Tô passando por essa dificuldade. E minha consciência não tem ajudado muito, pois como trabalho o dia todo fora de casa e minha filha dorme cedo, acabo não conseguindo não amamentar. Mas ando muito cansada.

  3. Alessandra disse:

    Oi, meu filhote Arthur tem 10 meses e pretendo começar o desmame noturno ainda nos próximos dias. Já fazia algum tempo q eu vinha pensando no assunto, e depois de ler suas dicas decidi tentar!!

  4. Caroline disse:

    Eu tenho gêmeos dois meninos e desde o 3º mês dormem a noite inteira. Vão completar 4 meses e as vezes um deles acorda as 05:00 da manhã e ofereço a chupeta e logo ele volta a dormir. Mais percebi que durante o dia eles tem mamado mais e diminuíram na soneca.

  5. Meu filho tem 1 ano e 6 meses ,não sei o que fazer para ele parar de mamar … Me ajudem !?!?

    • Gleicy disse:

      to nessa tbm!minha filha tem 1 ano e 9 meses. só dorme comigo,e mamando!porem do dia ela quase não mama.mas come bem.e é magra. ta saudável.só acho chato isso,acordar a noit e pra ela mamar!

    • valeria dias disse:

      aiii Thainá Barreto, eu tbm to com meu bebe de 1 ano e 3 meses e acorda 2 vezes na noite para mamar. nao aguento mais .quando eu viajo e passo 2 dias fora ele acorda no mesmo horário e toma mamadeira. nao sei mais o q fazer. vou tentar seguir as dicas acima apesar do cansaço, possa ser q funcione com o meu!!

  6. Monick disse:

    é uma pena essa página que fica atualizando toda hora, já achava um saco interromper a minha leitura, hoje fui deixar um comentário e quando tava terminando ele apagou quando a pag atualizou. Uma pena.

  7. Monick disse:

    Enfim, nenhuma das suas dicas servem para o meu caso, estava tentando descrever o meu problema pra ver se outra mãe me ajudava, mas não foi possível

  8. Geyze disse:

    Meu filho até o 5 mês nunca me deu problema pra dormir. Era um relógio, ia dormir as 22h e acordava só as 5h, Qd antecipava, acordava pra uma mamada as 4:30h e dormia até as 7:30. Depois tudo mudou.. Enqto estava no peito, chegava a acordar 5 vezes, de hora em hora, pra mamar e qdo entrei com leite complementar, acorda de 2 a 3 vezes. Será que eu deveria não oferecer o leite e fazer ele dormir ninando? Durante o dia ele come bem, não acho q aborda por fome e sim por apego. Tem situações q ele acorda, põe a mamadeira na boca e dorme antes mesmo de mamar. Oq vc sugere?

    • Ticiana disse:

      Minha bebe também dormia a noite toda até os 6 meses. Só foi eu voltar a trabalhar que ela começou a acordar de hora em hora. Agora, com 9 meses, melhorou um pouco mas ainda acorda uma ou duas vezes.
      Estou tentando tirar as mamadas da madrugada, mas se faço ela dormir sem amamentar, ela até dorme mas acaba acordando de hora em hora. Difícil. Não sei muito o que fazer para resolver.

      • Nívea Salgado disse:

        Oi, Ticiana,

        Já ouvi muito relatos como o seu, de que o bebê dormia a noite toda e passou a acordar depois que a mãe voltou a trabalhar. Se você tiver essa disponibilidade, dê mais um tempinho para a pequena – talvez ela só precise de mais algum tempinho para se acostumar com essa nova situação. E se quiser uma opinião profissional, é possível escrever diretamente para nossa consultora de sono, Michele Melão: michelemelao@maternitycoach.com.br.

        Grande beijo!

  9. Gabriele disse:

    Amei o post… Me ajudou muito neste momento!! Posso linkar ele em um postagem no meu blog?

  10. Isadora disse:

    Estou passando por isso e tá muito difícil, meu filho acorda 4 da manhã e chora chora sem parar, só volta dormir as 6 quando dou a mamadeira, estou muito cansada. Ele mama 21:30 – 24:00 – 6:00 e durante o dia não mama. Ele só dorme 23:00. Ufa.

  11. Boa noite minha filha vai fazer um ano acorda a noite quase toda ela não toma mingau e nem leite na mamadeira o que eu faço para ela dormi mais?

  12. Mas e no caso de quem amamenta no peito?
    Eu faço a remoção gentil, mas nao ajuda muito. Ele acorda muuuito e sempre quer mama

  13. Continuando: faço a rotina do sono, relaxamento, alimento bem de dia, mas nenhuma dessaa atitudes faze

  14. Thainá, faça como o post diz: peça ajuda. Quando desmamei minha filha da madrugada ela tinha um ano e quem me ajudou foi o pai. Porém, ele teve que dar mamadeira. Mas durou somente algum tempo. Hoje ela dorme a noite toda e não pede mamá. Boa sorte!!

  15. Maria Joana Campos Avona Maria Joana Campos Avona quanto tempo tem seu bebê? Você pode introduzir a mamadeira. Logo depois ele dormirá a noite toda. E peça para o seu esposo alimentá-lo na madrugada. Tente.

  16. Leila disse:

    Meu bebê tem 7 meses e eu não consigo tirar a mamada da madrugada pq ele não toma nenhum tipo de mingau, me dê uma dica pelo amor de Deus que eu já não durmo mais e o pior é que eu tenho pouco leite.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Leila,

      Como disse no texto, minha filha mamou por um ano durante a madrugada – muitos bebês realmente demoram para começar a dormir a noite toda. Talvez se você reforçar a alimentação dele durante o dia, ele passe a dormir a noite toda. Ele já tem idade para a introdução dos sólidos, então não precisa depender apenas do seu leite.

      Bjs!

  17. Leomira Scholz disse:

    Minha BB esta com 8 meses. Com 1 mês e meio ela já dormia a noite toda. Mas depois dos 6 meses ela voltou a acordar no meio da madrugada. A pediatra passou complemento, mas ela não aceita sal em disso já adormece no peito. Já não sei o que fazer…

    • Leomira Scholz disse:

      Desculpe, não aceita mamadeira

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Leomira,

      Você já tentou dar leite materno na madrugada (que você pode ordenhar e colocar na mamadeira), para ver se ela toma? Uma ideia é que você comece assim, para que ela desvincule o sono noturno do peito, e aí você vai diluindo com água, até que vire só água. Quem sabe assim ela não perca o interesse?

      Beijos,

      Nívea

  18. Misleine Lima disse:

    Meu filho tem 1 ano e 7 meses. E ele acorda 2 ou 3 vezes na madrugada pra mamar. E eu ja não sei o que fazer ele mama muito, durante o dia e noite pra ele não tem tempo ruim. Mais eu queria muito tirar ele das mamadas de madrugada. O que eu faço ?

    • Simone Trabach disse:

      Estou no mesmo dilema, minha filha esta com 1 ano e 5 meses, se preciso ela passa o dia todo sem mamar na casa dos meus pais (mas se estiver em casa ela pede a todo momento, mas a noite ela ainda acorda 2 ou 3x pra mamar, ja tentei deixar ela dormir com minha mãe mas no meio da madrugada precisei correr pra dar mamar pq ela chorava muito. não sei mais o que fazer. Preciso de ajuda!!

      • Simone Trabach disse:

        Esqueci de comentar que minha filha não pegou chupeta e nem mamadeira, ja tentei colocar meu leite na mamadeira pra dar e ela nem assim pega

  19. Greice de Souza disse:

    Estou vivendo isso, meu Deus que sofrimento! Meu filho tem 1 ano e 4 meses e não pegou chupeta e nem mamadeira, faço leite e ele não toma. Estou desanimada e muito cansada pois ele acorda várias vezes na madrugada para mamar.

    • Greice de Souza disse:

      E ele como muito bem durante o dia, faz todas as refeições, janta muito bem e mesmo assim pede peito.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Greice,

      Muita força, sei como algumas fases são bem difíceis. Mas tudo passa, e em breve tenho certeza de que vocês terão superado os problemas.

      Grande beijo!

  20. Anelise disse:

    A minha tá com quase 1 ano e 11 meses e eu não consigo desmama-la. E ainda mais, mama a noite quase toda. To péssimo já. Não se desgruda de mim. Ja tentei várias vezes desmamar mas ela chora tanto, num desgasto que não tem jeito… Termino cedendo… E vou falar ela é minha 3ª filha (tenho 1 menino e duas meninas), desmamei os 2 1ºs facilmente… ??

  21. Daniela Polyana de Lima Corrêa disse:

    Meu pequeno Bê tem 1 ano e 25 dias ele é um reloginho que desperta de 3 em 3h para mamar durante a noite, não sei como fazer para tirar a mamadeira, alguém pode me sugerir algo? Obrigada!

  22. Raquel Cristina Bachtold disse:

    meu filho tem um ano e quatro meses e ainda mama no peito e também d madrugada…..vou tentar essas dicas para poder tirar a mamada da madrugada,obrigada!!!!!

  23. Ana Paula disse:

    Oii.. tenho 2 filhas uma de 1 ano e 9 meses, graças a Deus ela não me deu trabalho nem pra mamada noturna e nem pra durmi sozinha em seu quarto, em relação a mamada ela acordou por uma semana ai ela mesmo começou a pedir mais alimentos durante o dia, o que ela mais pede é fruta, bem dizer é o dia todo comendo frutas e no almoço e janta ela capricha na verdura e legumes (ela adoraaa) e a minha outra filha tem 2 meses e 2 duas semanas e ela ja não acorda tanto e eu ando percebendo que ela acorda pra ficar chupetando, então eu só coloco a chupeta na boca e na mesma hora ela volta a durmi, eu estou optando por dar banho nela pelo menos 1 hora antes do soninho da noite e logo depois do banho faço uma massagem bem caprichada e dou de mama, e quando chega a hora de mamar ela mal tem forças rs pq o sono toma conta então eu tenho que dar uma forçada pra mamar e assim estou voltando a ter minhas noites de sono de volta

  24. Susan disse:

    Estou nesse processo desmame noturno. Hoje foi o primeiro dia, aliás são 4 horas da manhã e estou acordada pq minha filha acordou e com muito carinho e paciência vamos chegar lá. Ela está com 10 meses e a mamada dela não é de fome e sim de associação ao sono, ou seja, precisa de peito para voltar a dormir. Beijos

  25. viviani disse:

    Eu segui as dicas do livro da encantadora de bebês, funcionou e não demorou, o papai também contribui e com 6 meses meu pequeno não mama mais na madrugada, só a “mamada dos sonhos” por volta de 22:30.

  26. Bruna sodre disse:

    Tenho gêmeos de 4 meses e não aguento mais!!! Trabalho das 6 as 7 e ele acordam de 4 vezes por noite não sei o q fazer será q já posso tirar ou estar cedo?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Bruna,

      Imagino que deva estar sendo super difícil para você. Se com um já é muito trabalhoso, com dois… Só sendo super mulher!

      Entretanto, acredito que com 4 meses ainda possa ser cedo para seus filhos. Se decidir tentar essa retirada, e importantíssimo reforçar a alimentação diurna deles, para que não fiquem com fome, ok?

      Abraços!

  27. Nivia disse:

    É vdd que essas mamadas de madrugada pode estraga os dentes do bebê??

  28. Leiloca disse:

    Olá Nivea,

    Eu, como vc, não pude amamentar por uma cirurgia de redução que fiz.
    Minha filha Clara toma fórmula desde o seu primeiro dia de vida e mama 3 ounces de 2 em 2 horas- inclusive de madrugada. Vejo em um futuro longínquo a possibilidade de dormir uma noite semi inteira de sono.
    Ela tem 7 semanas agora e adoraria que ela desse intervalos de pelo menos 4 horas entre cada mamada durante a noite.
    Tenho conversado com várias pessoas para pegar dicas e trocar experiencias mas parece que as mamães esquecem como são as primeiras semanas de vida já que todas me dizem
    Que seus filhos dormiam a noite inteira desde pequenininhos. De duas uma: ou elas têm memória curta ou eu tenho um
    ET em casa.
    O fato é: preciso descobrir o que fazer para aumentar o intervalo entre mamadas durante a noite. É normal um bebê mamar tanto assim à noite?
    Como era a Catarina? Tb mamava muito de madrugada?
    Please help!

    Thanks!
    Leila

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Leiloca!

      Em primeiro lugar tenho que confessar que morri de rir com a parte do ET – não, você não tem uma em casa! As mães esquecem mesmo (ou não dão o braço a torcer, rsrsrs).

      Catarina com 7 semanas ainda acordava duas vezes à noite para mamar por volta da 1h e depois às 5h. Ou seja, nada de intervalos maiores do que 4 horas! Se não me engano, com uns 4 meses de vida ela ainda fazia uma mamada – e permaneceu assim até 1 ano!

      É super normal que um bebê mame dessa forma à noite, porque o estômago ainda é pequeno, e vai crescendo aos poucos, para conseguir conter mais leite e espaçar as mamadas. Dificilmente um bebê dorme a noite inteira antes dos 6 meses (antes dos 3, então, menos provável ainda!).

      Desejo muita força, que em breve tudo melhora!

      Beijos!

  29. evelize figura disse:

    Olá! Minha filha tem 1 ano e 2 meses e às vezes acorda várias vezes de noite, mas ela não é de ficar acordada de noite. Eu alcanço a mamadeira para ela e ela volta a dormir – às vezes só abraça a mamadeira. Ela mama de 2 a 3 mamadeiras por noite. Como posso tirar a mamada noturna?

  30. Patricia disse:

    Meu filho tem 3 meses, e desde os 2 meses dorme a noite inteira. No início ele resistiu um pouco com a mamada da madrugada, mas em poucos dias ele se adaptou. Sempre antes da última mamada dou um banho relaxante e com essa rotina, hoje ele dorme super bem. Meu filho é uma benção na minha vida!

  31. Patrícia Belini disse:

    Olá em sua dica a vc disse para diluir a mamada de quando ele acorda, assim ele come mais durante o dia, quero saber se é pelA manhã na primeira que devo diluir ou as da noite? obrigada

  32. jessika disse:

    minha bebe tem 1 ano e 7 meses, ela acorda 2 vezes pra mamar de madrugada. nao sei mas o que fazer, mesmo eu dando a mamadeira às dez horas da noite, ela acorda. alguém pode me dar uma dica por favor? o que faço?

  33. Anayra disse:

    Tenho uma bebê de 1 ano e 9 meses e preciso de dicas para tirar a mamadeira da madrugada, ela dormiu a noite inteira desde os 25 dias de vida até os 6 meses, a partir daí passou a acordar a noite para mamar, na época eu ainda amamentava e assim foi até os 9 meses quando consegui fazer dormir a noite inteira, mas depois de um tempo voltou a acordar, precisei tira-la do berço, pois ficou muito doente por um longo tempo e nesse processo vomitava a noite e eu tinha que ficar ao lado para ampara-la e não engasgar, ela nunca dormiu na minha cama, mas nesse período colocava um colchão no chão com isso acho que acostumou a me ter ao lado.

    Quando melhorou acabei tirando ela do berço, pois não aceitava mais o mesmo, já estava há 2 meses sem dormir lá e coloquei na parte de baixo da cama de babá.

    Ela se adaptou super bem, mas no meio da noite vai ao meu quarto “me buscar” para dormir ao seu lado e quer mamar a todo custo preciso de ajuda para acabar com isso, se dou mamar e ela dorme quando acorda e vê que não estou do lado vai novamente ao meu quarto e fica assim a noite inteira.

    As dicas que dá lá não se aplicam para mim, pois fico com ela sozinha a noite meu marido trabalha e não tenho ninguém que possa ir até o quarto …

    Poderia me ajudar?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Anayra, tudo bem?

      Já pensou em conversar com uma consultora de sono? A Michele Melão, que é nossa parceira, é um excelente contato para se ter. Se quiser posso passar o email dela. Beijos!

  34. Graciele rosa disse:

    Minha filha tem 1ano e 9 meses ,ela fica à noite toda fazendo do meu peito um pico. Não posso contar com a ajuda do meu marido. Vou tentar tirar, ela chora tando q chega a ficar rouca, fico com dó de ver chorar e acabo me cedendo.

  35. Vilca Moreira disse:

    Olá, gostaria de algumas dicas, meu filho tem um ano e seis meses e estou tirando as mamadas, comecei gradativamente e agora ele só mama dias vezes por dia, o problema é que mesmo se alimentando bem durante o dia ele acorda várias vezes a noite, ele chora e depois de cinco minutos volta a dormir. Resolvi tirar o peito porque ele estava mamando a noite toda e eu não conseguia diminuir, ele mamava bem e acordava pouco durante a noite mas depois que completou um ano queria passar a noite toda no peito, e isso me levou a exaustão, mas agora que ele não está mamando me sinto frustrada porque ele continua acordando e acordando… Me ajuda!

  36. Neia disse:

    Olá minha filha tem um ano e um mês estou cansada pois ela só q dormir com o peito na boca faz de chupeta estou tentando desmamar mas ela não aceita outro leite sem se o materno ela deixa de comer pra mamar e se não dou chora muito já passei de tudo no peito mas ela mama do mesmo jeito .me ajudem por favor estou exausta

    • Equipe disse:

      Olá, Neia. Tudo bem?

      Temos um post que pode ajudá-la. Confira: http://www.mildicasdemae.com.br/2013/11/desmame-como-fazer-sem-trauma.html

      Abraços

    • Fernanda Silvestre disse:

      Oi Neia !
      Minha bebe é mais nova que a sua, tem 8 meses . Passei por esse problema e ela não pegava mamadeira de jeiiiito nenhum e olha que eu tentei muito mesmo … Ela acordava de hora em hora para mamar . Eu estava desesperada. A minha bebe tem alergia a proteína do leite de vaca e esses leites que ela pode tomar sem proteína do leite de vaca tem um gosto metálico horrível e ela não aceitava de jeito nenhum .
      Bom, eu comecei a dar a fórmula para ela de colher (30ml) todos os dias para ela se acostumar com gosto . Eu fiz isso umas 2 semanas até que a nutricionista me recomendou a usar um pouco de açúcar de baunilha ( moro na Noruega e esse aqui é o nome do açúcar ) . Relutei em usar pq não queria dar açúcar para minha bebe, mas depois de entrar em desespero por dormir pouco, coloquei 1/3 de uma colher de chá diluídos em 90ml e aí ela tomou tuuuuuudo ! Fiquei de queixo caído . Quando ela se acostumou a mamadeira (1 semana) começamos a diminuir a quantidade e depois de 10dias tiramos todo o açúcar . Bom, depois disso ela acorda 2 vezes para mamar a noite . Ela acordava de hora em hora !
      Agora vou seguir umas das dicas que li aqui . Vou colocar mais água e menos formula para começar o desmame da madrugada 🙂 Espero que dê certo .
      Espero ter te dado uma luz .

  37. Alexandrina Rocha disse:

    Ola bom dia,
    necessito de uma ajuda para desmamar meu filho (Miguel), ele tem 1 ano e 6 meses. Depois que eu voltei da licença maternidade não conseguir continuar na rotina dele, que era levantar à noite, dar o peito e coloca-lo novamente no berço. Devido ao cansaço do trabalho, comecei a coloca-lo para dormir junto com a gente, nisso quando ele acorda só viro e dou o peito, e ele acabou se viciando no peito e mamando quase a noite toda. Agora quero tirar do peito e estou com dificuldade, porque ele acorda muito à noite procurando o peito, ele só mama à noite, pois eu passo o dia no trabalho. Qual a melhor forma de tira-lo do peito, alguém me ajuda.

  38. Afrânia disse:

    Olá , Ontem passei meu filho de 8 meses no pediatra e ele falou que era errado amamentar durante a madrugada, que afetava o desenvolvimento dele. Só que durante esses 8 meses ele veio me falar ontem, eu também não ia adivinhar. Então eu tenho que tirar as mamada da madrugada? Eu tentei essa noite, mas ele chorou muito, o que faço?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Afrânia,

      Cada pediatra tem uma recomendação diferente sobre o assunto. O da minha filha, por exemplo, nunca disse nada, e olha que ela tomou leite durante a noite até quase um ano! Vá sentindo com o seu coração o que fazer, e vendo até onde vai o limite do seu filho. Cada bebê é de um jeito, você saberá quando ele estiver preparado. Beijos!

  39. Bruna Dantas disse:

    Ola, boa noite. Estou com uma bebe de quase oito meses em casa que nao aceita nenhuma formula artificial,nao chupa chupeta e que fez do peito a chupeta dela durante toda a noite. Ate tento desmamar durante a madrugada mas o cansaco sempre fala mais alto e acabo cedendo o peito, que ela pega e solta em menos de cinco minutos. Detalhe: nao tenho quem me ajude com ela durante a madrugada. Alguem me ajude por favor. Ela passa a noite tooooda acordando. Qdo se dá conta que o peito n esta na boca ja acorda procurando. Tentei nao dar mas ela chora, pega no sono e em menos de meia hr ta chorando denovo querendo o peito.

  40. Bruna disse:

    Olá Nívea, preciso de uma dica… rsrs
    Tenho um menino de 1 ano e 3 meses. Quando era novinho dormia a noite toda, a pediatra pediu para que acordasse ele para dar o peito. Assim eu fiz e ele não engordava, comecei a dar fórmula para ele com quase 2 meses junto com o peito, e assim ele passou a acordar para mamar de madrugada. A questão é eu e meu marido temos comércio e trabalhamos puxado o dia todo, chego em casa nossa atenção é toda e exclusiva dele… e quando ele dorme entre 20:30 e 21h estou só o “pó” e eu durmo junto. Às vezes sem jantar, sem arrumar a casa, rsrs. Ele come de tudo e super bem. Às vezes dorme sem mamar só que as 23h ele já reclama querendo o mamá. Aí, como estamos muito casados, ele acaba dormindo no meio e fazemos a mamadeira para ele… as 2:30 ele reclama e quer mamar… só que ele mama um pouquinho 120ml e dorme… ai as 5h ele quer mamar… aiiiiiii acabamos dando para ele dormir e nós tbm e tbm por dozinha meu marido diz que com o tempo ele vai deixar de mamar… Já tentei por 3 vezes tirar ele chora muuuito.. e não aceita agua ou chá de madrugada!!! Em agosto dia dos pais ele ficou 3 dias sem mamar de noite dormiu direto… eu achei que tinha conseguido e depois voltou 🙁 pensei em tirar uns dias de folga e tentar tirar o mama da madruga de qq jeito… ai descansaria durante o dia. Ele tbm se mexe muito dormindo… meu marido tem que acabar saindo da cama… Desculpe toda a história…

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Bruna,

      Imagino que não está sendo fácil, essas acordadas noturnas frequentes cansam MUITO!

      Acho que uma opção é, sim, você tentar tirar as mamadas noturnas nos dias de folga, sabendo que ele vai chorar por alguns dias. Ou esperar mais um pouquinho até que você consiga explicar para ele (com 2 anos eles já entendem), mesmo sabendo que ele vai chorar também.

      Boa sorte, estarei torcendo por vocês! Bjs!

  41. Debora disse:

    Olá. Infelizmente terei que iniciar o desmame do meu bebe de 9 meses, mesmo que ele e eu nao queremos, mas sera necessario, estou na duvida se começo tirando da noite ou do dia. Do dia na verdade ja diminui muitas mamadas e ele esta comendo melhor, mas ainda dou o peito 4 x durante o dia. Ainda acorda uma vez a noite, nao sei bem se pra mamar ou pra conforto.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Debora,

      Não há regra para o desmame – se você deve começar pelo dia ou pela noite. Veja como ele se adequa melhor à sua rotina e vá em frente! Sinta seu filho e vai dar tudo certo! Bjs!

  42. Marius disse:

    Olá estou desesperado, meu bebe de 15 dias simplesmente não fecha os olhos de madrugada. Ele quer mamar durante toda a madrugada. Quando ele cochila é tirarmos do peito não leva 5 minutos para ele voltar a chorar, e assim passamos todas as noites. Minha esposa já está ficando em um nível de estresse elevado. Não sei o que fazer. Me dê uma ajuda. Obrigado.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Marius,

      Esse comecinho é muito difícil mesmo, tenha paciência que as coisas melhoram.

      Já tentaram enrolar o bebê para ver se ele se acalma melhor, e consegue dormir por mais tempo sem acordar? É uma alternativa. Outra é fazer uso da chupeta, pelo menos por enquanto. Depois você vai tirando aos poucos.

      Abraço!

  43. anna karine disse:

    tenho uma bebe de 2 anos, quero tirar ela do peito, mas nao sei o que faço, pois ela acorda na madrugada para mamar e fica de meia em meia hora chorando atrás do peito. Só que o problema é que eu trabalho à noite 12 por 36, como faço para desmamar?

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail