O sono dos bebês aos 6 e 7 Meses de vida

Por 85 Comentários


Quando Catarina nasceu, muitas pessoas me garantiram que até os seis meses de vida ela dormiria a noite inteira. A expectativa era grande, porque eu estava muito cansada e tudo o que desejava era dormir oito horas de sono ininterruptas. A verdade é que eu fiquei esperando, esperando e isso de fato só ocorreu quase um ano mais tarde.

Conversando com as leitoras do blog, percebi que muitos bebês (muitos mesmo!) ainda acordam durante a noite aos seis meses, apesar de ouvirmos frequentemente que nessa idade o sono noturno estaria bem resolvido. Por isso pedi à nossa querida consultora de sono, Michele Melão, que nos contasse um pouco mais sobre sua experiência com o assunto. A seguir ela fala sobre os bebês de seis e sete meses e a relação que existe entre o despertar noturno e a alimentação. E sugere rotinas para os bebês que acordam durante a madrugada e aqueles que só despertarão no dia seguinte (lembrando que são apenas sugestões! Se você está satisfeita seguindo horários diferentes, não há problema algum nisso – o importante é que seu bebê esteja saudável e você feliz, não é mesmo?).

sono bebe

Imagem: Hammer51012/Creative Commons

Por Michele Melão

Se você for uma mãe de sorte, aos seis meses seu bebê dormirá a madrugada inteira. Porém é bastante comum nessa idade que ele ainda acorde de uma a duas vezes por noite para mamar. Esse acordar vai depender de alguns fatores: de como ele aceita os alimentos sólidos, da quantidade de leite ingerida durante o dia e também de como sua rotina foi estabelecida. Considerando que ele não esteja em surto de crescimento (que dura alguns dias e que pode modificar esse ritmo), seu bebê deve tirar de duas a três sonecas, obtendo assim pelo menos três horas de sono diurno e mais onze horas de sono noturno.

Obviamente os bebês não são iguais – uns precisam de mais alimento, outros de mais estímulo; alguns são mais irritados, outros mais preguiçosos. Mas uma coisa é certa para todos: uma rotina estruturada sempre ajuda bastante. Por isso, no post de hoje achei interessante apresentar alguns exemplos de como as atividades podem ocorrer ao longo do dia, para que você as adapte ao comportamento de seu bebê. Dessa forma, será mais fácil entender suas necessidades, e você terá uma boa ideia do que ele sente (se está na hora de comer, de dormir, de brincar).

Rotinas para bebês de seis meses precisam sempre de adaptação. Um exemplo: alguns bebês com essa idade não conseguem ficar mais de duas horas acordados e, portanto, precisam de mais tempo de sono diurno.  Para alguns pequeninos, a introdução dos sólidos é uma fase de grande adaptação (e por não os aceitarem com facilidade, precisarão de mais leite para suprir suas necessidades nutricionais).

A seguir eu apresento duas rotinas, a primeira para um bebê que não acorda à noite, e a segunda para um bebê que acorda uma ou duas vezes. Lembrando que as duas são comuns e normais, e que com tempo e hábitos saudáveis de sono, todos os bebês dormirão a noite toda.

Rotina 1: bebês que não acordam

6h30 – Acordar e mamar

8h30 – Primeira soneca do dia

Entre 9h30 e 10h00 – Acordar e mamar

12h00 – Almoço (papinha) – aqui muitos precisam mamar também

13h00 – Segunda soneca do dia

15h00 – Acordar e mamar

16h00 – Fruta ou suco

17h00 – Terceira soneca do dia

18h00 – Acordar e mamar ou jantar (papinha)

20h00 – Última mamada e ir para cama para o sono noturno

Rotina 2: bebês que acordam uma ou duas vezes por noite. Nesse caso, o ideal é que o bebê vá para a cama um pouco mais cedo para ficar descansado (geralmente bebês com esse temperamento fazem sonecas mais curtas durante o dia).

7h00 – Acordar e mamar

9h00 – Primeira soneca do dia

10h00 – Acordar e mamar

12h00 – Segunda soneca

13h00 – Acordar e mamar (ou papinha)

14h30 – Terceira soneca

16h00 – Mamar

17h00 – Quarta soneca

19h00 – Mamar e ir para a cama para o sono noturno, mais duas mamadas durante a noite.

Aos 7 meses

Nessa fase o mais comum é que o bebê durma a noite toda e faça duas sonecas durante o dia, um pouco mais longas. Alguns bebês, no entanto, ainda fazem a terceira soneca (curta, apenas para se recuperar, por volta das 17h). Vale observar o comportamento da criança e ficar bastante atenta aos sinais de sono.

O ideal para seu bebê de sete meses é que ele durma três horas durante o dia e faça de onze a doze horas de sono noturno. Geralmente a alimentação do bebê está mais consolidada do que aos seis meses – fica mais fácil estabelecer uma rotina e eliminar algumas mamadas. Nessa fase, muitas famílias já conseguem estabelecer o almoço e o jantar do filho, sem nenhuma perda dos valores nutricionais necessários para a idade da criança. Segue um exemplo de como a rotina aos sete meses pode acontecer:

– 7h00 – Acordar e mamar

– 8h15 – Fruta ou suco

– 9h00 – Primeira soneca

– 10h00 – Amamentação

– 12h00 – Almoço

– 13h00 – Segunda soneca

– 15h00 – Amamentação

– 18h00 – Jantar

– 19h00 – Bebê dormindo no berço

Se o bebê não se alimentar bem durante o dia, ele provavelmente acordará uma vez no meio da noite para ser alimentado. Por isso, uma alternativa é amamentá-lo antes de dormir. Alguns estudiosos de sono sugerem que, após o jantar, o bebê também seja amamentado – algumas crianças aceitam, outra não.

Uma dúvida comum nessa etapa é o momento de substituir totalmente o leite na hora do almoço e do jantar. Alguns fatores podem ser observados para ajudar as mães nessa fase:

– Seu bebê mostra interesse por aquilo que você come? Tem vontade de experimentar?

– Seu bebê consegue sentar corretamente?

– Faz o movimento de mastigar com a boca e não tem mais aquele reflexo de colocar a língua para fora?

– Tem total controle da cabeça?

Se sua resposta foi sim para essas perguntas, isso significa que seu bebê está pronto para receber os alimentos. Com dedicação e paciência, você conseguirá substituir mamadas pelo almoço e jantar.

Por fim, algumas palavrinhas sobre rotina. Muitas mães reclamam do conceito, pois ficariam “escravas do relógio”. Elas acreditam que as necessidades do bebê são simples e fáceis de atender: alimentar, colocar para dormir, brincar, dar carinho, cuidar da higiene. Na prática, o que observo é que um grande número de mães se sente perdida – e para elas o estabelecimento da rotina é de grande ajuda.  Dessa forma, a mãe e o resto da família conseguem se programar melhor e ter mais tempo “livre”, já que existe um padrão previsível de atividades e horários. Isso também dá segurança ao bebê, que saberá o que vai acontecer ao longo do dia e ficará mais confiante.

michele melão selo




Arquivado em: Cuidados diáriosSono do bebê Tags:

Comentários (85)

Trackback URL

Sites que possuem links para este Post

  1. Mil dicas de mãe - por Nívea Salgado : Mil dicas de mãe | 4 de maio de 2015
  1. Camila disse:

    Ola, coincidentemente ou não meu filho iniciou o 7° mês neste sábado e venho sofrendo muito com relação ao sono dele. Gostaria de informações sobre o que pode estar acontecendo… Hoje completa a 4° noite em que ele acorda de 1h em 1h, e acorda em prantos, chora demais sem nem ao menos abrir os olhos, ao pegar ele no colo, ele para, quando o coloco no berço e ele sente, volta a chorar.
    Algumas situações: Ele vai pra escolinha desde os 4 meses e só fico com ele depois das 17h, saio de casa muito cedo e ele ainda está dormindo.
    Os dentinhos dele estão nascendo… será que algum destes fatores podem estar contribuindo para a choradeira dele?? O que faço pra que ele durma bem e eu tbm?
    Obrigada, bjs

    • erica disse:

      Oi Camila,

      Entao os dentinhos quando estao nascendo podem prejudicar bastante o sono do bebe, especialmente os primeiros. Eu procurei dar camomila homeopatica (ajudou muito) e paracetamol, quando ele realmente estava bem desconfortavel. Existe tambem a ansiedade e medo de separacao que pode chegar no 8/9 mes mas as vezes mais cedo. De um melhoral infantil a ele e veja se ele dorme melhor. Ele nao chora no colo porque tem o conforto da mamaes e isso eh normal. bjs

    • Paula disse:

      Vai chorar mesmo, quer dormir com voce, essa transição é difícil, más vc não deve pega-lo toda vez que chora, fique ao lado, confortando, más não pegue toda vez. Insista, ele se acostumará. Bjs

    • Michele disse:

      Oi Camila, tudo bem?
      Os bebês alteram mesmo os padrões de sono. Ele pode sim estar sentindo sua falta e os dentes também podem incomodar, mas talvez não seja só isso porque ele está acordando de 1 em 1 hora. Além destas alterações, as sonecas do dia dele estão do mesmo jeito que antes? Alimentação? Alguma mudança no berçário? Vale a pena pedir para a escolinha fazer uma agenda completa de tudo que está acontecendo com seu bebê para ter uma ideia melhor. Quanto a pegar no berço: isso pode sim criar um mau hábito de sono no seu bebê, mas entendo que muitas vezes não tem outro jeito de arrumar. O melhor mesmo é achar a causa e trabalhar nas soluções.
      Me procure se precisar de ajuda.
      Um beijo
      Michele

  2. Thais Afonso disse:

    A minha tem 13 meses e acorda umas seis vezes por now. Nem seu o que faco.. Vou desmamar

    • Michele disse:

      Thais, bom dia.
      Certamente com 13 meses sua bebê não acorda com fome (desde que coma bem durante o dia). Ela deve mamar apenas para se acalmar e todo este leite pode inclusive prejudicar o sono.
      Tente outras maneiras dela se acalmar sozinha e lembre que pode acontecer choro – protesto e você precisará de paciência por alguns dias. Qualquer hora escrevo por aqui sobre o sono dos bebês com um ano.

      Um beijo
      Michele

  3. Com treze meses já dá para desmamar tranquilo, até porque ela tá usando o peito de chupeta e não para se alimentar, bjs

  4. erica disse:

    A Paula falou corretamente voce talvez tenha que deixar seu filho chorar um pouco para ele aprender que nao precisa de voce todos os segundos do dia e pode dormir sem ajudo, eh duro eu sei mas as vezes eh uma mal necessario.

  5. Alana Dayse disse:

    Oi, boa tarde!
    Minha filha tem 5 meses e tem o sono muito curto e agitado, quer dizer, se tirar-la do colo rsrs. Ela até os 3 meses teve muuuita cólica e por isso, eu marinheira de primeira viagem e sem ninguém pra ficar comigo, fiquei muito tempo com ela no colo inclusive qd dormia. Ela chora muito e só dormia com a barriguinha na minha ou no pai…logo se “acostumou” com o quentinho do corpo da gente pra dormir.
    Mas já faz algum tempo, acho que 2 meses, que venho tentando tirar-la do colo…ja tentei tudo, cama, berço, carrinho, bb conforto…uma peça de roupa com meu cheiro, musica de ninar, banho morno e por ai vai. E nada da certo, ela passa somente 10 ou 20 minutos no local e acorda, as vezes chorando e outras vezes como se tivesse dormido 3 hs rsrsrsrsr
    Faço ela dormir e depois de uns 20 minutos (tempo pra ela entrar em sono profundo) a coloco no berço e nada.
    Então nossa rotina é assm: ela dorme na cama comigo (pra eu n virar zumbi rsrs), dorme sempre umas 21h e só sai do quarto mesmo 10h entre essas horas tem várias (02h -05h – 07h-09h) mamadas. Quando ela acorda as 10h dou um banho eas 12h mama e dorme (uns 40min), as 15h tem outra soneca e perto das 18 outra. Então as 19:30 toma outro banho e só dorme agora perto das 21h.
    Obs: todas essas sonecas ela dorme a maior parte no colo, pq tentamos colocar no berço e ela acorda ai fazemos dormir de novo, ai colocamos no berço e acorda de novo…e resultado é que só a noite mesmo descanso pq ela dorme na cama comigo (e se eu sair de perto ela acorda, sorte q só trabalho de 13 as 18h)

  6. meu filho acorda três vezes por noite..

    • Michele disse:

      Marileuza, bom dia!
      Todas as crianças acordam (e os adultos também!). Seu bebê acorda e dorme novamente? Ele é alimentado? Investigue o que está acontecendo.
      Um bebê de 6-7 meses pode (e deve) dormir a noite toda, desde que não haja recomendação do pediatra para que ele seja alimentado.
      Um abraço!
      Michele

  7. Tâmara disse:

    Minha filha de 7 meses acorda umas 4 vezes por noite. Ela já come fruta e almoça e janta papinha. Ja tentei de tudo para ela dormir melhor… as seis da tarde ela ja está caindo de sono e vai para o berço, e umas seis da manhã já esta acordada, já tentei coloca-la para dormir mais tarde, mas ela fica insuportável. As sonecas diurnas são inconstantes..tem dia q ela dorme só 30 minutos, tem dia que dorme 2 horas… Eu já tentei criar uma rotina pro sono diurno mas não funcionou, parece q ela só dorme se ficar pro perto ouvindo o movimento da casa. Já tentei de tudo para ela dormir a noite toda, mas nada funcionou.

    • Michele disse:

      Tâmara,
      Certamente sua bebê sente sono tão cedo e também acorda diversas vezes durante a madrugada por causa destas sonecas tão curtas.
      Ela mama toda vez que acorda?
      Observe também como você faz para ela dormir a noite. Ela dorme sozinha ou embalada / mamando? Para muitos bebês isso não faz diferença, mas para outros faz bastante. Eles precisam voltar ao que estavam fazendo quando adormeceram para conseguirem voltar ao sono.
      Se precisar de ajuda, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br
      Um abraço

  8. Natália disse:

    Ola, meu bebe tem seis meses, ele sempre dormiu bem a noite, porem ate ele pegar no sono ele grita e chora muito, como se ele lutasse contra o sono, e agora com seis meses e começou a acordar a noite pra mamar, isso é normal, tenho como melhorar essa rotina?

    • Michele disse:

      Olá Natalia,
      Tente colocar seu bebê para dormir um pouco mais cedo para ver se melhora esta luta contra o sono. Bebês muito cansados fazem isso mesmo, ficam irritados e a hora de dormir é bastante importante nestes casos.
      Sobre acordar de madrugada: é comum os bebês mudarem os hábitos de sono aos 6 meses. Ele aumentou também as mamadas durante o dia? Pode ser um pico de crescimento onde os bebês sentem mais fome, mas se for isso, vai passar com o tempo.
      Um abraço,
      Michele

  9. Danielle disse:

    Olá. Minha filha frequenta creche e segue certa rotina com a alimentação. Gostaria de alguma sugestão de como adequar as rotinas propostas de modo que ela durma melhor durante a noite. 7:00 leite / 8:45 fruta / 10:45 almoço / 12:30 leite / 14:30 fruta / 17:00 janta / em casa 20:00 leite e após o banho (21:30) leite. Ela nunca chegou a dormir muito durante a noite. O máximo que ocorreu foi um dia, das 22:00 às 5:00. Alguma sugestão? Agradeço imensamente.

  10. francielly disse:

    Meu bebe tem 6 meses e dorme 6 horas corridas e geralmente acorda 1 vez durante a noite, se eu ter mama LM em 5 minutos após mama volta a dormir e dorme mais 2hs.
    Acredito que ele não acorde por fome, pois tem dia que dorme 8hs seguidas e tem dia que acorda 1 vez. Isso é normal?

    Realmente é valido tentar nao tirar ele do berço, pois ja fiquei mais de 1 hora tentando fazer dormir sem dar mama e sou vencida pelo cansaço e pelo choro inteso, tenho medo de esta fazendo ele chorar esse tanto e não funcionar,pois após mama ele dorme em seguida.

    Voltei a trabalhar e preciso que ele durma pelo menos 8 horas seguidas.

    Aguardo ansiosa pela sua ajuda.

  11. Marcia Lopes disse:

    meu BB tem cinco meses,e aos quatro parou de mamar,deste então dormi a noite toda só acorda as seis,seis e trinta da manhã!

  12. Patrícia disse:

    Olá Michele!Tenho um bebé de 5 meses que, felizmente e quase sempre, dorme a noite inteira (cerca de 10 horas). Normalmente deito-o por volta das 22h e acorda por volta das 8h para tomar o primeiro leitinho do dia.
    Durante as noites sou uma sortuda porque o meu bebé me permite um descanso reparador. O problema é durante o dia. Faz 2 a 3 soninhos muito curtos. Cerca de meia hora cada um. Uma vez ou outra lá dorme 1h ou uma hora e alguns minutos. À noite noto-o muito irritadiço e cansado e às vezes abrevio a hora do último leite para o deitar um pouco mais cedo.
    Um dos truques que utilizo quando ele não faz um dos sonos de jeito é mal ele acorde ir ao quarto e ajudá-lo a adormecer de novo. Quando isso resulta, o sono que dorme a seguir é grande.
    Acha que me devo preocupar com os sonos diurnos curtos? Tem alguma sugestão para que eu possa ajuda-lo a dormir durante mais tempo. Isto da internet faz-nos chegar muita informação. Leio que com esta idade o meu bebé deveria dormir cerca de 15 horas. Ele n o faz, talvez umas 12 a 13 (no máximo).
    Desde já muito obrigada pela sua atenção e disponibilidade.

    Patrícia

    • Michele disse:

      Patricia, tudo bem?
      Esta sua técnica de ajudar o bebê a esticar um pouco mais o sono nestes despertares é muito boa. Geralmente quando a mãe tem disponibilidade para fazer isso por vários dias, o bebê acaba melhorando bastante o sono naturalmente. Sobre o tempo de sono, isso é uma média e não são todos os bebês que tem a mesma necessidade. Observe seu bebê. Se ele estiver bem, com o desenvolvimento adequado, não tem motivos para se preocupar. Como ele fica irritado no fim do dia, adiante um pouco o horário do sono apenas para que ele não fique com dificuldades para se acalmar e continue dormindo a noite toda.
      Espero ter te ajudado.
      Um beijo
      Michele

  13. Albanira disse:

    Boa noite.
    Sou mae de gemeas de seis meses e preciso muito de algumas dicas.
    Eh muito dificil estabelecer uma rotina com as duas, pq geralmente quando terminam de comer ou mamar ja esta perto do horario de outra refeicao quando demoram.
    Devido a isso acabo esticando esse intervalo para poder passar pelo menos o tempo pra dar fome nelas.
    Vc nao tem uma rotina para gemeos? Rsrsrs
    Elas estao indo dormir por volta das 22:00 por conta do tempo perdido nas refeicoes.
    Eu acordo elas de 5:30 para dar mamar, depois dormem de novo e acordam de 08h para tomar banho e mamar, terminam por volta das 10h o mamar, entao acordo por volta das 11:30 para dar vitamina e ferro e mais ou menos 12h dou a papinha, terminam por volta das 12:30 e coloco pra dormir, acordo novamente umas 14:10 e dou o mamar, terminam por volta das 14:50, mais ou menos 15:50 dou a frutinha e terminam mais ou menos umas 16:20, vao dormir e aordam umas 18:10 para mamar e terminam por volta das 18:40, vao dormir mais ou menos 19:10 e mamam de 21:40, terminam por volta das 22:10 e vao dormir… Uffaaaaa…
    Vc teria alguma dica ou outra rotina para me ensinar? Outra duvida eh o banho, dou o banho umas 08:30 mais ou menos, esta certo esse horario? Desde ja agradeco.

  14. Michele disse:

    Oi Albanira, tudo bem?
    Nossa, que rotina esta sua! Eu deixaria o banho para dividir o dia da noite. É uma boa maneira de mostrar para as bebês que o fim do dia chegou e que a partir daí, o ritmo deve diminuir até chegar ao sono.
    Além disso, 3 sonecas são ideais para bebês de 6 meses e esta soneca 19h10 pode prejudicar o sono noturno delas. 22h10 é um horário um pouco tarde para a idade, então tiraria esta soneca 19h10 e levaria o horário da cama para 20h30 / 21h00 no máximo.
    Estas são dicas rápidas, que dou pelo que você escreveu. Se quiser saber mais sobre meu trabalho, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br
    Um beijo
    Michele

  15. Flávia disse:

    Ola
    Bom tem sido muito cansativo pois meu bebe tem 6 meses e desde que nasceu ele acordar de hora em hora e ate hoje é assim, Não sei o que fazer, ouço mães falando que os bebes delas dorme bem a noite acorda 1 a 2 vezes na noite eu fico desesperada com meu que acorda essa quantidade.

  16. Silvana disse:

    Tenho um bebe d 7 meses e ele acorda dw hora em hora, esta usando meu peito de chupeta, ele sempre dorme no meu peito, mesmo de dia.
    E esta difícil mudar isso porque moro em apt nao posso deixar ele ficar chorando.
    E tb tem minha filha de 6 anos que cada vez que deixamos o bebe ficar chorando por um tempo longo, ela tb começa a chorar de do dele rsrs.
    Esta muito difícil.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Silvana,

      Imagino que não esteja sendo uma fase fácil, mesmo! Mas, como você já é mãe de segunda viagem, sabe que uma hora tudo acaba melhorando!

      Muita força e um grande beijo para você,

      Nívea

  17. Itamires disse:

    Olá! Sou mãe de gêmeas que apesar de idênticas fisicamente tem hábitos alimentares e de sono completamente difentes. Isso está me deixando exausta, por que durante a noite uma sempre acorda 1 ou 2 horas antes da outra, eu cuidava e dava o leite a ela e assim que dormia a outra acordava, daí passei a acordar a outra também, só que tenho medo de ta fazendo errado. Me ajudem!
    Desde já agradeço!

    • Michele disse:

      Oi Itamires,
      Talvez uma rotina estruturada para as suas duas filhas possa ajudar, com um intervalo de 15 minutos para as atividades de cada uma.
      O ritual do sono também pode ser feito com as duas juntas, no chão ou na cama e pode ser um pouco mais curto de acordo com as necessidades delas.
      Se você estiver interessada em uma consultoria personalizada, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br

      Um beijo

  18. Dayana Feitosa disse:

    Ola. Meu filho tem 5 meses e sempre dormiu bem. Porem a 3 semanas o sono dele piorou muito. Tem noites que vai dormir as 03h …
    Não sei mais o que fazer pois antes ele durmia as sonecas da tarde e agora no maximo 30 minutos. Ele esta agitado a cabeça dele fica quente. Estou preocupada.

  19. rhayane disse:

    Oii, meu bebê largou a chupeta com 7 meses e agora com 10 meses ele não dorme bem, acorda mais de cinco vezes a noite e não eh fome pq eu pego ele dorme, Não sei mais o que fazer! Ele dorme as 23:00 e acorda inúmeras vezes chorando desesperadamente… ai as 5:00 mama peito, as 7 acorda e mama mais, as nove acorda de vez, E tira um cochilo as 11 ou 12:00, durante uma hora, ai as 15:30 de novo mais uma ou duas horas de cochilo, E as 18 mais meia hora, E as 20 mais uma hora. Eu tento deixa lo acordado, mas ele chora muito ai tenho que fazer cochilar. Me ajudeeeee

  20. Bom dia Rhayane,
    Minha sugestão é que você tenha uma rotina mais de acordo com a idade do seu bebê. Ele faz sonecas muito picadas durante o dia e dorme muito tarde também. Tente adequar o dia dele para 2 sonecas (perto das 10h e 15h) e que o horário de ir para a cama seja entre 19h30 e 21h00 – no máximo.
    Assim seu bebê ficará mais seguro e pode ter noites melhores de sono.
    Um beijo
    Michele

  21. Sandra Carvalho disse:

    Boa tarde!
    Tenho uma bebe que em 10 dias fará 6 meses e estou inserindo uma mamada de LA a noite que aos poucos está pegando. O resto do dia é leito materno de 3/3h.
    Este é o quarto dia que dou a última mamada as 23h e dou a próxima apenas as 5h pois li que a criança já deve dormir a noite todo. O problema é que ela esta chorando muito. Falaram que com os dias iria melhorar mais ainda não vi melhora…
    Estou pegando ela no colo. Estou fazendo errado??
    Ela não pega nenhuma chupeta e está com peso adequado.
    Muito obrigada!

  22. Eliane disse:

    Ola.. Tenho um bebe de 7 meses que esta dormindo muito durante o dia.. Isso esta me preocupando, ele é gêmeo, nao tem dentes e é prematuro

    • Michele disse:

      Oi Eliane, como vai?
      Faça as contas dessa forma: se ele tivesse nascido perto das 40 semanas, quantos meses ele teria agora? Se por exemplo for 5 meses, até 4 horas de sono por dia não seria um problema. Se for 6 meses, o mais comum é que as sonecas somem até 3h45minutos.
      Veja também com a pediatra como está o desenvolvimento dele, se é dentro do esperado. Dormir é excelente para o desenvolvimento do bebê, o hormônio do crescimento é liberado durante o sono profundo mas apenas o médico poderá te garantir que seu bebê não dorme mais do que deveria.
      Um beijo
      Michele

  23. joice disse:

    Olá. preciso muito de ajuda. me bebê tem 8 meses e durante dia só dorme se for no colo. Se coloco no berço, carrinho , qualquer lugar acorda. Estou muita cansada, não consigo fazer nda . e ele está muito pesado
    já estou com 42 kg. Me ajudem.

    • Michele disse:

      Oi Joice,
      Você já tentou deitar com o seu bebê na sua cama ou mesmo colocar um colchão no chão? Tente usar um ruído durante as sonecas para abafar os sons externos e cuide bastante do ambiente de sono – escuro com temperatura adequada.
      Outra alternativa é deixar que seu bebê faça a soneca no berço e só ir para o colo quando ele despertar (mesmo que a soneca for muito curta).
      Um abraço,
      Michele

  24. TAISA disse:

    Olá! Gostaria de uma ajuda. Minha bebezinha tem 6 meses de vida. desde que nasceu não dorme a noite inteira. Até os 4 meses acordava 1 a 2 vezes por noite, depois disso, acorda até 5 vezes a noite. As 9:00 Toma banho, ofereço a mamadeira que as vezes não toma tudo com intenção do peito. Depois vamos pro quarto e ela mama um pouco até dormi, dai levo ela para colocar no berço. Antes da meia noite ja acorda chorando e levo para o peito e dorme. E depois dai começa a acordar direto que acabo cansando na terceira levantada e coloco direto na cama, mas ainda continua acordando e dou o peito ali mesmo e nisso vai até amanhecer quando estou morta pra ir trabalhar. O que devemos fazer?

  25. Michele disse:

    Oi Taisa,
    Sua bebê deve acordar por hábito. Ela precisa mamar para voltar a dormir. Com 6 meses nós já podemos fazer uma educação de sono para ela. Me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e te mando detalhes do trabalho.
    Um beijo
    Michele

  26. thiago disse:

    Também preciso de ajuda.Minha BB tem 5 meses, dorme na cama (desde a segunda semana de vida),acorda em média 5 vezes das 23 hs até as 07 hs e só volta a dormir depois q mama ou as vezes faz o peito de chupeta,minha esposa trabalha em horário ADM…estou de férias e neste mês cuido dela,o quê posso fazer para ajudar nesse processo? E como informação ,minha BB mama 7hs (dorme 2hs) acorda e come mingau às 9 ou 10hs (cochila 30 min),depois come papinha 13hs( mais um cochilo de 30 min),fruta as 15hs (mais 30 min de cochilo),depois entre ás 18 e 23hs ela só mama e nesse intervalo mais uma cochilada…o quê podemos fazer para melhorar e nossa BB dormir melhor?

    • Michele disse:

      Thiago,algo que você já pode fazer é tentar eliminar esta soneca depois das 18h, mesmo que você tenha que adiantar o horário de ir dormir. Faça uma agenda e veja quais são os horários que ela realmente mama de madrugada e nos outros horários, que ela apenas usa o peito de chupeta, você pode atender e trocar este mamar por outro conforto, como colo e carinho
      Em 3 dias você já deve sentir diferença no sono dela.
      Um abraço
      Michele

  27. Carla disse:

    Ola meninas meu bebê tem sete meses e minha preocupação e a contrário da de vcs. Meu bebê dorme muito e come pouco. Ele costuma jantar papinha de legumes as 18 horas e as 19 horas já dorme e vai acordar só no próximo dia as 7 horas. Ele não e gordo e tenho medo de ele estar passando fome.

    • Michele disse:

      Carla, bom dia!
      Com 7 meses seu bebê já pode sim dormir por 12 horas, mas como você está preocupada, o melhor seria acompanhar o desenvolvimento e o ganho de peso dele com o pediatra. Quanto ao sono, não vejo problema nenhum.
      Um beijo

  28. Tania disse:

    Olá… minha bebê tem 7 meses, e ela esta acordando de duas em duas horas durante a noite, mama de 3 a 7 minutos no máximo e pega no sono novamente, sempre acorda chorando, estava se adaptando bem ao alimento sólido, mas na ultima semana, nao esta aceitando mais, somente o peito, o que devo fazer?

    • Michele disse:

      Tania, bom dia!
      Sua bebê claramente está precisando do peito apenas para se acalmar, e não porque está com fome. O melhor seria substituir este hábito o quanto antes. Com a idade da sua filha, nós podemos fazer uma educação de sono e geralmente em 2 ou 3 semanas já conseguimos ver grandes melhoras no sono dela (com técnicas gentis, sempre evitando o choro).
      Se estiver interessada em saber como funciona o trabalho, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br
      Um beijo

  29. lucineia disse:

    meu bebê mama a noite toda, ate os 6 meses era uma vez só na madrugada, agora eh a cada 2 horas, ele come e mama bem de dia, mas a noite tem acordado bastante, no início da noite ele dorme sozinho no berço, mas dps, acorda chorando q qr mamar, estou cansada e pensando em complementar, alguma dica?

    • Michele disse:

      Oi Lucineia, tudo bem?
      Eu acredito que seu bebê acorde por hábito. Ele precisa mamar para relaxar e conseguir voltar a dormir, e não porque está com fome.
      Sugiro que você tente substituir estas mamadas por algum outro conforto (em pelo menos um dos despertares) para que seu bebê desenvolva a habilidade de auto conforto.
      Se você estiver interessada em uma consultoria personalizada, podemos aos poucos ensinar seu bebê a dormir sem precisar mamar, sempre atendendo as necessidades dele e evitando o choro.
      Um beijo
      Michele

  30. Gigliane disse:

    Oi Michelle. Então, meu bb vai fazer oito meses e não nasceu o dentinho dele .. Ele não mama mais no peito, porque teve um problema de saúde. E tive que tirá-lo do peito. Será que é por causa disso?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Gigliane,

      Provavelmente a demora do dentinho não tem relação com o peito. Espere mais um pouquinho, que é muito comum que alguns bebês levem mais tempo para apresentar o primeiro dente.

      Beijos!

  31. Isis Danielle disse:

    Bom dia, meu bebê completa hoje 6 meses, já dou papinha no almoço, por volta das 18 horas ele mama e até as 19 ele dorme, quando vai dando por volta de 21 e 22 horas eu pego ele dormindo e dou a mamadeira, ele continua dormindo e dorme até o outro dia, acorda umas duas ou três vezes a noite mas vou no berço coloco a chupeta na boca dele e ele continua a dormir. Quero saber se estou certa em dar a mamadeira mesmo com ele dormindo (observação: ele mama tudo).
    Desde já agradeço.

    • SUZAN disse:

      Olha, eu fazia isso com o meu bebe e percebia que o sono dele ficava agitado. Eu tirei essa última “mamada” e resolveu, pois ele deve ficar com a barriguinha muito cheia. Mas experimente reduzir a quantidade de leite na mamadeira que vc dá. Tira de 10 em 10 ml… Até ele não precisar mais desta última mamada…

    • Oi Isis, boa tarde!
      A mamada dos sonhos (como é chamada esta alimentação com o bebê dormindo neste horário) funciona muito bem sim para muitas pessoas! Se ele mama tudo, provavelmente está com fome e acordaria de qualquer forma para mamar no meio da noite. Muito bom que ele dorme até o dia seguinte!

      Um beijo

  32. SUZAN disse:

    Olá! Esse post me ajudou bastante, pois o meu bebe que havia completado 6 meses, iniciaria as frutinhas e papinhas e eu estava perdida em conciliar a amamentação e as sonecas! Mas aí tenho um probleminha, meu bebê tem tirado as sonecas dele no meu qurto e na minha cama por causa do ar condicionado (calor demais), mas a noite consego que ele durma no quarto dele e no berço, mas quero que ele volte a tirar as sonecas dele no quarto dele e no berço dele. Como faço? Me ajude, pois ele, essa semana caiu da minha cama! Me ajude por favor, ele faz um escândalo quando coloco ele no berço pra tirar as sonecas!

  33. Oi Suzan, tudo bem?
    Muitos bebês não gostam mesmo de fazer as sonecas no berço. Você poderia tentar trocar aos poucos. Espere ele dormir no seu quarto e tente colocá-lo no berço, até que este padrão mude e ele consiga fazer as sonecas direto no berço. A questão da segurança é muito importante e ele vai se mexer mais a cada dia, portanto o quanto antes você fizer isso, melhor e mais fácil será a adaptação.

    Um beijo

  34. Mariana disse:

    Olá! Entre algumas (várias) dúvidas que tenho sobre o sono de meu filho (com quase 6meses), tenho uma pergunta que não me sai da cabeça! A rotina do sono dele começa às 19h/19h30. Se ele cochilar antes, devo acordar ou deixo levar?
    Beijos!!

  35. Ludmilla disse:

    Bom dia Michele! Meu bebê passou algum tempo com uma rotina de sono noturno das 22h (após mamada) às 9 da manhã, despertando às 6h para mamar e voltando a dormir. Muitas vezes despertava também às 3 horas, mamava e voltava a dormir. Ele tirava várias sonecas durante o dia, geralmente após mamar e brincar. Uma semana antes de completar 6 meses, ele passou a despertar (muito!) após a mamada das 22h, e a ficar acordado até perto de meia noite. Com seis meses iniciei alimentação complementar e além de ir dormir perto de meia noite, as sonecas do dia reduziram muito (40 minutos no máximo). E, agora, na última semana, ele tem acordado várias vezes a noite, agitado, coisa que não acontecia…Não estou conseguindo entender o que está se passando, e fico preocupada também com o sono dele que está pouco…

    • Oi Ludmila, como vai?
      Aos 6 meses existe uma mudança grande no padrão de sono dos bebês e é uma fase ótima para ensinar seu filho a dormir e não ter problemas de sono. Sugiro que você coloque seu bebê para dormir perto das 20h00 e que o desperte 7h30 no máximo para acertar o relógio interno dele e arrumar as sonecas. É importante também dar a oportunidade do seu bebê dormir sozinho a partir de agora.
      Se você precisar de ajuda no processo, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria de sono.
      Um beijo
      Michele

  36. Oi Mariana, como vai?
    O melhor é que seu bebê não durma depois das 17h30, porém se ele cochilar, não deixe dormir mais do que 45 minutos (um ciclo de sono) porque se o sono for muito longo, você vai ter dificuldade em colocá-lo para dormir.
    A rotina do sono está no horário correto.
    Um beijo

  37. Nathalia disse:

    Olá meu bb tem 9 meses desde RN ele dorme na cama comigo. até os 7 meses se eu tirasse o peito dele de madrugada ele acordava hj melhorou um pouco ele acorda entre 2 a 4 vezes (rsrsrs)
    depende de quanto cansado foi dormir, mas se eu levantar para ir no banheiro ele acorda imediatamente as vezes nem da tempo de abrir a porta do quarto e ele já acorda coloquei o berço dele sem um lado da grade ao lado da cama pra ver se ele ia se acostumando mas ele rola até chegar à mim já coloquei meu marido pra dormir entre nós dois mais tbm não deu certo e até de dia é assim para que ele tire a menos meia hora de sono tenho que dar peito e ficar ao lado não sei mais o que fazer para que ele durma sem que eu esteja por perto

  38. OI Nathalia, como vai?
    O ideal mesmo seria seu bebê dormir no quartinho dele, e você poderia fazer esta transição aos poucos. Você poderia ir para o quartinho dele por uns dias (dormir com ele lá), depois tentar o berço e insistir muito, porque aparentemente é um hábito bem forte que ele tem.
    Se houver interesse em uma consultoria personalizada para fazer isso, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes do trabalho.
    Um beijo

  39. lola disse:

    Oi, meu bebe dorme o sono da tarde no carrinho, com uma música de ninar, desde os 4 meses. Só que agora começou a chorar demais e demora uns 30 minutos pra pegar no sono 🙁
    O que posso fazer?

  40. Olá Lola, como vai?
    Tente mudar o local da soneca do seu bebê. Será que não está muito calor e isso atrapalha o sono dele? O horário está adequado? A soneca da manhã é uma boa soneca ou ele chega muito cansado para dormir o sono da tarde? Estas são algumas observações que você pode fazer para ver se pode alterar algumas coisas e melhorar o sono do seu bebê.
    Um abraço
    Michele

  41. Miriane disse:

    Olá, minha filha tem 7 meses. Ela adormece sozinha, no quarto e berço dela. Porém, dorme umas 2 horas e acorda e chora. Vou ao quarto, acalmo-a no berço e ela volta a dormir, porém ela fica neste dorme acorda a noite toda! Só dorme de 4 a 5 horas ininterruptas se eu levar ela dormir em meu quarto. O que eu faço?

  42. Oi Miriane, como vai?
    Além de dormir sozinha, a forma como ela é atendida nestes despertares faz toda diferença. Se depois de algum tempo ela acaba indo para o seu quarto, enquanto isso acontecer, ela provavelmente vai continuar chamando por vocês. Minha sugestão é mudar a forma de atendimento. Espere um pouco, tente ver se ela volta a dormir sozinha e se outra pessoa puder atender no seu lugar por alguns dias também seria muito bom para quebrar estes despertares. Você pode começar fazendo isso em um dos despertares pelo menos, assim já poderia ter alterações neste sono dela.
    Um abraço,
    Michele

  43. Milena disse:

    Olá Michele.
    Tenho uma bebê de 6 meses que sempre dormiu muito bem a noite e durante o dia. Mas já tem uma semana que isso mudou. As sonecas se tornaram um pesadelo, pois são de 10 minutos, ela chegava a dormir 2 horas por soneca. Não sei o que fazer, será uma fase?, será que volta ao normal?

  44. Oi Milena, como vai?
    Muitos bebês transitam de 3 para 2 sonecas aos 6 meses. Será que isso não está acontecendo com seu bebê?
    Seria bom rever a rotina dele, verificar a alimentação, se não está com incômodo de dentes ou passando por um pico de desenvolvimento, porque isso pode prejudicar o sono dele.

    um beijo
    Michele

  45. kauane sujkowski disse:

    Boa noite, minha bebê tem 7 meses e há uns dois, quase 1 mês mudou a rotina de sono, acorda muitas vezes na noite. Muitas mesmo, de hora em hora ou menos, às vezes nem está de olho aberto e quando pego no colo dorme imediatamente, mas quando volto a colocar no berço ela acorda em instantes. Ela dorme no quarto dela desde que nasceu, eu e meu esposo trabalhamos, ela fica com meus avós. Tira de 2 a 3 cochilos no dia, tem hora para tudo, come sopinha, fruta, sucos no almoço, intercala com fórmula à tarde, come mingau ou uma pedaço de fruta e o jantar por volta de 16:30 as 17:00. Chego por volta das 18:40, ela já está com muito sono, seguramos até uma 20 hRS para curtimos ela um pouco. Damos banho, faço massagem e ela adormece mamando, por volta de 21h está no berço. E começa a despertar às 11.30h, às 00h. Não sabemos o que fazer. Ela já tem os dois dentes inferiores e a gengiva superior está bem inchada há quase 1 mês. Nos ajude! Obrigada.

    • Oi Kauane, como vai?
      Aparentemente a rotina dela está boa e esta é uma fase de transição de sonecas mesmo, então é normal que as vezes faça duas e as vezes 3 sonecas por dia.
      Pode ser que o fato de adormecer mamando esteja causando estes despertares, ou seja, ela associou que precisa mamar para voltar a dormir, e não consegue fazer isso sem ajuda no fim dos ciclos de sono.
      Seria bom trocar este ritual, deixando o amamentar como parte dele, mas não como última parte do processo.
      Um beijo
      Michele

  46. Priscila disse:

    Boa tarde Michele, sou fã de suas matérias, já me ajudaram muito até hoje. Atualmente meu bebê está passando por uma fase difícil, aos 4 meses ele dormia das 9 até às 7 sem acordar! Porém agora com 5 meses ele passou a acordar às 2, as 5 e a partir disso o sono fica picado até as 7:30 que é a hora em que dou a primeira mamadeira. A rotina dele é 7:30 acorda e mama, as 9:30 até às 10:30 primeira soneca, 10:30 eu iniciei a fruta, 12:15/12:30 ofereço a mamadeira, 13:00 até às 15:00 segunda soneca, 15:30 outra fruta, 17:00 terceira soneca (meia hora apenas e ele já acorda) aí a última mamada é as 20:00 porque depois vem o banho e dorme no berço as 21:00! Nesses despertares dele, se eu coloco a chupeta ele logo volta a dormir, mas parece que o sono anda muito leve, aí se a chupeta cai ele logo chora! Estou muito cansada! Já não sei mais oq fazer!

    • Oi Priscila, como vai? Fico feliz que os posts te ajudem de alguma forma.
      A rotina dele está boa mas muitos bebês tem essa mudança de hábito no sono nessa fase e melhoram bastante quando a alimentação sólida começa. Pode ser o caso dele e como gasta bastante energia, pode ser que apenas o leite e frutas não sejam suficientes para ele manter o sono por várias horas como ele fazia antes.
      Sugiro esperar até a alimentação e se não melhorar você pode fazer uma educação de sono para ele. Se estiver interessada em um acompanhamento, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria.
      Um beijo

  47. Rubiana disse:

    Bom dia! Minha bebê fará oito meses na próxima semana e ate 5 meses dormia noite toda, agora acorda de hora em hora querendo mamar, não consigo só acalmá-la e colocá-la no berço ela quer sempre mamar (peito) e as 04:00 da manhã pra voltar a dormir tem que ser mamadeira, senão chora desesperadamente. Ela come super bem, já janta e toma uma mamadeira antes de dormir. Não sei mais o que faço ela acorda de 04 a 6 vezes durante a noite.

  48. lena disse:

    Ola,gostaria de uma ajudinha…meu bebe tem 7 meses e so da umas sonequinhas de dia e so as vezes dorme mais horas e a noite se meche demais e se nao for embalado acorda,nao consigo dormir direito por isso e ate coloco ele pra dormir tarde da noite pra ver se ele dorme por mais tempo,mas e em vao.o q faco?

    • Oi Iena, como vai?
      Com 7 meses os bebês geralmente fazem 2 ou 3 sonecas durante o dia. Pode ser que ele pique este sono diurno porque faz várias sonecas, e não uma rotina fixada. Seria bom ter horários para dormir, se alimentar e não adianta mesmo colocar pra dormir mais tarde. O melhor é ter um horário adequado para seu bebê dormir e seguir um ritual de sono e uma rotina no dia.
      O sono dos bebês é agitado mesmo, tente não interferir muito quando ele ficar se mexendo.

      Um abraço
      Michele

  49. caroline disse:

    oi, Michele, meu bebê tem 7meses, ele dorme muito pouco, nao sei se meu leite do peito não tá sustentando ele, mas ele come comidinha, frutas, suco. Durante o dia ele dorme muito pouco e estou exalta rss. E durante a noite ele acorda um duas vezes pra mamar e está acordando 6horas da manhã todos os dias. Me ajuda.

    • Michele disse:

      Oi Caroline, como vai?
      Se seu filho come pouco durante o dia é normal que ainda acorde 2x para mamar. O gasto energético dele já é grande nesta idade (geralmente não param um minuto) e ele precisa se alimentar adequadamente.
      Tente reforçar esta alimentação durante o dia, lembre que o sua produção de leite pode até diminuir, mas se ele mama bem, você deve produzir o suficiente para ele, porque tem a demanda, então o corpo da mãe continua produzindo.
      Talvez com um reforço durante o dia você consiga espaçar esta mamada para 1x apenas, até que ele durma a noite toda.
      Um beijo
      Michele

  50. Patricia Ransolin disse:

    Olá meninas! Meu bebê esta com cinco meses e meio e tem acordado de 4 a 5 vezes a noite, ele vai pra cama entre nove e nove e meia, geralmente o primeiro soninho ele faz bem dorme umas 4 horas seguidas mas depois q acorda a primeira vez, dai ele acorda a cada uma hora, uma hora e meia. Eu já tentei de tudo, ele esta com os dentinhos nascendo não sei se pode ser isso. O fato é que essas vezes que ele acorda, as vezes ele dorme novamente dando a chupeta as vezes só dando a mamadeira.

    • Michele disse:

      Oi Patricia, como vai?
      Com esta idade é considerado normal que o bebê acorde 1 ou 2x de madrugada para mamar, então com este intervalo de 4 horas dormindo, o primeiro despertar pode ser fome. Os outros, se forem de hora em hora, certamente é por hábito. Veja como você o coloca para dormir, quais são as associações de sono e se ele não está muito cansado no fim do dia (aí é necessário colocar para dormir mais cedo).
      É importante também a forma como você o atende nos despertares. Se ele for atendido sempre com mamadeira, pode criar esta associação. Especialmente depois de 4h da manhã o sono é muito leve e fica difícil voltar a dormir se a criança não tem bons hábitos de sono.
      Se precisar de ajuda no processo, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria.
      Um beijo
      Michele

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail