Que tal já começar a se organizar para a volta às aulas 2023? Enquanto fevereiro não chega, é bom ir se organizando para esse novo momento que se aproxima.

E nós preparamos dicas incríveis para esse retorno, afinal são muitas dúvidas. Como voltar à rotina de forma leve e descomplicada? Como apoiar nossos filhos na adaptação escolar? E como garantir um retorno tranquilo e seguro para a escola?

Como esse momento também traz muitas dúvidas para pais, mães e pessoas responsáveis, nós preparamos dicas incríveis!

Confira no artigo abaixo como se planejar para a rotina das crianças na escola. Boa leitura!

Publicidade
Volta às aulas 2023

Garotinha loira sorridente, apoiada em vários livros coloridos em cima da mesa, na sala de aula. Crédito da foto: Freepik

Como se organizar para a volta às aulas 2023?

Sabemos que as férias são um dos momentos mais aguardados pelas nossas crianças. E não é à toa, não é mesmo? Afinal, é nas férias que elas podem descansar, brincar bastante e se divertir.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Mas, como nem tudo dura para sempre, as férias um dia acabam e é hora de voltar para a escola!

Esse retorno pode ser um tanto quanto complicado, mas com as dicas que preparamos para vocês vai ficar muito mais fácil e prazeroso.

Assim, é possível manter um bom planejamento e organização para mais um ano letivo que se inicia, para que essa transição seja mais tranquila e leve!

1) Veja se os uniformes do seu filho estão servindo

A nossa primeira dica para esse retorno é conferir se os uniformes das crianças ainda servem. Pois é possível que eles tenham crescido e os uniformes estejam pequenos e não sirvam mais para o ano seguinte.

Publicidade

As crianças crescem bastante e de forma rápida, principalmente as com mais e três anos e idade, que crescem aproximadamente de cinco a sete centímetros por ano.

Logo, existem boas chances de que os uniformes do ano passado já não sirvam mais. Por isso, antes das aulas começarem, veja se essa renovação é necessária.

Existem lugares e escolas que comprar uniformes usados, ou você pode até fazer uma troca com outros pais, familiares que estudem na mesma escola, etc.

Volta às aulas 2023

Garotinha de cabelo castanho, dormindo perto de um livro aberto. Crédito da foto: Freepik

2) Vá acostumando a criança a dormir mais cedo

Não espera as aulas começaram para que seu filho tenha que se readaptar ao horário novamente.

Portanto, já vá acostumando os pequenos a dormirem e acordarem cedo, no horário habitual da escola, mas esse ajuste não precisa ser feito de uma única vez.

Publicidade

Nossa dica é adiantar a hora de dormir e a hora de despertar em 15 minutos, progressivamente, assim a criança não irá sentir um grande diferença no início das aulas, e também não será de uma vez.

Portanto, alguns dias antes do primeiro dia de aula, faça esse reajuste e veja a diferença no sono e no rendimento do seu filho, que irá começar o ano descansado!

Afinal, nós sabemos que não é fácil ir para a escola com sono após meses de férias em casa, não é?

3) Compre com antecedência o material escolar da criança

Em terceiro lugar, nossa dica é que os pais comprem o material escolar da criança antes das aulas começarem – e de preferência, com certa antecedência.

Portanto, para evitar aquele grande movimento que costumar lotar as papelarias e lojas nas férias, compre o quanto antes o material. De preferência, assim que estiver com a lista de material em mãos.

Esse momento é ótimo pelas crianças, que costumam adorar e ficar super ansiosas para irem à papelaria, pois podem escolher algumas canetas coloridas, a capa do caderno, etc. E isso dá um animo e empolgação maior aos pequenos, que se sentem animados e estimulados para irem às aulas.

Ou seja, esse momento de compras pode melhorar a autoestima dela, criar um senso de responsabilidade, criatividade, etc. E de quebra, ainda é uma boa oportunidades para os pais ensinarem sobre educação financeira com elas (veja na dica abaixo).

Portanto, não perca tempo e já vá à papelaria com seu filho!

Diversos itens de papelaria, utilizados na escola, como calculadora, régua, esquadro, canetas, lápis, cadernos, etc.

Volta às aulas 2023: 12 dicas para se organizar

4) Observe quais são os itens que ele realmente precisa comprar

Continuando, uma boa dica para economizar é verificar se alguns dos materiais do ano passado podem ser reaproveitados.

Afinal de contas, existem muitos objetos como lápis e canetas que ainda estão bons para serem usados nesse novo ano. E veja o que realmente precisa ser comprado novamente, como cadernos, borrachas, etc.

Aos poucos, é importante ensinar a criança a refletir se ela realmente precisa daquilo ou se já possui os mesmos produtos em casa.

Além disso, é possível ensinar que personalizar o material é muito mais legal e diferente do que comprar algo caro e que já vem pronto!

Por fim, lembre-se de que os pequenos e pequenas contam com o exemplo dos mais velhos. Portanto, se você mesmo tem o costume de comprar muitas coisas, vale avaliar esse hábito e começar a experimentar o consumo consciente.

Além de fazer bem para o meio ambiente, é ótimo para a economia e também para dar um bom exemplo para as crianças!

5) Etiquete tudo

Para não correr o risco de perder ou confundir o material do seu filho com o de outros alunos, compre etiquetas e etiquete tudo.

Você pode comprar adesivos em branco ou ilustrados, que vendem em papelarias e escrever à mão o nome e ano  criança. Ou então, você pode imprimir adesivos já com o nome dele.

Etiquete as canetas, lápis, borrachas, pastas e cadernos. E se preferir, os uniformes põem ser bordados com o nome e sala da criança.

Dessa forma, você evita perdas e gastos desnecessários com novos materiais!

Principalmente se ele for pequeno, é muito comum perder ou emprestar materiais, trocar, etc.

6) Veja quanto tempo a criança precisa para se arrumar

Acordar mais cedo do que o necessário pode deixar a criança com mais sono ainda, assim como perder a hora causa um estresse desnecessário.

Por isso, que tal fazer um teste de manhã para saber quanto tempo leva para o seu filho se arrumar? Coloque o cronômetro em uma manhã para calcular quanto tempo é necessário para que ele se arrume com calma.

A partir daí, coloque o alarme no horário certo, nem mais e nem menos, para conseguir definir uma boa hora de dormir e, na manhã seguinte, se arrumar tranquilamente.

Assim, você garante uma boa noite de sono sem medo de perder a hora.

Em primeiro plano, uma maçã, uma garrafa de água e um pote transparente com um lanche dentro. Ao fundo, a mãe arruma a filha para ir na escola. Crédito da foto: Freepik

Volta às aulas 2023: esse momento pode ser divertido

7) Escolha lanches saudáveis

Seja em casa ou na escola, é muito importante que os pais mantenham os cuidados com a saúde e alimentação da criança.

Além de estarem em constante desenvolvimento, na volta às aulas as crianças entram em contato com muitos outros pequenos e pequenas, o que pode deixá-las expostas a doenças, por exemplo.

Por isso, invista em alimentos saudáveis para aumentar a imunidade do seu filho. Alguns alimentos são extremamente nutritivos e contribuem ativamente para isso.

Alguns exemplos são: frutas (como Banana, morango, maçã, laranja e mamão); iogurtes e leites fermentados (como Yakult); amêndoas, castanhas, aveia e sementes; vegetais (como as mini carrots, ou mini cenourinhas), etc.  

Além disso, nossa dica é diversificar na alimentação dos pequenos, trazendo comidas bem coloridas e saborosas. Isso chama a atenção dos pequenos e também ajuda a variar os nutrientes.

Tente enviar um exemplar de cada, como: uma fruta, um bolinho caseiro e iogurte ou sucos naturais, por exemplo. Busque evitar sucos industrializados e outras bebidas pouco recomendadas, como refrigerantes. 

Portanto, dar uma atenção especial para a lancheira da criançada é bastante importante.

8) Mostre para a criança onde ficarão os lanches

Depois de escolher os alimento, organize eles e mostre para seus filhos onde irão ficar.

Para crianças menores, você pode mostrar onde ficarão os lanches, de preferência em lancheiras com divisórias. Mostre as comidas, que devem ficar em potinhos de acrílico transparente para que elas consigam visualizar facilmente a comida, e bebidas em garrafinhas na geladeira.

Para os maiores, dê instruções de como preparar o próprio lanche e supervisione o processo.

9) Hora de preparar a mochila e o estojo

Já com os materiais em mãos e bem etiquetados, é hora de preparar a mochila e estojo do seu filho! E que tal convidar o seu filho para participar desse momento tão gostoso? Faça disso uma brincadeira!

Juntos, coloquem as canetinhas, lápis de cor, lápis grafite, etc. no estojo e depois na mochila, juntamente com cadernos e outros materiais.

Ah, e vocês também podem criar atividades para customizar os livros e cadernos, por exemplo. Juntos, você podem criar uma capa bonita com cola colorida, glitter, canetas, recortes e colagens. 

Aliás, as crianças adoram passar esses momentos com os adultos, não é? E, de quebra, ainda terão um material personalizado para levar para a escola!

Ainda, peça para que elas escolham um acessório especial, para levar no dia do retorno à escola: pode ser um laço diferente no cabelo, uma brinquedo, um tênis ou o que o pequeno ou pequena quiser!

Assim, o seu filho vai se sentir mais animado e vai estar pronto para as atividades de volta às aulas 2023 com os materiais em ordem.

Volta às aulas 2023

Mãe de mãos dadas com duas meninas, indo para a escola. Crédito da foto: Freepik

Dicas para organizar com seus filhos a volta às aulas 2023

10) Comece a planejar a nova rotina

Com a volta às aulas, começa também uma nova rotina. E para que as crianças fiquem mais seguras em relação ao retorno à escola, é importante que elas saibam como serão os seus dias letivos.

Por exemplo, estabeleça um horário para acordar (como já mencionamos acima), um momento de lazer e brincadeiras, a hora do dever e também a hora de dormir.

De forma geral, a rotina traz mais tranquilidade e conforto para as crianças, sobretudo as mais pequenas.

Por isso, caso seja necessário sair da rotina em algum dia, explique que este é um caso isolado. E que no outro dia tudo voltará ao normal!

11) Converse com seus filhos sobre a volta às aulas 2023

Do mesmo modo, ter conversas abertas e francas é fundamental para estabelecer um bom vínculo entre pais e filhos e criar uma relação de confiança entre vocês.

E é essencial lembrar que as crianças também têm aflições, sentimentos e emoções que devem ser sempre levadas em consideração.

E essa atitude dos pais em ouvir as crianças, tem uma função muito importante no desenvolvimento infantil. Isso porque influencia na construção da autoestima dos pequenos, além de influenciar na maneira como eles irão agir diante de situações que exigem resiliência, por exemplo.

12) Ajude a criança a encontrar pontos positivos em voltar para a escola

Por fim, se você perceber que seu filho não está muito empolgado em voltar para a escola, ajude a criança a entender esse sentimento.

Sente com ela e façam uma lista de todas as coisas positivas que a volta às aulas pode trazer, como rever os amigos, brincar, fazer novas descobertas, reencontrar os professores e aprender novos assuntos!

Esse exercício estimula a criança a encontrar o lado bom das coisas e é uma das melhores dicas para a volta às aulas. Além disso, esse hábito também ajuda a criança a esquecer dos medos e aflições, deixando-os pequenos em relação às vantagens de retornar à escola.

Mochila azul no centro, com diversos materiais escolares em volta. Fundo amarelo. Crédito da foto: Freepik

Volta às aulas 2023 – conclusões:

Para concluir, sabemos que o retorno para a escola pode ser um desafio e tanto, para as crianças e também para os adultos.

Mas com paciência, carinho e compreensão, essa etapa tem tudo para ser concluída com sucesso, tranquilidade e leveza.

Boa volta às aulas!

Leia também: